24.01
2011

Brasília, Patrimônio Cultural da Humanidade – Parte 2

Na segunda-feira o dia começou cedo, fomos tirar o visto americano. Saindo de lá, partimos para a Torre de TV que ficava a poucos metros dali. Este era o primeiro lugar que tivemos que pagar para visitar.

O deck panorâmico fica a 75 metros, e de lá de tem uma boa vista de toda a cidade, da Ponte JK, do Lago Paranoá, Estádio Mané Garrincha, entre outros. No alto da torre também tem o Museu das Gemas com exposição de pedras preciosas de todo o Brasil e também tem uma espécie de mural com as maiores torres que servem como mirante do mundo.

Torre de TV

Eixo Monumental

Brasília vista da Torre de TV

Bem próximo dali, tem uma churrascaria Fogo de Chão, que segundo meu irmão era com preço razoável (AHAM, RAZOÁVEL hehehe). Almoçamos ali. O atendimento é fantástico, do tipo, quando vc levanta em direção ao buffet o garçom já te alcança o prato e quando está retornando pra mesa ele puxa sua cadeira. Não tem como reclamar, né? Sem contar que os garçons estão todos vestindo os típicos trajes gaúchos. E a comida não deixa nenhum pouco a desejar. Depois do susto com a conta, resolvemos ir num shopping ali perto trocar os meus dólares (aqueles que levei para pagar a taxa do visto e não pude utilizar) já que a churrascaria me levou a falência praticamente!!!!!! 

Em frente a um shopping perto da churrascaria, conversamos com um taxista e pedimos pra ele fazer um preço para nos levar nos lugares mais distantes da cidade que seriam impossíveis a pé e inviáveis de qualquer outro meio de transporte sem ar-condicionado, pq naquela cidade faz um calor insuportável!! Ele fez um precinho tranqüilo e por 4 horas ele estaria a nossa disposição e combinamos também uma corrida noturna para tirar fotos da Catedral de Brasília e do Congresso Nacional (devido a monstra da chuva, acabamos não indo).

Palácio da Alvorada

Seguimos para o Palácio do Jaburu, que é a residência oficial do vice-presidente, mas só passamos em frente, já que não foi possível conhecer. Mais a frente está o Palácio da Alvorada, residência oficial do Presidente da República. No trajeto vimos a comitiva da Primeira-Dama e a comitiva do Presidente da Republica saindo do Palácio. A comitiva da primeira-dama é mais simplesinha, com apenas um carro acompanhando. Já a do Presidente é mais completa, com um carro de segurança a frente e outro atrás do seu carro e bem mais atrás de todos os carros vem uma ambulância. (se tratando de Brasil, achei a ambulância um exagero!!! Só faltou um helicóptero sobrevoando os carros hehehe) Não foi possível visitar a parte interna do Palácio da Alvorada pq as visitas são feitas somente as quartas-feiras. Mas andamos por ali e conversamos com os guardinhas.

Na sequência fomos para a Ponte JK, essa ponte cruza o Lago Paranoá. Seu projeto é de Alexandre Chan. Por ter sido inaugurada em 2002, achei que os seus arcos talvez estivessem em melhor estado de conservação.

Ponte JK

Resolvemos tentar conhecer o Palácio do Itamaraty, digo tentar, pq teríamos uns 10 minutos pra chegar lá pra pegar a última visita.. mas o pessoal foi bem gente boa e liberou o nosso acesso mesmo com 5 minutos de atraso. Tem um jardim interno projetado por Burle Marx bem interessante. Visitamos as salas ou salões onde são feitas recepções para Presidentes de outros países, naquela semana estariam lá o Rei e a Rainha da Jordânia.

Itamaraty

Próxima parada foi o Memorial JK, que nesta época não estava aberto para visitação (mas já vi no site que abre de terça a domingo das 9:00 às 18:00). Em uma placa em frente ao Memorial descreve o que pode ser visto lá dentro…

Memorial JK

Memorial JK

Na parte externa, está em exposição o último carro particular de JK, um Ford Galaxie de 1973.

Ford Galaxie de 1973, de JK

Passamos rapidamente em frente ao Espaço Cultural do Exército Brasileiro. Conhecemos a LBV e por último, paramos pra visitar o Santuário Dom Bosco que tem como característico seu vitrais azuis, com doze tonalidades de azul mescladas com as de tonalidade branca que dão o aspecto de um céu estrelado.

Santuário Dom Bosco

Para pesquisar mais coisas sobre a nossa Capital Federal, o site Brasília Convention e o site do governo do DF são ótimos.

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Brasil, Brasília, Distrito Federal
Booking.com
  1. […] | LINK 138. @contandoashoras | brasília patrimônio cultural da humanidade – parte 2 | LINK 139. @contandoashoras | brasília patrimônio cultural da humanidade – parte 1 | LINK 140. […]

Deixe o seu comentário...