26.03
2011

Horário de verão no Reino Unido

Horário de verão é um assunto meio polêmico no Brasil, pois a maioria das pessoas detestam essa idéia. Já eu (que quase sempre sou do contra), adoro! Não vejo nada demais. Não tenho (e nunca tive) a menor dificuldade em me acostumar.

Então quando vim morar aqui na Escócia, não imaginava que também existiria horário de verão. Achei que era uma coisa que só acontecia no Brasil, nem sei pq.

O UK Daylight Saving Time (também chamado de British Summer Time) ou o famoso Horário de Verão, vai começar nessa madrugada do dia 27 de março de 2011, em todo o Reino Unido. Com isso, todos os relógios devem ser adiantados em uma hora. Isso se repete ano após ano, desde a Primeira Guerra Mundial, que foi quando o UK resolveu adorar o horário de verão.

Foto retirada do Wikipédia

Foto retirada do Wikipédia

Como eu sou um pouco curiosa, eu decidi fazer uma pesquisa pra saber onde essa história toda começou. E vejam que interessante… 

A idéia de adiantar o relógio em uma hora para aproveitar melhor as horas de sol aconteceu a muuuito tempo atrás, por volta do ano de 1784, pelo político norte-americano Benjamin Franklin, já que naquela época não existia luz elétrica. Ele sugeriu isso, pois segundo seus cálculos, os moradores utilizavam sem necessidade aproximadamente 127 milhões de velas por ano e assim, seriam economizadas muita cera de vela. Inspirado nessa ideia, anos mais tarde em 1907, o inglês William Willett, da Sociedade Astronômica Real tentou colocar em prática novamente, mas dessa fez com o argumento de que haveria economia de luz, porém a sociedade britânica decidiu não adotar.

Ele foi persistente e ainda em 1907 lançou um panfleto intitulado “Waste of Daylight” (Desperdício de Luz), onde ele propôs avançar os relógios em 20 minutos nos domingos do mês de abril e atrasar a mesma quantidade nos domingos de setembro. As polêmicas surgiram ali mesmo, especialmente entre os fazendeiros, que tinham que acordar com o sol não importava a hora que os relógios marcassem. Infelizmente, Willett não viveu o suficiente para ver sua ideia colocada em prática.

O primeiro país a adotar o horário de verão foi a Alemanha em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, e logo em seguida, a Inglaterra. Desde então vários países adotam o horário de verão e o principal foco é apenas a economia de luz.

Assim, as datas já estão definidas tanto para esse ano quanto para os próximos anos:

Retirado do site www.fotoanddate.com

Retirado do site www.fotoanddate.com

A última mudança na lei que regulamenta o horário de verão aconteceu em 2002 e ficou conhecida como “Summer Time Order 2002”, que define:

“… o período começa à 1:00 p.m horário de Greenwich Mean Time, no último domingo do mês de Março e termina a 1:00 pm, Greenwich Mean Time, do último domingo de Outubro”.

Assim, a diferença de horário entre o Brasil e o Reino Unido, basicamente vão ser assim sempre:

– do ultimo final de semana de outubro até o ultimo final de semana de março: a diferença é de apenas 2 horas, ou seja, quando o Brasil já estiver adotado o horário de verão e o Reino Unido tiver saído do horário de verão, a diferença vai ser de 2 horas;

– restante do ano, a diferença de horário vai ser de 4 horas, ou seja, quando o Brasil tiver saído do horário de verão e o Reino Unido não estiver com o horário de verão também essa diferença fica em 4 horas.

Obs.: Quem quiser saber que horas é agora no Reino Unido, é só clicar aqui. **

** Precisando de hotel no Reino Unido? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre a Inglaterra

Todos os posts sobre a Irlanda do Norte

Todos os posts sobre País de Gales

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Dicas de Viagem, Escócia, Inglaterra, Irlanda do Norte, País de Gales
Booking.com
Deixe o seu comentário...