12.08
2010

Edimburgo, a capital da Escócia

Edimburgo, Edinburgh ou em gaélico escocês Dùn Èideann é a capital da Escócia desde 1492. Atualmente a cidade tem uma população de mais ou menos 500 mil habitantes, perdendo apenas para Glasgow, a maior cidade do país, com aproximadamente 800 mil habitantes.

Uma coisa que chama bastante a atenção é que, o nome Edinburgh, não é pronunciado dessa forma e sim, algo como “Édinbrá”. Isso mesmo! Ninguém diz “Edinburgh Castle” e sim “Édinbrá Castle”. Pode reparar!

A cidade está localizada no estuário do rio Forth, no Firth of Forth (que é aquela região onde o Mar do Norte entra nas terras escocesas).

O centro da cidade de Edimburgo.. repare que a New Town é mais organizada e na Old Town as ruas são mais curvas.

A cidade basicamente é dividida em 4 partes pelo Princes Street Gardens: New Town, Old Town, Port of Leith e Financial Center.

As duas principais ruas da cidade são: a Royal Mile (localizada na Old Town, onde estão grande parte dos estabelecimentos políticos do país) e a Princes Street (que fica na New Town,uma área para diversão e compras, incluindo também, o West End, onde estão vários teatros e cinemas).

No Princes Street Gardens e ao fundo o Castelo de Edimburgo

O Princes Street Gardens antigamente era um pântano, o North Loch ou Nor’ Loch, que em 1820 foi transformado em jardim. E é justamente esse jardim que separa a New Town da Old Town e fica entre a Princes Street e a Royal Mile. Para ligar a parte nova com a parte velha foi construída uma colina artificial com um trajeto meio curvo, o The Mound.

Princes Street Gardens

No Princes Street Gardens estão várias estátuas e alguns monumentos (como o Scott Monument, a Ross Fountain, o Memorial Escocês da Guerra Americana e um relógio de flores – que marca as horas de verdade).

Princes Street Gardens em primeiro plano e o Calton Hiil ao fundo

Na área do The Mound é onde ficam a National Gallery of Scotland, Royal Scottish Academy, New College, General Assembly Hall of the Church of Scotland e Bank of Scotland.

The Mound.. ligando a Old Town com a New Town

A Old Town de Edimburgo com seus traços medievais, foi declarada Patrimônio Mundial da Unesco em 1995. A rua tem aproximadamente 2 km, indo do Castelo de Edimburgo até o Palácio de Holyroodhouse (Residência oficial da Rainha Elizabeth na Escócia). A Royal Mile é um pouco grandinha e ao longo do seu trajeto recebe 4 nomes diferentes: Castlehill, Lawnmarket, High Street e Canongate.

Royal MileRoyal Mile

Já na New Town de Edimburgo uma coisa que chama atenção, o seu planejamento urbano. As ruas são mais retas e com muitas praças (sendo as principais, a Charlotte Square e a St Andrew Square). Também foi declarada Patrimônio Mundial da Unesco junto com a Old Town de Edimburgo em 1995.

Princes Street.. no lado direito fica o Princes St Gardens

Mesmo sendo chamada de Cidade Nova, foi construída entre 1765 e 1850, o que não seria tão nova assim (para nós, brasileiros!!). Para que ela fosse contruida, houve um concurso público e o vencedor foi o arquiteto James Craig. As ruas principais foram nomeadas para homenagear a realeza (é claro), como.. Princes Street, George Street (em homenagem ao Rei George III), Queen Street, entre outros.

O Leith é o porto da cidade, que recentemente passou por um processo de revitalização, e de uns tempos pra cá virou atração na cidade. Na região há muuuitos restaurantes, lojas, cinema e até um shopping.

Her Majestys Yacht Britannia

Existem várias empresas de cruzeiros marítimos que fazem passeios para os países Escandinavos, Alemanha e Holanda e saem diariamente do porto. Além disso, tem o Her Majesty’s Yacht Britannia, um navio que pertence a Realeza Britânica.

