01.09
2010

Intercâmbio – A hora das Escolhas!

Ter a oportunidade de morar em outro país, conhecer gente de todas as partes do mundo, ver de perto muitos monumentos e lugares, que até então só era possível atráves de livros, com certeza, isso tudo faz parte do sonho de quase todo mundo!

E não seria eu que não iria fazer parte desse grupo! Então, depois de resolver que eu iria fazer um Intercâmbio de 6 meses, foram surgindo algumas (muuuitas, pra falar bem a verdade) dúvidas e perguntas!

Intercâmbio!

→ A Primeira Etapa – Qual País?

Qual seria o melhor país pra estudar inglês? Essa é uma das perguntas mais dificéis de ser respondida! Eu levei em consideração, fazer e ver muitas coisas que certamente não fazem parte do meu dia-a-dia no Brasil. E as opções são muitas e uma mais interessante que a outra. No meu caso, estava em dúvida entre Canadá, EUA, Reino Unido e Austrália (mas para estudar inglês ainda existem as opções de Nova Zelândia, Irlanda e África do Sul)!

Os países mais populares para estudar Inglês!

Mas analisando melhor cada país, achei que o Reino Unido (de forma geral) seria a melhor opção. E agora.. em qual país? Inglaterra ou Escócia?? Eu já tinha visitado os dois! Então já tinha uma idéia de como seria e o que seria mais interessante para mim! Minha mãe sugeriu Londres, e nem preciso listar razões e/ou pontos positivos para saber que Londres seria talvez a melhor opção! Mas eu tinha gostado bastante de Edimburgo e queria conhecer um pouco mais da Escócia também! Olhei outras opções além de Londres e Edimburgo, como Oxford, Manchester, Liverpool e Belfast. Mas acabei escolhendo Edimburgo mesmo!!

→ A Segunda Etapa – Agência de Intercâmbio

Escolher a Agência de Intercambio também não é uma tarefa fácil, mas uma das partes mais importantes, pois são justamente eles que vão auxiliar na papelada tanto com o visto, quanto com a escola. E nessa hora não dá pra pensar em economizar e querer fazer tudo por conta, pois qualquer detalhe que seja esquecido, significa tempo e dinheiro perdidos!

Site da Belta

Pesquisando na internet, descobri que a Belta, Brazilian Educational & Language Travel Association, é uma instituição que reúne as principais Agências, tanto para cursos de idiomas (ou outros cursos), estágios e intercâmbios no exterior.

Escolhendo o Tipo de Curso

Escolhendo o Idioma

O site deles auxilia bastante. É só selecionar o “Tipo de Curso” e o “Idioma”, no lado esquerdo da tela, que logo aparecem vááárias opções de Agências de Intercambio! Se o “Tipo de Curso” for Idiomas e o “Idioma” for Inglês, como no meu caso, o resultado são mais de 50 agências!

As Agências de Intercâmbio que foram encontradas..

Com as agências selecionadas, entrei em todos os sites e vi as que ofereciam cursos de inglês em Edimburgo, e pra minha surpresa eram pouquíssimas, apenas 3 ou 4!

Escolhi a CI – Central de Intercâmbio

Então, acabei optando pela  CI – Central de Intercâmbio, que as agências de viagem da minha cidade tinham parceria!

→ A Terceira Etapa – Escolher a Escola de Inglês

As opções de escolas de Inglês oferecidas pela CI (ou qualquer outra Agência de Intercâmbio) para Edimburgo eram poucas também, como eu já esperava, mas pelo menos eu tinha alguma opção!

Comecei a pesquisar sobre as Escolas, como localização, os tipos de cursos de inglês oferecidos, os tipos de aulas, horários, se havia histórico de muitos brasileiros e por ai vai..

Basil Paterson, escola local, que só tem em Edimburgo!

As duas opções que a CI ofereciam eram: Basil Paterson e Kaplan International Colleges.

Escolhi a Kaplan, por ter encontrado mais informações online!

Uma, a Basil Paterson, é uma escola local, que só exise em Edimburgo. Já a outra,  a Kaplan International Colleges, tem escolas em vários países, como Austrália, Canadá, Reino Unido, EUA, Irlanda e Nova Zelândia!

Quanto aos tipos de aula, basicamente são iguais, horários também (talvez a Basil tenha até mais opções), a localização era na mesma rua, o histórico de brasileiros era baixo, e assim acabei escolhendo a Kaplan, já que achei mais informações online!

Obs.: geralmente (pelo menos todas as Agências de Intercâmbio que eu pesquisei) as Agências de Intercâmbio listadas no site da Belta trabalham com escolas de inglês que são credenciadas no British Council (ou versão brasileira do British Council), que são eles que reunem e regulamentam essa parte do sistema de ensino no Reino Unido. É bom sempre conferir se a escola de inglês faz parte, pois isso pode implicar na negação do visto, caso o visto seja aquele que “ganhamos” no Aeroporto de Heathrow, em Londres!

