14.09
2011

Brighton

Não poderia deixar de visitar uma das cidades mais importantes do litoral sul da Inglaterra: Brighton!! A cidade fica na região de East Sussex e é bem pequena, tem uma população de apenas 155 mil habitantes.

Royal Pavilion

A cidade se tornou muito popular  a partir de 1783, quando o então Príncipe Regente ou mais tarde Rei George IV visitou a cidade pela primeira vez. Brighton cresceu rapidamente e logo ganhou fama de de um dos mais sofisticados e elegantes destinos da Inglaterra. Mas o grande “boom” turístico aconteceu mesmo a partir de 1841, quando os trens ligando Londres a Brighton começaram a operar.

Praça que fica entre a praia e o Royal Pavilion

Como o dia amanhaceu com sol, eu resolvi aproveitar, sai cedo de Londres e optei por pegar o trem na Estação de London Bridge.

Clock Tower

A cidade é relativamente compacta e dá pra percorrer facilmente a pé. Uma das principais ruas (pra facilitar o deslocamento pela cidade) é a Queen’s Road/West Street. Saindo da estação, já é possível ver a Clock Tower (que fica no meio da Queen’s Road e é um ponto de referência), que foi construída para comemorar o Jubileu de Ouro da Rainha Victoria.

Pra se situar no calçadão a beira-mar

A partir do Clock Tower são duas as opções, seguir reto em direção a praia ou dobrar a esquerda em sentido ao Royal Pavilion. Eu fui direto pra praia aproveitar o solzinho…

A praia em Brighton não tem areia, tem pedras!

Varias lojinhas e restaurantes no calçadão

A praia é completamente atípica pra nós brasileiros, pois ao invés de ter areia, normalmente as praias aqui no Reino Unido tem pedras. E não é atoa que todas as pessoas estavam usando chinelo ou sandálias pra entrar na água.

Calçadão a beira-mar

Brighton concorre diretamente com Blackpool (no litoral norte) como cidade litorânea preferida dos Ingleses. Elas tem praticamente o mesmo estilo, porém eu achei Brighton mais bonita e o estilo indiano do Royal Pavillion é visto em muitas outras partes da cidade, como por exemplo, nos pontos de ônibus ou em quiosques à beira mar.

West Pier ou o que restou dele!

A cidade tem dois piers, o West Pier é o mais antigo pier da cidade, porém não está mais em “funcionamento”. A alguns anos atrás houve um incêndio que destruiu ele por completo, sua passarela caiu e só restou mesmo o seu esqueleto no meio do mar.

West Pier

Mas o pier, mesmo em estado de deterioração e má conservação, se tornou um dos principais cartões postais da cidade e aparece em quase todos os lugares com um bonito pôr do sol ao fundo.

Brighton Pier

A vista

Já o Brighton Pier que é um dos piers mais antigos e maiores do mundo, com 524 metros.. tem estilo victoriano e foi inaugurado em 1899. Do pier se tem uma boa visão da costa Francesa, dos White Cliffs e de todo calçadão a beira mar! A entrada é gratuita e o pier é lotado de restaurantes e barzinhos e tem até um mini parque de diversões no final.

Ao longo do Pier, muitas lojinhas e restaurantes

Detalhes no Brighton Pier

Bem próximo dali fica o Royal Pavilion que é sem dúvida alguma, a principal atração da cidade. Vendo o Palácio ao vivo, nem parece que estamos na Inglaterra, tive a impressão de estar na Índia por alguns minutos.

Estátua em homenagem ao Rei George IV que trouxe prosperidade a cidade de Brighton

O Palácio antigamente era uma casa de campo e foi comprada pelo Principe Regente anos mais tarde. A casa era relativamente simples para abrigar um Monarca do Reino Unido e foi assim que surgiu a ideia de contratar um arquiteto para transformar o simples casarão em um Palácio.

Royal Pavilion, um dos palácios mais atipicos do Reino Unido

O arquiteto responsável pela transformação foi John Nash e sua inspiração veio de Palácio construidos em estilo Indo-Sarraceno que predominavam na Índia durante o século XIX, com muitos domos e minaretes. A decoração interna do Palácio não fica devendo em nada pro estilo externo, e foi todo decorado em estilo chines, com moveis  e peças de decoração chineses, muitos dragões e cobras em dourado.

E não é só por fora que esse palácio é diferente, por dentro também!

A visita é rápida, em torno de 1 hora. E o que é possível visitar no Palácio são: Music Room, Banqueting Room, Royal Bedrooms, Great Kitchen, Royal reception Rooms, Indian Military Hospital Gallery e os jardins (onde fica a Royal Chapel, uma igrejinha anglicana com estilo indiano).

