19.03
2011

Oxford

Saindo de Stratford-upon-Avon, seguimos em direção ao último destino do dia: Oxford!!! A cidade de Oxford pertence ao condado de Oxfordshire, nas margens do rio Tâmisa.

Chegando em Oxford

em Oxford

A cidade ficou conhecida em todo o mundo devido a Universidade de Oxford, que é a mais antiga universidade de língua inglesa no mundo e existe a mais de nove séculos. A universidade é formada por 38 colégios espalhados pela cidade, não existe apenas um único campus, como estamos acostumados a ver na maioria das universidades brasileiras. Cada college tem a sua área e especialidade acadêmica, sendo os mais famosos: New College, Christ Church (única universidade do mundo que tem uma Catedral), Magdalen College, Brasenose e St Hilda (quarta universidade fundada para ser frequentada só por mulheres).

Entrada em um dos Colleges da Universidade de Oxford

Freqüentaram a universidade de Oxford tanto reis, presidentes, primeiros-ministros, escritores e ganhadores do Prêmio Nobel, como Tony Blair, David Cameron, Bill Clinton, Edmund Harley (aqueeele do cometa), Robert Hooke, Lewis Carroll (escreveu Alice no País das Maravilhas) e o escritor irlandês Oscar Wilde.

Radcliffe Square

Visitamos a cidade no dia 26 de dezembro, o Boxing Day (feriado), fomos direto para a Radcliffe Square, onde fica a Radcliffe Camera, é uma das construções mais famosas de Oxford e que também é uma biblioteca e que pertence a Bodley’s Library.

Radcliffe Camera

Nessa mesma praça fica a Igreja St Mary, que é a igreja “oficial” da Universidade de Oxford. Nesse dia, o sino tocava ininterruptamente como comemoração as festividades de final de ano. Confesso que os primeiros 10 minutos a gente gostou, mas com o passar do tempo aquele sino começou a irritar um pouco!!

St Mary’s Church

uma parte da St Mary’s Church.. indo em direção de Christ Church College

Fomos caminhando pelas ruelas de Oxford até chegar em Christ Church. Devido ao feriado não foi possível visitar, porém caminhamos nos arredores. Christ Church foi o set de filmagem para “Hogwarts” no filme Harry Potter.

Christ Church College

pertence a Christ Church College

Christ Church College era “Hogwarts” no filme Harry Potter

Outro destaque é a sua arquitetura de estilo gótico, que é possível ver em diversos prédios históricos da cidade, como em casas e nos prédios de alguns colleges que fazem parte da Universidade de Oxford.

A Biblioteca Bodleian é também bastante visitada, pois é a segunda mais importante do país, ficando atrás somente da British Library em Londres. Nela ficam exemplares de TODOS os livros e publicações do Reino Unido, pois em 1911, o Ato Copyright definiu que a Bodley’s Library (como também é conhecida) seria uma das 6 bibliotecas do Reino Unido que guardaria uma copia dos livros com direitos autorais. O nosso guia, Sr John disse que são mais de 5 milhões de exemplares catalogados que estão espalhados por 8 andares, sendo 5 subterrâneos.

Biblioteca Bodleian

É permitida a visita a biblioteca (quando estivemos lá, era feriado e não estava aberta), porém com algumas restrições e como regra, cada visitante deve preencher e assinar uma declaração, onde diz:

I hereby undertake not to remove from the Library, nor to mark, deface, or injure in any way, any volume, document or other object belonging to it or in its custody; not to bring into the Library, or kindle therein, any fire or flame, and not to smoke in the Library; and I promise to obey all rules of the Library”

Andando pela cidade, conseguimos achar um College onde foi possível visitar. Pagamos o valor simbólico de 1,00 libra e tivemos acesso a estrutura de uma típica universidade inglesa!! Visitamos a Brasenose College que foi fundada em 1509 e é uma das mais importantes faculdades de Direito.

