19.03
2011

Oxford

Saindo de Stratford-upon-Avon, seguimos em direção ao último destino do dia: Oxford!!! A cidade de Oxford pertence ao condado de Oxfordshire, nas margens do rio Tâmisa.

Chegando em Oxford

Chegando em Oxford

em Oxford

A cidade ficou conhecida em todo o mundo devido a Universidade de Oxford, que é a mais antiga universidade de língua inglesa no mundo e existe a mais de nove séculos. A universidade é formada por 38 colégios espalhados pela cidade, não existe apenas um único campus, como estamos acostumados a ver na maioria das universidades brasileiras. Cada college tem a sua área e especialidade acadêmica, sendo os mais famosos: New College, Christ Church (única universidade do mundo que tem uma Catedral), Magdalen College, Brasenose e St Hilda (quarta universidade fundada para ser frequentada só por mulheres).

Entrada em um dos Colleges da Universidade de Oxford

Freqüentaram a universidade de Oxford tanto reis, presidentes, primeiros-ministros, escritores e ganhadores do Prêmio Nobel, como Tony Blair, David Cameron, Bill Clinton, Edmund Harley (aqueeele do cometa), Robert Hooke, Lewis Carroll (escreveu Alice no País das Maravilhas) e o escritor irlandês Oscar Wilde.

Radcliffe Square

Visitamos a cidade no dia 26 de dezembro, o Boxing Day (feriado), fomos direto para a Radcliffe Square, onde fica a Radcliffe Camera, é uma das construções mais famosas de Oxford e que também é uma biblioteca e que pertence a Bodley’s Library.

Radcliffe Square

Radcliffe Camera

Radcliffe Camera

Nessa mesma praça fica a Igreja St Mary, que é a igreja “oficial” da Universidade de Oxford. Nesse dia, o sino tocava ininterruptamente como comemoração as festividades de final de ano. Confesso que os primeiros 10 minutos a gente gostou, mas com o passar do tempo aquele sino começou a irritar um pouco!!

St Mary’s Church

uma parte da St Mary’s Church.. indo em direção de Christ Church College

Fomos caminhando pelas ruelas de Oxford até chegar em Christ Church. Devido ao feriado não foi possível visitar, porém caminhamos nos arredores. Christ Church foi o set de filmagem para “Hogwarts” no filme Harry Potter.

Christ Church College

pertence a Christ Church College

Christ Church College era “Hogwarts” no filme Harry Potter

Christ Church College era “Hogwarts” no filme Harry Potter

Outro destaque é a sua arquitetura de estilo gótico, que é possível ver em diversos prédios históricos da cidade, como em casas e nos prédios de alguns colleges que fazem parte da Universidade de Oxford.

A Biblioteca Bodleian é também bastante visitada, pois é a segunda mais importante do país, ficando atrás somente da British Library em Londres. Nela ficam exemplares de TODOS os livros e publicações do Reino Unido, pois em 1911, o Ato Copyright definiu que a Bodley’s Library (como também é conhecida) seria uma das 6 bibliotecas do Reino Unido que guardaria uma copia dos livros com direitos autorais. O nosso guia, Sr John disse que são mais de 5 milhões de exemplares catalogados que estão espalhados por 8 andares, sendo 5 subterrâneos.

Biblioteca Bodleian

Biblioteca Bodleian

É permitida a visita a biblioteca (quando estivemos lá, era feriado e não estava aberta), porém com algumas restrições e como regra, cada visitante deve preencher e assinar uma declaração, onde diz:

I hereby undertake not to remove from the Library, nor to mark, deface, or injure in any way, any volume, document or other object belonging to it or in its custody; not to bring into the Library, or kindle therein, any fire or flame, and not to smoke in the Library; and I promise to obey all rules of the Library”

Andando pela cidade, conseguimos achar um College onde foi possível visitar. Pagamos o valor simbólico de 1,00 libra e tivemos acesso a estrutura de uma típica universidade inglesa!! Visitamos a Brasenose College que foi fundada em 1509 e é uma das mais importantes faculdades de Direito.

Brasenose College

Brasão da Brasenose College

A estrutura da Brasenose é composta: pelo College Bar, três bibliotecas, uma capela e o café da manhã, almoço e janta são servidos no Great Hall.

Capela da Brasenose College

Há regras muito tradicionais e que foram implementadas a mais de séculos e ainda são mantidas por lá, como por exemplo, quem opta por tomar o café da manhã, almoçar e jantar na Universidade. Os horários também foram pré-estabelecidos há séculos e continuam validos até hoje. Para o café da manhã e o almoço, os alunos podem se vestir sem muito rigor, porém para o jantar é preciso respeitar algumas regras de vestuário de acordo com o tipo, jantar formal ou informal.