Uma das coisas que mais me chamou a atenção foram os lustres com estilo bem tropical, com muitas colunas em forma de palmeiras e sem duvida a escada principal feita toda com bambu.. compeltamente diferente de todos os Palácios e Castelos que já visitei aqui no Reino Unido.

The Lanes

Muitos antiguários nessa região

Outra área da cidade que gostei bastante foi a região chamada The Lanes que não passa de vielas, muito pequenas mesmo, mantendo o padrão das ruas da vila pesqueira orginal da região.. e é cheia de lojas de antiquário, restaurantes, bares, cafés e lojinhas de souvenirs.

A principal estação de trem da cidade é a Brighton Railway Station (BTN) que é até bem grandinh, com 8 plataformas. Para ir de Londres até Brighton são 76 km e a viagem de trem dura aproximadamente 1 hora. Partindo de Londres, é possível pegar o trem da First Capital Connect, na estação de London Bridge.

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Brighton, Inglaterra - , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
16 comentários em "Brighton"
  1. Márcia Rocha   24/01/13 • 19h08

    Olá! Gostei mt do post e gostaria de saber se em janeiro é mt frio em Brighton??? Abraços.

    • Bruna   25/01/13 • 13h58

      Oi Márcia,

      Geralmente é bem frio, mês de janeiro ainda é inverno em todo o Reino Unido. Possívelmente o vento ainda pode deixar a sensação termica um pouco mais baixa ainda.

  2. Martha Miranda Lacerda   04/05/13 • 17h53

    Tu sabe disser qual é o site do trem, para saber horários de partida dos trens de Londres e preços ?
    Estarei em Russel Square , dá para ir de metro até a estação de London Bridge?
    Muito obrigada
    Martha

  3. Carmem   05/09/13 • 15h40

    Suas dicas foram muito úteis para minha viagem a Brighton. Obrigada!

    • Contando as Horas   06/09/13 • 19h00

      Oi, Carmem

      Sério?? Bom saber!! Obrigada pelo feedback!! =DDD

      Brighton foi uma das cidades que mais gostei de conhecer na Inglaterra, tem um estilo bem diferente das demais. Vale muito a pena reservar um dia pra passear por lá.

  4. Cátia   27/11/13 • 19h29

    Olá, gostei muito das dicas. Em Janeiro quero ir 4 semanas para Brighton estudar inglês, por acaso tem alguma escola que recomende?
    Obrigada!

  5. Paula   05/06/14 • 11h31

    Oi Bruna, parabéns pelo blog! Revivi minha viagem a Brighton com o teu post, muito legal! Dá uma olhada no Comer, Dormir e Viajar. Lá temos uma série de posts sobre outras cidades na Inglaterra. Gostaremos muito da visita! :)

    • Contando as Horas   06/06/14 • 15h46

      Oi, Paula

      Legal, vou olhar sim!! Brighton é uma cidade bem diferente, comparada com todas as outras que visitei no UK até hoje. Obrigada pela visita aqui no blog! =D

  6. Leticia Polizeli   16/09/14 • 19h12

    HELP, I NEED HELP! Olá Bruna amei seu post mas ainda preciso de ajuda. Deu a louca na minha mae e estou embarcando rumo ao Reino Unido dia 12 de janeiro fazer intercâmbio, ficarei lá durantes 3 meses. Gostaria muito que voce me ajudasse a “arrumar” a minha mae com dicas, pois nao faço ideia da temperatura! Gostaria de saber sobre como vou para Londres, Paris, Roma e entre outros. Agradeço desde já beijos boa noite

    • Contando as Horas   17/09/14 • 19h52

      Oi, Leticia

      Em janeiro vai estar frio, muito frio. É inverno na Europa toda.

      Quanto a melhor forma de ir até essas cidadea é de avião, somente entre Londres e Paris que vc vai poder optar também por pegar trem, o Eurostar.

      Obrigada pela visita aqui no blog! :D

  7. Beatriz   18/11/14 • 18h06

    Oi Bruna, amei seu post ! Fui a Brighton em fevereiro e já estou louca pra voltar !! A cidade é mesmo muito aconchegante e pelo menos comigo as pessoas foram bem receptivas, além de ser sinalizadas e os ônibus maravilhosos né ? Quero voltar pra estudar inglês e esse post só fez reforçar essa vontade novamente ! hahahaa.
    A única coisa não tão boa, é que como fui no fim de fevereiro/inicio de março tava bem frio (e eu sou de salvador, então sofri muito), e só encontrei o píer aberto um dia. Enfim, agora quero voltar no verão !!
    Amei relembrar minha viagem !!
    Beijo grande.

