08.08
2010

Escócia – Scotland – Alba

Escócia, país dos castelos, dos kilts, do monstro do Lago Ness e de belíssimas paisagens. Um país que apareceu meio sem querer no nosso primeiro roteiro de viagem à Europa e também foi o país que eu escolhi fazer meu intercâmbio.

A Escócia é um dos quatro países que fazem parte do Reino Unido e está localizado na ilha da Grã-Bretanha. Como da pra imaginar, o nome do país tem origem celta e o seu significado? Mais óbvio impossível: “Terra dos Scots”.

Mapa Reino Unido

O país tem um pouco mais de 5 milhões de habitantes e tem dois idiomas oficiais: o inglês e o gaélico escocês. 

As terras escocesas já foram povoadas pelos Vikings, a parte sul da Escócia já fez parte do Império Romano, que junto com a Inglaterra e o País de Gales, formaram o território chamado de Britânia. O norte da Escócia era habitada pelos Pictos e essas terras eram conhecidas como Caledônia. Um detalhe importante: as terras do norte da Escócia, nunca foram conquistadas pelos Romanos.

Diz a lenda, que o Reino da Escócia foi fundado em fevereiro do ano de 843, quando Kenneth I se tornou Rei dos Pictos e dos Escotos. A Escócia foi um estado independente até 1 de maio de 1707, quando os Atos de União formalizaram a união política com a Inglaterra, e assim foi criado o Reino Unido da Grã-Bretanha. A Escócia continua ter estado e jurisdição separados para fins de direito internacional, mas todo o resto obedece as mesmas regras dos demais países membro do Reino Unido.

Mapa da Escócia

A Escócia só tem fronteira terrestre com a Inglaterra, são 96 km de que vão desde o Rio Tweed na costa leste até Solway Firth na costa oeste. As demais fronteiras são o Oceano Atlântico que separa a Escócia da Ilha da Irlanda e o Mar do Norte que separa o país da Noruega. Além do território que faz parte da ilha da Grã-Bretanha, pertencem a Escócia 3 ilhas: as Shetland, as Orkney Islands e as Hebrides (formadas pelas Inner e Outer Hebrides). Aproximadamente 95 ilhas são habitadas, sendo a mais populosa a Ilha de Lewis com 16 mil habitantes.

Highlands e Lowlands

O território da Escócia é dividido pela Highland Boundary Fault, que separa o país em “Highland” (para o norte e o oeste) e “Lowland” (para o leste e sul). Nas Higlands escosesas fica o Ben Nevis, o ponto mais alto de todo o Reino Unido, com 1.344 metros de altura.

Localização do Ben Nevis

E ao contrário do que muitos imaginam, a Escócia nunca foi conquistada pela Inglaterra, o país foi unificado ao reino inglês, pois o Rei James VI da Escócia herdou a Coroa Inglesa.

Atualmente, a Escócia é representada também pela Rinha Elizabeth II e pela primeiro-ministro David Cameron primeira-ministra (prime minister) Theresa May, mas o país tem o seu próprio primeiro-ministro, que é Alex Salmond sua própria primeira-ministra (first minister), que atualmente é Nicola Sturgeon.

Por lei, as principais e únicas cidades da Escócia com o status de cidade propriamente dita, são sete: Glasgow, Edimburgo, Aberdeen, Dundee, Inverness, Stirling e mais recentemente Perth foi adicionada.

A moeda utilizada é a libra, porém o Banco da Escócia só produz notas e não moedas. A nota de libra escocesa só difere da inglesa pois, ao invés de ter a rainha estampando, tem personalidades e lugares famosos do país, como o Castelo de Edimburgo, a Ponte Forth Rail Bridge, Henry Raeburn, entre outros. E é aceita em todos os lugares dentro do Reino Unido, sem problema algum.

