28.03
2011

Greenwich

Greenwich está localizado ao sul de Londres. Muitos consideram como um “bairro” da cidade e alguns consideram outra cidade. Deixando essa discussão de lado, o lugar é muito visitado, pois é lá onde fica o Observatório Real de Greenwich, por onde passa o Prime Meridian, que foi estabelecido por Sir George Biddell Airy em 1851 e divide o Planeta Terra em ocidente e oriente com a sua longitude definida em 0º 0′ 0″.

Com um pé no Oriente e outro no Ocidente

O primeiro meridiano do mundo, dividindo a Terra em Oriente e Ocidente

Passei a minha vida toda no Ocidente, pelos menos 2 minutos (pra foto) no Oriente, né?!?!

Esse meridiano serve para calcular distâncias em longitudes e definir os fusos horários (cada fuso horário corresponde a uma faixa de 15 graus) e passa por sete países que pertencem a dois continentes, a Europa e a África. A hora de Greenwich é conhecida por Greenwich Mean Time (GTM), e é justamente o GTM que define os horários de todos os países do mundo.

Royal Observatory

E pq o lugar escolhido foi Greenwich?? Segundo relatos, houve duas razões: a primeira é que os EUA já tinham escolhido Greenwich como base para o seu sistema de tempo e a segunda razão é que ainda no final do século 19, aproximadamente 72% do comércio mundial já utilizava e dependia desse sistema que estava pré-definido em Greenwich. Mas a decisão final aconteceu em Washington D.C com a criação 1884 International Convention e foi baseada no simples argumento de que a nomeação de Greenwich como longitude 0° seria vantajoso para a maioria das pessoas naquela época.

Mapa de Greenwich

Em 1997 o conjunto histórico de Greenwich foi considerado patrimônio da Humanidade pela Unesco!!!

Royal Observatory

As principais atrações de Greenwich ficam no Greenwich Park que é o mais antigo dos Parques Reais de Londres. Nele ficam vários prédios históricos como Old Royal Observatory, Royal Naval College, National Maritime Museum e a Queen’s House. E nas próximidades fica o veleiro Cutty Sark Clipper.

National Maritime Museum e a Queen’s House

Era um lugar ocupado desde a época romana.. porém a história que o tranforma em Parque Real está ligada ao Duke of Goucester, irmão de Henry V, que herdou o lugar. Assim, Greenwich foi o lugar de nascimento do Rei Henry VIII e de suas duas filhas as Rainhas Mary I e Elizabeth I. Por volta de 1600, o Rei James I deu o parque e o palácio (Queen’s House) como presente a sua esposa, a Rainha Anne.

O2 Arena

Somente no reinado de Charles II que no parque foi fundada a Royal Society em 1661. Sir Christopher Wren (o mesmo que construiu a Catedral de St Paul) foi o encarregado de construir o edifício para onde seria transferido o Royal Observatory (antes ficava na Torre Branca, parte da Torre de Londres) para lá.

No parque há uma estátua do General Wolfe, foi ele quem comandou as forças britânicas em Quebec contras a invasão das forças francesas. Como ele era um morador de Greenwich, ele foi homenageado em 1930 com essa estátua, onde diz: “This monument, a gift of the Canadian people, was unveiled by the Marquis de Montcalm”.

General Wolfe

A Flamsteed House foi construído para ser primeiramente a casa do astrônomo John Flamsteed. Atualmente é o escritório central de pesquisas do meridiano de Greenwich que foi fundado em 1675. Foi onde trabalharam grandes astrônomos como John Flamsteed e Edmond Halley (o do cometa). No museu há uma enorme coleção de tudo relacionado ao tempo, astronomia e navegação. Tem estátuas dos dois primeiros astrônomos que receberam o titulo de Astrônomo Real Britânico.

Estátua de Edmond Halley que descobriu o primeiro cometa periódico

Além disso, há inúmeros relógios e cronômetros expostos, entre eles, os mais famosos cronômetros desenvolvidos por John Harrison. John Harrison foi um relojoeiro inglês que inventou e construiu o primeiro relógio marítimo de alta precisão que permitia determinar a longitude durante as viagens de longa distância. E é onde fica o Prime Meridian que é a primeira linha que divide a Terra longitudinalmente em leste (east) e oeste (west).

O primeiro meridiano de Greenwich

O primeiro meridiano

O primeiro meridiano do mundo

O Royal Greenwich Observatory fica no edifício chamado de Meridian Building, que na verdade são 3 edifícios. Um deles tem um domo, o outro tem seu topo achatado e finalmente no maior de todos é onde fica o Time Ball, que fica no telhado e se tornou o primeiro sinal para que as pessoas soubessem de fato as horas.