    • Contando as Horas   18/11/14 • 21h55

      Oi, Beatriz

      Se eu que moro aqui no sul do Brasil acho que nem existe verão na Inglaterra, vc que mora na Bahia vai achar super frio.

      Eu estive lá em setembro (fim do verão) e mesmo assim tava um ventinho gelado, tanto que eu tava de calça e jaqueta!!

      Mas Brighton é muito legal mesmo! Foi uma das cidades mais diferentes que conheci durante toooodas as minhas andanças pelo UK.

      Obrigada pela visita aqui no blog!! =D

  8. Alex Lopes   15/10/16 • 21h50

    Olá, Bruna!
    Adoro o seu blog e ele está me dando informações preciosas para planejar minha viagem para o Inglaterra e Escócia no ano que vem! Adorei este post! Quero separar um dos meus dias em Londres para um bate-volta de trem e gostaria da sua opinião. Para onde você iria em um bate-volta de Londres: Cardiff no País de Gales ou Brighton? Desconhecia Brighton, mas depois de ler este seu post me pareceu interessantíssima e bem diferente!
    Grande abraço!

    • Contando as Horas   17/10/16 • 12h31

      Oi, Alex

      Que legal! Fico feliz que o blog está te ajudando! :D

      Pergunta dificil, hein! Eu gostei bastante dos dois lugares, mas se hoje tivesse que escolher apenas 1, iria a Brighton.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Edimburgo! 💛💛💛
.
Se quando eu estava no Brasil e precisava atravessar o Atlantico, eu sempre estava por aqui, agora morando em Portugal, eu vou aparecer com muito mais frequência.
.
Como sempre, foi pouco tempo, mas o suficiente pra amenizar a saudade.
.
Melhor presente de aniversário (antecipado) que eu poderia dar a mim mesma. 😁😁😁 (Olha que a conversão não ta nada favorável: 1,00 libra = 5,14 reais 🤯).
.
Em 2020, eeeuu volto! 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙☺️
.
📍Edimburgo, Escócia
.
#castelodeedimburgo #edinburghcastle #edimburgo #edinburgh #escocia #scotland #visitacotland #escocia2029 #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaescocia #viagens #sourbbv #viajar #travel #picoftheday #helloescocia
#tbt Ano passado, exatamente nesse dia, eu chegava em Lisboa para colocar em prática tudo o que havia planejado nos meses anteriores.
.
Para quem tiver interesse em vir para Portugal com o visto D2 (visto de empreendedor), basicamente é necessário seguir os seguintes passos:
- Tirar o NIF (equivalente ao CPF no Brasil), nas Finanças ou na Loja do Cidadão. Precisa ir junto um cidadão português ou um estrangeiro, desde que possua a AR.
- Abrir uma conta pessoal (em pt-pt pessoa singular).
- Arrumar um contador (em pt-pt contabilista).
- Fazer a constituição da empresa no modelo “Empresa na Hora” na Loja do Cidadão (dar inicio na atividade, fazer a ata da empresa, assinar mil coisas, entre outros procedimentos).
- Abrir uma conta pessoa jurídica (pt-pt pessoa coletiva).
** Entre esses procedimentos, sao necessarios alguns dias. Se quiser aproveitar pra passear, é o momento. Eu fui a Rússia e a Escócia , enquanto aguardava ter tudo pronto para a Segurança Social.
- Fazer os procedimentos na Segurança Social.
** Nesse periodo, ja aproveite pra ir fazendo o plano de negócios (necessário para apresentar no Consulado no momento que for solicitar esse tipo de visto).
.
📍Azenhas do Mar, Portugal 🇵🇹
.
#azenhasdomar #oceanoatlantico #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemlisboa #instaviagem #viagemeturismo #cahemportugal #mar #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #amoviajar #viajar #brasileirosemportugal #trabalharemportugal #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal #vistod2 #arportugal #vistod2portugal #vidaemportugal #instaportugal
Parece que foi ontem, mas hoje completa 6 meses desde que cheguei em Portugal. 🇵🇹
.
Eu poderia fazer uma lista (interminável) de tudo que já fiz nesse tempo, mas pensei melhor e resolvi falar sobre o idioma.
.
- Os portugueses atendem ao telemóvel falando “estou”, e nós atendemos o celular falando “oi”.
- Eles falam partilhar e nós falamos compartilhar.
- Eles dizem frigorífico, e nós geladeira.
- Os portugueses vão a casa de banho, os brasileiros vão ao banheiro.
- Eles atravessam a rua na passadeira, e nós na faixa de pedestres.
