12.12
2010

Menos de 24 horas em Manchester

Pra ser bem sincera? Tá ai uma cidade que nunca me chamou atenção turisticamente falando! Mas o que acabou me levando até Manchester foi o Show do Belle and Sebastian, e já que estava por lá, pq não aproveitar e dar uma voltinha?!?!

Todo mundo sabe que Manchester é uma das cidades mais importantes do Reino Unido, e destaca mais por ser um grande centro industrial e econômico. Outro grande motivo de indas e vindas a cidade, são os jogos de futebol do Manchester United e Manchester City.

Em 1844, a primeira linha férrea do mundo foi construída justamente para ligar Manchester ao porto de Liverpool.

Como eu tinha apenas algumas poucas horas na cidade antes de pegar o trem de volta pra Edimburgo, e lá fui eu, dar uma voltinha por Manchester!

MOSI – Museu de Ciência e Indústria

O primeiro destino foi o MOSI, o Museu de Ciência e Industria, conhecido também por Museu da Revolução Industrial, tudo o que imaginar sobre máquinas, criações e invenções (antigas ou até as mais recentes) estão em exibição nesse museu.

Pode-se dizer que a Revolução Industrial começou com o uso das máquinas a vapor na Indústria têxtil, que eram alimentadas com carvão, que na época, era considerado o “ouro negro” no século 18!

Com as máquinas a vapor a Revolução Industrial começou

Uma das partes mais legais é a que mostra um pouco como foi a Revolução Industrial na Inglaterra, e o crescimento e desenvolvimento que isso trouxe para a cidade.

Castlefield

Bem próximo dali, fica o Castlefield, uma área onde estão apenas as ruinas do que um dia já foi um Forte Romano, chamado de Mancunium, e foi justamente esse Forte que acabou dando nome a cidade de Manchester.

Nessa região também fica a Bridgewater Canal, o primeiro canal construído para uso exclusivo da Indústria. Por ele, era transportado o carvão, que alimentava as máquinas das Indústrias.

Bridgewater Canal, o primeiro canal construído para transportar o “ouro negro” da época da Revolução Industrial, o carvão!

Nessa altura do tour, eu já não tinha mais muito tempo disponível e acabei indo direto para a Albert Square, uma das praças principais da cidade, onde fica a Prefeitura, considerado um dos símbolos da cidade, com o seu relógio que fica a mais de 80 metros de altura!!

Manchester Town Hall

Na Albert Square, em frente a Town Hall, acontece todos os anos o Mercado de Natal

Como era época pré-Natal, na praça estava acontecendo o Mercado de Natal, lotado de barraquinhas vendendo comidas, produtos tipicos da região, enfeites de Natal.

Manchester Chinatown

No caminho pra Estação de trem, acabei passando atrás da Prefeitura, e é ali onde fica o China Town de Manchester, com um portico bem bonitinho!

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Inglaterra, Manchester
Booking.com
  1. Flávia Julio 11/05/2015 | 09:26

    Oi Bruna!! Meu sonho é conhecer Manchester ( e se possível assistir a um jogo do United! ) . Achei seu blog na net procurando dicas sobre viagem. Meu plano é ficar 30 dias em Manchester, estudando inglês. Passando só para elogiar o blog, agradecer as dicas e dizer que depois de ver seu blog me deu muita vontade de fazer curso de Turismo,rs Beijo!

    • Contando as Horas 11/05/2015 | 20:00

      Oi, Flávia

      Muito obrigada pelas palavras. Manchester foi uma das cidades mais diferentes que conheci na Inglaterra, nem sei explicar direito.. Hehe

      É sempre muito bom quando a gente consegue passar um tempinho fora do Brasil. A gente aprende muita coisa. Tenho certeza que vc vai se surpreender positivamente com o UK.

      Sobre assistir ao jogo, se organiza e procura comprar o ticket o quanto antes, pq esses ingressos sao super disputados.

      Obrigada pela visita aqui no blog!!!

    • Robério de Oliveira Ribeiro 30/03/2016 | 14:02

      Flavia, estou indo pra lá este sábado com os mesmos sonhos que você citou. Vou para estudar inglês mas escolhi manchester por causa do futebol. Para conseguir comprar ingressos para o jogo do Man united, tive que virar sócio torcedor (Official MemberShip), pois só assim liberam a compra do ingresso pela internet. Para adultos, o custo do sócio torcedor é de 32 Libras, mas depois do meio da temporada (aproximadamente em janeiro ou fevereiro) eles liberam um outro pacote de sócio torcedor que custa “apenas” 20 libras e que dá direito a comprar os ingressos, mas com validade apenas até 31 de maio. Eu consegui comprar ingresso para assistir Man United x Leiceter pela premier league, mas só após virar sócio. Para os jogos do Man City não precisa virar sócio, eu já comprei 2 ingressos pelo site deles.
      Espero ter ajudado.

      • Contando as Horas 31/03/2016 | 17:53

        Oi, Robério

        Obrigada pelas dicas! Certamente vão ajudar várias pessoas. Eu e meu irmão já fomos a diversos jogos de futebol na Europa, porém em Manchester não.

        Obrigada mesmo pelo comentário!

  2. Lorraine Bim 28/06/2016 | 12:12

    Oi gente, bom dia!

    Estou indo pra Manchester em breve e amei as dicas! Vocês sabem me dizer como funciona o sistema de transporte publico la? Tem a opção de passes mensais?

    Abraços.

    • Contando as Horas 29/06/2016 | 14:04

      Oi, Lorraine

      Não cheguei a andar no transporte publico da cidade, pq a região mais turística fiz tudo a pé. É realmente tudo muito perto. Mas deve existir sim. O transporte publico de cidades do UK costumam ser ótimos, o mesmo deve acontecer em Manchester, uma cidade tão importante.

Deixe o seu comentário...