27.01
2011

Roteiro: Primeiro “mochilão” pela Europa!

A idéia desse “mochilão” no final do meu intercâmbio já vinha de muito tempo, inclusive já tinha decidido alguns destinos antes mesmo de embarcar pra Europa.

Como eu não sabia se iria gostar ou não de morar em Edimburgo, se ia me acostumar com o tempo doido de lá, que é muito frio, venta que é uma desgraça e chove quase todos os dias, achei que os 6 meses de intercâmbio seriam suficientes e que no final, eu não poderia deixar de fazer um pequeno tour antes de voltar de vez para o Brasil.

Mas a medida que o curso começou, que fui conhecendo pessoas de todas as nacionalidades, ouvindo as histórias de cada um, e vendo que o inglês não é um bicho de 7 cabeças, mas que os 6 meses não eram suficientes para quem queria ter uma boa base para usar o idioma no trabalho, fiquei pensando que talvez seria interessante voltar por mais um tempo!

E meus animos aumentaram muito, e pra ser muito sincera, eu fiquei bem euforica hehehe, quando eu recebi um email do pessoal da administração do flat onde eu estava morando, pedindo se eu tinha interesse em renovar o contrato.

No mesmo dia, liguei pra minha mãe e falei, precisamos conversar URGENTE!!! Foi ai que eu falei que tinha recebido esse email e que na verdade, eu já estava pensando em falar com eles sobre ficar por lá mais algum tempo, mas tava era sem coragem! E esse email foi o empurrãozinho!

Bruxelas

Eu sei que nos haviamos nos planejado para um determinado periodo, e que morar em outro país, especialmente no Reino Unido, onde a moeda é a libra (uma das cotações mais altas frente ao nosso realzinho), não era bem assim. Meus pais pensaram por uns dias, e finalmente veio a boa notícia.. “OK, VOCÊ PODE VOLTAR!!”. Nossa, foi uma das melhores coisas que ouvi até então na minha vida! E não é exagero, eu realmente tinha gostado muito de morar lá (mesmo com aquele clima horroroso hehe), de ter toda a facilidade que eu tinha no meu flat e isso sem falar em tudo o que eu estava aprendendo, tanto nas aulas, como com os meus colegas. E fora a possibilidade de conhecer muitos e muitos países, culturas e tudo mais que aquele continente pode oferecer. Nossa, realmente eu fiquei muito feliz!!!!!!!!! Feliz demais!

Luxemburgo

Mas chega de enrolação, fato é, que não tinha como cancelar o mochilão, pq eu já estava com passagens de avião e trens compradas, hotel reservado, alguns ingressos também eu já tinha comprado, então eu tive que fazer o sacrificio de viajar por mais alguns dias.. hehehehe :D

Colônia

Depois de receber a Chay e a Catarina em Edimburgo por alguns dias, de fato o meu mochilão começou.

Juntei todas as minhas tralhas e lá fomos nós pra Londres, nossa, agradeço demais a presença delas, pq se não fosse as duas, eu nem sei como ia me virar com as minhas 3 malas até chegar em Londres.

Varsóvia

Para ir até Londres, tivemos que escolher o Aeroporto de Heathrow por dois únicos motivos:

– não tinha condições de eu circular meia Europa carregando as minhas 3 malas, então tive que deixar duas delas lá no aeroporto, naqueles guarda-volumes;

– e pra evitar o vai e vem com as malas entre aeroportos e/ou estações de trem em Londres, achei que seria mais conveniente ir até o Heathrow, já que o meu voo de volta pro Brasil partia de lá. E isso facilitou muito pra mim. Quando voltei de Barcelona, peguei minhas malas no guarda-volume, fiz o check-in e fiquei esperando o tempo passar até embarcar de volta pra casa.

Cracóvia

Bom, o roteiro desse “mochilão” ficou assim:

– 2 dias em Londres, onde fui ver uma exposição sobre o Gauguin no Tate Modern, visitamos a Biblioteca de Londres, o Parlamento Britânico e ainda caminhamos pelo Convent Garden;

– o trajeto entre Londres e Bruxelas eu fiz com o Eurostar;

– 4 dias em Bruxelas, sendo que em um deles eu fiz um bate-volta até Colônia na Alemanha e em outro dia eu fui pra Luxemburgo. Os outros dois dias eu fiquei em Bruxelas mesmo;

– o trajeto entre Bruxelas e Varsóvia eu fiz com a cia aérea Brussels Airlines;

– 4 dias em Varsóvia, sendo que um dia eu fui pra Cracóvia num bate-volta de trem;

– o trajeto entre Varsóvia e Madri eu fiz com a cia aérea LOT, principal cia aérea da Polônia;

– 2 dias e meio em Madri. Um dos meus colegas de inglês era de lá, e se ofereceu para ser o meu guia enquanto estivesse na cidade. Visitei as principais atrações, como o Palácio Real, Plaza Mayor, Cadetral de Almudena, entre outros;

– o trajeto entre Madri e Barcelona eu fiz com o trem de altíssissississima velocidade espanhol chamado AVE;

– 4 dias em Barcelona, onde além de ir em todas as principais atrações da cidade, consegui comprar um ingresso pra ver um jogo do FC Barcelona.