Praça entre West End e Haymarket Station

O Centro financeiro da cidade, como o próprio nome sugere, ficam sedes de bancos e Embaixadas e é pra esse lado da cidade onde está o Aeroporto de Edimburgo. E é também onde fica o Edinburgh International Conference Centre, o principal centro de eventos e conferências da cidade.

Edinburgh International Conference Centre

Essa é a visão geral de Edimburgo, nos próximos posts começo a publicar mais detalhes sobre as partes mais turísticas da cidade.

** Precisando de hotel em Edimburgo? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre Highlands

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Atrações turísticas, Edimburgo, Escócia - , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
37 comentários em "Edimburgo, a capital da Escócia"
  1. Fran D   14/05/11 • 21h20

    Essa cidade deve ser maneira!!!!

    Bruna, Quanto dias são necessários p/ conhecer bem a cidade?

    Obrigada, Fran

  2. bruna   17/05/11 • 22h37

    Olá!!!

    Olha, pra conhecer bem a cidade 3 dias são suficientes!! Se quiser passear por outras cidades dai tem que ficar um pouco mais… Dá pra ir pra Glasgow e Stirling.. St Andrews tbm… Mas a cidade de Edimburgo é pequena e acho q 2 dias (meio corrido) ou 3 dias (mais folgado) dá pra ver tudo!!
    =)

  3. Lenice Souza   01/02/12 • 11h42

    Olá Bruna…

    Sou a Lenice e moro em Mossoró-RN/Brasil…
    Etou indo com meu namorado para Edimburgo, Zurich, Paris e Londres. Quantos graus está em Edimburgo neste período…
    Adorei seu site…estou imprimindo tooooooooooodas as dicas…

    Bjin…

    • Bruna   01/02/12 • 16h30

      Oi, Lenice!
      Mes de janeiro e fevereiro são bem frios, geralmente temperaturas negativas (até -5 graus) ou, quando positivas, não passam dos 5 ou 6 graus.
      Mas o que torna o tempo mais frio, é a proximidade com o mar, então venta muuuuuuuuuito na cidade e qdo esta ventando muito, fica beeem mais frio.
      Um site bom pra olhar a previsão do tempo é o da BBC Scotland.
      =)

  4. Mari Campos   03/10/12 • 23h42

    Bruna, vim aqui dar uma última xeretada nos seus (ótimos!) posts da Escócia; amanhã embarco, feliz da vida, com suas dicas todas anotadinhas ;)

    • Bruna   04/10/12 • 22h47

      Oi Mari,
      Vai mesmo então??? Que legal! Aproveite! Depois quero ler teus relatos sobre Edimburgo e a Escócia! =)))

  5. Bertrand   24/10/12 • 20h42

    Pretendemos, eu e minha esposa, na segunda quinzena abril, passar duas semanas em Edimburgo estudando a lingua inglesa. Vc recomenda alguma escola? E lugar para ficarmos? o que acha que podemos fazer (digo sair da cidade) no final de semana que passaremos ai?
    Muito obrigado

    • Bruna   27/10/12 • 19h10

      Oi Bertrand,

      Desculpa a demora pra responder.
      Olha, eu escrevi esse post sobre algumas escolas de inglês em Edimburgo, não sei se vc viu?!?!?
      http://contandoashoras.com/2012/06/07/intercambio-as-escolas-de-ingles-em-edimburgo/

      Eu optei por estudar na Kaplan, mas vc pode dar uma olhada no site dessas escolas e ver o que te interessa.

      Como opçao de hospedagem, vcs podem alugar um apartamento ou tbm um quarto em um hostel já que seria apenas duas semanas. Existem alguns hostels pela cidade que trabalham alugando por periodos maiores, como 1 ou 2 semanas ou até um mês e o valor é acessivel.

      Como opção de passeios, acredito que seria interessante ir até as Highlands e fazer o passeio pelo lago Ness, vc pode visitar alguma destilaria de whisky ou ainda conhecer alguns castelos pela região ou até mesmo ir conhecer a Roslyn Chapel, aqueeela do Codigo da Vinci.

