12.04
2011

Aeroporto de Edimburgo

O Aeroporto Internacional de Edimburgo (IATA: EDI) fica a 9 km a oeste da cidade e é um dos principais aeroportos da Escócia.

O aeroporto tem apenas um terminal e é muito simples se locomover por lá. No piso inferior ficam: no lado esquerdo o desembarque internacional, no centro o check-in e no lado direito o desembarque para vôos domésticos. Já o embarque é feito no piso superior e é onde também estão o controle de passaporte e de segurança.

Check-in

Desembarque doméstico

Os meios de transportes disponíveis para ter acesso ao aeroporto, além do táxi são os ônibus. O ônibus que faz especialmente a linha entre o aeroporto e o centro da cidade se chama Airlink linha 100.

Todas as rotas de ônibus que partem do Aeroporto de Edimburgo, tanto pro centro da cidade como pra toda região

Mas existem outros ônibus que também fazem esse trajeto, da empresa Lothian Buses, que são as linhas comuns e tem mais paradas. Existem duas linhas: a linha 35 e o Night Bus, linha N22 (para partidas após as 00:30). São aproximadamente 20 minutos de carro ou táxi e  de 30 a 40 minutos se o trajeto for de ônibus entre o centro da cidade até o aeroporto.

Mapa com todos os voos que partem de Edimburgo

Se for de carro, há 2 tipos de estacionamento: Long Stay Parking e Short Stay Parking, sendo o Short Stay mais próximo do terminal. Há ainda o Fast Track Parking que é utilizado somente para desembarque rápido, não podendo deixar o carro estacionado.

Seguindo esse corredor.. lá no fundo ficam os táxis!

Para pegar um táxi, é necessário sair do aeroporto, sentido onde fica o ponto do ônibus Airlink e seguir o trajeto até o final. Lá no fundo estão os táxis disponíveis. O valor aproximado, de táxi, até a Princes St é de 18,00 a 20,00 libras.

Esquema de lojas e restaurantes no setor de embarque do Aeroporto de Edimburgo (2 piso)

Próximo ao aeroporto existe muitas redes de hotéis como Hilton, Marriott, Holiday Inn, Quality Hotel e Premier Inne geralmente os preços são bem mais agradáveis.

** Precisando de hotel em Edimburgo? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre as Highlands

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Aeroporto, Edimburgo, Escócia, Transporte público
Booking.com
  1. joao 02/09/2011 | 18:45

    oi…precisava que me ajudasse eu vou para a escocia mas nao vou alugar nenhum carro…e gostaria de saber se e muito complicado apanhar um transporte publico do aeroporto ate um paraque de campismo de em higland….pode ajudar-me?

  2. Bruna 04/09/2011 | 00:36

    Ola!! É bem tranquilo.. Acredito que o jeito mais facil é pegar o Airlink, onibus que liga o aeroporto ate o Centro da cidade. Ele para nas duas estaçoes de trem de Edimburgo, a Haymarket e a Waverley. De qqer uma dessas estaçoes tem trem direto pra Inverness.. Que é a maior cidade das Highlands!

  3. Erika Campana 06/06/2012 | 18:45

    Olá, estarei em Edimburgo este ano e o site tem dicas super legais, valeu!

  4. Denis 11/07/2012 | 10:59

    Olá bruna!!! Estou na ingletarrea até setembro como turista. Estou pensando em ir passar um final de semana aí na Escocia de Londres pra edimburgo tem controle de passaporte?

    • Bruna 11/07/2012 | 12:58

      Oi Denis!!
      Não, quando o voo é interno entre os paises que fazerm parte do Reino Unido não tem imigração. É como se vc viajasse aqui no Brasil entre estados, passa pela segurança e tal, mas na hora do desembarque na Escócia, ja entra direto.

      • Denis 11/07/2012 | 13:04

        Que massa!!! Fico feliz e jáprogramando a ida a escocia!! Que estou aqui pela minha esposa esta fazendo pos. Estamos desde outubro ano passsado. Só que fomos a Paris e no controle de imigração na volta esqueci da passagem de voltar ao Brasil. Tive a entrada recusada agora retornei e estou aqui nvamente só que Londres dois dias de passeio já era né. E estou querendo viajar novamente porém sem energia de enfrentar imigração novamente. Abração e muito obrigado pela dica.
        Abração mesmo que enfrentei uma bateria de perguntas tanto na entranda da frança pra Londres onde tive a entrada recusada quando essa que fiz a pouco do Brasil pra cá.