Brasenose College

Brasão da Brasenose College

A estrutura da Brasenose é composta: pelo College Bar, três bibliotecas, uma capela e o café da manhã, almoço e janta são servidos no Great Hall.

Capela da Brasenose College

Há regras muito tradicionais e que foram implementadas a mais de séculos e ainda são mantidas por lá, como por exemplo, quem opta por tomar o café da manhã, almoçar e jantar na Universidade. Os horários também foram pré-estabelecidos há séculos e continuam validos até hoje. Para o café da manhã e o almoço, os alunos podem se vestir sem muito rigor, porém para o jantar é preciso respeitar algumas regras de vestuário de acordo com o tipo, jantar formal ou informal.

Great Hall na Brasenose College

Real Brasão de Armas do Reino Unido no Great Hall

Os jantares acontecem sempre no Great Hall que é formado pelo Informal Hall onde os jantares são realizados todos os dias e no Formal Hall,  com jantares disponíveis somente às terças e sextas, sempre às 19:15 e aos domingos são dois horários: às 18:30 e às 19:30 e é OBRIGATÓRIO o uso  de terno e gravata e da beca acadêmica.

Pátio interno da Brasenose College

Bridge of Sighs em Oxford

Antes de voltar pra Londres, uma última parada: Bridge of Sighs, que foi construída em 1913, entre 2 prédios da Hertford College.

Bruna Bartolamei
Siga-me

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Postado em Inglaterra, Oxford
Booking.com
  1. Pérola Liege - Curitiba PR 28/04/2011 | 18:51

Bruna, mto legais suas fotos.
    Estou me preparando para ir morar em Stratford-upon-Avon. Estou muito ansiosa!
    Boa sorte pra ti!
    Beijos
    Pérola

2. bruna 30/04/2011 | 01:59

Oii!!!
    Vc vai adorar a cidade.. bem bonitinha!! Eu adorei!!
    =)

3. bruunaduarte 15/01/2013 | 08:21

Oieee, to indo para Oxford sábado dia 19! Não vejo a hr!
    Vou ficar 40 dias!! Até fiz um blog para quem qusier acompanhar a minha viagem… dá uma conferida: http://www.brunaduarte.com.br

Bjs

4. Bruna 16/01/2013 | 13:17

Ansiedade a mil então?!?!? Boa viagem e aproveite, pq o tempo por lá passa literalmente voando!! Vou acompanhar teu blog! :)

5. Fabíola Vaz 16/07/2013 | 17:37

Bruna, descobri seu blog agora e esto lendo tudo. Vou passar 1 mês fazendo um curso de inglês em Londres no mês de setembro e quero fazer uns bate e volta. Vi aqui que vc foi para mais de um lugar no mesmo dia. O que você sugere? Estou meio perdida, porque quero tirar um final de semana para conhecer Edinburg. Desde já, agradeço.

• Bruna Bartolamei 17/07/2013 | 02:13

Oi, Fabíola

Sim, fui em mais de um lugar no mesmo dia. Não aconselho, por um motivo: nos estavamos com um guia. Então ele sabia onde nos levar e priorizou o que iriamos visitar. Mas se vc for por conta própria (o que te aconselho fortemente), em um dia não tem como fazer tudo isso que fizemos.

As vezes, dependendo do destino, como por exemplo Windsor (pra visitar o Castelo de Windsor), vc até pode incluir mais algum destino nos arredores. Em setembro o clima ainda está bom e normalmente começa a escurecer por volta das 19:00, então dá pra aproveitar bastante!

• Fabíola 17/07/2013 | 14:19

Obrigada pela resposta Bruna. Estou lendo tudo no seu blog e acho que ainda vou te aperrear m pouquinho, tá?
        Bjs

• Bruna Bartolamei 17/07/2013 | 16:20

Fabíola!

Não tem problema nenhum, se eu souber eu respondo na maior boa vontade! =DD

Deixe o seu comentário...