04.10
2011

Aeroporto Charles de Gaulle até o centro de Paris

Um dos assuntos que mais “incomodam” na organização de uma viagem, é: Qual é o melhor aeroporto para chegar? E qual é o melhor meio de transporte para ir até o centro da cidade?!?

Paris é servida por 3 aeroportos, sendo eles: o Aeroporto Charles de Gaulle (também conhecido por Roissy) que é o principal aeroporto do país, o Aeroporto de Orly e o Aeroporto de Beauvais (geralmente onde param as companhias de baixo custo, como a Ryanair).

Eu fui de Easyjet, que é a minha empresa favorita para viajar aqui na Europa (tema para outro post), sendo assim, a unica opção era parar no Aeroporto Charles de Gaulle. Me lembro bem desse aeroporto, pois foi onde eu desci pela primeira vez aqui na Europa ainda em 2005.

Mapa do Aeroporto Charles de Gaulle

A minha maior preocupação era como chegar no centro de Paris, pq também lembro muito bem que os taxis têm umas regras meio chatinhas e dá pra ir facilmente a falência se não cuidar bem desse detalhe. 

O aeroporto Charles de Gaulle (IATA: CDG) é enorme, gigante mesmo. No total são três terminais e o que eu desembarquei foi o terminal 2 que é dividido em 6 módulos (A, B, C, D, E e F).. então, Terminal 2B!! Na verdade cada um desses subterminais que fazem parte do Terminal 2 não são prédios separados pelo que notei, pq por exemplo.. o terminal 2B fica no mesmo prédio que o terminal 2D e não tem nada visivel separando o terminal 2B do terminal 2D, só dá pra perceber mesmo pelas placas e pelos painéis dos voos, onde enquanto estiver no Terminal 2B só vão mostrar os voos para esse terminal e assim por diante.

O CDG tem 2 estações onde é possível pegar o transporte público para ir até o centro de Paris. A primeira estação é a Aéroport Charles de Gaulle 2 – TGV e a ultima parada dentro do aeroporto é a Aéroporto Charles de Gaulle 1 e 3.

Billetterie Île-de-France, no Aeroporto Charles de Gaulle

Chegando na Estação, que fica embaixo do terminal, é só descer as escadas rolantes. Lá tem os postos de venda chamados de “Billetterie Île-de-France”, com os guiches com as atendentes e as máquinas. É tudo muito bem sinalizado!!!

Para comprar o bilhete de trem para locomoção interna na região de Île-de-France tanto o guiche quanto as máquinas, são verdes.

Os bilhetes para serem usados dentro da região da Ilê de France são comprados nessas máquinas de cor verde!

Agora, pra comprar o bilhete para outras cidades da França ou para outros países da Europa, o guiche e as máquinas são amarelas.. Bem fácil de identificar e super tranquilo!!

O único problema é que as máquinas só aceitam moedas ou cartão de crédito com chip.. nada que facilite muito.. pois quem tem 10,00, 20,00 ou 40,00 euros em moedas, né?!

Os bilhetes para outras cidades da França são comprados nessas máquinas amarelas

Os bilhetes para Vernon e Rouen

As opções de transporte público para ir até o centro são:

– RER – B (linha regional);

– TGV.

Eu escolhi ir de RER – B, linha Saint-Rémy-les-Chevreuse que para na Gare du Nord e o trajeto é de aproximadamente 30 minutos!!

Agora vem um outro dilema, qual é o melhor tipo de bilhete para comprar??? Fazendo as contas: cada trecho entre o aeroporto e o centro da cidade custam 9,10 euros.

O passe cartão Paris Visite

E o Passe de metro para 3 dias fica em 20,70 euros, entao 2x 9,1o + 20,70, daria no total: 38,90 euros!! Porém, eu acabei optando pelo Paris Visite, que facilita muito a vida e eu não tive que me preocupar se caso quisesse pegar o metro, o RER ou seja lá o que fosse dentro da região da Île-de-France (e ainda inclui o bondinho no Montmartre e ida e volta para o Château de Versailles) e tudo isso por apenas 3,30 euros a mais, ou seja, 41,90 euros!!

