16.03
2011

Stratford-upon-Avon

Continuando com o nosso day trip, fomos visitar Stratford-upon-Avon (que significa “estrada sobre o rio Avon”), a cidade também está situada no condado de Warwickshire e fica a apenas 15 km ao sul de Warwick. A cidade ficou conhecida no mundo todo por ser a terra natal de William Shakespeare!!!

Mapa de Stratford-upon-Avon

Mas antes de Shakespeare nascer, a cidade era uma importante cidade mercado. A grande maioria das casas e estabelecimentos tem estilo tudor, casas de madeira, com largas vigas também de madeira, deixando a fachada da casa toda quadriculada!!

Chegando em Stratford-upon-Avon

Stratford-upon-Avon

Shakespeare nasceu em 23 de abril de 1564. Ele era o terceiro dos oito filhos de John Shakespeare e Mary Arden. A familia de Shakespeare não pertencia a nobreza, mas era bastante respeitada na região. O escritor e poeta inglês viveu e estudou (não cursou universidade) boa parte de sua vida em Stratford e foi onde conheceu Anne Hathaway, com quem William se casou aos 18 anos. Anne era 7 anos mais velha e quando eles casaram ela já estava grávida de 3 meses, assim, tiveram três filhos, Susanna e os gêmeos Hamnet e Judith.

em Stratford-upon-Avon

Em uma ruazinha qualquer em Stratford-upon-Avon

Dizem que Shakespeare só conseguiu tamanha notoriedade devido ao comércio de seu pai, que fabricava luvas e artigos de couro e era muito bem sucedido. Devido a isso, William pode frequentar aulas de gramática, o que não era comum para pessoas que não pertenciam a nobreza.

A escola onde Shakespeare estudou gramática (a direita, na foto)

Assim, como tudo na cidade gira em torno de Shakespeare, ainda são mantidas suas casas e teatros por lá. É possível conhecer as cinco casas do poeta inglês:

– a casa onde ele nasceu, a Shakespeare’s Brithplace, que atualmente é um museu com a coleção de memórias sobre os primeiros anos de vida de Shakespeare;

– a residencia de sua esposa Anne Hathaway,

– a casa da mãe (Mary Arden) de Shakespeare ,

– a casa de sua filha, Suzanna, a Hall’s Croft;

– a casa onde viveu os seus ultimos anos de vida e foi onde ele faleceu, chamada de New Place. É lá onde há uma exposição completa sobre as obras de Shakespeare.

A casa onde Shakespeare nasceu, onde atualmente é um museu

Shakespeare’s Brithplace

Shakespeare’s Brithplace

Nos jardins da Holy Trinity Church, foi onde Shakespeare foi batizado e enterrado, junto com sua esposa Anne Hathaway. Shakespeare morreu em 1616, com 54 anos, no mesmo dia 23 de abril em que nasceu. Assim, a data virou é motivo de comemoração na cidade.

Holy Trinity Church.. “Skakespeare’s Church”

Holy Trinity Church

Holy Trinity Church

Holy Trinity Church

Em 23 de abril de 1932 foi inaugurado o Royal Shakespeare Theatre, onde atuam os artistas da Royal Shakespeare Company (RSC). É um teatro dedicado somente as obras de Shakespeare.

Royal Shakespeare Theatre

Indo embora de Stratford-upon-Avon

Quando estivemos lá em dezembro de 2008, estava fechado para reformas e foi reaberto somente em dezembro de 2010.

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Inglaterra, Stratford upon Avon - , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
8 comentários em "Stratford-upon-Avon"
  1. Dayane   12/06/13 • 14h17

    Olá Bruna.
    Tudo bom?

    Vou para Londres no fim do ano agora e gostaria de saber se é fácil e como consigo ir de Londres para Stratford.

    Obrigada,

  2. Maisa   08/12/14 • 12h43

    Olá Bruna,
    Vi que Warwick fica perto de Stratford-upon-avon.
    Vc acha viável conhecer o castelo de manhã e a cidade de Shakespeare à tarde?
    (considerando ida de trem)
    Obrigada!
    Maisa

    • Contando as Horas   10/12/14 • 00h37

      Oi, Maisa

      Teoricamente daria pra fazer sim. Vc já vai estar hospedada em alguma dessas duas cidades ou vai estar em Londres?
      O tempo de distancia entre Warwick e Stratford upon Avon é de 30 minutos mais ou menos. O Castelo de Warwick não demora muito pra visitar, mas Stratford upon Avon pode demorar um pouco mais, principalmente se vc quiser conhecer toooodas as casas relacionadas a Shakespeare.

