16.10
2011

Eixo Histórico: do Louvre a La Défense (com uma paradinha na Île de la Cité e na Île St Louis)!!

No domingo, resolvi acordar cedo e aproveitar o maravilhoso dia de sol e calor (tá, o calor não tava tão agradável assim) e fiz o trajeto chamado de Eixo Histórico ou Axe Historique!! O Eixo Histórico passa por quase todos os mais importantes monumentos e ruas da cidade. O Eixo “começa” no Museu do Louvre, passa pela Champs Élysées, pelo Arco do Triunfo e “termina” no Grande Arco, no bairro de La Défense.

Mapinha do Eixo Histórico

O hotel que eu me hospedei foi o mesmo da primeira vez em que estive em Paris e ele fica bem pertinho da Notre-Dame, na região de Saint Germain des Prés.. então, facilitou muito o trajeto. 

Mas antes de tudo, fui conhecer a Île Saint Louis. Essa ilha, junto com a Île de la Cité são as duas ilhas naturais que ficam bem no meio do rio Sena.

A Île St Louis é super pequena, bem fácil de percorrer e além das lojinhas com as mais variadas opções de comidas, é possível ver a Igreja St Louis en L’Île e provar um sorvete na tradicional Sorveteria Berthillon.

A tradicional Sorveteria Berthillon

A Île St Louis é ligada por uma ponte com a Île de la Cité, e a principal atração dessa ilha é a Catedral de Notre-Dame. Como eu já tinha visitado a Catedral da outra vez, apenas observei a movimentação exterior.

Catedral de Notre-Dame vista da Île St Louis

Catedral de Notre-Dame

E posso dizer, Paris está completamente lo-ta-da!!! Não dava pra caminhar direito na região, tinha muuuuitos turistas e muitos policiais, alguns inclusive com umas metralhadoras (é isso mesmo?), assustadoras!!!

Pont Neuf

Número de arcos em cada lado são desiguais

Nessa ilha tbm fica a Pont Neuf, a primeira ponte construída na cidade de Paris!! É impossível não perceber a sua existência, pois além dela ter vários arcos (em números desiguais pra cada margem do rio, sendo 7 de um lado e 5 de outro) em toda sua extensão estão vários “rostos” esculpidos.

Detalhe dos rostos esculpidos

Em toda a sua extensão, muitos rostos esculpidos

Dessa vez eu resolvi ver esses rostos esculpidos beeem de perto e caminhei nas margens do rio Sena.

Chegando no Louvre

A próxima parada foi o Museu do Louvre, agora siiim, finalmente cheguei no “início” do trajeto do Eixo Histórico. Como era o primeiro domingo do mês de outubro, neeeem passou pela minha cabeça entrar no Museu novamente.

Museu do Louvre

Todo o primeiro domingo de cada mês a entrada no museu é gratuita, então dá pra imaginar o tamanho da fila, enooooorme!!

Louvre

Nessa região, parado de frente para o Arc de Triomphe du Carrousel se tem uma das melhores vistas da cidade, na minha opinião. Além de ver a Torre Eiffel, os Jardins des Tuileries!

Arco do Triunfo do Carrousel

Foi construído para comemorar as vitórias do exército de Napoleão Bonaparte

Na outra vez que estive em Paris era auge do inverno e com certeza dessa vez o jardim estava bem mais bonito e deu pra aproveitar mais e conhecer cada cantinho. São várias estátuas, fontes, e muuuuitas flores. E tinha muitas pessoas aproveitando o sol pra pegar um bronze tbm!!

Jardins des Tuileries, lindíssimo no verão!

Dá até pra ver a Torre

Antes de chegar na Champs Élysées, tem uma outra paradinha obrigatória, o Obelisco de Luxor, que fica bem no meio da Praça de la Concorde.

Obelisco de Luxor

E bem pertinho fica uma das pontes mais bonitas da cidade, a Ponte Alexandre III, cheia de ninfas, querubins, cavalos e sem contar nas luminárias, que são perfeitas!! Essa ponte também fica de frente para o Grand e Petit Palais.

Ponte Alexandre III

Da Place de la Concorde até o Arco do Triunfo, a caminhada segue pela Champs Élysées, que dispensa qualquer apresentação. Em toda a sua extensão estão várias lojas, restaurantes, bares e casas de shows.