Paris Visite para 3 dias!

O nome desse passe é Paris Visite – 3 jours (tem também as opções 1 jour (dia) e 2, 3 e 5 jours (dias))!!

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em França, Paris - , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
16 comentários em "Aeroporto Charles de Gaulle até o centro de Paris"
  1. Paulo   11/11/12 • 17h10

    Oi Bruna, vc nao flw a distancia do aeroporto até o centro na torre ^^…

    • Bruna   11/11/12 • 20h31

      Oi Paulo, 

      Eu acabei não mencionando novamente nesse post pq eu já tinha escrito nesse outro post aqui.. Nao sei se vc já viu?!?!
      http://contandoashoras.com/2010/08/04/paris/
      Mas de qqer forma, a distância entre o aeroporto é de aproximadamente 23 km até o centro de Paris. :)

  2. Chiara Oliveira   16/12/12 • 10h54

    Adorei suas dicas Bruna!!! Parabens! Chiara

    • Bruna   16/12/12 • 22h21

      Oi Chiara,

      Legal! Que bom!! Obrigada pela visita! :)

  3. Rose   03/04/13 • 19h59

    Olá, eu gostaria de saber se do Aeroporto de Paris-Charles de Gaulle, Roissy-en-France, até a Londres, há imigração??

    • Bruna   03/04/13 • 21h50

      Oi Rose,

      Sim, tem imigração. O Reino Unido não faz parte do acordo de Schengen, então, toda vez que for entrar no Reino Unido, por qualquer cidade que for, sempre vai ter imigração.

      • Rose   03/04/13 • 21h59

        Da irlanda para o reino unido, não há imigração. Gostaria de saber se ha outro lugar que posso ir para o reino unido sem passar pela imigração????

        • Bruna   03/04/13 • 22h04

          Quando eu fui da Escócia pra Irlanda (Dublin) eu passei pela imigração.

          Acho que não, pq se vc olhar sobre o acordo de Schengen, são poucos países que não fazem parte. Então, todos que não fazem parte, vc tem que passar na imigração.

  4. Fernando   03/07/14 • 00h38

    Ola :) achei legal suas experiencias!!!
    Quero ir pra Irlanda .. Vou pra Paris e depois pegar o trem pra Londres e depois trem pra Irlanda do Norte . Porque sei que da Irlanda do Norte p/ Irlanda a imigracao nao e de rotina ,,
    Minha pergunta e : Como seria o embarque no trem em paris?? A imigracao e feita ainda dentro da estacao de trem de paris e isso ??? E como funciona ??? VC tem que preencher um formulario antes de embarcar ???
    Meu amigo levou euros pra inglaterra e foi do boa ,, euro vale em londres ??

  5. Simone Bentes Normande Vieira   15/10/14 • 15h56

    Gostaria de uma ajudinha:vou chegar em paris no aeroporto CDG no terminal 1. Minha prima vai chegar pela A ir França uma hora antes no Fermi Al 2 E. Como eu vou do terminal 1 para o 2 E e em que local ou andar ela pode me esperar. O aeroporto é enorme e não temos idéia.
    Como você me responde é pelo e-mail ?

    • Contando as Horas   15/10/14 • 22h16

      Oi, Simone

      O ideal é vc ir encontrar a tua prima no terminal 2, pois os meios de transporte publico para o centro de Paris partem do subsolo dessa estação. VocÊs podem se encontrar direto nessa estação de metro/trem, caso vcs usem o tranporte publico para deslocamento, claro.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  6. Nel Dantas Sobreira   08/02/15 • 17h49

    Olá boa tarde querida gostaria de sua ajuda estou indo pra Paris e queria saber como sair do aeroporto Charles para a Torre ? E pode me dá dicas de como chegar a Disneyland

    • Contando as Horas   13/02/15 • 00h30

      Oi, Nel

      Para ir do CDG até o centro, vc deve pegar um trem. Lá do centro vc deve pegar um metro até a Torre.

      Quanto a Euro Disney, eu nunca fui, então não sei como vc pode ir até lá. No proprio site da Euro Disney deve ter todas essas infos, vc chegou a procurar algo lá?

