14.02
2011

Arsenal x Liverpool em Londres

por Raul Bartolamei

Primeira viagem ao Reino Unido, um programa que não pode ficar de fora é assitir um jogo de futebol em Londres. Como nós chegamos uns dias antes do Natal (semana entre Natal e Ano Novo tem recesso e não tem jogo na Europa), deu pro meu pai, meu tio e meu irmão aproveitarem a oportunidade e foram ver um clássico do futebol Inglês, Arsenal x Liverpool.

Dois ótimos sites para pesquisar sobre os jogos que estão acontecendo no Reino Unido, são: o site oficial da Primeira Liga Inglesa de Futebol, o Premier League, ou também já dá pra ir direto no site oficial do próprio time escolhido. Devo dizer que é quase impossível comprar ingresso para um clássico diretamente nesses sites, pq os times ingleses favorecem os seus torcedores associados, e dificilmente sobra ingresso.

Como esse jogo foi em dezembro de 2008 e as informações pela internet ainda eram fraquinhas, foi dificil saber quais sites eram confiavéis para fazer a compra do ingresso. A melhor opção acabou se tornando mesmo as agências de viagem Inglesas. E por ser um clássico, significou que os preços estavam um pouco acima da média.

Procurando por ai e indo em agências de viagens aqui no Brasil, descobrimos a existência de uma das principais agências de turismo do Reino Unido, a Keith Prowse e ela estava vendendo ingressos para esse jogo, e o melhor de tudo, ainda restavam apenas 3 ingressos, sente o drama, nos precisavamos justamente de 3 ingressos. Foi a única opção que nós restou, e a compra foi feita pela internet mesmo, pra não perder tempo e não correr o risco de ficar sem os ultimos ingressos.

Recebemos um voucher por email, que dizia que os ingressos deveriam ser retirados no Visitor Centre, localizado na Regent Street, até um dia antes do jogo ser realizado.

Então como eu não fui nesse jogo, eu, minha mãe, minha tia e a Fernanda fomos caminhar pela Oxford Street e na Harrods, enquanto meu pai, meu irmão e meu tio foram no jogo.

Sendo assim, pedi pro meu irmão fazer uma participação especial e escrever sobre como foi a experiencia de assitir um jogo de futebol com dois dos maiores times inglês, e aqui vai a descrição então:

“Nossos ingressos eram para o segundo anel do Emirates Stadium, a casa dos Gunners ou seja, a casa do Arsenal. Como esse ingresso custou um pouco mais caro, ele nos dava direito a refeição e open bar.

Chegamos bem mais cedo, e fomos de táxi, o estádio é relativamente longe do centro turistico de Londres, levamos algo em torno de 25 minutos para chegar lá.

Como já disse, nosso ingresso nos dava direito a uma refeição, e quando chegamos lá, o estádio não estava cheio ainda, e a movimentação pela redondeza ainda era bem fraca.

Nossa chegada foi bem tranquila, conversamos com uns policiais fardados com a famosa roupa verde limão e pedimos onde eram os portões de acesso para o nosso tipo de ingresso. Os policiais ficaram até surpresos e nos perguntaram como nos, 3 brasileiros tinhamos conseguido aquele tipo de ingresso e justamente pra esse jogo. Os policiais inclusive nos disseram que haviam pessoas vendendo ingressos similares por mais de 900,00 libras. Nosso ingresso tavam sendo cotados a peso de ouro!!

O policial foi muito atencioso e nos mostrou o portão de acesso ao estádio e fomos direto para lá. Como ainda era muito cedo, cerca de 2 horas antes do jogo começar, não havia qualquer problema de filas.

O acesso ao restaurante foi feito através de uma escada rolante (já pensou um estádio no Brasil com escada rolantes como seria?) e no final dela, 3 pessoas nos aguardavam, muito bem vestidas por sinal, de terno e gravata. Conferiram nossos ingressos e nos acompanharam até a nossa mesa.

Dividimos a mesa com mais 3 pessoas da Bélgica que estavam em Londres especialmente para ver esse jogo e iriam voltar pra casa no final da partida.

O pessoal da organização nos falou como era o funcionamento do Open Bar e do Open Food. Era uma mesa imensa, com vários tipos de comidas disponíveis, e totalmente a vontade para se servir quantas vezes quisesse. Apenas o vinho era controlado, 4 garrafas por mesa e nada mais que isso. A comida no geral era bem boa, mas muuuuuuuuuuuuuuuito apimentada, o que nos vez não abusar muito.

Após a refeição ficamos assistindo as várias TVs que haviam no ambiente, cerca de 20 a 25 TVs espalhadas pela sala. Umas passando outros jogos, outras passando a tabela e a classificação, e ainda haviam mais algumas passando a estrutura do Estádio e do Arsenal.