** Precisando de hotel na Escócia? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre as Highlands

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Edimburgo, Escócia, Glasgow, Highlands, Inverness, St Andrews
Booking.com
  1. Carla Assenheimer 02/04/2011 | 12:46

    Legal, Bruna! Adoro ler o que vc posta.
    Vê-se que está aproveitando bem a estadia.
    Beijos,
    Carla

  2. bruna 03/04/2011 | 15:54

    obrigadaaa!!
    =)

  3. César Campos 29/07/2012 | 13:32

    Olá Bruna
    Muito interessante a sua experiência por terras Escocesas.
    Uma vez que daqui a 3 dias vou fazer uma pequena viagem de mota pelo Reino Unido, gostaria de perguntar-lhe se a Libra Esterlina é aceite facilmente por toda a Escócia ou se será conveniente levar também Libras Escocesas.
    Cumprimentos e boas futuras viagens.

    • Bruna 29/07/2012 | 16:22

      Oi César!
      Em todo os paises do Reino Unido é usado a libra. Na Escócia é usada a mesma moeda, tudo igual. O que muda é que enquanto as cédulas na Inglaterra tem a Rainha, nas da Escócia tem monumentos e personalidades escocesas. Mas é td a mesma coisa. Não se preocupe com isso! :)

  4. Vinicius 16/08/2012 | 19:37

    Bruna, sensacional seu blog. Estou com data marcada para chegar em Edinburgh, dia 10.09. Ficarei um ano fazendo um LL.M na University of Edinburgh. Todos me perguntam: mas por que a Escócia? Preferi a Escócia a Londres, muito embora já tenha estado em Londres e ter gostado bastante de lá. A Universidade de Edinburgh está entre as 30 melhores do mundo e é a 5ª melhor do Reino Unido. Confesso que agora estou ficando um pouco ansioso. rsrs. Será que podemos trocar mais idéias sobre como foi morar lá? Apesar de ser meio “bandoleiro”, estar sempre viajando sozinho pelo mundo, seria muito bom pegar umas dicas com você! Parabéns pelo blog.

    • Bruna 17/08/2012 | 02:38

      Oi Vinicius!
      Obrigadaaa!! =)
      Ahhh que legal! A Universidade de Edimburgo é bem “famosinha” por lá mesmo, acho que antes dela só vem a de St Andrews pq foi onde o Principe William e a Kate estudaram.
      Claro, fique a vontade pra escrever sempre que quiser, eu adoro falar sobre viagens e se for sobre Edimburgo e a Escócia então, nem se fala!

  5. Jockie 05/09/2012 | 15:52

    Very interesting Bruna. I’m surprised we never met you when you were in Edinburgh. We know lots of Brazillians in Edinburgh, and my wife is also Brazilian. I enjoyed your photos of Curitiba too. It’s changed a lot since I was last there in 2005! :)))

    • Bruna 07/09/2012 | 14:18

      Hi Jockie,
      Thanks fot the comment! And yes, Curitiba has changed a lot since I went to Scotland.
      Do you work as a teacher? Not surprised… nowadays, Edinburgh is getting bigger… hehehe
      Where does your wife used to live while she were in Brazil? In Curitiba?
      And I am looking forward going back to “my” lovely Edinburgh! =)))

  6. Sydnei 24/01/2013 | 16:14

    Bruna,

    Estou viciado no seu blog!!! lol

    Sou de Fortaleza e estou indo morar na Escócia próximo mês! Super ansioso!
    Seu blog é muito bem feito e bem escrito, está de parabéns!

    Eu li que a libra utilizada na Escócia é um pouco diferente da Libra da Inglaterra, eu estou comprando libras convencionais (Inglaterra). Não tem problema nenhum nao neh?!

    Abs
    Sydnei

    • Bruna 25/01/2013 | 13:53

      Oi Sydnei,

      Muito obrigada pelas palavras e pela visita aqui no blog!! =)))

      Que mudança radical hein (calorzão para o friozão)?? heheh

      Respondendo tua pergunta, não tem problema nenhum.. eu até escrevi um post que envolve esse assunto, não sei se vc já viu?!?!

      http://contandoashoras.com/2012/09/21/euro-x-libra-e-o-reino-unido/

      • Sydnei 25/01/2013 | 16:20

        Pois é Bruna, é uma mudança climática bem drástica!!! rsrsrsr Mas eu adoro frio, então acho que não vai ter problema.

        Queria te fazer duas perguntas já que vc conhece bem a Escócia e eu sou marinheiro de primeira viagem; queria saber quais foram as principais qualidades do país que te chamaram a atenção e também queria saber sua opinião sobre esse Referendum para a separação da Escócia do Reino Unido, o que vc acha?