      OBrigada pela visita aqui no blog!

  7. Geraldo   02/03/15 • 23h19

    Oi Bruna, você saberia dizer qual a melhor maneira para se ir de Paris a regiões próximas como Val de Loire por exemplo?

    • Contando as Horas   08/03/15 • 21h02

      Oi, Geraldo

      Nunca tive no Vale do Loire até então, mas pelo que já li por ai, vc pode chegar de trem (pouquissimas cidades) e de ônibus ou até mesmo de carro, depende muito das cidades que vc incluir no teu roteiro.

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Edimburgo! 💛💛💛
.
Se quando eu estava no Brasil e precisava atravessar o Atlantico, eu sempre estava por aqui, agora morando em Portugal, eu vou aparecer com muito mais frequência.
.
Como sempre, foi pouco tempo, mas o suficiente pra amenizar a saudade.
.
Melhor presente de aniversário (antecipado) que eu poderia dar a mim mesma. 😁😁😁 (Olha que a conversão não ta nada favorável: 1,00 libra = 5,14 reais 🤯).
.
Em 2020, eeeuu volto! 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙☺️
.
📍Edimburgo, Escócia
.
#castelodeedimburgo #edinburghcastle #edimburgo #edinburgh #escocia #scotland #visitacotland #escocia2029 #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaescocia #viagens #sourbbv #viajar #travel #picoftheday #helloescocia
#tbt Ano passado, exatamente nesse dia, eu chegava em Lisboa para colocar em prática tudo o que havia planejado nos meses anteriores.
.
Para quem tiver interesse em vir para Portugal com o visto D2 (visto de empreendedor), basicamente é necessário seguir os seguintes passos:
- Tirar o NIF (equivalente ao CPF no Brasil), nas Finanças ou na Loja do Cidadão. Precisa ir junto um cidadão português ou um estrangeiro, desde que possua a AR.
- Abrir uma conta pessoal (em pt-pt pessoa singular).
- Arrumar um contador (em pt-pt contabilista).
- Fazer a constituição da empresa no modelo “Empresa na Hora” na Loja do Cidadão (dar inicio na atividade, fazer a ata da empresa, assinar mil coisas, entre outros procedimentos).
- Abrir uma conta pessoa jurídica (pt-pt pessoa coletiva).
** Entre esses procedimentos, sao necessarios alguns dias. Se quiser aproveitar pra passear, é o momento. Eu fui a Rússia e a Escócia , enquanto aguardava ter tudo pronto para a Segurança Social.
- Fazer os procedimentos na Segurança Social.
** Nesse periodo, ja aproveite pra ir fazendo o plano de negócios (necessário para apresentar no Consulado no momento que for solicitar esse tipo de visto).
.
📍Azenhas do Mar, Portugal 🇵🇹
.
#azenhasdomar #oceanoatlantico #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemlisboa #instaviagem #viagemeturismo #cahemportugal #mar #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #amoviajar #viajar #brasileirosemportugal #trabalharemportugal #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal #vistod2 #arportugal #vistod2portugal #vidaemportugal #instaportugal
Parece que foi ontem, mas hoje completa 6 meses desde que cheguei em Portugal. 🇵🇹
.
Eu poderia fazer uma lista (interminável) de tudo que já fiz nesse tempo, mas pensei melhor e resolvi falar sobre o idioma.
.
- Os portugueses atendem ao telemóvel falando “estou”, e nós atendemos o celular falando “oi”.
- Eles falam partilhar e nós falamos compartilhar.
- Eles dizem frigorífico, e nós geladeira.
- Os portugueses vão a casa de banho, os brasileiros vão ao banheiro.
- Eles atravessam a rua na passadeira, e nós na faixa de pedestres.
- Os portugueses compram sandes, gelado e sumo, e nós sanduiche, sorvete e suco.
- Eles tomam chá em uma chávena, nós tomamos chá em uma xícara.
- Eles dizem súshi e nos, sushí.
- Os portugueses são giros (estou fazendo uma moral 😅😅😅), os brasileiros são gatos.
- As portuguesas são fixes, as brasileiras são legais.
- As portuguesas usam cuecas (essa é difícil de acostumar hahaah), e as brasileiras usam calcinhas.