      :)

  6. Thais Carraca   29/10/12 • 15h54

    Oi Bruna.
    Excelente seu blog, estou “viajando” por ele há uma semana, uma delicia.
    Vou de ferias para Londres, Liverpool e Edimburgo em março/2013 e, como sempre faço, vou elaborando os roteiros com antecedência, a partir das informações colhidas na internet, de preferência com as pessoas que moram ou já estiveram nas cidades para onde eu pretendo ir.
    Parabéns, um abraço
    Thais

    • Bruna   29/10/12 • 18h32

      Oi Thais,

      Ahh, legal!! Que bom que o blog esta te ajudando! Eu tbm tenho o mesmo costume de procurar em blogs por ai.. Ja conhece o site da rbbv?? (rbbv.com.br) da uma olhada la, tem muito mais dicas de viagens! :)

      • Thais Carraca   30/10/12 • 20h52

        Olá Bruna
        Muito grata pela dica, não conhecia esse site, gostei muito.
        Percebo que vc é sempre atencisa com todos que fazem contato e está sempre disposta a ajudar os “viajantes”. Muito legal.
        Vou te mandar um email com algumas dúvidas que tenho, espero contar com seu apoio.
        Um abraço,
        Thais

        • Bruna   01/11/12 • 16h56

          Oi Thais,

          Pode mandar sim. O email do blog é brunab @ contandoashoras.com

          :)

  7. […] | escócia – scotland – alba | LINK 44. @contandoashoras | edimburgo a capital da escócia | LINK 45. @contandoashoras | euro x libra e o reino unido | LINK 46. @contandoashoras | edinburgh pass | […]

  8. Bruno Coriolano   19/03/13 • 12h27

    Edimburgo é encantadora.

    • Bruna   20/03/13 • 13h35

      Eu sou suspeita em falar qqer coisa! Amo Edimburgo, por mim voltava pra lá hj mesmo! :)))

  9. Olá,
    Encontrei seu blog , por acaso e gostei muito das dicas .
    No entanto, gostaria de lhe fazer algumas perguntas , ok !

    1- Qual é o preço da entrada do castelo de Edimburgo e do Palacio de Holyrood ?

    2- Qual a linha de onibus que passa lá ou perto ?

    3- Como chego no PUB , mais antigo do Reino Unido ? The White Hart Inn . Qual é a linha de onibus que passa lá? E o endereço ?

    4-Compramos uma excursão no Rio de Janeiro , antes de conhecermos seu Blog! Que pena , já me arrependi horrores !!!! Mas, já está feito ! Então, deveremos ficar num desses hoteis : Holiday Inn ou Jurys Inn City Centre. Eles tem boa localização? Ficam na New Town ou na Old Town?
    Passa onibus perto? Tem supermercado perto ?

    5- Só mais uma questão : minha passagem é Rio/Londres/ Edimburgo/Dublin/Londres/Rio de Janeiro. Pensei em ficar alguns dias em Edimburgo antes da excursão começar e alguns dia em Dublin , onde a excursão termina. Acontece que , eu comprei esta passagem em uma agencia de viagem separado da terrestre . Minha pergunta , tu tens ideia de quanto é a multa para trocar as datas da viagem? A empresa é British. é possível fazer esta operação, sem custos ?

    Bem, vou aguardar sua resposta .
    E parabéns , pelo seu Blog !
    Norma.

  10. oi Bruna
    Obrigada pelas respostas.
    Um último help: você pode indicar algum site que dê dicas sobre Dublin?
    Norma

    • Bruna   22/04/13 • 20h33

      Oi, Norma!

