05.10
2010

Irlanda do Norte: Informações práticas

Nesse final de semana que passou eu estive pela primeira vez na ilha da Irlanda, mais especificamente na Irlanda do Norte, país que faz parte do Reino Unido.

DSC02398

A Irlanda do Norte é um país pequeno e tem um pouco mais de 1,8 milhão de habitantes. Sua capital é Belfast, que junto com algumas atrações localizadas na costa norte do país, foram os únicos destinos que conheci durante esse final de semana que passei por lá. 

→ Localização

A Irlanda do Norte é um dos quatro países membro do Reino Unido. Esse país divide com a Ilha da Irlanda com outro país, a Republica da Irlanda (capital Dublin), único país com o qual tem fronteira terrestre. É banhado pelo mar da Irlanda, que separa o país do restante dos países que estão na ilha da Grã-Bretanha (Inglaterra, Escócia e País de Gales).

mapa irlanda do norte

→ Visto, Vacinas e Seguro Viagem

Brasileiros que estão viajando para a Irlanda do Norte a turismo não precisam de visto. Se o motivo da viagem for estudo e trabalho, é necessário um visto especifico.

Nós também não precisamos de nenhuma vacina para viajar ao Reino Unido, ao menos nunca ninguém me pediu nenhum tipo de comprovação com relação a esse assunto.

Seguro viagem não é obrigatório para entrar na Irlanda do Norte, assim como não é obrigatório em nenhum outro país membro do Reino Unido. Independente de ser ou não obrigatório, eu fortemente recomendo fazer um seguro viagem. O blog tem parceria com duas empresas nessa área: a Mondial Assistance e a Real Seguros (clique nos respectivos links em vermelho pra fazer uma cotação!).

DSC02306

→ Melhor época

Teoricamente não existe uma melhor época pra viajar para a Irlanda do Norte. Talvez seja legal levar em consideração o clima apenas se for fazer o passeio pela costa norte do país, para conhecer as Giant’s Causeway. Verão, primavera e outono dá pra aproveitar melhor, afinal, como venta muito por lá, no inverno pode ser muito frio, sem contar que o dia escurece muito cedo.

Também é interessante verificar se tem algum grande evento ou festival que interesse e tentar ir na mesma época. Se for viajar pra lá em feriados nacionais, ferias de verão ou durante as festas de fim de ano, é legal se preparar pra reservar tudo com muita antecedência, pq o país recebe muitos turistas.

DSC02554

→ Como ir até a Irlanda do Norte

Existem várias formas de ir até a Irlanda do Norte, como por exemplo: de avião, de trem, de ônibus, de ferry ou de carro, dependendo de onde você vai estar.

Eu estive lá uma unica vez, e naquela época, estava morando em Edimburgo, portanto, optei por ir de avião. A empresa escolhida foi a Flybe. Essa foi a primeira vez que voei com essa empresa.

DSC02299

Quem estiver na costa oeste da Escócia, pode ir de ferry, apesar de eu não recomendar muito, afinal, as condições climáticas e marinhas podem cancelar os ferries a qualquer momento.

As outras opções, como ônibus, trem ou carro obviamente só são validas para quem já estiver na ilha, na Republica da Irlanda (capital Dublin).

→ Aeroporto Internacional de Belfast (IATA: BFS)

Belfast, a capital da Irlanda do Norte, é servida por dois aeroportos: o Aeroporto Internacional de Belfast (IATA: BFS) e o Aeroporto George Best Belfast City (IATA: BHD). A unica diferença entre os dois é que o Aeroporto Internacional fica mais afastado do centro.

Meu voo chegava no Aeroporto George Best Belfast City, localizado a 5 km do centro da cidade. Quando eu cheguei, o guia do Political Tour que iria fazer na sequencia ja estava me esperando lá. Na volta, peguei um taxi para o aeroporto. Como o trajeto era super curto, paguei algo em torno de 8,00 libras. Atualmente, segundo infos do aeroporto, a tarifa fica em torno de 12,00 libras. Para mais infos sobre como ir do aerporto ao centro da cidade e vice-versa, é só clicar aqui.

entrada-blf-city-airport

Nessa viagem, a unica “dificuldade” que tive foi descobrir uma empresa que fizesse voo direto entre Edimburgo – Belfast e chegasse no Aeroporto George Best, aeroporto localizado no centro da cidade. Empresa tradicional como a British Airways eu acabei descartando (teria que fazer uma conexão em Londres), portanto, o jeito foi buscar por outra cia aérea. Foi ai que descobri a existência da cia aérea de baixo custo britânica Flybe e optei por voar com eles. Atualização dezembro de 2016: Outra opção de cia aérea de baixo custo que faz voo direto de Edimburgo para Belfast é a Easyjet, porém o voo é até o Aeroporto Internacional de Belfast, mais afastado do centro da cidade.

O avião da Flybe é um daqueles minúsculos, com duas poltronas de cada lado. Se quiser comer ou beber alguma coisa, é necessário solicitar a aeromoça e pagar um valor a parte. O voo é rapidíssimo, aproximadamente 40 minutos. As paisagens são super bonitas, dá pra ver o mar da Irlanda e Lough Neagh, um lago gigantesco localizado perto de Belfast.

DSC02544

→ Imigração

Quem já estiver em qualquer um dos países membros do UK, como era o meu caso, eu estava na Escócia, não precisa passar na imigração, afinal, esse voo é considerado doméstico. Ao desembarcar lá, foi só seguir para área de desembarque e seguir para o centro da cidade.

