13.06
2011

Beatles Story, Albert Docks, Merseyside Maritime Museum e Liverpool One

Ir à Liverpool e não visitar o Museu Beatles Story é o mesmo que ir à Paris e não subir na Torre Eiffel. Então.. o nosso dia começou lá!

Museu dos Beatles, em Liverpool

Beatles Story

O Beatles Story fica no setor Britannia Pavilion, no complexo do Albert Docks. O museu é imperdível, pois conta toda a trajetória da banda, desde os seus primeiros dias em Hamburgo até o fim da banda e a carreira solo dos integrantes. O museu foi inagurado em maio de 1990.

Os instrumentos..

A primeira banda..

Para começar, alguns instrumentos musicais e onde cada integrante comprou.. passando pelo inicio da banda que John Lennon criou, a Quarry Men. Anos mais tarde, após uma intensa troca de bateristas e adição de novos integrantes e uma nova alteração de nome, a banda foi chamada então  de “The Beetles”, mas logo em seguida o nome sofreu uma pequena alteração novamente e desde então permaneceu como conhecemos atualmente: The Beatles!!!

Os shows em Hamburgo, na Alemanha...

A segunda parte do museu mostra o inicio, as passagens por Hamburgo na Alemanha e a primeira apresentação no The Cavern Club, em Liverpool e a contratação de Brian Epstein como seu primeiro empresário.

The Cavern Club..

A primeira apresentação no Cavern Club aconteceu em 21 de fevereiro de 1961, o local ainda existe, porém, como foi destruido e reconstruido, sofreu algumas pequenas transformações. Dizem que a reconstrução foi feita com os mesmos materiais. O Cavern Club fica na Mathew Street… e lá acontecerem 292 apresentações da banda!!!

A ida pra Londres...

Seguindo, a próxima etapa do museu conta a ida à Londres para a gravação de seus discos no Abbey Road Studios. O local se tornou muito popular, pois ali foi tirada a foto da capa do disco Abbey Road, essa rua fica bem em frente ao Studio.

Abbey Road Studios...

Beatles entrando no studio para gravar o primeiro disco..

A próxima “ala” do museu conta sobre o sucesso dos Beatles no Reino Unido, a primeira visita da banda aos Estados Unidos e o fenomeno que a banda causou no mundo, vindo a ser chamado de Beatlemania!!!

Beatlemania!!!

A gravação dos filmes… a história das musicas, como Penny Lane, Strawberry Fields Forever, o album e filme Magical Mistery Tour e Yellow Submarine… e St Pepper.

Strawberry Fields

Yellow Submarine

Sg. Peppers

Magical Mystery Tour..

Tem também uma parte dedicada ao ultimo show feito por eles no alto do prédio da Apple Records, em Londres!!!

O último show...

Terminando no “Going Solo” parte do museu dedicada a carreira solo dos integrantes dos Beatles…e o principal destaque é para a carreira de John Lennon… além do John Lennon’s Monument e uma exibição especial, a The Spirit of Lennon!!

Homenagem para o John Lennon

John Lennon

E tudo isso pode ser ouvido no Audio Guide chamado de Living History, que é narrada pela irmã de John Lennon, Julia. Além disso, no museu tbm tem a Discovy Zone.. um Starbucks Coffee e a Fab Four Store, a lojinha com produtos oficiais dos Beatles!!!

Discovery Zone

Saindo do museu, fomos caminhar pelo Albert Dock que fica junto ao rio Mersey… o lugar foi inaugurado em 1846 pelo então príncipe Albert, consorte da Rainha Victoria.

Albert Dock

Albert Dock

Atualmente, depois de uma grande reforma, diversos prédios foram transformados em museus, como por exemplo.. é lá onde fica uma das sede do Tate Modern Liverpool, Merseyside Maritime Museum e o International Slavery Museum!!! Além dos museus, é claro que existem vááários bares e restaurantes.

Merseyside Maritime Museum

Nos fomos conhecer apenas o Merseyside Maritime Museum, que abriu suas portas em 1980. Sua coleção tem vários artigos maritimos e conta a história da cidade vista através do seu porto que foi muito importante para o desenvolvimento da cidade. Tem uma parte do museu, talvez a mais importante e a que atrai o maior nímero de turistas, pois conta a história do RMS Titanic.. e outros navios também, como o Empress of Ireland e Lusitania!!

Titanic

A réplica do navio...

Número de mortos e quantos sobreviveram...

Em um dos andares, tem uma grande exposição sobre contrabandos, sonegações fiscais e temas relacionados a isso, que eram muito frentes em navios anos atrás. Estão em exposição alguns objetos ilegais encontrados em navios também.. essa parte é uma das melhores do museu, na minha opinião!!!

Liverpool

E pra terminar o dia.. fomos caminhar pelo Liverpool One.. que é um complexo com muuuitas lojas, cinemas, bares e restaurantes. Fica bem no centro antigo da cidade, perto da área onde fica o Cavern Club.

Liverpool One

E assim terminou nosso ultimo dia na cidade.. 2 dias e meio são suficientes para ver isso.. mas pra quem é suuuuper fã dos Beatles, talvez seja interessante fica um dia a mais, pois realmente tem muuuito mais coisas pra ver além do Beatles Story e do Cavern Club!!

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Inglaterra, Liverpool
Booking.com
  1. Bruno Coriolano 19/12/2012 | 01:31

    Bom dia. estou planejando ir para Liverpool agora em Janeiro de 2013. Você poderia me indicar um albergue (se existir algum) ou um hotel barato para passar uns 3 ou 4 dias? ler essa sua postagem sobre Liverpool me deixou ainda mais louco para conhecer a terrinha dos Beatles. Mais uma dúvida…

    • Bruna 20/12/2012 | 03:50

      Oi Bruno,

      Huuum.. nunca me hospedei em nenhum albergue por lá, as duas unicas vezes que fui, acabei me hospedando em hotel mesmo.

      Mas vc pode dar uma olhada no site da hihostels.com (para procurar por albergues) e no booking.com (para ver hotéis).

      =)

  2. Martha Miranda Lacerda 04/05/2013 | 17:21

    Será que tu podes me informar os preços da entrada dos Museus? Museu dos BEATLES ,museu maritimo, entrada da Radio City . é bom saber para se ter uma ideia de gastos!
    Aliás na Radio City , pode comprar na hora ou só pelo site ?
    Muito obrigada,
    Martha.

Deixe o seu comentário...