Great Hall na Brasenose College

Real Brasão de Armas do Reino Unido no Great Hall

Great Hall na Brasenose College

Os jantares acontecem sempre no Great Hall que é formado pelo Informal Hall onde os jantares são realizados todos os dias e no Formal Hall,  com jantares disponíveis somente às terças e sextas, sempre às 19:15 e aos domingos são dois horários: às 18:30 e às 19:30 e é OBRIGATÓRIO o uso  de terno e gravata e da beca acadêmica.

Pátio interno da Brasenose College

Bridge of Sighs em Oxford

Antes de voltar pra Londres, uma última parada: Bridge of Sighs, que foi construída em 1913, entre 2 prédios da Hertford College.

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Inglaterra, Oxford - , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
8 comentários em "Oxford"
  1. Pérola Liege - Curitiba PR   28/04/11 • 18h51

    Bruna, mto legais suas fotos.
    Estou me preparando para ir morar em Stratford-upon-Avon. Estou muito ansiosa!
    Boa sorte pra ti!
    Beijos
    Pérola

  2. bruna   30/04/11 • 01h59

    Oii!!!
    Vc vai adorar a cidade.. bem bonitinha!! Eu adorei!!
    =)

  3. bruunaduarte   15/01/13 • 08h21

    Oieee, to indo para Oxford sábado dia 19! Não vejo a hr!
    Vou ficar 40 dias!! Até fiz um blog para quem qusier acompanhar a minha viagem… dá uma conferida: http://www.brunaduarte.com.br

    Bjs

  4. Bruna   16/01/13 • 13h17

    Ansiedade a mil então?!?!? Boa viagem e aproveite, pq o tempo por lá passa literalmente voando!! Vou acompanhar teu blog! :)

  5. Fabíola Vaz   16/07/13 • 17h37

    Bruna, descobri seu blog agora e esto lendo tudo. Vou passar 1 mês fazendo um curso de inglês em Londres no mês de setembro e quero fazer uns bate e volta. Vi aqui que vc foi para mais de um lugar no mesmo dia. O que você sugere? Estou meio perdida, porque quero tirar um final de semana para conhecer Edinburg. Desde já, agradeço.

    • Bruna Bartolamei   17/07/13 • 02h13

      Oi, Fabíola

      Sim, fui em mais de um lugar no mesmo dia. Não aconselho, por um motivo: nos estavamos com um guia. Então ele sabia onde nos levar e priorizou o que iriamos visitar. Mas se vc for por conta própria (o que te aconselho fortemente), em um dia não tem como fazer tudo isso que fizemos.

      As vezes, dependendo do destino, como por exemplo Windsor (pra visitar o Castelo de Windsor), vc até pode incluir mais algum destino nos arredores. Em setembro o clima ainda está bom e normalmente começa a escurecer por volta das 19:00, então dá pra aproveitar bastante!

      • Fabíola   17/07/13 • 14h19

        Obrigada pela resposta Bruna. Estou lendo tudo no seu blog e acho que ainda vou te aperrear m pouquinho, tá?
        Bjs

        • Bruna Bartolamei   17/07/13 • 16h20

          Fabíola!