  5. Denis 11/07/2012 | 13:06

    Sim Bruna, outra pergunta ja que não tem controle não é necessario levar todos os documentos que trousse pra entrar na inglaterra né? Só passaporte? Desculpa as perguntas mas fico nervoso geral. pretendo ir de trem ou mesmo de onibus

    • Bruna 12/07/2012 | 13:38

      Oi Denis!
      Olha, teoricamente não precisa, mas eu sempre andava com a minha pastinha de documentos quando estava fora de Edimburgo. Vc quem decide!

  6. guilherme 05/11/2012 | 13:40

    Oi Bruna, tudo bem?
    Me tira uma dúvida. Estamos em dúvida se pegamos trem ou avião para ir de Edimburgo para Londres. O trem é mais caro que o avião (trem para duas pessoas = 199 libras e avião para duas pessoas = 114 euros). Qual companhia low cost é melhor, MENOS apertado, a Easyjet ou a British? Conheço a Rynair, que é uma lata de sardinha. Na última viagem que fizemos, fomos de Bruxelas para o Porto pela Rynair e das 2 horas de duração, 1:40h fui em pé, pois o assento era MUITO estreito (eu sou magro. ahahahaahhaa).
    Obrigado mais uma vez.

  7. Bruna 05/11/2012 | 20:09

    Oi Guilherme,

    Eu ja voei tanto com a British quanto com a Easyjet e gosto bastante das duas. Nunca voei de Ryanair por exemplo, mas a Easyjet eu achei bem tranquila, pelo menos pra mim que tenho apenas 1,67 de altura. Hehehe

    Ja a British é uma cia aerea tradicional, tudo normal. Geralmente qdo compradas as passagens com uma boa antecedencia, a British tem preços de 35,00 a 40,00 libras o trecho/ pessoa no trajeto EDI – LON.

    • Guilherme 05/11/2012 | 21:39

      Oi Bruna.

      Acho que vamos pela British, então. £107 por duas pessoas, vale a pena. Se a viagem levasse menos de 4 horas, o trem seria excelente pela paisagem (pelo menos eu acho), mas 5h e 30 é muito tempo para quem tem pouco tempo.
      Obrigado pelas dicas mais uma vez.

      • Bruna 07/11/2012 | 19:54

        Oi Guilherme,

        Se vc tem pouco tempo disponivel é melhor mesmo tentar ir de avião. :)

  8. alessandra 04/01/2013 | 17:32

    Olá…pretendo pegar um voo as 6 hrs da manha e não sei como devo proceder.Taxi esta hora deve ser carissimo! hostel por perto tambem.Como fazer?? tem como me dar uma luz?? grat
    alessandra

  9. fernanda 09/01/2013 | 14:02

    Adorei o seu site estou indo para edimburgo em março mas estou com algumas duvidas poderia me ajudar ? primeiro estou com muito medo da imigração gostaria de saber o que eu deveria levar quais documentaçoes necessarias? eu so vou passar 21 dias lá meu namorado vai me mandar a carta entao gostaria de saber se o plano de saude internacional e necessario? quanto eu devo levar em libras ? e eu levando o dinheiro e necessario o cartao de credito internacional ?na imigração vao me pedir algum documento que me mostre que eu tenho vinculo com o Brasil ? por que eu nao trabalho e nem estudo , ou a minha passagem de volta para o brasil ja e suficiente para eles saber que nao tenho inteção de ficar no páis deles ? desculpa tanta pergunta e por que e a primeira vez que saio do brasil e ja ouvir muitas histótias

    • Bruna 09/01/2013 | 15:54

      Oi Fernanda,

      Eu escrevi um post sobre a minha experiência com a imigração em Londres.. não sei se vc já viu?!?!?
      http://contandoashoras.com/2012/05/31/intercambio-os-interminaveis-5-minutos-na-imigracao-em-londres/

      Olha, o plano de saúde é necessário sim. Eles podem ou não pedir na imigração. Mas o que vc deve levar em consideração nem é o fato de ser solicitado ou nao na imigração, e sim, se realmente acontecer alguma coisa com vc, que vc precise de atedimento médico ou receita de remedios. Pq se caso vc precise, conseguiu consulta ou fazer qqer exame particular, custa uma verdadeira fortuna. O plano de saude sai mais barato do que arriscar!

      A questão do dinheiro é relativa, pq vai depender do q vc vai fazer por lá, se vc vai jantar fora, se vai comprar tickets para museus, shows, como vc vai se locomover, enfim, uma serie de fatores interferem nesse sentido. Mas eu acho q com umas 300,00 a 400,00 libras pra um mês dá pra sobreviver tranquilamente.

      A imigração é uma loteria, podem te pedir tudo, como podem te pedir 2 ou 3 coisinhas, como podem nao te pedir nada! Não tenho como te dar uma resposta sobre isso. Mas leve tudo o que tu puder comprovar que não tem intenção de ficar lá! Geralmente a passagem ajuda, mas se eles suspeitarem de algo, pode não adiantar em nada ter só a passagem de volta em mãos!