      Vc pode olhar aqui no site da RBBV, um site que reune varios blog e posts que estao separados por continente e paises.

      http://www.rbbv.com.br/destinos-de-viagens/europa/europa-norte/irlanda/

      Tem tbm o blog da Tarsila, ela mora lá em Dublin. Apesar dela escrever mais sobre intercambio, escolas e tal.. Ela também escreve sobre outras coisas relacionadas a Irlanda.
      http://www.vidanairlanda.com/

      • norma   26/05/13 • 21h40

        Olá Bruna
        Muito obrigada pelas informações. Foi de grande valia. Já consegui trocar a passagem e vamos ficar 5 dias em Edimburgo e 5 dias em Dublim. Tenho certeza que com suas informções vamos aproveitar bastante.
        Um abraço
        Norma

        • Bruna Bartolamei   28/05/13 • 22h10

          Oi, Norma!!

          Que bom, fico feliz! Aproveite muito a viagem, tenho certeza que vc vai gostar. :D

  11. Laryssa   26/12/13 • 21h09

    Olá, Bruna!!!
    Gostaria de fazer uma pergunta, “se passa pela imigração, indo de Londres para Edinburgh, de trem?”

    Desde já agradeço.
    Laryssa

    • Contando as Horas   26/12/13 • 23h19

      Oi, Laryssa

      Não. Vc só passa na imigração se vc estiver vindo de avião, trem, onibus, barco de outro pais qualquer para o Reino Unido. Entre Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte não tem imigração. Apesar de serem paises diferentes, eles fazem parte do Reino Unido. Uma vez dentro de qualquer lugar dentro do Reino Unido vc não precisa passar pela imigração pra ir da Inglaterra para Escócia, por exemplo.

  12. Laryssa   27/12/13 • 08h12

    Muito obrigada, Bruna!!!!
    Seu blog é ótimo, me ajudou bastante à programar minha viagem pra Edinburgh. Parabéns!!!
    Laryssa.

  13. Laryssa   27/12/13 • 12h43

    Olá Bruna!
    Esqueci de te perguntar uma coisa: Edinburgh é uma cidade perigosa, ou posso andar tranqüilamente à noite, por exemplo, voltar de um Pub para o hotel? Estou morando em Brighton, e aqui volto pra casa de madrugada sem problemas.
    Obrigada!
    Laryssa.

    • Contando as Horas   28/12/13 • 16h24

      Oi, Laryssa

      Obrigadaaaa =DDD

      De forma alguma, Edimburgo é bem segura sim. No tempo que morei lá, ao menos eu nunca tive nenhum problema. Sempre andei pra lá e pra cá a pé e muitas vezes sozinha e sempre foi bem tranquilo.

      Eu costumo dizer apenas que não é recomendado caminhar a noite pelo Meadows Park, pq sempre tem uns desocupados pela área. Então é bom evitar.

      Mas no geral, é bem seguro sim. Claro que é importante vc ficar sempre alerta. Se ver algo suspeito, espera um pouco ou muda o caminho.

      =DD

  14. Laryssa   28/12/13 • 16h33

    ‘Brigadão!!!
    Um abraço!
    Laryssa.

  15. Juliana   15/08/14 • 13h43

    Olá Bruna!
    Vou viajar para a Escócia no final do mês que vem e procurando por dicas do que fazer, encontrei o seu blog!
    Até agora, não encontrei nada tão completo e detalhado!
    Pra gente que ta viajando a primeira vez, esses detalhes são muito importantes!
    Já peguei várias dicas, e o que mais gostei foi do Edinburgh em 24hrs, já que será o tempo que terei na cidade! Os outros 3 resolvi fazer um passeio pelas highlands, que era meu sonho!
    Obrigada por ter escrito esse blog e parabéns!
    :D

    • Contando as Horas   15/08/14 • 15h08

      Oi, Juliana

      Ah, é? Que legal!! Fico feliz que tenha gostado do blog e que ele tenha te ajudado a organizar a tua viagem a Escócia. Realmente, as Highlands é a região mais bonita do país, merece no mínimo esses 3 dias. Já Edimburgo, um dia é muito pouco, mas dá pra vc ter uma boa noção da cidade seguindo esse roteiro das 24 horas.