      • Maisa   12/12/14 • 14h01

        Olá Bruna, obrigada!
        Estarei hospedada em Londres.
        Queria fazer um passeio bate-volta e tentar ver as 2 localidades.
        Vi que tem excursões contratadas que passam por Warwick, Stratford-upon-avon, Oxford e Costworlds (de ônibus) mas Oxford já conheço e talvez a excursão tenha pouco tempo em cada local, por isso q ia tentar fazer por conta…
        A passagem de trem pode ser comprada no dia ou já é melhor reservar?
        Estarei em Londres de 04 a 08/01/15.
        Até mais,

        Maisa

        • Contando as Horas   12/12/14 • 14h32

          Oi, Maisa

          Então, os trens entre Londres – Warwick levam menos tempo do que Londres – Stratford upon Avon. Encontrei duração de viagem com um pouco mais de 1 hora.

          Eu acredito que se vc for objetiva e sair cedo de Londres, vc consegue visitar o Castelo de Warwick, ir até Stratford upon Avon e ver alguma coisa. Tooodas as casas de Shakespeare não seria muito viável, mas se vc ver apenas o principal que fica no centro da cidade, acredito que vc consiga. Vai ficar um pouquinho corrido, mas teoricamente dá pra conhecer as duas cidades sim.

          Só não esquece que no inverno escurece beeem cedo, por volta das 16:00.

          • Maisa   12/12/14 • 16h57

            Olá Bruna!
            Obrigada pelas dicas, essa do horário que escurece foi preciosa!

            • Contando as Horas   15/12/14 • 14h38

              Oi, Maisa

              Eu sempre aviso sobre o horário, pq quem não está acostumado, nem se liga que escurece mais cedo.