→ A Quarta Etapa – Entrar em contato com a Agência de Intercâmbio

Agora começa uma das partes mais demoradas e que exige um pouco de disciplina e organização. A Agência encaminha via e-mail um formulário que deve ser preenchido com tudo o que lhe interessa (somente o curso ou curso mais acomodação, seja em casa de família ou residencia estudantil – mas isso vai ser tema para outro post). É também enviado os valores e formas de pagamento. Ai é só escolher, preencher e selecionar a forma de pagamento, e pronto!

→ A Quinta Etapa – A melhor de todas – Recebimento da Visa Letter e Compra das Passagens!

Depois de umas 3 ou 4 semanas, a Agência encaminha a Carta original de aceitação da Escola de Inglês, que é chamada de Visa Letter. Somente depois de receber essa carta é possível viajar, seja se o visto escolhido for Visto de Estudante Visitante ou Visto de Estudante Superior a 6 meses (aqueeeele que temos que retirar ainda no Brasil), pois é essa carta que será entregue ao Agente do UK Border, quando chegamos no Aeroporto de Heathrow, em Londres (os demais documentos, o Agente do UK Border vai pedindo, conforme ele achar necessário, mas certamente ele vai pedir tudo e mais um pouco!! hehehe)

Sem esquecer de separar a papelada pra levar junto, tanto os documentos necessários (os obrigatórios), e tudo o que achar que possa ajudar a provar que vc não tem intenção de permanecer no Reino Unido quando o visto expirar, é bom levar, só por precaução!!

E agora vem a melhor parte, comprar as passagens (de ida e volta, é claro)…

Obs.: repetindo, a parte da acomodação vem em outro post, pq esse daqui já tá gigaaante!

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Intercâmbio, Intercâmbio na Escócia - , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
2 comentários em "Intercâmbio – A hora das Escolhas!"
  1. carolina waltrick   21/02/13 • 17h37

    Parabéns pelo blog! Ver suas aventuras e viagens me fez querer ainda mais conhecer o mundo, vou fazer minha primeira viagem ao exterior esse ano e acho que isso só vai aumentar minha vontade de passar um tempo morando fora do país. Só tenho 16 anos, mas mil sonhos. Espero daqui a um tempo ter tantas historias quanto você hahahaha.

    Parabéns de novo, beijos
    Carolina

    • Bruna   23/02/13 • 20h26

      Oi Carolina,

      Legal!! Eu tbm comecei a viajar quando tinha quase a tua idade. Certamente uma viagem ao exterior ajuda e muito a aumentar as nossas vontades de ter uma experiência fora ou até mesmo se mudar de vez!

      Obrigada pela visita aqui no blog!