Arco do Triunfo

Na outra extremidade da avenida fica o Arco do Triunfo e ali, seguindo pro lado direito, peguei o metro até o bairro de La Défense.

Para ter acesso ao Arco do Triunfo, a passagem é subterrânea

Para chegar lá é bem simples, o trajeto é direto e demora uns 15 minutos mais ou menos. A linha do metro é a número 1, cor amarela (também da pra ir de RER – linha A, cor vermelha!! Descendo do metro, já sai de frente pro Grande Arco de La Défense!!! E que vistaaa!!

Grande Arco de La Défense

No alto do Grande Arco

La Défense é o maior centro financeiro de Paris e é justamente lá, que me senti não estando em Paris por algumas horas. O lugar é tão moderno e com prédios de vidro super altos que nada lembram o tradicional e super clássicos edifícios do centro da cidade. Nesse bairro também tem 2 shoppings, o Les Quatre Temps e o CNIT, que oferecem além das lojas, cinemas e restaurantes!!

O Arco do Triunfo lá loooonge

Centro financeiro de Paris, super moderno!

Mas a maior atração do lugar, é sem duvida o Arco, e realmente ele é enorme (112 metros de altura)!! E do alto das suas escadarias de mármore branco, dá pra ter uma das melhores vistas de toda a cidade e do Eixo Histórico!! Dá pra ver bem direitinho o Arco do Trinfo!! Mas foi uma pena o Arco estar fechado para visitas, pois lá do alto a vista deveria ser muito melhor!!!

Algumas coisas são um pouco diferentes (ou modernas)

O Grande Arco foi construído e inaugurado em 1989, pra comemorar o bicentenário da Revolução Francesa!!

La Défense

Depois de visitar La Défense, dá pra concordar que o moderno e o clássico, podem sim, fazer parte de uma mesma cidade em perfeita harmonia!!