      Obrigada pela visita aqui no blog! Boa viagem! Quem sabe a gente se encontra lá, pois mês que vem eu tbm vou estar passeando pelo país. hahaha =DDDD

  16. Cibele Augusta de Oliveira   08/09/14 • 20h25

    Oi Bruna, quero agradecer todas suas dicas sobre a bela e inesquecível Edimburgo. Elas foram imprescindíveis na minha viagem. Estive lá em agosto e foi sem dúvida um momento mágico pela minha viagem ao Reino Unido.
    Quero deixar meu blog pra vc caso queira ler o que vivenciei lá. Não sei se posso postar aqui, caso contrário fique à vontade para apagar…O objetivo de meu blog é apenas narrar minhas aventuras, guardar recordações e ajudar quem for viajar de maneira independente. Grande abraço.http://cireumsonhoadois.blogspot.com.br/2014/09/edimburgo-cidade-magica.html

    • Contando as Horas   09/09/14 • 19h53

      Oi, Cibele

      Que bom que gostou! Impossivel nao gostar de Edimbrá, certo?!? :D Fico feliz que deu tudo certo (exceto o estress com o hotel) e principalmente que vc pegou dias otimos por lá!

      Eu já li teu post, inclusive deixei um comentário, mas não sei se foi, pois esse sistema de comentários do blogger não é dos melhores hehe

  17. Cibele Augusta de Oliveira   10/09/14 • 20h30

    Oi Bruna…
    Que pena, o comentário não apareceu lá e fiquei curiosa, hehehe…..Mas realmente vc tem razão. Edimburgo é uma das cidades que mais me marcou: surpreendente,linda, mágica. Obrigada mais uma vez.

    • Contando as Horas   11/09/14 • 18h38

      Oi, Cibele

      Eu salvei o link do teu post no meu email, quando eu voltar de viagem, eu tento deixar um comentario novamente!
      :D

  18. Victor   02/11/15 • 19h22

    Oi Bruna…
    Estou pretendendo ir morar em Edimburgo. Saberia me dizer se o índice de violência lá é baixo, custo de vida é auto??
    Obrigado

    • Contando as Horas   04/11/15 • 13h43

      Oi, Victor

      Índice de violência é baixo, muito baixo. Existem alguns casos isolados, mas quase sempre a policia finaliza as investigações de forma satisfatória. Se a gente for comparar com o Brasil, nossa, é como se nem existisse crimes/violência por lá.

      O custo de vida em Edimburgo já foi mais baixo, como na época que eu morava lá (2010 e 2011), mas agora já está um pouco mais cara. Mas claro que Edimburgo ainda está longe de ser como Londres, onde realmente o custo de vida é muito alto.

  19. joao paulo tarasca   12/03/16 • 20h03

    Oi Bruna
    achei edinburgo uma cidade fantastica,mas quem pretende ir para morar,encontra com facilidade algum trabalho? e qual seria o valor do salario minimo lá? e as funçoes para executar determinados trabalhos qual seria? e aluguel são valores altos para ficar de vez por lá? qual seria a fonte de renda lá,tipo os empregos mais comuns?
    obrigado

    • Contando as Horas   21/03/16 • 18h34

      Oi, João Paulo

      Na época que eu tava lá, o salario minimo era o equivalente a 18.000 libras por ano. Lá eles nao recebem por mês, mas por horas trabalhadas e o calculo é feito para o ano.

      Quantos as outras perguntas, depende muito, principalmente se vc vai pra tentar algo na tua area ou se vai pra inicialmente trabalhar em algo mais basico. Também depende se vc tem ou nao cidadania de algum país europeu. Então, é tudo muito relativo.