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Esse ano Berlim comemora 30 anos (e um mês 😅) da queda do Muro de Berlim.
.
Devido a um mal entendido, na noite do dia 09 de novembro de 1989 o muro começou a ser derrubado.
.
Onde é possível ver parte do que restou: East Side Gallery (foto), Potsdamer Platz, Checkpoint Charlie, Topografia do Terror, Memorial do Muro de Berlim (na minha opinião, é o melhor lugar para entender toda a história, se emocionar com os depoimentos e ter uma vista completa do muro com as torres de vigilância, grades, cercas eletricas, entre outros), etc.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#murodeberlim #berlinermauer #berlinwall #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem
Edimburgo! 💛💛💛
.
Se quando eu estava no Brasil e precisava atravessar o Atlantico, eu sempre estava por aqui, agora morando em Portugal, eu vou aparecer com muito mais frequência.
.
Como sempre, foi pouco tempo, mas o suficiente pra amenizar a saudade.
.
Melhor presente de aniversário (antecipado) que eu poderia dar a mim mesma. 😁😁😁 (Olha que a conversão não ta nada favorável: 1,00 libra = 5,14 reais 🤯).
.
Em 2020, eeeuu volto! 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙☺️
.
📍Edimburgo, Escócia
.
#castelodeedimburgo #edinburghcastle #edimburgo #edinburgh #escocia #scotland #visitacotland #escocia2029 #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaescocia #viagens #sourbbv #viajar #travel #picoftheday #helloescocia
#tbt Ano passado, exatamente nesse dia, eu chegava em Lisboa para colocar em prática tudo o que havia planejado nos meses anteriores.
.
Para quem tiver interesse em vir para Portugal com o visto D2 (visto de empreendedor), basicamente é necessário seguir os seguintes passos:
- Tirar o NIF (equivalente ao CPF no Brasil), nas Finanças ou na Loja do Cidadão. Precisa ir junto um cidadão português ou um estrangeiro, desde que possua a AR.
- Abrir uma conta pessoal (em pt-pt pessoa singular).
- Arrumar um contador (em pt-pt contabilista).
- Fazer a constituição da empresa no modelo “Empresa na Hora” na Loja do Cidadão (dar inicio na atividade, fazer a ata da empresa, assinar mil coisas, entre outros procedimentos).
- Abrir uma conta pessoa jurídica (pt-pt pessoa coletiva).
** Entre esses procedimentos, sao necessarios alguns dias. Se quiser aproveitar pra passear, é o momento. Eu fui a Rússia e a Escócia , enquanto aguardava ter tudo pronto para a Segurança Social.
- Fazer os procedimentos na Segurança Social.
** Nesse periodo, ja aproveite pra ir fazendo o plano de negócios (necessário para apresentar no Consulado no momento que for solicitar esse tipo de visto).
.
📍Azenhas do Mar, Portugal 🇵🇹
.
#azenhasdomar #oceanoatlantico #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemlisboa #instaviagem #viagemeturismo #cahemportugal #mar #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #amoviajar #viajar #brasileirosemportugal #trabalharemportugal #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal #vistod2 #arportugal #vistod2portugal #vidaemportugal #instaportugal
Parece que foi ontem, mas hoje completa 6 meses desde que cheguei em Portugal. 🇵🇹
.
Eu poderia fazer uma lista (interminável) de tudo que já fiz nesse tempo, mas pensei melhor e resolvi falar sobre o idioma.
.
- Os portugueses atendem ao telemóvel falando “estou”, e nós atendemos o celular falando “oi”.
- Eles falam partilhar e nós falamos compartilhar.
- Eles dizem frigorífico, e nós geladeira.
- Os portugueses vão a casa de banho, os brasileiros vão ao banheiro.
- Eles atravessam a rua na passadeira, e nós na faixa de pedestres.
- Os portugueses compram sandes, gelado e sumo, e nós sanduiche, sorvete e suco.
- Eles tomam chá em uma chávena, nós tomamos chá em uma xícara.
- Eles dizem súshi e nos, sushí.
- Os portugueses são giros (estou fazendo uma moral 😅😅😅), os brasileiros são gatos.
- As portuguesas são fixes, as brasileiras são legais.
- As portuguesas usam cuecas (essa é difícil de acostumar hahaah), e as brasileiras usam calcinhas.
- Os portugueses dizem que fizemos perguntas parvas, e nós dizemos que eles respondem idiotices.
- Os portugueses dizem gajo e rapariga, e nós (no sul do Brasil) guri e guria.
- Eles andam de métro, autocarro, electrico e comboio, e nós de metrô, ônibus, bondinho e trem.
- Aqui as coisas são “sem piada”, no Brasil, as coisas são “sem graça”.
- Em Portugal existem jogadores chamados de guarda-redes e avançados, no Brasil são chamados de goleiros e atacantes.
- Em Portugal eles gritam golo, no Brasil gritamos gol.
- Em Portugal os jogadores usam camisola (ahahah essa tbm é dificil de acostumar), e no Brasil, camisa.
- Eles metem um “gosto” nas fotos do Ig e Facebook, nos colocamos um “curtir”.
.
Com certeza já aprendi muitas outras palavras, mas agora lembrei dessas.
.
Como dá pra perceber nessa listinha que vos (primeira vez que uso essa palavra na vida 🤣🤣🤣 nem sei se estou usando certo) escrevi, a língua portuguesa é igual, mas é diferente. 😅😅
.
Ah! E as despedidas: por email, sempre são com “melhores cumprimentos“, que substitui o famoso “atenciosamente” no Brasil, e por telefone (ainda tambem não me acostumei com essa) eles dizem: “com licença, beijinhos”.
.
Que venham os próximos 6 meses!
🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
.
📍Portugal 🇵🇹
50 tons de verde! 💚
.
Parece que estou sozinha no parque, mas 20 segundos depois passou por aqui um milhão de chineses. 😅😅😅
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #nature #lakes #portugal #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes  #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #brasileirosnacroacia #viagens #travelphotography #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday #euamoviajar #trilhas
Minha primeira viagem depois de me mudar para Portugal é para... Croácia! 🇭🇷😁 Achei uma passagem com preço bom e resolvi comprar de última hora.
.
Esse voo de Lisboa para Zagreb (capital da Croácia) é recente, existe desde abril desse ano. De Zagreb até aqui, o trajeto de ônibus/autocarro é feito em mais ou menos 2 horas.
.
Essa é minha 3x na Croácia, e dessa vez vim conhecer uma das maiores atrações do país: o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice.
.
São 16 lagos e 4 tipos de trilhas, mas eu fiz as trilhas B e C (cor verde). Uma percorre os Lower Lakes e a outra, os Upper Lakes. Nem tudo fiz a pé, existe passeio de barco e ônibus/autocarro que percorrem algumas partes.
.
Dois dias são suficientes para conhecer as principais partes. E sééério, venham no outono. A cada 3 passos uma foto! 🍁🧡
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #nature #lakes #proximaviagem #portugal #lisboa #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #viagens #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday
Contando as Horas