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em França, Paris - , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
2019 foi um ano com muitas coisas boas e algumas ruins, mas prefiro lembrar apenas dos melhores momentos. 😅☺️😁
.
Comecei o ano recebendo a notícia de que meu visto para morar em Portugal tinha sido concedido (sem necessidade de entrevista).
.
Coloquei a venda meu apartamento em Curitiba (já foi vendido).
.
Me mudei para Portugal (demorei mais do que o previsto para encontrar um apartamento como eu queria, mas valeu a espera, amo esse bairro onde eu vivo).
.
Estive na Croácia pela 3x (ainda quero ir mais uma).
.
Minha sobrinha nasceu (virei Dinda!!).
.
Voltei pela milésima vez a Escócia (Meu país preferido!!)
.
Voltei a Berlim (dessa vez para ver os mercadinhos de Natal).
.
E terminei o ano passando rapidamente por Londres (eu não queria, fui obrigada hahaha)
.
2019 me deu a oportunidade de viver esses bons momentos, mas sinceramente, não vou sentir saudade!
.
Seja muito bem-vindo 2020 (espero que esse ano seja muito melhor)!
.
Desejo a cada um de vocês um excelente ano de 2020, com muita saúde (o resto a gente sempre da um jeito)!!
.
🎊🥂🍾✈️💐💞
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#felizanonovo #feliz2020 #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #woman #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instagramcml #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lookdodia #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #lisboa_pt
Em 2019, em meu primeiro ano de volta a morar na Europa, escolhi ir a Alemanha, mais precisamente Berlim, para conhecer os Mercados de Natal. 🎅🏼🎄❤️
.
Existem muitos espalhados por toda a cidade, mas fui apenas nos 3 principais:
1) Na Gendarmenmarkt (fotos 1, 2 e 3): o foco são as comidas e bebidas típicas dessa época, como fui lá pra isso 😆(#gordices), esse foi meu preferido, fui 2 dias. É o unico que precisa comprar ticket, o valor é simbólico, 1,00 euro.
2) Na Alexanderplatz (fotos 4, 5 e 6): tbm gostei bastante desse, mas além das comidas/bebidas, achei que o foco é mais para diversão (tem pista de patinação, roda gigante, carrossel, trenzinho, entre outros brinquedos). Entrada gratuita.
3) Na Potsdamer Platz (fotos 7 e 8): esse foi o que menos gostei, tanto que nem quis ficar até anoitecer. Tem um pouco de tudo (comidas, brinquedos, artesanatos), mas achei muito simples, sem charme. Entrada gratuita.
.
Alguém sugere outro destino na Europa para 2020? 🥨🌭🍷🍻🥜😁
.
📍Berlim, 🇩🇪
.
#christmas #xmas #mercadosdenatal #mercadosdenatalalemanha #christmasmarket #christmasmarkets #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #gendarmenmarkt #potsdamerplatz #alexanderplatz #natalnaeuropa #natalnaalemanha
O memorial do Holocausto presta homenagem aos mais de 6 milhões de judeus que perderam suas vidas durante a Segunda Guerra Mundial.
.
São 2.711 blocos de concreto de tamanhos e alturas variadas, organizados em fileiras, lembrando muito um cemitério.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #tbt #memorialdoholocausto
Esse ano Berlim comemora 30 anos (e um mês 😅) da queda do Muro de Berlim.
.
Devido a um mal entendido, na noite do dia 09 de novembro de 1989 o muro começou a ser derrubado.
.
Onde é possível ver parte do que restou: East Side Gallery (foto), Potsdamer Platz, Checkpoint Charlie, Topografia do Terror, Memorial do Muro de Berlim (na minha opinião, é o melhor lugar para entender toda a história, se emocionar com os depoimentos e ter uma vista completa do muro com as torres de vigilância, grades, cercas eletricas, entre outros), etc.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#murodeberlim #berlinermauer #berlinwall #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem
Edimburgo! 💛💛💛
.
Se quando eu estava no Brasil e precisava atravessar o Atlantico, eu sempre estava por aqui, agora morando em Portugal, eu vou aparecer com muito mais frequência.
.
Como sempre, foi pouco tempo, mas o suficiente pra amenizar a saudade.
.
Melhor presente de aniversário (antecipado) que eu poderia dar a mim mesma. 😁😁😁 (Olha que a conversão não ta nada favorável: 1,00 libra = 5,14 reais 🤯).
.
Em 2020, eeeuu volto! 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙☺️
.
📍Edimburgo, Escócia
.
#castelodeedimburgo #edinburghcastle #edimburgo #edinburgh #escocia #scotland #visitacotland #escocia2029 #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaescocia #viagens #sourbbv #viajar #travel #picoftheday #helloescocia
#tbt Ano passado, exatamente nesse dia, eu chegava em Lisboa para colocar em prática tudo o que havia planejado nos meses anteriores.
.
Para quem tiver interesse em vir para Portugal com o visto D2 (visto de empreendedor), basicamente é necessário seguir os seguintes passos:
- Tirar o NIF (equivalente ao CPF no Brasil), nas Finanças ou na Loja do Cidadão. Precisa ir junto um cidadão português ou um estrangeiro, desde que possua a AR.
- Abrir uma conta pessoal (em pt-pt pessoa singular).
- Arrumar um contador (em pt-pt contabilista).
- Fazer a constituição da empresa no modelo “Empresa na Hora” na Loja do Cidadão (dar inicio na atividade, fazer a ata da empresa, assinar mil coisas, entre outros procedimentos).
- Abrir uma conta pessoa jurídica (pt-pt pessoa coletiva).
** Entre esses procedimentos, sao necessarios alguns dias. Se quiser aproveitar pra passear, é o momento. Eu fui a Rússia e a Escócia , enquanto aguardava ter tudo pronto para a Segurança Social.
- Fazer os procedimentos na Segurança Social.
** Nesse periodo, ja aproveite pra ir fazendo o plano de negócios (necessário para apresentar no Consulado no momento que for solicitar esse tipo de visto).
.
📍Azenhas do Mar, Portugal 🇵🇹
.
#azenhasdomar #oceanoatlantico #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemlisboa #instaviagem #viagemeturismo #cahemportugal #mar #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #amoviajar #viajar #brasileirosemportugal #trabalharemportugal #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal #vistod2 #arportugal #vistod2portugal #vidaemportugal #instaportugal
Contando as Horas