21.08
2011

Anne Boleyn no Shakespeare’s Globe

Esse final de semana eu fui pra Londres e resolvi rever alguns lugares e aproveitar pra conhecer outras coisas. Sábado a noite, foi a vez de assistir uma peça no Shakespeare’s Globe.

Shakespeare’s Globe

A peça escolhida foi Anne Boleyn

O teatro abre somente de abril a outubro, esse ano eram no total, 9 peças apresentadas e a que eu escolhi foi Anne Boleyn. Essa peça tem uma curta duração,  a temporada começou em 08 de julho e terminou hoje.

Londres vista da janelinha do Shakespeare’s Globe

Basicamente a peça começa quando o Rei James IV da Escócia e I da Inglaterra, descobriu em um baú com os segredos de Ana Bolena. Durante essa época, o Rei Henry VIII, após a morte de seu irmão Arthur, teve que se casar com a sua esposa.. a filha mais nova do Rei da Espanha, Catarina de Aragão!!!

O palco com o cenário bem simples

Os músicos

Henry VIII queria a qualquer custo um herdeiro homem, e após o nascimento de seus 5 filhos, somente a Princessa Mary I sobreviveu, os outros todos faleceram!! Então, Henry VIII conheceu Ana Bolena que fez com que ele quebrasse as regras impostas pela Igreja Católica de não poder se divorciar e assim, surgiu a Igreja Anglicana!!!

Rei James IV da Escócia e I da Inglaterra (lado direito)

Henry VIII conseguiu se divorciar de Catarina de Aragão, se casou com Ana Bolena.. e mesmo assim não conseguiu um herdeiro, e da sua relação com Ana Bolena nasceu Elizabeth I. Durante esse periodo nebuloso na vida do Rei Henry VIII, ele acabou descobrindo traições por parte de Ana Bolena, que terminou decapitada na Torre de Londres em 1536!!!

Ana Bolena (vestido vermelho)

Além dessa parte da história, a peça também conta como surgiu a idéia da tradução da Biblia que tem justamente o nome de A Biblia do Rei James, que é a biblia oficial da Igreja Anglicana!! Nesse ano de 2011 a Biblia completa 400 anos de existência!!!

O Papa

O Shakespeare Globe é um teatro diferente de todos os outros em Londres, primeiro pq é ao ar livre e segundo, pq a arquibancada são bancos feitos de madeira!!! O teatro original, chamado de Globe Theatre, foi contruido pela primeira vez em 1599, anos mais tarde sofreu um incêndio, mas logo foi reconstruído!!

Durante o intervalo pude reparar melhor na decoração

Quando William Shakespeare chegou em Londres, ele passou a fazer parte da Companhia de Teatro The Lord Chamberlain’s Men, trabalhou como ator e também foi onde escreveu boa parte das suas obras!!

Os banquinhos ainda são de madeira

Durante o periodo em que Oliver Cromwell liderou, a licença do teatro foi cassada e o teatro só foi reaberto em 1996 e recebeu um novo nome: Shakespeare’s Globe!!!

A reconstrução seguiu exatamente o mesmo modelo de como era a estrutura original e isso só foi possível, pq alguns anos antes, nas proximidades do Shakespeare’s Globe, foram encontrados partes da estrutura de um outro teatro, o Rose Theatre que foi construído na mesma época!!

O ingresso

Então, o acesso ao teatro é feito através de “torres”.. north, south.. lower, middle e upper. Como os ingressos para ver as peças nesse teatro são concorridissimas e por ser um teatro ao ar livre, eu comprei na parte coberta, na torre north e no setor middle, beeeem pertinho do palco.

Fui uma das ultimas a sair..

A produção tenta seguir a risca como eram as apresentações na época de Shakespeare, isso quer dizer que não existe super iluminação, nem microfone, nem efeitos sonoros e especiais e nem nada do genero.. é tudo bem simples, no palco somente os atores e os três musicos que fazem a trilha sonora!!

O grande destaque fica por conta do figurino, muito bem feito e super bonito!!! Os vestidos usados por Ana Bolena, as roupas de Henry VIII, dão um clima especial a apresentação!!!

Mais detalhes.. agora no chão!

Obs.: eu li em vários lugares que era muito dificil entender o inglês super formal utilizado pela realeza daquela época durante a peça, porém, lógico que não entendi 100%.. mas uns 80% eu consegui entender.. algumas palavras muito especificas em algumas cenas, eu não sabia o significado, mas nada que pelo contexto ou até mesmo por já saber a história quase que decor, tivesse me atrapalhado!!

Em resumo, vale muuuuito a pena assistir um espetáculo desses e viver por 2 horas e 30 minutos como se você tivesse voltado no tempo e fizesse parte da realeza e de toda a história de uma das partes mais interessantes da Monarquia Britânica, na minha opinião!!

Para ver um pouco de como é o espetáculo, deixo um link com o trailer da peça!