- Os portugueses compram sandes, gelado e sumo, e nós sanduiche, sorvete e suco.
- Eles tomam chá em uma chávena, nós tomamos chá em uma xícara.
- Eles dizem súshi e nos, sushí.
- Os portugueses são giros (estou fazendo uma moral 😅😅😅), os brasileiros são gatos.
- As portuguesas são fixes, as brasileiras são legais.
- As portuguesas usam cuecas (essa é difícil de acostumar hahaah), e as brasileiras usam calcinhas.
- Os portugueses dizem que fizemos perguntas parvas, e nós dizemos que eles respondem idiotices.
- Os portugueses dizem gajo e rapariga, e nós (no sul do Brasil) guri e guria.
- Eles andam de métro, autocarro, electrico e comboio, e nós de metrô, ônibus, bondinho e trem.
- Aqui as coisas são “sem piada”, no Brasil, as coisas são “sem graça”.
- Em Portugal existem jogadores chamados de guarda-redes e avançados, no Brasil são chamados de goleiros e atacantes.
- Em Portugal eles gritam golo, no Brasil gritamos gol.
- Em Portugal os jogadores usam camisola (ahahah essa tbm é dificil de acostumar), e no Brasil, camisa.
- Eles metem um “gosto” nas fotos do Ig e Facebook, nos colocamos um “curtir”.
.
Com certeza já aprendi muitas outras palavras, mas agora lembrei dessas.
.
Como dá pra perceber nessa listinha que vos (primeira vez que uso essa palavra na vida 🤣🤣🤣 nem sei se estou usando certo) escrevi, a língua portuguesa é igual, mas é diferente. 😅😅
.
Ah! E as despedidas: por email, sempre são com “melhores cumprimentos“, que substitui o famoso “atenciosamente” no Brasil, e por telefone (ainda tambem não me acostumei com essa) eles dizem: “com licença, beijinhos”.
.
Que venham os próximos 6 meses!
🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
.
📍Portugal 🇵🇹
50 tons de verde! 💚
.
Parece que estou sozinha no parque, mas 20 segundos depois passou por aqui um milhão de chineses. 😅😅😅
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #nature #lakes #portugal #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes  #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #brasileirosnacroacia #viagens #travelphotography #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday #euamoviajar #trilhas
Minha primeira viagem depois de me mudar para Portugal é para... Croácia! 🇭🇷😁 Achei uma passagem com preço bom e resolvi comprar de última hora.
.
Esse voo de Lisboa para Zagreb (capital da Croácia) é recente, existe desde abril desse ano. De Zagreb até aqui, o trajeto de ônibus/autocarro é feito em mais ou menos 2 horas.
.
Essa é minha 3x na Croácia, e dessa vez vim conhecer uma das maiores atrações do país: o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice.
.
São 16 lagos e 4 tipos de trilhas, mas eu fiz as trilhas B e C (cor verde). Uma percorre os Lower Lakes e a outra, os Upper Lakes. Nem tudo fiz a pé, existe passeio de barco e ônibus/autocarro que percorrem algumas partes.
.
Dois dias são suficientes para conhecer as principais partes. E sééério, venham no outono. A cada 3 passos uma foto! 🍁🧡
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #nature #lakes #proximaviagem #portugal #lisboa #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #viagens #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday
No terceiro (e último dia) fizemos a trilha nos Passadiços do Paiva.
.
Essa trilha tem mais ou menos uns 8 km, e a maior parte do percurso é feita nessas estruturas de madeira que foram construídas ao longo da margem esquerda do rio Paiva.
.
Existem dois pontos de início: em Areinho e Espiunca. Nós optamos por começar em Areinho, pq apenas os primeiros 30 minutos são subida e o restante do trajeto é descida ou linha reta.
.
Pelo caminho encontramos cascatas, praias fluviais e falhas geológicas.
.
A entrada no parque é limitada e paga. Se comprar o bilhete pela internet sai mais barato (2,00 euros) e não corre o risco de ir até lá e não conseguir entrar no parque.
.
📍Passadiços do Paiva, Portugal 🇵🇹
.
#arouca #areinho #espiunca #passadiçosdopaiva #aroucageopark #turismocentrodeportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #amoviajar #viajar #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal #viajarfazbem #vamosviajar #travelphotography #portugaltrip #portugal2019
Contando as Horas