22.10
2011

A maior novela escocesa dos últimos tempos: Tram! (e sem previsão de ter fim)

Desde setembro deste ano, quem veio, está ou estiver vindo pra Edimburgo vai ver que o centro da cidade está um “caos”. As obras do novo sistema de transporte que está sendo construído na cidade está deixando todo mundo de cabelos em pé.

Obras do Tram na Princes Street!

As obras do Tram em frente a Haymarket Station (Estação de trem)

Mas começando pelo inicio.. O projeto de ter os Trams passando pela cidade começou a alguns anos atrás, por volta do ano de 2008 (ou antes?). Ano passado, um dos Tram estava parado bem no meio da Princes Street para que todos pudessem ver a maravilha que seria esse novo projeto.

as obras estão bloquando toda a extensão da Princes Street

Acesso aos pedestres é normal, e tudo muito bem sinalizado!

Próximo a um dos cruzamentos mais movimentados da cidade: Princes Street, Lothian Road e Shandwick Place!

De inicio funcionou. O Tram estava estacionado bem no meio da principal rua da cidade e estava conseguindo atrair tanto locais como turistas para ver a novidade! Ah.. e o projeto estava indo de acordo com o cronograma, apesar de que não era possível dizer o mesmo sobre os valores.

Pelo menos está tudo muito bem sinalizado!

O projeto inicial era pra ser entregue em fevereiro deste ano, porém a nova data foi estimada para o final de 2014!!!!! E em termos de valores, o total inicial era de aproximadamente 380 milhões de libras e atualmente já passou dos 450 milhões de libras e não para por ai, o novo cálculo é de que tudo isso vai custar mais de 780 milhões de libras, podendo facilmente ultrapassar 1 bilhão de libras (tá até parecendo Brasil isso dai hehehe)!!!

as ruas da cidade estão assim..

Então de uns meses pra cá, os Trams viraram motivo de gozação entre os britânicos. Em algumas partes da cidade dá (dava, pois eu não vi mais) pra ver cartazes fazendo piadas sobre o novo sistema de transporte. Engraçado ou não, isso esta causando um desconforto muito grande entre os Escoceses que estão odiando tudo isso e reclamando muito.

O trajeto – de acordo com a primeira fase.

Na teoria, até que o projeto é bom, pois a primeira fase desse novo sistema de transporte vai atravessar a cidade toda, saindo do Aeroporto de Edimburgo passando como por exemplo, pelo Murrayfield Stadium, Haymarket Station, Princes St, St Andrew Square, Port of Leith e terminando na estação de Newhaven. Tendo ainda projetos para ampliação, com uma linha seguindo para o norte da cidade e outra para o sul.

Edimburgo vai ficar assim por pelo menos mais uns 2 anos!

Mas enquanto isso, vamos convivendo com essa bagunça toda que virou o centro de Edimburgo. Pra não perder o costume, nunca deixe de olhar as placas e avisos espalhados pela cidade, pois tudo muda a cada semana.

** Precisando de hotel em Edimburgo? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre as Highlands

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Edimburgo, Escócia, Transporte público
Booking.com
  1. Milena F. 23/10/2011 | 09:30

    Essas obras aqui na Europa duram tanto tempo e custam sempre tão caro!!!
    Um prolongamento de linha de metrô ou de tram? no mínimo 5 anos de trabalhos e mais de 100 milhões de euros!!!
    Existe um projeto para passar um tram bem na minha rua… Fico aqui torcendo que não! Serão 10 anos de trabalhos, imagina a confusão? Os comerciantes tb não querem!

  2. Bruna 25/10/2011 | 00:12

    Poisé, também to achando que aqui vai demorar bem mais do que 2014.
    Pro futuro da cidade acho que o projeto vai ser bom, porém vivenciar o processo até que esteja concluido não é mto agradável não.

    Em que lugar vc está morando? Mas posso imaginar a confusão.. to vendo como é isso bem de perto. Cada semana tem uma placa indicando um trajeto diferente.. com desvios por causa das obras.

Deixe o seu comentário...