Até agora tudo estava de primeira, impecável, com excessão da pimenta na comida.

Quando faltava uns 15 minutos pro jogo começar, nos deslocamos para as nossas cadeiras, estofadas, de couro.. um espetáculo. Depois dessa boa primeira impressão dos nossos lugares, nos demos conta que o estádio ainda estava vazio, e nos estranhamos um pouco. Ficamos la aguardando o jogo começar e conforme o tempo foi passando, quando faltava menos de 5 minutos para o jogo começar, o estádio lotou, resultado: 62 mil pessoas estavam lá para ver aquele clássico!!!

O jogo em si foi muito burocrático, as duas equipes não podiam perder e pouco se arriscavam. Já as torcidas, a do Liverpool foi um espetáculo a parte, cantavam o tempo todo, não ficaram quietos um minutos sequer, e como diz o seu bordão: “You’ll never walk alone”. É verdade.

No intervalo o estádio esvaziou rapidamente, em questão de 2 minutos não havia mais ninguém nas cadeiras, e nos acompanhamos a multidão. Voltamos ao restaurante, e para nossa surpresa, centenas de copos de 500 ml de choop estavam prontinhos e geladinhos em cima das mesas, para nosso consumo a vontade. Tomamos unas 2 copos cada, e tivemos apenas tempo de trocar uma idéia entre nos e comentar como estava sendo a experinecia até o momento.

Faltando pouco para acabar o intervalo, fomos ao banheiro, e ai sim, pegamos uma fila, mas como todos tinhamos o mesmo interesse, conseguimos voltar a tempo para o segundo tempo.

De volta as nossas cadeiras, o jogo iniciou e tivemos mais 45 minutos de futebol da melhor qualidade. O jogo terminou 1 x 1, a partida foi muito disputada no meio de campo e hoveram algumas ótimas chances de gol.

No final do jogo, ficamos ali esperando um pouco a torcida sair, batemos algumas fotos do estádio, da sua estrutura e fomos saindo. Já não haviam mais filas, tudo sem problemas, normalidade total, com uma unica excessão, os bebados. Os ingleses costumam beber demais nos pubs antes do jogo, e continuam bebendo no estádio. Já dá pra imaginar o trago do pessoal no final do jogo.

Já que estavamos lá, aproveitamos e fomos conhecer a loja do Arsenal, que fica abaixo do estádio, algo como uns 120  m²  com tudo o que se pode imaginar com o simbolo do Arsenal, diversos tipos de roupas, tenis, souvenirs, bandeiras, enfim, a loja estava lotada. Compramos algumas coisinhas de recordação e saimos dali.

Quando saimos da área do estádio, veio um outro problema, os taxistas de Londres sabem que o pessoal sai muito bebado dos jogos e ignoram qualquer pessoa que sai do estádio. Resultado, tivemos que pegar um táxi clandestino, nos cobrou barato, mas só encaramos pq estavamos em 3 homens, Não sei como se comportariam em outras situações.” – por Raul Bartolamei.

Raul Bartolamei
Siga-me

Raul Bartolamei

Catarinense, formado em Administração e Direito. Eventualmente escreve no blog sobre suas viagens, tours em estádios e jogos de futebol. E agora, também, sobre seu intercâmbio na França.
Raul Bartolamei
Siga-me
Postado em Atrações turísticas, Inglaterra, Jogos de Futebol, Londres - , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
7 comentários em "Arsenal x Liverpool em Londres"
  1. Raul Bartolamei   01/04/12 • 21h04

    aaaaaaaaaaaaah mato a pau… show de bola!!!! ;)

    Foi uma ótima experiencia… recomendo a todos…

  2. Bruna   01/04/12 • 21h20

    Milagre q não reclamou das fotos!!!
    Se aparecer algum comentário por aqui relacionado ao jogo, ingressos ou qqer coisa, encaminho pra vc!!
    =)

  3. Thiago P. Alves   03/04/12 • 12h59

    Pô cara, demais essa sua reportagem…. Vou agora no final deste mes pra Inglaterra e Irlanda… Quero muito ver um classicão como esse…. Nos dias que eu estarei lá vai ter um jogão…. Manchester United x Manchester City… Cara, você viu isso? Eu enlouqueci quando vi… Trabalho no meio esportivo aqui no Brasil… E lendo esta sua reportagem, busquei no Bing esta agência inglesa que você me recomenda… O site tem versão inglesa e em português…. Você acha que devo comprar na inglesa ou tanto faz? Estou disposto a pagar até 200 libras ou um pouco mais se isso me exigir… Assim eu economizo nas Guiness na Irlanda rsrs
    Cara, valeu ai pelas dicas
    Abração

    • Raul Bartolamei   03/04/12 • 15h55

      Dae kra,

      Seguinte, para ir num jogo “classição” como esse… é muito mais garantido ir através dessas agencias mesmo, aquela vez nos compramos via keith prowse inglesa (pois na época não existia a brasileira), mas acredito que não tenha diferença entre comprar por la ou pro aqui, com relação ao valor, realmente não posso te dizer pois esses jogos os ingressos valem ouro, e a procura é muito alta…

      Cabe uma consulta com eles, via telefone quem sabe já da para ter uma ideia do valor e fazer a poupança hehehe

      Mas já te adianto, vale cada centavo!!!!!