The Royal Greenwich Observatory

Sistema da bola

The Royal Greenwich Observatory

O sistema da Bola funciona assim: quando falta 5 minutos para a 1:00 pm a bola vai até a metade do mastro e chega até o topo quando são exatamente 1:00 p.m. Essa bola vermelha podia ser vista claramente do rio e assim os navegadores podiam acertar seus relógios!!

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Atrações turísticas, Greenwich, Inglaterra, Londres - , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
4 comentários em "Greenwich"
  1. eduardo Fleck   30/03/11 • 08h08

    Esse parque foi um dos lugares mais bonitos que eu já visitei.
    Tem uma pequena praça do outro lado do rio que da acesso ao parque por um túnel que passa debaixo do rio, muito legal.
    Não sei se é o acesso “padrão”, mas é legal. Do outro lado da pra sentar e ver todo o parque… Bem bonito

  2. bruna   30/03/11 • 09h58

    Olha, a gente tbm passou por um túnel para ir lá, mas não posso afirmar se é um túnel que atravessa o tamisa ou se já era um pequeno túnel em um dos lados do rio.

    Realmente, o lugar é super bonito!! Isso que no dia que fomos estava nublado e muuuuito frio, fico imaginando no verão e com sol…

    =)

  3. Leticia   20/11/16 • 15h43

    Oi Bruna,
    partindo do centro de Londres, como é a melhor forma de chegar a Greenwich.
    Eu tinha pensado em pegar o Thames Clippers, mas eu achei uma informação que ele não opera no inverno e vamos em Janeiro/2017, fora que em alguns sites dizem que funciona a partir das 10h.
    Estou com dúvida como ir de metro + trem.
    Como seria a melhor rota?

    • Contando as Horas   22/11/16 • 19h15

      Oi, Leticia

      De metro + DLR.

      Ah é? O Thames Clippers não opera no inverno? Eu já andei nesse barco, mas acho que era no verão ou outono, não lembro ao certo. Ainda nem escrevi sobre isso aqui no blog!