– o trajeto entre Barcelona e Londres eu fiz com a British Airways, e naquela mesma noite, peguei o voo com a British para voltar ao Brasil.

Então, ontem, dia 26 de janeiro coloquei meus pés no Brasil, mas com o atraso no voo em Londres, perdi o voo pra Floripa e tive que esperar mais de 10 horas pra pegar o próximo voo até chegar em casa! Finalmente, as 04:00 da manhã eu chegueiii!! Agora é se organizar e arrumar os documentos pra agendar o visto Britânico no Rio de Janeiro!

** Precisando de hotel na Europa? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Bélgica

Todos os posts sobre Bruxelas

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Alemanha, Barcelona, Bélgica, Bruxelas, Colônia, Cracóvia, Espanha, Inglaterra, Londres, Luxemburgo, Madri, Polônia, Varsóvia
Booking.com
  1. Fernanda Santos 05/01/2014 | 10:58

    Olá, Bruna! Sou Fernanda, vivo em Brasília. Adorável o seu blog, já li alguns post e resolvi te escrever pois fiz a minha primeira eurotrip nas mesmas datas que você e nos mesmos locais. Se brincar a gente estava na mesma cidade. Estive em Jan de 2011. Também as informações para estudar no Reino Unido me foram muito úteis. Estou pensando em fazer 6 meses de inglês e fiquei tentada pela Escócia depois de suas infos. Bom, espero que você tenha sucesso em seus projetos. :)

    • Contando as Horas 05/01/2014 | 23:05

      Oi, Fernanda

      Sério? Nossa, que coisa hein!! Talvez a gente até se viu e nem sabe.

      CAso precise de mais infos sobre a Escócia, é só me escrever. Ainda falta muuuita coisa pra eu escrever sobre lá, mas um dia eu pretendo atualizar tudo.

      Obrigada pela visita aqui no blog!! =D

  2. Fernanda Santos 14/01/2014 | 21:58

    Obrigada! Já o li quase todo hehe As suas dicas de hospedagens e Cias Aéreas são ótimas. Muito sucesso pra ti! Quando tiver dúvida posto por aqui. Saudações brasilienses!!

    • Contando as Horas 16/01/2014 | 03:48

      Oi, Fernanda

      Obrigadaaa!!! Tomara que dê tudo certo e que vc vá pra Escócia. Quem sabe a gente não se encontra lá dessa vez??!?! ahahaha
      =D

  3. VICTOR 14/07/2015 | 17:18

    OLA,
    ESTOU INDO EM NOVEMBRO FAZER UM MOCHILAO PELA EUROPA.
    MEUS DESTINOS SERAO: LONDRES, AMS, BRUXELAS, FRANÇA, ANDORRA E MADRID.

    AINDA NAO TENHO MUITA NOÇÃO NO QUE FAREI NOS LUGARES…MAS SE PUDER ME DAR ALGUMAS DICAS FICAREI GRATO.

    • Contando as Horas 15/07/2015 | 16:22

      Oi, Victor

      Não estive ainda em Andorra, mas nos outros lugares sim. Aqui no blog estao alguns posts sobre tudo o q ja fiz nesses lugares, exceto Madri que não escrevi nada ainda.

  4. ANTONIO R SOUSA JR 29/10/2015 | 14:47

    Esse é um lugar que estão no meu plano numa trip pelo leste europeu. Tenho uma vontade de conhecer Carcóvia que nem sei de onde veio! #estranho. Ótimo post!

    • Contando as Horas 01/11/2015 | 17:44

      Oi, Antonio

      Noooossaaaaa, a Polônia, apesar de eu ter conhecido somente Varsóvia e Cracóvia, sem duvida foi um dos países que mais me surpreendeu positivamente e que eu adorei conhecer. Um pais massacrado e destruído até pouco tempo atras, impossível não se emocionar com as historias e adorar aquele pais. Tenho certeza que vc vai adorar tbm!

  5. Marilia 16/04/2016 | 22:06

    Oi Bruna, gosto muito do Contando as Horas, leio suas dicas quando planejo minhas viagens. Estive por duas semanas em Edimburgo, curso rápido para melhorar o inglês, amei a cidade mesmo com aquele clima, quisera ter ficado mais tempo.
    Complementando sua opinião sobre a Polônia me encantei também com aquele país, uma grata surpresa, visitei Varsóvia, Cracóvia incluindo a visita a Auschwitz Birkenau, e Gdansk. Vale a pena conhecer. Parabéns! Bjos,
    Marília

    • Contando as Horas 30/04/2016 | 15:42

      Oi, Marilia

      Muito obrigada pela visita aqui no blog!!
      Eu sou suspeita em falar qqer coisa de Edimburgo ou da Escócia, gosto d+ daquele lugar!
      Sobre a Polônia, foi um dos países que mais me surpreendeu positivamente, espero um dia voltar. Certamente dessa vez, quero conhecer outros lugares. Obrigada pelas dicas!

Deixe o seu comentário...