        Abs

        • Bruna 25/01/2013 | 16:58

          Sydnei,

          Eu tbm gosto bastante de frio, muito mais do que calor, então tbm não tive nenhum problema em me adaptar. As primeiras semanas vc vai estranhar, mas depois acostuma. Mas se prepare para as ventanias, que assim como as chuvas, são bem frequentes naquelas terras.

          Eu gostei do país todo no geral, acho os escoceses muito prestativos e simpáticos. A forma como eles conduzem o país, as leis e td mais da muito mais segurança em morar ali.

          Eles são extremamente organizados, não sei se vc leu sobre minha viagem a Manchester ou até mesmo a Lapônia em 2010, devido as nevascas, houveram varios atrasos e cancelamentos que pude acompanhar em tempo real pela internet, sem precisar me desesperar em ligar em um 0800 ou até mesmo me deslocar até o aeroporto/ estação de trem para ter alguma noticia sobre a situação. Enfim, são inumeras situações que eu poderia ficar aqui te descrevendo, que em um primeiro momento parecem ser meio bobas, mas que no dia a dia fazem toda a diferença, ainda mais pra nos, que moramos no Brasil e sabemos muito bem que estamos a anos luz de ser uma Escócia da vida.

          Existem problemas, claro, como em qualquer lugar do mundo, mas eles estão sempre melhorando e mudando as leis para que tudo seja feito da melhor forma.

          Bom, o que posso te dizer é que vc vai ter uma excelente oportunidade e morar nem país como a Escócia é uma experiência espetacular!!!

          Sobre a questão da independencia, no inicio quando surgiu essa história e eu ainda estava morando lá, todo mundo achava que era melhor o país se separar e manter a sua história e tradição livres e em primeiro lugar. Mas ano passado quando voltei a Escócia, perguntei pro pessoal como andava essa história e claro, que nesse tempo houveram diversos debates e questões que foram (e estão sendo) discutidas que fizeram com que a maioria da população deixasse essa rivalidade historica e cultural de lado e pensasse o que realmente seria melhor para o país a longo prazo.

          Levando em consideração esse tempo que morei em Edimburgo e tudo o que leio a respeito do país, com certeza a longo prazo não será bom para o Reino Unido e muito menos para a Escócia. Mas 2014 já está logo ai e vamos ver o que vai acontecer! Eu acredito que a Escócia não vai ficar independente!

  7. […] 42. @comospesnomundo | edimburgo | LINK 43. @contandoashoras | escócia – scotland – alba | LINK 44. @contandoashoras | edimburgo a capital da escócia | LINK 45. @contandoashoras | euro x libra […]

  8. Martha Miranda Lacerda 17/07/2013 | 19:49

    Olá ,
    Muito bacana sei blog! Sou uma sessentona, viciada em viajar!
    Sempre nas minhas férias , vou para um País. Este ano , irei conhecer Edimburgo , Dublin e Londres.
    Gostaria de tirar uma duvida , a libra esterlina , também é aceita na Irlanda , igual na Escocia? Tem o mesmo valor ? Caso contrário, como proceder ?
    Muito obrigada,
    Martha

    • Bruna Bartolamei 19/07/2013 | 01:06

      Oi, Martha!

      Obrigada!! =D

      Não, a libra não é aceita na Irlanda (capital Dublin). Somente o euro é aceito na Irlanda. A libra só é aceita na Irlanda do Norte, claro, pois faz parte do Reino Unido.

      A libra esterlina escocesa e a libra esterlina inglesa são exatamente a mesma coisa. A unica coisa que muda é que a libra inglesa tem a rainha estampada em todas as notas. Mas de resto, a cotação e a aceitação é igual em todos os quatro países do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte).

      Uns meses atrás escrevi um post sobre esse assunto.. não sei se vc já viu?!!?
      http://contandoashoras.com/2012/09/21/euro-x-libra-e-o-reino-unido/

  9. Martha Miranda Lacerda 19/07/2013 | 21:09

    Oi ,
    Muito,muito obrigada, por sua resposta rapida e objetiva .
    Vou compras libras e levar alguns euros para trocar por moeda Irlandadesa.
    Martha

Deixe o seu comentário...