              Espero que de tudo certo no seu passeio. =DD

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Esse ano Berlim comemora 30 anos (e um mês 😅) da queda do Muro de Berlim.
.
Devido a um mal entendido, na noite do dia 09 de novembro de 1989 o muro começou a ser derrubado.
.
Onde é possível ver parte do que restou: East Side Gallery (foto), Potsdamer Platz, Checkpoint Charlie, Topografia do Terror, Memorial do Muro de Berlim (na minha opinião, é o melhor lugar para entender toda a história, se emocionar com os depoimentos e ter uma vista completa do muro com as torres de vigilância, grades, cercas eletricas, entre outros), etc.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#murodeberlim #berlinermauer #berlinwall #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem
Edimburgo! 💛💛💛
.
Se quando eu estava no Brasil e precisava atravessar o Atlantico, eu sempre estava por aqui, agora morando em Portugal, eu vou aparecer com muito mais frequência.
.
Como sempre, foi pouco tempo, mas o suficiente pra amenizar a saudade.
.
Melhor presente de aniversário (antecipado) que eu poderia dar a mim mesma. 😁😁😁 (Olha que a conversão não ta nada favorável: 1,00 libra = 5,14 reais 🤯).
.
Em 2020, eeeuu volto! 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙☺️
.
📍Edimburgo, Escócia
.
#castelodeedimburgo #edinburghcastle #edimburgo #edinburgh #escocia #scotland #visitacotland #escocia2029 #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaescocia #viagens #sourbbv #viajar #travel #picoftheday #helloescocia
#tbt Ano passado, exatamente nesse dia, eu chegava em Lisboa para colocar em prática tudo o que havia planejado nos meses anteriores.
.
Para quem tiver interesse em vir para Portugal com o visto D2 (visto de empreendedor), basicamente é necessário seguir os seguintes passos:
- Tirar o NIF (equivalente ao CPF no Brasil), nas Finanças ou na Loja do Cidadão. Precisa ir junto um cidadão português ou um estrangeiro, desde que possua a AR.
- Abrir uma conta pessoal (em pt-pt pessoa singular).
- Arrumar um contador (em pt-pt contabilista).
- Fazer a constituição da empresa no modelo “Empresa na Hora” na Loja do Cidadão (dar inicio na atividade, fazer a ata da empresa, assinar mil coisas, entre outros procedimentos).
- Abrir uma conta pessoa jurídica (pt-pt pessoa coletiva).
** Entre esses procedimentos, sao necessarios alguns dias. Se quiser aproveitar pra passear, é o momento. Eu fui a Rússia e a Escócia , enquanto aguardava ter tudo pronto para a Segurança Social.
- Fazer os procedimentos na Segurança Social.
** Nesse periodo, ja aproveite pra ir fazendo o plano de negócios (necessário para apresentar no Consulado no momento que for solicitar esse tipo de visto).
.
📍Azenhas do Mar, Portugal 🇵🇹
.
#azenhasdomar #oceanoatlantico #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemlisboa #instaviagem #viagemeturismo #cahemportugal #mar #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #amoviajar #viajar #brasileirosemportugal #trabalharemportugal #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal #vistod2 #arportugal #vistod2portugal #vidaemportugal #instaportugal
Parece que foi ontem, mas hoje completa 6 meses desde que cheguei em Portugal. 🇵🇹
.
Eu poderia fazer uma lista (interminável) de tudo que já fiz nesse tempo, mas pensei melhor e resolvi falar sobre o idioma.
.
- Os portugueses atendem ao telemóvel falando “estou”, e nós atendemos o celular falando “oi”.
- Eles falam partilhar e nós falamos compartilhar.
- Eles dizem frigorífico, e nós geladeira.
- Os portugueses vão a casa de banho, os brasileiros vão ao banheiro.
- Eles atravessam a rua na passadeira, e nós na faixa de pedestres.
- Os portugueses compram sandes, gelado e sumo, e nós sanduiche, sorvete e suco.
- Eles tomam chá em uma chávena, nós tomamos chá em uma xícara.
- Eles dizem súshi e nos, sushí.
- Os portugueses são giros (estou fazendo uma moral 😅😅😅), os brasileiros são gatos.
- As portuguesas são fixes, as brasileiras são legais.
- As portuguesas usam cuecas (essa é difícil de acostumar hahaah), e as brasileiras usam calcinhas.
- Os portugueses dizem que fizemos perguntas parvas, e nós dizemos que eles respondem idiotices.
- Os portugueses dizem gajo e rapariga, e nós (no sul do Brasil) guri e guria.
- Eles andam de métro, autocarro, electrico e comboio, e nós de metrô, ônibus, bondinho e trem.
- Aqui as coisas são “sem piada”, no Brasil, as coisas são “sem graça”.
- Em Portugal existem jogadores chamados de guarda-redes e avançados, no Brasil são chamados de goleiros e atacantes.
- Em Portugal eles gritam golo, no Brasil gritamos gol.
- Em Portugal os jogadores usam camisola (ahahah essa tbm é dificil de acostumar), e no Brasil, camisa.
- Eles metem um “gosto” nas fotos do Ig e Facebook, nos colocamos um “curtir”.
.
Com certeza já aprendi muitas outras palavras, mas agora lembrei dessas.
.
Como dá pra perceber nessa listinha que vos (primeira vez que uso essa palavra na vida 🤣🤣🤣 nem sei se estou usando certo) escrevi, a língua portuguesa é igual, mas é diferente. 😅😅
.
Ah! E as despedidas: por email, sempre são com “melhores cumprimentos“, que substitui o famoso “atenciosamente” no Brasil, e por telefone (ainda tambem não me acostumei com essa) eles dizem: “com licença, beijinhos”.
.
Que venham os próximos 6 meses!
🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
.
📍Portugal 🇵🇹
50 tons de verde! 💚
.
Parece que estou sozinha no parque, mas 20 segundos depois passou por aqui um milhão de chineses. 😅😅😅
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #nature #lakes #portugal #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes  #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #brasileirosnacroacia #viagens #travelphotography #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday #euamoviajar #trilhas
Minha primeira viagem depois de me mudar para Portugal é para... Croácia! 🇭🇷😁 Achei uma passagem com preço bom e resolvi comprar de última hora.
.
Esse voo de Lisboa para Zagreb (capital da Croácia) é recente, existe desde abril desse ano. De Zagreb até aqui, o trajeto de ônibus/autocarro é feito em mais ou menos 2 horas.
.
Essa é minha 3x na Croácia, e dessa vez vim conhecer uma das maiores atrações do país: o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice.
.
São 16 lagos e 4 tipos de trilhas, mas eu fiz as trilhas B e C (cor verde). Uma percorre os Lower Lakes e a outra, os Upper Lakes. Nem tudo fiz a pé, existe passeio de barco e ônibus/autocarro que percorrem algumas partes.
.
Dois dias são suficientes para conhecer as principais partes. E sééério, venham no outono. A cada 3 passos uma foto! 🍁🧡
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #nature #lakes #proximaviagem #portugal #lisboa #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #viagens #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday
Contando as Horas