16.03
2011

Stratford-upon-Avon

Continuando com o nosso day trip, fomos visitar Stratford-upon-Avon (que significa “estrada sobre o rio Avon”), a cidade também está situada no condado de Warwickshire e fica a apenas 15 km ao sul de Warwick. A cidade ficou conhecida no mundo todo por ser a terra natal de William Shakespeare!!!

Mapa de Stratford-upon-Avon

Mas antes de Shakespeare nascer, a cidade era uma importante cidade mercado. A grande maioria das casas e estabelecimentos tem estilo tudor, casas de madeira, com largas vigas também de madeira, deixando a fachada da casa toda quadriculada!!

Chegando em Stratford-upon-Avon

Stratford-upon-Avon

Shakespeare nasceu em 23 de abril de 1564. Ele era o terceiro dos oito filhos de John Shakespeare e Mary Arden. A familia de Shakespeare não pertencia a nobreza, mas era bastante respeitada na região. O escritor e poeta inglês viveu e estudou (não cursou universidade) boa parte de sua vida em Stratford e foi onde conheceu Anne Hathaway, com quem William se casou aos 18 anos. Anne era 7 anos mais velha e quando eles casaram ela já estava grávida de 3 meses, assim, tiveram três filhos, Susanna e os gêmeos Hamnet e Judith.

em Stratford-upon-Avon

Em uma ruazinha qualquer em Stratford-upon-Avon

Dizem que Shakespeare só conseguiu tamanha notoriedade devido ao comércio de seu pai, que fabricava luvas e artigos de couro e era muito bem sucedido. Devido a isso, William pode frequentar aulas de gramática, o que não era comum para pessoas que não pertenciam a nobreza.

A escola onde Shakespeare estudou gramática (a direita, na foto)

Assim, como tudo na cidade gira em torno de Shakespeare, ainda são mantidas suas casas e teatros por lá. É possível conhecer as cinco casas do poeta inglês:

- a casa onde ele nasceu, a Shakespeare’s Brithplace, que atualmente é um museu com a coleção de memórias sobre os primeiros anos de vida de Shakespeare;

- a residencia de sua esposa Anne Hathaway,

- a casa da mãe (Mary Arden) de Shakespeare ,

- a casa de sua filha, Suzanna, a Hall’s Croft;

- a casa onde viveu os seus ultimos anos de vida e foi onde ele faleceu, chamada de New Place. É lá onde há uma exposição completa sobre as obras de Shakespeare.

A casa onde Shakespeare nasceu, onde atualmente é um museu

Shakespeare’s Brithplace

Shakespeare’s Brithplace

Nos jardins da Holy Trinity Church, foi onde Shakespeare foi batizado e enterrado, junto com sua esposa Anne Hathaway. Shakespeare morreu em 1616, com 54 anos, no mesmo dia 23 de abril em que nasceu. Assim, a data virou é motivo de comemoração na cidade.

Holy Trinity Church.. “Skakespeare’s Church”

Holy Trinity Church

Holy Trinity Church

Holy Trinity Church

Em 23 de abril de 1932 foi inaugurado o Royal Shakespeare Theatre, onde atuam os artistas da Royal Shakespeare Company (RSC). É um teatro dedicado somente as obras de Shakespeare.

Royal Shakespeare Theatre

Indo embora de Stratford-upon-Avon

Quando estivemos lá em dezembro de 2008, estava fechado para reformas e foi reaberto somente em dezembro de 2010.

Postado em Inglaterra, Reino Unido, Stratford upon Avon
  1. Dayane 12/06/2013 | 14:17

    Olá Bruna.
    Tudo bom?

    Vou para Londres no fim do ano agora e gostaria de saber se é fácil e como consigo ir de Londres para Stratford.

    Obrigada,

  2. […] Stratford upon Avon é a cidade natal de Shakespeare, então como esperado, tudo por ali vai girar em torno desse […]

Deixe o seu comentário...