  10. fernanda 10/01/2013 | 11:09

    eu estou acompanhado cadas post seu confesso que estou quase desetindo da minha viagen por causa do medo da imigração ;( eu so vou passar 21 dias a quantia do dinheiro eu so quero uma quantia que seja necessaria para eu passar pela a imigração , ja que meu namorado vai arca com toda dispesas minha lá, em questão o plano de suade eu gostaria de sabe se posso comprar um so pelo os 21 dias que eu ficar lá? e qual seria o plano que voce me indicaria ? outra coisa que esta tirando meu sono e o cartao de credito internaciona eles vao me pedir mesmo eu com a carta e o dinheiro na mao ? onde faço esse cartao ? eu quero levar 1000 libras voce acha o suficiente ?

    • Bruna 11/01/2013 | 02:35

      Oi Fernanda,

      Também não quero te assustar, só estou te falando a real. Como te disse, a imigração é uma loteria, mas acredito que não seja o caso de vc desistir, principalmente pq vc não tem intenção de ficar lá.

      Quanto ao plano de saúde, vc solicita exatamente para o número de dias que vc vai ficar. É importante já sair aqui do Brasil com o plano em mãos, pq senão ele só começa a contar 7 dias depois, o que não é muita vantagem. Lembrando que a cobertura minima do plano para a Europa deve ser de 30 mil euros. Quanto ao plano de saude que eu utilizei, tenho que dar uma olhada, agora não lembro o nome de cabeça, mas durante o final de semana eu posto aqui.

      Normalmente eles não pedem pra ver o cartão de credito e nem o dinheiro, eles pedem pra ver o extrato da tua conta e até onde eu sei, eles apenas perguntam quanto vc tem em dinheiro. Pelo menos foi isso que aconteceu comigo, tive que mostrar o extrato das contas bancárias e apenas falei o valor do dinheiro que tinha comigo.

      Nossa, 1000,00 libras? Pra 21 dias? Dá tranquilo e ainda sobra! Pode ficar tranquila (para despesas basicas, sem contar aluguel, reserva de hotel ou passagens aereas, claro).

      • marinha 04/04/2013 | 12:02

        olá Bruna voce está de parabens o seu blog e tudo de bom!!!! ainda de tirar varias duvidas voce ainda nos fala sobre a beleza que Edimburgo tem , bom eu tenho umas duvidas sera que voce poderia me ajuda? minhas duvidas são parecida com a da nossa amiga fernanda e varias outras pessoas que quando pensa em fazer uma viagem internacional pela a primeira vez a cabeça da um nó. Bom Bruna estou indo para edimburgo visita meu namorado vou ficar por lá 25 dias ele vai me mandar a carta convite, eu abilitei o meu cartao conta popança para uso no exterior,nesse caso eu posso usar ele lá fora no debito a primeira duvida e o seguinte de acordo como eu estava lendo no seu blog voce diz que os agentes da imigração te pediram extrato de sua conta, eu tenho que tirar esse extrato?porque quando eu tirar esse extrato aqui no brasil vai sai em real, 2° duvidaaa quanto em libras realmente eu preciso para poder passar pela a imigração? eu tambem só preciso do dinheiro para poder passar pelo os agentes da imigração,já que meu namorado tambem vai arca com as minhas dispesas, Bruna como eu ainda não tenho uma data definida e nao quero levar roupas desnecesarias eu queria saber se o mes de maio até o mes de agosto faz muito frio em edimburgo? que roupas devo levar devo levar botas? eu pretendo levar o dinheiro em specie já tive problema com cartao de credito e tenho pavor , e qual foi o seguro de viagem que vc usou?

        obg bruna

        • Bruna 04/04/2013 | 18:38

          Oi Marinha,

          Como vc vai a turismo, eu acredito que não seja necessário comprovar atraves de extrato da conta que vc pode se sustentar lá. Talvez se vc levar o recibo de quando vc comprar euros/libras, já ajude. Isso se eles pedirem. É mais por garantia mesmo.

          O meu extrato também tava em reais e lá na hora eu só disse pro oficial dividir por 3 pra ter uma idéia aproximada dos valores (mas a declaração do banco tinha a logo e a assinatura do gerente da nossas contas).

          A questão do dinheiro sempre é dificil comentar. Teu namorado não sabe de dar uma noção de quanto ele gasta por mês mais ou menos? (25 dias é praticamente um mês) Eu sempre acho bem sensato ter ao menos umas 300,00 a 400.00 libra pra passeios e comida. Isso dá e costuma sobrar se for só pra esses gastos.