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Inglaterra, Londres, Shows e Musicais - , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Semana passada rolou a primeira road trip na região Centro de Portugal.
.
No nosso roteiro: seis (das doze) aldeias históricas e mais um destino que acabei nao postando nada no stories (por pura preguiça #quemnunca 😅).
.
No primeiro dia passamos por Idanha-a-Velha, Monsanto (minha preferida - foto) e Castelo Novo.
.
Monsanto tem menos de 1 mil habitantes e se destaca por ter suas casas e castelo sidos construidos ao redor de pedras gigantes.
.
📍Monsanto, Portugal 🇵🇹
.
#monsanto #aldeiamaisportuguesadeportugal #aldeiashistoricas #aldeiashistoricasdeportugal #turismocentrodeportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #amoviajar #viajar #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal #viajarfazbem #vamosviajar #travelphotography
Para quem nasceu mais próximo da Argentina do que do mar (😆😆), estou adorando viver aqui em Lisboa, onde as opções de boas praias nos arredores são muitas.
.
E quem diria que em Portugal existia uma praia nivel Caribe?!?! 💚💙
.
O acesso a essa praia pode ser feito por trilha (com mirantes) ou de barco (valor de 5,00 euros, com saída a partir de Sesimbra).
.
Nós fomos pela trilha (o sol da manhã é favorável para as fotos) e voltamos final da tarde de barco (trajeto dura uns 10 minutinhos).
.
Obs.: Levar tenis, a partir daqui não dá pra continuar de chinelo.
.
📍Sesimbra, Portugal 🇵🇹
.
#praiadaribeiradocavalo #sesimbra #portugal #trilha #trilhas #trilhos #praiasportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #praia #mar #sol #amoviajar #viajar #nature #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal
#tbt Uma pausa nas fotos de Portugal para recordar um dos destinos que eu mais gostei de conhecer: Patagônia (já perdi as contas de quantas vezes estive lá!).
.
Localizada no Canal de Beagle, essa é a Isla Martillo, considerando o melhor lugar para ver pinguins em Ushuaia. 🐧🧡
.
📍Ushuaia, Argentina 🇦🇷
.
#pinguins #pinguinera #islamartillo #ushuaia #elijoushuaia #ushuaiafindelmundo #fimdomundo #findelmundo #tierradelfuego #landoffire #patagonia #patagoniaargentina #argentina #americadosul #southamerica #sudamerica #brasileirosemushuaia #piratour #aerolineasargentinas #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaargentina #viagens #sourbbv #tierraturismo
Hoje completa 4 meses que estou aqui em Portugal! 🇵🇹 O tempo está passando muito rápido. 😬😲☺️
.
Esse mês tive minha autorização de residência aprovada, mas tbm tive duas péssimas experiências (uma hr dessas, quem sabe, eu conto mais detalhes no stories). Vida na Europa definitivamente não é só glamour! 🙄😑
.
Esse é o castelo localizado no vilarejo de Monsaraz, um dos meus preferidos durante os dias que fui passear com a familia no Alentejo.
.
📍Monsaraz, Portugal 🇵🇹
.
#castelodemonsaraz #monsaraz #alentejo #visitalentejo #alentejoportugal #castelosportugueses  #amar_alentejo #portugaltravel #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #cahemportugal #meusroteirosdeviagem #sourbbv #amoviajar #viajar #summer #veraoeuropeu #portugalovers #moraremportugal  #portugal2019
Autorização de residência aprovada!! 🎉🎈🎊🎈🎉
.
Em dezembro do ano passado eu solicitei um pré-visto de trabalho no Consulado de Portugal, em São Paulo. Esse pré-visto tinha validade de 4 meses, com direito a 2 entradas apenas. Por esse motivo as viagens à Escócia e à Rússia precisaram ser adiadas, além de ouuuutra viagem a Escócia e as Ilhas Faroe, que teriam acontecido na última semana.
.
Quando cheguei em Lisboa em abril 2019, algumas semanas depois, a validade do meu visto expirou. O que me deixava em situação legal no país era o agendamento que eu havia feito no SEF no dia que cheguei em Portugal.
.
Agora, depois de ter feito a entrevista no SEF, minha Autorização de residencia foi concedida na hora. Isso significa que, posso ficar mais 1 ano em Portugal, mas dessa vez, meu visto é de multiplas entradas.
.
Meu passaporte está ansioso para passear poraí e eu estou louca pra colocar meus pés em um aeroporto. 😂😂😂
.
Europaaa (e Mundo), finalmente, vamos poder continuar nos conhecendo!! 😁😁😁
.
📍Alentejo, Portugal 🇵🇹
.
#arportugal #vistod2 #vistod2portugal #monsaraz #alentejo #amar_alentejo #portugal #turismodeportugal  #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #meusroteirosdeviagem #sourbbv #amoviajar #viajar #summer #veraoeuropeu #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal  #viveremportugal
O mirante (miradouro) Portinho da Arrábida é um dos melhores lugares para ver as praias (Portinho da Arrábida, do Creio, entre outras) e a península de Tróia do alto. 
Vista 😍😍😍 !!
.
📍Parque Natural da Arrábida, Portugal 🇵🇹
.
#portinhodaarrabida #parquenaturaldaarrábida #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #praia #mar #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #amoviajar #viajar #brasileirosemportugal #nature #summer #veraoeuropeu #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal #viveremportugal #picoftheday
Contando as Horas