Já quem chegar a Irlanda do Norte vindo de outro país europeu, vai precisar passar pela imigração, obviamente. Como nunca tive essa experiência, não sei dar mais detalhes.

DSC02318

→ Idioma

A Irlanda do Norte tem dois idiomas oficiais: o inglês (onde fui, todo mundo falava inglês) e o irlandês (falado por uma minoria).

DSC02612

→ Dinheiro

A moeda oficial do Reino Unido é a libra esterlina. Acontece de as vezes a gente receber notas da libra inglesa (com a rainha estampada nas notas) e libra escocesa (com personalidades e monumentos da Escócia), mas não precisa se preocupar, ambas as notas são aceitas em todo o Reino Unido. Eu quase sempre estava com notas escocesas e nunca tive problema algum.

DSC02575

→ Diferença de fuso horário

Existe diferença de fuso horário entre Brasil e a Irlanda do Norte e ela é a mesma para todos os outros países membros do Reino Unido (Inglaterra, Escócia e Irlanda do Norte).

Quando for inverno aqui Europa, a diferença de fuso horário é de duas horas, ou seja, duas horas a mais na Irlanda do Norte.

DSC02645

Quando for verão aqui Europa, a diferença de fuso horário é de quatro horas, ou seja, quatro horas a mais na Irlanda do Norte.

Obviamente que nos períodos de transição entre os horários de verão no Brasil e no Reino Unido, podem existir períodos com diferença de horários de 3 horas a mais no UK, mas esses períodos são curtos, coisa de umas 2 ou 3 semanas.

DSC02621

→ Tomadas e Adaptadores

Quem estiver vindo para o Reino Unido vai precisar de um adaptador de tomada, afinal, as tomadas aqui tem três pinos quadrados grandões, totalmente incompatíveis com qualquer uma das tomadas brasileiras (seja modelo antigo ou modelo novo).

DSC02356

→ Chip de celular

Durante o meu intercâmbio em Edimburgo, eu tinha um chip de celular da O2. Ele funcionou super bem em todos os paises membros do UK por onde passeio. As ligações, envios de mensagem e uso de internet são consideradas nacionais em qualquer um dos 4 países membros do UK e obviamente, as tarifas eram as mesmas que quando usava o celular na Escócia.

Quem estiver com viagem marcada para a Irlanda do Norte e quiser comprar um chip de celular, eu escrevi um post com TODAS as dicas sobre esse assunto. Para ver esse post, é só clicar aqui: Chip Pré-Pago e Internet no celular no Reino Unido.

dsc02454

→ Apps para celular

Não usei nenhum aplicativo durante essa viagem, mas certamente devem existir vários que sejam uteis.

DSC02450

→ Meu roteiro

O roteiro dessa minha viagem ficou assim:

– Sexta-feira: No mesmo dia que cheguei, eu marquei um tour com a empresa Belfast City Tours. Eles foram me buscar no aeroporto e ainda passamos no Parlamento da Irlanda do Norte, o Stormont antes de começar o Political Tour. Eles me cobraram apenas 5,00 libras a mais por me buscar no aeroporto e passar no parlamento, além do valor do tour.

– Sábado: Fiz um day trip para visitar a Giant’s Causeway e a cidade de Derry, na costa norte da Irlanda do Norte.

– Domingo: Conheci Belfast e ainda tive tempo de fazer o Titanic Walking Tour antes de ir para o aeroporto.

DSC02430

→ Os norte-irlandeses

Tirando a Escócia, todas as vezes que viajei para os outros países membro do UK, sempre tive uma impressão positiva pelo lugar. Confesso que isso foi uma das coisas que mais me surpreendeu, pq sempre tive a impressão de que seria difícil o dia-a-dia por la, levando em conta que sempre achei que de modo geral eles fossem pessoas mais sérias e do tipo que não mostram muitos os dentes.

Na prática a coisa não foi bem assim. Depois da Escócia, certamente o pessoal da Irlanda do Norte foram os que mais me impressionaram nesse sentido. Eles são super simpáticos e muito engraçados.

DSC02494

Londonderry ou simplesmente Derry

→ Segurança

Eu já estive na Escócia e na Inglaterra (ainda falta conhecer o País de Gales), mas até agora, de verdade, eu nunca tive nenhum problema relacionado a segurança nesses países. Nunca passei por nenhuma situação estranha, que me deixasse desconfortável.

No geral, a Irlanda do Norte era o país que eu tinha um pouco mais de medo de conhecer, mais por causa daquelas histórias horripilantes que a gente lê por ai com relação ao IRA. Hoje em dia as coisas já estão bem mais pacificas por lá, não ha necessidade de se preocupar com isso.

Maaaas, tá ai um lugar que eu A-D-O-R-E-I, me surpreendeu em todos os sentidos. Confesso que viajei um pouco apreensiva devido a todas aquelas coisas que vemos nos noticiários a respeito do IRA. Tinha também uma ideia totalmente equivocada do país, achava que era um pouco mal cuidado, mesmo decadente mesmo, e chegando lá, vi que é tudo muito bonito, moderno e interessante. 

DSC02331

→ Outras informações

Eu fiquei apenas um final de semana, chegando na sexta a tarde e voltando no domingo a noite. Se tivesse tido mais tempo, teria ido conhecer a fabrica de whisky mais antiga do mundo e teria ficado mais tempo em Derry, uma cidade que tem uma história interessantíssima.

belfast 3

** Precisando de hotel na Irlanda do Norte? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Irlanda do Norte

Todos os posts sobre Belfast

Todos os posts sobre Giant’s Caseway

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Belfast, Giant's Causeway, Irlanda do Norte
Booking.com
Deixe o seu comentário...