- Os portugueses dizem que fizemos perguntas parvas, e nós dizemos que eles respondem idiotices.
- Os portugueses dizem gajo e rapariga, e nós (no sul do Brasil) guri e guria.
- Eles andam de métro, autocarro, electrico e comboio, e nós de metrô, ônibus, bondinho e trem.
- Aqui as coisas são “sem piada”, no Brasil, as coisas são “sem graça”.
- Em Portugal existem jogadores chamados de guarda-redes e avançados, no Brasil são chamados de goleiros e atacantes.
- Em Portugal eles gritam golo, no Brasil gritamos gol.
- Em Portugal os jogadores usam camisola (ahahah essa tbm é dificil de acostumar), e no Brasil, camisa.
- Eles metem um “gosto” nas fotos do Ig e Facebook, nos colocamos um “curtir”.
.
Com certeza já aprendi muitas outras palavras, mas agora lembrei dessas.
.
Como dá pra perceber nessa listinha que vos (primeira vez que uso essa palavra na vida 🤣🤣🤣 nem sei se estou usando certo) escrevi, a língua portuguesa é igual, mas é diferente. 😅😅
.
Ah! E as despedidas: por email, sempre são com “melhores cumprimentos“, que substitui o famoso “atenciosamente” no Brasil, e por telefone (ainda tambem não me acostumei com essa) eles dizem: “com licença, beijinhos”.
.
Que venham os próximos 6 meses!
🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
.
📍Portugal 🇵🇹
50 tons de verde! 💚
.
Parece que estou sozinha no parque, mas 20 segundos depois passou por aqui um milhão de chineses. 😅😅😅
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #nature #lakes #portugal #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes  #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #brasileirosnacroacia #viagens #travelphotography #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday #euamoviajar #trilhas
Minha primeira viagem depois de me mudar para Portugal é para... Croácia! 🇭🇷😁 Achei uma passagem com preço bom e resolvi comprar de última hora.
.
Esse voo de Lisboa para Zagreb (capital da Croácia) é recente, existe desde abril desse ano. De Zagreb até aqui, o trajeto de ônibus/autocarro é feito em mais ou menos 2 horas.
.
Essa é minha 3x na Croácia, e dessa vez vim conhecer uma das maiores atrações do país: o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice.
.
São 16 lagos e 4 tipos de trilhas, mas eu fiz as trilhas B e C (cor verde). Uma percorre os Lower Lakes e a outra, os Upper Lakes. Nem tudo fiz a pé, existe passeio de barco e ônibus/autocarro que percorrem algumas partes.
.
Dois dias são suficientes para conhecer as principais partes. E sééério, venham no outono. A cada 3 passos uma foto! 🍁🧡
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #nature #lakes #proximaviagem #portugal #lisboa #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #viagens #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday
No terceiro (e último dia) fizemos a trilha nos Passadiços do Paiva.
.
Essa trilha tem mais ou menos uns 8 km, e a maior parte do percurso é feita nessas estruturas de madeira que foram construídas ao longo da margem esquerda do rio Paiva.
.
Existem dois pontos de início: em Areinho e Espiunca. Nós optamos por começar em Areinho, pq apenas os primeiros 30 minutos são subida e o restante do trajeto é descida ou linha reta.
.
Pelo caminho encontramos cascatas, praias fluviais e falhas geológicas.
.
A entrada no parque é limitada e paga. Se comprar o bilhete pela internet sai mais barato (2,00 euros) e não corre o risco de ir até lá e não conseguir entrar no parque.
.
📍Passadiços do Paiva, Portugal 🇵🇹
.
#arouca #areinho #espiunca #passadiçosdopaiva #aroucageopark #turismocentrodeportugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #mulheresviajantes #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #amoviajar #viajar #summer #verao #veraoeuropeu #moraremportugal #viveremportugal #viajarfazbem #vamosviajar #travelphotography #portugaltrip #portugal2019
Contando as Horas