29.09
2011

Aeroporto de Gatwick e Gatwick Express, em Londres

Voltando a falar da minha viagem de férias pra Croácia, Bósnia e Herzegovina e Montenegro, porém antes de chegar na Croácia, dei uma passadinha em Brighton e em Londres, e foi lá onde peguei o voo pra Split, na Croácia!!! Sendo assim…

Indo para o Terminal Sul

O  escolhido da vez foi o Aeroporto de Gatwick (IATA: LGW) que é o segundo maior e mais movimentado aeroporto da Inglaterra, e fica a 43 km ao sul de Londres.

 

O aeroporto tem 2 terminais, o South Terminal e o North Terminal. É relativamente grande e recebe tanto voos domésticos como voos vindos de toda a Europa e outros continentes!!

No Trenzinho que liga os Terminais Sul e Norte

Além de espaçoso, nunca peguei ele lotado e o melhor de tudo, o trajeto é super rapidinho.

O South Terminal Sul é o terminal mais antigo e é onde fica a estação de trem onde chega o Gatwick Express, que é o trem que faz o trajeto direto entre o Aeroporto e a Victoria Station, em Londres.

No South Terminal, indo pegar o Gatwick Express

O trem sai a cada 15 minutos e o trajeto é de 30 minutos de segunda a sábado e aos domingos o tempo é um pouquinho maior, fica em aproximadamente 35 minutos. Como a grande maioria dos trens aqui no Reino Unido, existem duas classes: a First Class e a Standard.

Gatwick Express, que faz o trajeto entre o Aeroporto de Gatwick e o centro de Londres

As pessoas que desembarcam no North Terminal, como foi o meu caso, existe um trenzinho que sai a cada 2 minutos ligando o South Terminal com o North Terminal e o trajeto é bem rapidinho, coisa de 1 ou 2 minutos no máximo (não é necessário pagar nada pra usar esse trem que faz o deslocamento entre os terminais).

Gatwick Express!!!

A chegada ou a saída de Londres acontece na Victoria Station (VIC) que está localizada na City of Westminster (fica bem próxima ao Palácio de Buckingham), o Gatwick Express tem uma parte especialmente destinada para esse serviço e os trens saem sempre das plataformas 13 e 14. A estação é gigaaaante (tem 19 plataformas) e super movimentada, não é atoa que fica apenas somente atras da Estação de Waterloo, que é a estação de trem mais movimentada de todo o Reino Unido!!

Um pouco antes da partida

Pra facilitar a nossa vida, o ticket ida e volta pode ser comprado na internet e se comprado online, tem 10% de desconto. Mas se caso preferir, também há as opções de compra direto nos guichês ou em máquinas no South Terminal. Ahhhh!! Ao contrário do Heathrow Express, no Gatwick Express é possível comprar o ticket dentro do próprio trem também e SEM custo adicional!!!

Gatwick Express

Eu comprei pela internet, o site é meio chatinho pra realizar a compra na primeira vez, pq tive que, além de me cadastrar, digitar mais um monte de informação, mas nas próximas compras fica bem tranquilo!! Recebi um email com o e-ticket, onde o trajeto da ida deve ser feito dentro de 5 dias após a data da compra e o trajeto da volta deve ser utilizado em 30 dias!!!

Sinalização para o Gatwick Express na Victoria Station

Victoria Station, no centro de Londres

Obs.: vale dizer que ao comprar o ticket pela internet, é necessário fazer a compra com pelo menos 24 horas de antecedencia da data da viagem, senão não tem como utilizar o bilhete!!

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Aeroportos, Inglaterra, Londres, Transporte público
Booking.com
  1. Mauren 03/08/2014 | 17:46

    Bruna, teu blog está simplesmente fantástico! Estou indo pra Europa Quarta e me ajudou muito com muitas dicas! Parabéns linda! Beijos pra ti e pra tua mamis que adoro,

    • Contando as Horas 03/08/2014 | 22:55

      Oi, guria!!

      Obrigada pela visita aqui no blog! Eu e a mãe te desejamos uma ótima viagem! Aproveita!! =DD

  2. Nichole Bianchi 04/12/2014 | 22:09

    Oii, bem legal.. Só não vi se você colocou o site onde comprou as passagens. Tem como me informar?

    Abs.

Deixe o seu comentário...