          Primavera costuma ser friozinho sim, até mesmo o verão é beeem fresquinho por lá. Calor é muito dificil vc pegar. Pode áté ser que em dias de sol fique mais quente, mas nada que chegue perto dos nossos 30 ou 35 graus. O máximo que peguei de calor em Edimburgo foi 21-22 graus e um unico dia apenas.

          É interessante levar botas pq costuma chover muito em Edimburgo, então sandalias e sapatilhas as vezes não são uma ótima idéia por causa disso.

          Não lembro o nome do seguro saúde, mas posso olhar e volto a responder depois.

  11. marinha 04/04/2013 | 21:24

    bruna entao se eu levar 300,00 a 400,00 libras da para eu passar tranquilo pela a imigração?eu agradeço pela a sua resposta bruna esse valor que voce me falou e quanto mais o menos em real?

    • Bruna 04/04/2013 | 23:32

      Oi Marinha,

      Veja bem, eu disse que com 300,00 a 400,00 libras vc sobrevive muito bem em Edimburgo, se vc for levar em consideração somente os gastos com alimentação e passeios (já que vc não vai gastar com hospedagem, imagino eu).

      Hoje a libra fechou em 3,07, então é só multiplicar pra vc ter uma idéia de quanto vai dar.

      =)

      • Bruna 05/04/2013 | 21:30

        Oi, Marinha!

        O seguro saúde que eu fiz era da Assist Card.

        • marinha 06/04/2013 | 15:43

          Bruna obrigada, bruna entao me responda so essa duvida eu levando 1000 libras para 25 dias eu passo pela a imigração sem problema?lenbrando que vou com a carta convite, eu so quero saber se eu levando mil libras nao terei problemas na hora de passar pelo os agentes da imigração ?

  12. Bruna 06/04/2013 | 19:35

    Oi Marinha,

    Não posso te afirmar nada. É uma boa quantia, mas o pessoal é meio imprevissível as vezes. Mas eu acho que vc sobrevive tranquilamente com esse valor.

    Se te ajuda, o UK Border aconselha no site deles, os estudantes que vão morar em Edimburgo a levarem pelo menos 600,00 libras/mês. Com isso vc já pode ter uma idéia.

  13. Fabiola Soares Pereira 29/08/2014 | 09:54

    Menina!11Você me ajudou demais!!!

    Estou indo amanha para a Escócia e suas dicas foram tudo de bom…
    Muito obrigada!

    Fabíola

    • Contando as Horas 30/08/2014 | 21:14

      Oi, Fabíola

      Legaaal!! Fico feliz em saber! Obrigada pela visita aqui no blog! Aproveitaaa!
      :D

  14. Alexandre Borges 14/01/2015 | 17:16

    E voltando do centro de Edimburgo para o aeroporto?
    Quanto tempo leva? Tem antes as 6 da manhã?

  15. Humberto 24/06/2015 | 22:27

    Boa noite Bruna,

    Nunca utilizamos (eu e minha esposa) o serviço de fast track, me disseram que e aconselhável para quem deixa Edimburgo por conta das filas. Você recomenda? Como funciona este serviço neste aeroporto?

    Deixaremos Edimburgo dia 17/07 rumo a Copenhague as 14:50 via Norwegian Airlines .

    Parabéns pelo serviço prestado.

    Abs

    Humberto

    • Contando as Horas 24/06/2015 | 22:34

      Oi, Humberto

      Eu também nunca utilizei o fast track no aeroporto de Edimburgo, até pq esse “serviço” é uma novidade, não faz muito tempo que existe.

      Ano passado estive na Escócia e me arrependi muito de não ter comprado esse “Fast Track SEcurity Lane”. Me arrependi muito mesmo. Mas assim, meu voo foi pela manhã, onde teoricamente já é um periodo mais movimentado por conta da ponte aerea Edimburgo – Londres e agora com os voos pra os EUA, ficou um pouco pior. A tarde eu não sei te dizer como anda o movimento, mas se vc não quiser chegar com muita antecedência ou não tiver paciencia em ficar perdendo tempo, eu recomendo muito vc gastar um pouquinho e comprar o Fast Track.

      Eu já falei sobre ele nesse post aqui, onde falo sobre as ultimas novidades sobre o aeroporto de Edimburgo. Não sei se vc já viu?!?!
      http://contandoashoras.com/2014/12/13/novidades-e-obras-no-aeroporto-de-edimburgo/

      O link para comprar o Fast Track no site do aeroporto é esse aqui (também é possivel comprar acesso a sala vip do aeroporto, nesse mesmo link, caso vc tenha preferencia em ficar em um lugar mais tranquilo):
      http://secure.edinburghairport.com/en/default.aspx

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  16. Humberto 28/06/2015 | 17:47

    Obrigado Bruna, Abs!

Deixe o seu comentário...