09.02
2011

Primeiro dia em Londres

O primeiro dia em Londres só poderia ter início na região de Westminster e Southbank, onde estão os pontos turísticos mais famosos da cidade.

Palácio de Westminster

Como o apartamento que alugamos ficava próximo a Tower Bridge, viemos caminhando pela margem sul do rio Tâmisa até chegar na London Eye, atravessamos a Westminster Bridge e chegamos no Parlamento Britânico (onde fica o Big Ben). Como no inverno não é possível visitar o Parlamento, seguimos pra Jewel Tower e depois fomos pra a Praça do Parlamento e na Abadia de Westminster. Ainda tivemos tempo de visitar a Trafalgar Square, Galeria Nacional, Winston Churchill’s Britain at War Experience e pra terminar o dia fomos na London Eye.

Londres!!

No século XVIII, foram construídas as primeiras pontes que ligaram as duas margens do rio Tâmisa: Westminster Bridge em 1750 e Blackfriars Bridge em 1769. Na Westminster Bridge.

Westminster Bridge

London Eye e Westminster Bridge

A Praça do Parlamento fica próximo ao Parlamento (é claro) e a Abadia de Westminster. Tem 7 estátuas, sendo elas a de George Canning, Earl of Derby, Benjamin Disraeli, Viscount Palmerston, Robert Peel, Jan Smuts, Primeiro Ministro Winston Churchill e em 2007 foi adicionada uma estátua de bronze em homenagem a Nelson Mandela.

Torre do Relógio

Parliament Square

Parliament Square

Parlamento Britânico ou Palácio de Westminster foi construído em 1041 por Sir Charles Barry, tem estilo Gótico Perpendicular e tem 3 torres. A torre mais alta é a Torre Vitória que tem 98 metros que fica no lado esquerdo do Palácio e tem esse nome em homenagem a Rainha Vitória que estava no poder nas épocas dos incêndios (houve 2 grandes incêndios que destruiram parcialmente o Palácio). É nessa torre que ficam os arquivos parlamentares e a bandeira Royal Standard (indica a presença da Rainha no Parlamento) ou a Union Flag (mais conhecida como a Bandeira do Reino Unido). No centro do Palácio está a Torre de Santo Estevão que tem 91 metros de altura, o que faz dela a mais curta das três torres principais do Palácio. No lado direito do Palácio fica a mais famosa das suas torres, a Torre do Relógio, mais conhecida como Big Ben, que mede 96 metros de altura. A Torre do Relógio alberga um grande relógio conhecido como o “Grande Relógio de Westminster” ou Great Clock of Westminster, nela também estão os cinco sinos, os quais constituem um carrilhão que emite uma melodia, conhecida como Westminster Chimes, a cada quarto de hora. O maior e mais famoso dos sinos é o Big Ben, que toca a cada hora cheia.

Torre do Relógio

Palácio de Westminster

A Westminster Abbey foi construída entre 1050 e 1065 e é onde acontecem as coroações dos monarcas do Reino Unido.  Tem uma capela dedicada à Abençoada Virgem Maria. Até ao século XIX a Abadia era o terceiro lugar de ensino superior na Inglaterra, após Oxford e Cambridge. Foi palco de várias coroações e casamentos reais. Muitos Rei e Rainhas do Reino Unido e membros da família real estão sepultados lá. E lá também estão enterrado o fisico Isaac Newton e do escritor, naturalista e autor da Teoria de Seleção Natural, Charles Darwin.

Westminster Abbey

A Jewel Tower foi construída em 1365 para abrigar os tesouros do Rei Edward III. É uma das menores torres que compõe o Palácio de Westminster, foi construída toda em pedras. Lá é possível ver a exposição “Parlamento Passado e Presente”. Também é possível ver os restos de um fosso. Além de guardar os tesouros de Edward III, era também onde ficava o seu guarda-roupa privado. A Torre permanece inalterada até hoje e é um dos dois edifícios completos que ainda existem do Palácio de Westminster medieval (o local onde funcionou o parlamento em Inglaterra durante centenas de anos).

Jewel Tower

A Trafalgar Square é uma praça que foi construída em homenagem a Batalha de Trafalgar (1805), onde a Marinha Real Britânica venceu durante as Guerras Napoleônicas. Suas principais atrações são Nelson’s Column, com 52 metros e os leões que estão na base da coluna e as fontes. No final de ano, em dezembro, a praça é iluminada por uma árvore de natal gigaaante que todos os anos é oferecida pela Noruega em agradecimento pela ajuda que a Inglaterra prestou ao país durante a II Guerra Mundial.

Trafalgar Square

Big Ben e Trafalgar Square

National Gallery é umas das galerias mais importantes do país que reúne obras de artistas como Leonardo da Vinci, Rembrandt, Louis Tocqué, Caravaggio, Botticelli, Monet, Berthe Morisot e até Picasso. O edifício que hoje está o museu, foi construído sobre os escombros de uma mansão chamada Carlton House e os arquitetos com pena de derrubar as enormes colunas da mansão, decidiram conservar e hoje, é justamente ali a entrada principal.

Winston Churchill’s Britain at War Experience é um dos museus mais legal de Londres.. tanto por contar um pouco (ou seria quase tudo?) da história do primeiro ministro Winston Churchill, como pela forma como estão expostos as coisas no museu (com muitas luzes e efeitos sonoros), os artefatos de guerra e em algumas cabines, estão alguns bonecos de cera recriando um pouco de como era a vida em Londres durante a Segunda Guerra Mundial. Também da pra entrar num estúdio de rádio da BBC onde dá pra ouvir algumas palavras de personalidades influentes da época como Winston Churchill, Adolf Hitler e Franklin Roosevelt. Sem contar que também é possível assitir alguns filminhos, sendo o mais importante o que mostra o velório de Churchill!!

London Eye

E pra terminar o dia, não poderia faltar a London Eye (nome oficial é British Airways London Eye), também conhecida como Millennium Wheel (Roda do Milênio), é que acabou virando simbolo da cidade. Foi inaugurada em 1999, e no total são 32 cabines que permitem dar a volta completa em um pouco menos de 30 minutos.

London Eye

London Eye

Parlamento visto da London Eye

Nessa viagem, como foi no inverno e começa a escurecer por volta das 16:00, tivemos que ir à noite e vale a pena! Londres vista do alto é muito bonita!! Hoje em dia, os organizadores criaram diversos pacotes que são oferecidos aos visitantes, desde reservas para casais com direito a champagne até guias em diversas línguas que ajudam a identificar os pontos turísticos e também contam a história da construção da London Eye. Também tem uma lojinha de souvernir no pé da roda-gigante e no edifício em frente é possível assistir um filme relacionado a cidade e a London Eye em 4D!!

… e pra terminar o dia…

Mas para terminar meeeeesmo o dia, paramos em um pub na beira do rio Tâmisa.. e muuitas “pints of Foster”!!!! =)

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Atrações turísticas, Inglaterra, Londres
Booking.com
  1. William Albertassi 13/05/2013 | 11:18

    OI Bruna! Simplesmente ESPETACULAR seu blog. Só tenho a agradecer, vai ser vital no meu planejamento. Já estou com as assagens compradas para londres indo 12/06/2013 e voltado 27/06. E agora correndo atras do que fazer lá! Parabéns pelo site!!

    • Bruna Bartolamei 13/05/2013 | 16:16

      Oi, William!!

      Obrigadaaaa!!! Fico muito feliz em ter ajudado de alguma forma. Qualquer dúvida que tiver, se eu puder ajudar, é só me escrever.

      =D

Deixe o seu comentário...