21.08
2011

Anne Boleyn no Shakespeare’s Globe

Esse final de semana eu fui pra Londres e resolvi rever alguns lugares e aproveitar pra conhecer outras coisas. Sábado a noite, foi a vez de assistir uma peça no Shakespeare’s Globe.

Shakespeare’s Globe

A peça escolhida foi Anne Boleyn

O teatro abre somente de abril a outubro, esse ano eram no total, 9 peças apresentadas e a que eu escolhi foi Anne Boleyn. Essa peça tem uma curta duração,  a temporada começou em 08 de julho e terminou hoje.

Londres vista da janelinha do Shakespeare’s Globe

Basicamente a peça começa quando o Rei James IV da Escócia e I da Inglaterra, descobriu em um baú com os segredos de Ana Bolena. Durante essa época, o Rei Henry VIII, após a morte de seu irmão Arthur, teve que se casar com a sua esposa.. a filha mais nova do Rei da Espanha, Catarina de Aragão!!!

O palco com o cenário bem simples

Os músicos

Henry VIII queria a qualquer custo um herdeiro homem, e após o nascimento de seus 5 filhos, somente a Princessa Mary I sobreviveu, os outros todos faleceram!! Então, Henry VIII conheceu Ana Bolena que fez com que ele quebrasse as regras impostas pela Igreja Católica de não poder se divorciar e assim, surgiu a Igreja Anglicana!!!

Rei James IV da Escócia e I da Inglaterra (lado direito)

Henry VIII conseguiu se divorciar de Catarina de Aragão, se casou com Ana Bolena.. e mesmo assim não conseguiu um herdeiro, e da sua relação com Ana Bolena nasceu Elizabeth I. Durante esse periodo nebuloso na vida do Rei Henry VIII, ele acabou descobrindo traições por parte de Ana Bolena, que terminou decapitada na Torre de Londres em 1536!!!

Ana Bolena (vestido vermelho)

Além dessa parte da história, a peça também conta como surgiu a idéia da tradução da Biblia que tem justamente o nome de A Biblia do Rei James, que é a biblia oficial da Igreja Anglicana!! Nesse ano de 2011 a Biblia completa 400 anos de existência!!!

O Papa

O Shakespeare Globe é um teatro diferente de todos os outros em Londres, primeiro pq é ao ar livre e segundo, pq a arquibancada são bancos feitos de madeira!!! O teatro original, chamado de Globe Theatre, foi contruido pela primeira vez em 1599, anos mais tarde sofreu um incêndio, mas logo foi reconstruído!!

Durante o intervalo pude reparar melhor na decoração

Quando William Shakespeare chegou em Londres, ele passou a fazer parte da Companhia de Teatro The Lord Chamberlain’s Men, trabalhou como ator e também foi onde escreveu boa parte das suas obras!!

Os banquinhos ainda são de madeira

Durante o periodo em que Oliver Cromwell liderou, a licença do teatro foi cassada e o teatro só foi reaberto em 1996 e recebeu um novo nome: Shakespeare’s Globe!!!

A reconstrução seguiu exatamente o mesmo modelo de como era a estrutura original e isso só foi possível, pq alguns anos antes, nas proximidades do Shakespeare’s Globe, foram encontrados partes da estrutura de um outro teatro, o Rose Theatre que foi construído na mesma época!!

O ingresso

Então, o acesso ao teatro é feito através de “torres”.. north, south.. lower, middle e upper. Como os ingressos para ver as peças nesse teatro são concorridissimas e por ser um teatro ao ar livre, eu comprei na parte coberta, na torre north e no setor middle, beeeem pertinho do palco.

Fui uma das ultimas a sair..

A produção tenta seguir a risca como eram as apresentações na época de Shakespeare, isso quer dizer que não existe super iluminação, nem microfone, nem efeitos sonoros e especiais e nem nada do genero.. é tudo bem simples, no palco somente os atores e os três musicos que fazem a trilha sonora!!

O grande destaque fica por conta do figurino, muito bem feito e super bonito!!! Os vestidos usados por Ana Bolena, as roupas de Henry VIII, dão um clima especial a apresentação!!!

Mais detalhes.. agora no chão!

Obs.: eu li em vários lugares que era muito dificil entender o inglês super formal utilizado pela realeza daquela época durante a peça, porém, lógico que não entendi 100%.. mas uns 80% eu consegui entender.. algumas palavras muito especificas em algumas cenas, eu não sabia o significado, mas nada que pelo contexto ou até mesmo por já saber a história quase que decor, tivesse me atrapalhado!!

Em resumo, vale muuuuito a pena assistir um espetáculo desses e viver por 2 horas e 30 minutos como se você tivesse voltado no tempo e fizesse parte da realeza e de toda a história de uma das partes mais interessantes da Monarquia Britânica, na minha opinião!!

Para ver um pouco de como é o espetáculo, deixo um link com o trailer da peça!

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Inglaterra, Londres, Shows e Musicais
Booking.com
Deixe o seu comentário...