      ;)

      Abração…

      • Thiago P. Alves   04/04/12 • 23h09

        Cara, valeu…. Brigadão mesmo…. Vou entrar em contato com as duas…. Muita loucura eu comprar lá na hora? Li outras reportagens em outros blog…. Os caras compraram na hora mesmo… Na bilheteria…. Não era classicão… Era um time grande contra um desconhecido… Tô vendo que vou ter que economizar muito até o jogo… Adeus minhas Guiness rsrsrs… Abração

  4. Thiago P. Alves   19/05/12 • 10h47

    Dae cara,
    Consegui ingresso para o jogo…. torcida do City…. tive sorte…. os caras venceram o jogo…. valeu cada centavo que desembolsei…. porra, foi a grana mais bem gasta em toda a minha vida…. os caras mandam muito bem na organização, classicão TOP mesmo… emocionante… o valor saiu BEM salgado… não tomei tantas Guiness na Irlanda como gostaria… mas vi um show de bola e organização… Os ingleses matam a pau…. Valeu pela dica irmão, deu tudo certo quando resolvi seguir seus passos…. Abraço pra vocês dois… Thiago

  5. Raul Bartolamei   19/05/12 • 18h53

    Opa!!! Que bom kra… Ótimo saber que tudo deu certo… E realmente, quando se vê o futebol inglês êh notável a diferença entre a organização com o Brasil né? Impressionante!!! Ótimo q nos pudemos te ajudar brother! O post já valeu a pena!!

    Um grande abraço!!!