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Esse ano Berlim comemora 30 anos (e um mês 😅) da queda do Muro de Berlim.
.
Devido a um mal entendido, na noite do dia 09 de novembro de 1989 o muro começou a ser derrubado.
.
Onde é possível ver parte do que restou: East Side Gallery (foto), Potsdamer Platz, Checkpoint Charlie, Topografia do Terror, Memorial do Muro de Berlim (na minha opinião, é o melhor lugar para entender toda a história, se emocionar com os depoimentos e ter uma vista completa do muro com as torres de vigilância, grades, cercas eletricas, entre outros), etc.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#murodeberlim #berlinermauer #berlinwall #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem
Edimburgo! 💛💛💛
.
Se quando eu estava no Brasil e precisava atravessar o Atlantico, eu sempre estava por aqui, agora morando em Portugal, eu vou aparecer com muito mais frequência.
.
Como sempre, foi pouco tempo, mas o suficiente pra amenizar a saudade.
.
Melhor presente de aniversário (antecipado) que eu poderia dar a mim mesma. 😁😁😁 (Olha que a conversão não ta nada favorável: 1,00 libra = 5,14 reais 🤯).
.
Em 2020, eeeuu volto! 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙☺️
.
📍Edimburgo, Escócia
.
#castelodeedimburgo #edinburghcastle #edimburgo #edinburgh #escocia #scotland #visitacotland #escocia2029 #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaescocia #viagens #sourbbv #viajar #travel #picoftheday #helloescocia
#tbt Ano passado, exatamente nesse dia, eu chegava em Lisboa para colocar em prática tudo o que havia planejado nos meses anteriores.
.
Para quem tiver interesse em vir para Portugal com o visto D2 (visto de empreendedor), basicamente é necessário seguir os seguintes passos:
- Tirar o NIF (equivalente ao CPF no Brasil), nas Finanças ou na Loja do Cidadão. Precisa ir junto um cidadão português ou um estrangeiro, desde que possua a AR.
- Abrir uma conta pessoal (em pt-pt pessoa singular).
- Arrumar um contador (em pt-pt contabilista).
- Fazer a constituição da empresa no modelo “Empresa na Hora” na Loja do Cidadão (dar inicio na atividade, fazer a ata da empresa, assinar mil coisas, entre outros procedimentos).
- Abrir uma conta pessoa jurídica (pt-pt pessoa coletiva).
** Entre esses procedimentos, sao necessarios alguns dias. Se quiser aproveitar pra passear, é o momento. Eu fui a Rússia e a Escócia , enquanto aguardava ter tudo pronto para a Segurança Social.
- Fazer os procedimentos na Segurança Social.
** Nesse periodo, ja aproveite pra ir fazendo o plano de negócios (necessário para apresentar no Consulado no momento que for solicitar esse tipo de visto).
.
📍Azenhas do Mar, Portugal 🇵🇹
.
#azenhasdomar #oceanoatlantico #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemlisboa #instaviagem #viagemeturismo #cahemportugal #mar #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #amoviajar #viajar #brasileirosemportugal #trabalharemportugal #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal #vistod2 #arportugal #vistod2portugal #vidaemportugal #instaportugal
Parece que foi ontem, mas hoje completa 6 meses desde que cheguei em Portugal. 🇵🇹
.
Eu poderia fazer uma lista (interminável) de tudo que já fiz nesse tempo, mas pensei melhor e resolvi falar sobre o idioma.
.
- Os portugueses atendem ao telemóvel falando “estou”, e nós atendemos o celular falando “oi”.
- Eles falam partilhar e nós falamos compartilhar.
- Eles dizem frigorífico, e nós geladeira.
- Os portugueses vão a casa de banho, os brasileiros vão ao banheiro.
- Eles atravessam a rua na passadeira, e nós na faixa de pedestres.
- Os portugueses compram sandes, gelado e sumo, e nós sanduiche, sorvete e suco.
- Eles tomam chá em uma chávena, nós tomamos chá em uma xícara.
- Eles dizem súshi e nos, sushí.
- Os portugueses são giros (estou fazendo uma moral 😅😅😅), os brasileiros são gatos.
- As portuguesas são fixes, as brasileiras são legais.
- As portuguesas usam cuecas (essa é difícil de acostumar hahaah), e as brasileiras usam calcinhas.
- Os portugueses dizem que fizemos perguntas parvas, e nós dizemos que eles respondem idiotices.
- Os portugueses dizem gajo e rapariga, e nós (no sul do Brasil) guri e guria.
- Eles andam de métro, autocarro, electrico e comboio, e nós de metrô, ônibus, bondinho e trem.
- Aqui as coisas são “sem piada”, no Brasil, as coisas são “sem graça”.
- Em Portugal existem jogadores chamados de guarda-redes e avançados, no Brasil são chamados de goleiros e atacantes.
- Em Portugal eles gritam golo, no Brasil gritamos gol.
- Em Portugal os jogadores usam camisola (ahahah essa tbm é dificil de acostumar), e no Brasil, camisa.
- Eles metem um “gosto” nas fotos do Ig e Facebook, nos colocamos um “curtir”.
.
Com certeza já aprendi muitas outras palavras, mas agora lembrei dessas.
.
Como dá pra perceber nessa listinha que vos (primeira vez que uso essa palavra na vida 🤣🤣🤣 nem sei se estou usando certo) escrevi, a língua portuguesa é igual, mas é diferente. 😅😅
.
Ah! E as despedidas: por email, sempre são com “melhores cumprimentos“, que substitui o famoso “atenciosamente” no Brasil, e por telefone (ainda tambem não me acostumei com essa) eles dizem: “com licença, beijinhos”.
.
Que venham os próximos 6 meses!
🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
.
📍Portugal 🇵🇹
50 tons de verde! 💚
.
Parece que estou sozinha no parque, mas 20 segundos depois passou por aqui um milhão de chineses. 😅😅😅
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #nature #lakes #portugal #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes  #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #brasileirosnacroacia #viagens #travelphotography #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday #euamoviajar #trilhas
Minha primeira viagem depois de me mudar para Portugal é para... Croácia! 🇭🇷😁 Achei uma passagem com preço bom e resolvi comprar de última hora.
.
Esse voo de Lisboa para Zagreb (capital da Croácia) é recente, existe desde abril desse ano. De Zagreb até aqui, o trajeto de ônibus/autocarro é feito em mais ou menos 2 horas.
.
Essa é minha 3x na Croácia, e dessa vez vim conhecer uma das maiores atrações do país: o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice.
.
São 16 lagos e 4 tipos de trilhas, mas eu fiz as trilhas B e C (cor verde). Uma percorre os Lower Lakes e a outra, os Upper Lakes. Nem tudo fiz a pé, existe passeio de barco e ônibus/autocarro que percorrem algumas partes.
.
Dois dias são suficientes para conhecer as principais partes. E sééério, venham no outono. A cada 3 passos uma foto! 🍁🧡
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #nature #lakes #proximaviagem #portugal #lisboa #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #viagens #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday
Contando as Horas