          Não tem problema nenhum, se eu souber eu respondo na maior boa vontade! =DD

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
#tbt 2020, nós mal nos conhecemos e não estou gostando nada do que tem acontecido. 😰😰😰
.
2019 precisou de 12 meses pra ser ruinzinho. Já 2020, em apenas 3 meses, chegou metendo os dois pés nas costas. 😰😰😰 Meeedooo dos próximos 9 meses!!! 🤭
.
Se eu soubesse que 2020 seria assim, eu teria viajado o mês de janeiro inteiro pelas Arábias. 🤷🏻‍♀️😅😁
.
Eu sei que ninguém anda muito interessado em consumir dicas de viagens por esses dias, mas já vou deixar registrado aqui para os dias melhores que virão: Doha tem varios museus, mas sem dúvida, os 2 mais visitados, são: o Museu de Arte Islâmica (fotos) e o Museu Nacional do Catar. Se tiver que escolher apenas um pra visitar, eu recomendo o Museu Nacional do Catar, vale cada centavo (até pq, o valor dos bilhetes não são nada baratos). Já o Museu de Arte Islâmica vale mais pelo seu exterior.
.
📍Doha, Catar 🇶🇦
.
#museumofislamicart #doha #catar #qatar #orientemedio #middleeast #ficaemcasa #fiqueemcasa #stayhome #quarentenanaosaoferias #quarentena #quarentine #pandemia #seemydoha #mydoha #dohaqatar #dohainstagram #doha2020 #instadoha #qatar2022 #qatarphoto #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar
Khor Al Abaid 🐪 🌵☀️⛺️
.
Existem diversos tours no deserto: para ver o sol nascer, dia todo (com almoço e algumas atividades), para passar a noite e para ver o por do sol (foi o que escolhi).
.
Água do mar é morninha e eu achei beeem mais salgada que o normal.
.
Nessa foto da pra ver as aguas do mar encontrando as areias do deserto. 💛
.
2 segundos antes dessa foto, enquanto eu me arrumava, esse camelo ousado tentou me dar um beijinho 😂😂😂 Quase morri do coração!! 😅
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
Catar / Qatar 🇶🇦🇶🇦
.
Vim com expectativa altíssima e ainda assim me surpreendi com tudo que vi.
.
Amei a comida. Os árabes são muito de boa (só não da pra tirar foto haha). Quero comprar todos os caquedos que vejo nas lojas, acho tudo lindo. Temperatura sensacional nessa época.
.
Na foto: Deserto de Khor Al Abaid, localizado ao sul de Doha, na fronteira entre o Catar e a Arábia Saudita. É um dos poucos no mundo onde o mar invade as areias do deserto.
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
2019 foi um ano com muitas coisas boas e algumas ruins, mas prefiro lembrar apenas dos melhores momentos. 😅☺️😁
.
Comecei o ano recebendo a notícia de que meu visto para morar em Portugal tinha sido concedido (sem necessidade de entrevista).
.
Coloquei a venda meu apartamento em Curitiba (já foi vendido).
.
Me mudei para Portugal (demorei mais do que o previsto para encontrar um apartamento como eu queria, mas valeu a espera, amo esse bairro onde eu vivo).
.
Estive na Croácia pela 3x (ainda quero ir mais uma).
.
Minha sobrinha nasceu (virei Dinda!!).
.
Voltei pela milésima vez a Escócia (Meu país preferido!!)
.
Voltei a Berlim (dessa vez para ver os mercadinhos de Natal).
.
E terminei o ano passando rapidamente por Londres (eu não queria, fui obrigada hahaha)
.
2019 me deu a oportunidade de viver esses bons momentos, mas sinceramente, não vou sentir saudade!
.
Seja muito bem-vindo 2020 (espero que esse ano seja muito melhor)!
.
Desejo a cada um de vocês um excelente ano de 2020, com muita saúde (o resto a gente sempre da um jeito)!!
.
🎊🥂🍾✈️💐💞
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#felizanonovo #feliz2020 #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #woman #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instagramcml #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lookdodia #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #lisboa_pt
Em 2019, em meu primeiro ano de volta a morar na Europa, escolhi ir a Alemanha, mais precisamente Berlim, para conhecer os Mercados de Natal. 🎅🏼🎄❤️
.
Existem muitos espalhados por toda a cidade, mas fui apenas nos 3 principais:
1) Na Gendarmenmarkt (fotos 1, 2 e 3): o foco são as comidas e bebidas típicas dessa época, como fui lá pra isso 😆(#gordices), esse foi meu preferido, fui 2 dias. É o unico que precisa comprar ticket, o valor é simbólico, 1,00 euro.
2) Na Alexanderplatz (fotos 4, 5 e 6): tbm gostei bastante desse, mas além das comidas/bebidas, achei que o foco é mais para diversão (tem pista de patinação, roda gigante, carrossel, trenzinho, entre outros brinquedos). Entrada gratuita.
3) Na Potsdamer Platz (fotos 7 e 8): esse foi o que menos gostei, tanto que nem quis ficar até anoitecer. Tem um pouco de tudo (comidas, brinquedos, artesanatos), mas achei muito simples, sem charme. Entrada gratuita.
.
Alguém sugere outro destino na Europa para 2020? 🥨🌭🍷🍻🥜😁
.
📍Berlim, 🇩🇪
.
#christmas #xmas #mercadosdenatal #mercadosdenatalalemanha #christmasmarket #christmasmarkets #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #gendarmenmarkt #potsdamerplatz #alexanderplatz #natalnaeuropa #natalnaalemanha
O memorial do Holocausto presta homenagem aos mais de 6 milhões de judeus que perderam suas vidas durante a Segunda Guerra Mundial.
.
São 2.711 blocos de concreto de tamanhos e alturas variadas, organizados em fileiras, lembrando muito um cemitério.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #tbt #memorialdoholocausto
Contando as Horas