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Uma foto dificil de conseguir: só eu e a Torre de Belém (mas isso durou só 5 segundos 😂😅).
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #portugal2018 #eurotrip2018 #eurotrip #europa #turismodeportugal #visitportugal #travelgirl #viajemais #missãovt #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem
Existe uma parte da Patagonia Argentina pouco explorada, Cabo San Pablo, localizado na costa do oceano Atlantico.
.
Ao contrário de montanhas, aqui vemos campos planos, tambem nao vemos pinguins, mas conseguimos ver guanacos por todos os lados (como esses curiosos ai na foto 😍😍), mas pra quem gosta de trilhas, é uma ótima opção. As duas maiores atrações do passeio: o Farol do Cabo San Pablo e o Navio Desdémona.
.
Esse passeio dura o dia todo e eu fiz com a empresa @tierraturismo . No blog tem o relato completo, inclusive com horarios e valores.
.
📍Ushuaia, Argentina 🇦🇷
.
#ushuaia #ushuaiafindelmundo #fimdomundo #findelmundo #tierradelfuego #landoffire #patagonia #patagoniaargentina #argentina #americadosul #southamerica #amoviajar #missãovt #travelblogger #essemundoenosso #blogdeviagem #meusroteirosdeviagem #viagens #sourbbv #cabosanoablo #oceanoatlantico #desdemona #lovetravel #travelgirl #tierraturismo #viajante #viajar #travel #mulheresviajantes #amoviajar
Vamos comigo para a Rússia em 2019?
.
Um dos mais novos produtos da minha Agencia de Viagens: um roteiro que inclui Helsinki (Finlândia), São Petersburgo e Moscou (Rússia).
.
Essa viagem será em setembro de 2019. Grupos pequenos e com duas guias russas que falam português do Brasil. Garantia de muitas historias interessantes!
.
Quem tiver interesse ou souber de alguém que quer conhecer a Rússia, pode enviar um email para: brunab@contandoashoras.com Em breve envio todas as informações.
.
O roteiro foi todo elaborado por mim, com caminhadas, uso de transporte publico, deslocamentos de trem e em algumas ocasiões, transfer. Exatamente da maneira como eu costumo viajar!
.
🌏Moscou, Rússia 🇷🇺
.
#moscou #moscow #mockba #russia #missãovt #instaviagem #agenciadeviagem #agenciadeviagens #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #picoftheday #travelgirl #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #russia2018 #russia2019 #fall #autumn #mulheresviajantes #travel #instarussia #sourbbv
Por do sol de hoje do alto do Arco da Rua Augusta, em Lisboa. 😍😍
.
🌍 Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#arcodaruaaugusta #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #portugal2018 #eurotrip2018 #eurotrip #europa #turismodeportugal #visitportugal #travelgirl #viajemais #missãovt #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lisboalovers #lisboacool #sourbbv #revistaqualviagem
Hoje fiz um bate volta para Falkirk para conhecer o Helix Park e as estatuas The Kelpies (foto).
.
Falkirk fica a menos de 40 minutos de trem de Edimburgo. Tem duas estações de trem, mas a melhor opção é desembarcar na Falkirk Grahamston.
.
🌏Falkirk, Escócia 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿
.
#falkirk #thehelix #kelpies #escocia #scotland #uk #amoviajar #cahnaescocia #solotravel #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #visitscotland #viagenscine #viajoteca #missãovt #greatbritain #lovegreatbritain #vamosparaescocia #igscotland #helloescocia #mulheresviajantes #mulheresviajandosozinhas #solotravel #agenciadeviagem #revistaviajar #viagensincriveis #viagemeturismo #escocia2018
De volta a Escócia! 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙
.
Infelizmente é por pouco tempo, mas não poderia deixar de vir ate aqui estando taaaao pertinho.
.
Essa viagem é meu presente de aniversário antecipado. ☺️♥️
.
Obs.: Edimburgo esta ainda mais bonita com as cores do outono.
.
🌏Edimburgo, Escócia 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿
.
#castelodeedimburgo #edinburghcastle #edimburgo #edinburgh #escocia #scotland #uk #amoviajar #cahnaescocia #solotravel #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #visitscotland #sourbbv #viajoteca #missãovt #greatbritain #lovegreatbritain #vamosparaescocia #thisisedinburgh #edinburghstory #helloescocia #escocia2018 #eurotrip #scotlandisnow #scotland_greatshots #scotland_lover #mulheresviajantes #agenciadeviagens #amoviajar
Contando as Horas