11.09
2011

Roteiro: Inglaterra, Croácia, Bósnia e Herzegovina e Montenegro

(Vou fazer mais uma pausa na sequência dos relatos das minhas viagens para escrever sobre os últimos lugares que visitei!!!)

Essa viagem aconteceu semana passada, durante a segunda semana de férias que tive do curso de inglês, esse mês ainda.. de 02 a 11 de setembro de 2011!!

Brighton

A principio a viagem seria Bratislava, Budapeste, Zagreb e Liubliana.. mas a medida que fui tentar organizar a viagem principalmente envolvendo os meios de transporte, a “dor de cabeça” começou e tive que mudar os planos!!!

Procurei por empresas aereas que fizessem o trecho Escócia – Croácia direto, e só encontrei a Jet2, porém eles só operam voo 1 vez por semana, no domingo e somente para Dubrovnik, tanto pra ir como pra voltar.. no inicio achei que uma semana inteirinha na Croácia seria muito.. mas conforme comecei a pesquisar e vi que era possível ir até a Bósnia ou até Montenegro ou até mesmo até a Albania.. deixei os outros países de lado e escolhi a Croácia como destino principal. 

Split

Definido isso, o proximo passo seria definir como chegar até a Croácia. Então pra facilitar a locomoção, preferi ir até Londres (realmente foi um sacrificio hehehe) e pegar lá o voo pra Split.

O trajeto entre Split e Dubrovnik, fiz de  onibus estilo “pinga-pinga”, pois li em alguns sites que é a melhor forma de conhecer bem o litoral croata, e é verdade!!

Dubrovnik

Assim, quando cheguei em Dubrovnik, fiquei como base lá e fui explorar os demais lugares… o que facilitou muito, pois o calor e o solzão tavam de matar!!!

Os trajetos aereos fiz com a Easyjet entre Edimburgo – Londres – Split e na volta o voo era direto entre Dubrovnik – Edimburgo, com a empresa Jet2!!

Por do sol em Zadar

Então, a viagem começou na sexta-feira e ficou assim:

– Londres com day trip para Brighton, no litoral sul da Inglaterra;

– 2 dias em Split, e mais um dia onde fui conhecer Zadar;

– 2 dias em Dubrovnik com mais 2 dias onde fui pra Bósnia e Herzegovina, onde o tour começou na cidade de Neum que é unica cidade litoranea do país, seguindo para Počitelj e a última parada foi em Mostar. E um day trip para o litoral de Montenegro, onde conheci as cidades de Herceg Novi, Bocas de Cattaro, onde fica a cidade de Kotor que foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco, a ilha de Sv Stefan e a cidade de Budva.

A Croácia ainda não ultiliza o Euro.. então, ainda é utilizada a Kuna!

Outro detalhe que deve ser levado em conta é a necessidade ou não de visto pra visitar esses países.

Em setembro de 2006, a Croácia e o Brasil assinaram um acordo onde brasileiros não precisam de visto para viajar ao pais se for viagem de carater turistico ou negócios por até 90 dias!!

A Bósnia segue a mesma regra que a Croácia, então também não é necessário visto para brasileiros no periodo de 3 meses, mas como o Brasil não tem representação na Bósnia, é aconselhado pelo site do MRE a entrar em contato antes pois as regras podem mudar a qualquer momento!!

Stari Most, em Mostar, um dos símbolos da Bósnia e Herzegovina

Já a Embaixada do Brasil em Belgrado ainda responde tanto pela Sérvia quanto por Montenegro. Assim, desde 2008, brasileiros também não precisam de visto para entrar em Montenegro por até 90 dias, porém pra visitar a Sérvia é necessário visto!!!

A idéia dessa viagem surgiu por pura curiosidade mesmo, já que a Croácia vem se destacando e batendo recordes de visitas nos ultimos anos e virou um dos destinos preferido dos Britânicos e Europeus no verão!!

As informações que encontrei sobre a Croácia na internet foram, digamos que suficientes, porém ainda estão longes de serem facilmente encontradas. Já sobre a Bósnia e Montenegro então, praticamente encontrei só o essencial!!

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Bósnia e Herzegovina, Brighton, Croácia, Dubrovnik, Inglaterra, Londres, Montenegro, Split, Zadar
Booking.com
  1. Daisy 27/10/2013 | 21:56

    oi, pode me dizer se 5 dias são suficientes para ficar na Croácia? vou para Itália e de lá penso em ir para a Croácia, pode me ajudar?

    • Contando as Horas 28/10/2013 | 01:32

      Oi, Daisy

      Depende muito do que vc pretende fazer lá, se for pra fazer esse roteiro como eu fiz, visitando Dubrovnik, Split e Zadar, da tranquilamente. Mas se vc quiser incluir outras partes da Croácia mais ao norte ou até mesmo a capital Zagreb, precisaria alguns dias a mais.

  2. Flávia Yamamoto 07/04/2014 | 08:13

    Qual o nome da empresa de bus (?) que vc pegou da Croácia pra Montenegro? Estou procurando e não acho nada…

  3. Izabela 05/05/2014 | 22:46

    Olá! Vou pra Croácia em julho, chego por Split e vou embora por Dubrovnik.

    De Split vou para Hvar, de lá eu havia planejado ir de carro para Budva e dormir 1 noite, no dia seguinte ir de carro para Dubrovnik e dormir 2 noites e depois ir embora.

    Mas estou achando a viagem Hvar – Budva muito longa.

    Você acha que vale a pena dormir em Montenegro ou a day trip é suficiente para ver tudo?

    Obrigada!

    • Contando as Horas 06/05/2014 | 14:29

      Oi, Izabela

      Eu te respondi lá no FB, mas na minha opinião, pra evitar sufoco e a coisa ficar muito cansativa, eu dormiria as duas noites em Dubrovnik e faria um day trip pra Budva. É totalmente possível, mas é interessante vc saber que se caso o deslocamento for feito via terrestre (não sei se existe opção de ferry nesse caso), vc deve sair cedo pra evitar pegar muita fila na fronteira entre os dois países.

  4. Livia 23/12/2014 | 09:39

    Olá, você lembra qual o nome da empresa que você fez o daytrip para Monetengro? E também lembra o valor? Além disso, você passou um dia em Neum? Como foi a estadia na Bósnia? Merece uma pernoite em Neum?

    • Contando as Horas 01/01/2015 | 22:07

      Oi, Livia

      Vixi, não lembro mais qual foi a empresa. Eu achei que tinha colocado no post de Montenegro, mas não.

      Não passei o dia em Neum, não tem nada pra fazer lá. Apenas fiz uma parada de alguns minutos e fotografei o trechinho de fronteira que corta a Croacia em duas partes e as ilhas que também pertencem a Croácia. De resto, não lembro de ter lido nada dizendo que tinha algo imperdivel por ali não.

      Na minha opinião, eu acho que não vale a pena dormir ali não. A não ser que vc pretenta dormir pra seguir viagem pela Bosnia ou algo do tipo.

      Obrigada pela visita aqui no blog!
      Feliz 2015 pra ti!

Deixe o seu comentário...