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Edimburgo! 💛💛💛
.
Se quando eu estava no Brasil e precisava atravessar o Atlantico, eu sempre estava por aqui, agora morando em Portugal, eu vou aparecer com muito mais frequência.
.
Como sempre, foi pouco tempo, mas o suficiente pra amenizar a saudade.
.
Melhor presente de aniversário (antecipado) que eu poderia dar a mim mesma. 😁😁😁 (Olha que a conversão não ta nada favorável: 1,00 libra = 5,14 reais 🤯).
.
Em 2020, eeeuu volto! 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙☺️
.
📍Edimburgo, Escócia
.
#castelodeedimburgo #edinburghcastle #edimburgo #edinburgh #escocia #scotland #visitacotland #escocia2029 #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaescocia #viagens #sourbbv #viajar #travel #picoftheday #helloescocia
#tbt Ano passado, exatamente nesse dia, eu chegava em Lisboa para colocar em prática tudo o que havia planejado nos meses anteriores.
.
Para quem tiver interesse em vir para Portugal com o visto D2 (visto de empreendedor), basicamente é necessário seguir os seguintes passos:
- Tirar o NIF (equivalente ao CPF no Brasil), nas Finanças ou na Loja do Cidadão. Precisa ir junto um cidadão português ou um estrangeiro, desde que possua a AR.
- Abrir uma conta pessoal (em pt-pt pessoa singular).
- Arrumar um contador (em pt-pt contabilista).
- Fazer a constituição da empresa no modelo “Empresa na Hora” na Loja do Cidadão (dar inicio na atividade, fazer a ata da empresa, assinar mil coisas, entre outros procedimentos).
- Abrir uma conta pessoa jurídica (pt-pt pessoa coletiva).
** Entre esses procedimentos, sao necessarios alguns dias. Se quiser aproveitar pra passear, é o momento. Eu fui a Rússia e a Escócia , enquanto aguardava ter tudo pronto para a Segurança Social.
- Fazer os procedimentos na Segurança Social.
** Nesse periodo, ja aproveite pra ir fazendo o plano de negócios (necessário para apresentar no Consulado no momento que for solicitar esse tipo de visto).
.
📍Azenhas do Mar, Portugal 🇵🇹
.
#azenhasdomar #oceanoatlantico #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemlisboa #instaviagem #viagemeturismo #cahemportugal #mar #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #amoviajar #viajar #brasileirosemportugal #trabalharemportugal #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal #vistod2 #arportugal #vistod2portugal #vidaemportugal #instaportugal
Parece que foi ontem, mas hoje completa 6 meses desde que cheguei em Portugal. 🇵🇹
.
Eu poderia fazer uma lista (interminável) de tudo que já fiz nesse tempo, mas pensei melhor e resolvi falar sobre o idioma.
.
- Os portugueses atendem ao telemóvel falando “estou”, e nós atendemos o celular falando “oi”.
- Eles falam partilhar e nós falamos compartilhar.
- Eles dizem frigorífico, e nós geladeira.
- Os portugueses vão a casa de banho, os brasileiros vão ao banheiro.
- Eles atravessam a rua na passadeira, e nós na faixa de pedestres.
- Os portugueses compram sandes, gelado e sumo, e nós sanduiche, sorvete e suco.
- Eles tomam chá em uma chávena, nós tomamos chá em uma xícara.
- Eles dizem súshi e nos, sushí.
- Os portugueses são giros (estou fazendo uma moral 😅😅😅), os brasileiros são gatos.
- As portuguesas são fixes, as brasileiras são legais.
- As portuguesas usam cuecas (essa é difícil de acostumar hahaah), e as brasileiras usam calcinhas.
- Os portugueses dizem que fizemos perguntas parvas, e nós dizemos que eles respondem idiotices.
- Os portugueses dizem gajo e rapariga, e nós (no sul do Brasil) guri e guria.
- Eles andam de métro, autocarro, electrico e comboio, e nós de metrô, ônibus, bondinho e trem.
- Aqui as coisas são “sem piada”, no Brasil, as coisas são “sem graça”.
- Em Portugal existem jogadores chamados de guarda-redes e avançados, no Brasil são chamados de goleiros e atacantes.
- Em Portugal eles gritam golo, no Brasil gritamos gol.
- Em Portugal os jogadores usam camisola (ahahah essa tbm é dificil de acostumar), e no Brasil, camisa.
- Eles metem um “gosto” nas fotos do Ig e Facebook, nos colocamos um “curtir”.
.
Com certeza já aprendi muitas outras palavras, mas agora lembrei dessas.
.
Como dá pra perceber nessa listinha que vos (primeira vez que uso essa palavra na vida 🤣🤣🤣 nem sei se estou usando certo) escrevi, a língua portuguesa é igual, mas é diferente. 😅😅
.
Ah! E as despedidas: por email, sempre são com “melhores cumprimentos“, que substitui o famoso “atenciosamente” no Brasil, e por telefone (ainda tambem não me acostumei com essa) eles dizem: “com licença, beijinhos”.
.
Que venham os próximos 6 meses!
🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
.
📍Portugal 🇵🇹
50 tons de verde! 💚
.
Parece que estou sozinha no parque, mas 20 segundos depois passou por aqui um milhão de chineses. 😅😅😅
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #nature #lakes #portugal #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes  #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #brasileirosnacroacia #viagens #travelphotography #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday #euamoviajar #trilhas
Minha primeira viagem depois de me mudar para Portugal é para... Croácia! 🇭🇷😁 Achei uma passagem com preço bom e resolvi comprar de última hora.
.
Esse voo de Lisboa para Zagreb (capital da Croácia) é recente, existe desde abril desse ano. De Zagreb até aqui, o trajeto de ônibus/autocarro é feito em mais ou menos 2 horas.
.
Essa é minha 3x na Croácia, e dessa vez vim conhecer uma das maiores atrações do país: o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice.
.
São 16 lagos e 4 tipos de trilhas, mas eu fiz as trilhas B e C (cor verde). Uma percorre os Lower Lakes e a outra, os Upper Lakes. Nem tudo fiz a pé, existe passeio de barco e ônibus/autocarro que percorrem algumas partes.
.
Dois dias são suficientes para conhecer as principais partes. E sééério, venham no outono. A cada 3 passos uma foto! 🍁🧡
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #nature #lakes #proximaviagem #portugal #lisboa #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #viagens #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday
No terceiro (e último dia) fizemos a trilha nos Passadiços do Paiva.
.
Essa trilha tem mais ou menos uns 8 km, e a maior parte do percurso é feita nessas estruturas de madeira que foram construídas ao longo da margem esquerda do rio Paiva.
.
Existem dois pontos de início: em Areinho e Espiunca. Nós optamos por começar em Areinho, pq apenas os primeiros 30 minutos são subida e o restante do trajeto é descida ou linha reta.
.
Pelo caminho encontramos cascatas, praias fluviais e falhas geológicas.
.
A entrada no parque é limitada e paga. Se comprar o bilhete pela internet sai mais barato (2,00 euros) e não corre o risco de ir até lá e não conseguir entrar no parque.
.
📍Passadiços do Paiva, Portugal 🇵🇹
.
#arouca #areinho #espiunca #passadiçosdopaiva #aroucageopark #turismocentrodeportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #amoviajar #viajar #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal #viajarfazbem #vamosviajar #travelphotography #portugaltrip #portugal2019
Contando as Horas