24.10
2011

Split: Minha cidade preferida na Croácia

Voltando a falar da minha viagem à Croácia durante a segunda semana de férias do curso de Inglês… Peguei um voo direto em Londres com destino a Split! O voo chegou no horário, ainda bem, pois durante o verão a Croácia tem 1 hora a mais com relação ao Reino Unido.

Split, vista do topo do Monte Marjan

Cheguei no Aeroporto Internacional de Split Kaštela (IATA: SPU), que é super pequeno, com apenas 1 terminal. A imigração já ficava grudada no portão de desembarque, ninguém me pediu nada, a oficial só olhou meu passaporte, carimbou e pronto. 

Para ir do aeroporto até o centro de Split

O aeroporto fica a apenas 20 km do centro da cidade. Saindo do Terminal de desembarque, logo pro lado direito fica o terminal de ônibus. E a forma mais fácil de chegar até o centro da cidade é pegar o ônibus Direct Bus Line da empresa Pleso Prijevoz que sai 20 minutos após a chegada de cada voo. Então, é super tranquilo, não tem erro. O ticket custa 30 kuna ou 5,00 euros e pode ser comprado dentro do ônibus, antes da partida, com o motorista. Chegando em Split, o ônibus vai parar no final do calçadão chamado Riva, bem próximo a rodoviária.

A Riva, o calçadão a beira-mar de Split!

A cidade está localizada numa pequena península as margens do Mar Adriático e é cercada por montanhas, os Montes Kozjak e Mosor. A cidade parece ser pequena se levar em consideração somente o Centro Antigo, porém ela vai muito mais além e sua população chega ao 223 mil habitantes.

Split é uma cidade muuuuito antiga, com mais de 1700 anos de existência e inclusive já foram achados vestígios arqueológicos indicando que a região foi habitada por gregos antigos desde o século 6 a.C. A cidade já foi motivo de disputa entre Venezianos, Turcos Otomanos e até Napoleão Bonaparte apareceu nessa história. Teve ainda o período em que o Império Austro-Húngaro comandou a região, até que por fim a Croácia veio a fazer parte do Reino da Iugoslávia até outubro de 1991, quando finalmente conseguiu sua Independência.

Riva, com vários barzinhos, restaurantes e lojinhas

O dia amanheceu super nublado e com um ventão daqueeeles (sim, os ventos me perseguem!!). Olhando pela janela vi que a previsão do tempo estava se confirmando: tempestade!! Dito e feito, uns 20 minutos depois começou o chuvão e parecia que não ia ter fim. Então voltei a dormir mais um pouquinho e quando acordei novamente.. tchanrannnn.. um suuuper dia de sol!!

Split.. e o Palácio Diocleciano ao fundo!

A minha primeira parada foi no calçadão principal da cidade que é conhecido pelo apelido de Riva e/ou pelo nome oficial de Obala hrvatskog narodnog preporoda. É um calçadão enorme, de frente pro Mar Adriático, cheio de palmeiras, banquinhos a beira mar e com vários restaurantes e lojinhas.. enfim, um lugar super agradável!

Uma das portas de entrada do Palácio

Em frente a uma das portas do Palácio

Mas a principal atração da cidade fica por conta do Palácio Diocleciano ou Dioklecijanova palača (que pode ser acessado através da Riva pelo portão de Bronze) que foi construído entre os anos de 298 e 305 para ser um palácio fortificado que serviria de residência de verão para o Imperador Romano Diocleciano.

As ruazinhas que ficam dentro do Palácio, onde hoje estão várias lojas e restaurantes!

São quatro os portões de acesso ao Palácio: Porta Aurea (Zlatna vrata, Golden gate), Porta Argenta (Srebrna vrata, Silver gate), Porta Ferrea (Željezna vrata, Iron gate) e Porta Aenea (Mjedena vrata, Bronze gate).

Catedral de St Duje, que fica dentro do complexo do Palácio de Diocleciano

Dentro do complexo do Palácio, além de vários bares, restaurantes, lojinhas, casas de câmbio e sorveterias, ainda encontramos a Catedral de St Duje (St Duje é o santo padroeiro da cidade), o Mausoléu de Diocleciano e o “jardim” Peristil!!

”jardim” Peristil

As colunas do ”jardim” Peristil e a entrada da Catedral de St Duje

O outro lado do ”jardim” Peristil e suas colunas

Hoje em dia, o lugar onde é o Mausoléu de Diocleciano, antigamente era uma catedral e essa parte é considerada mais “bem preservada” do Palácio.  O Imperador viveu nesse ali durante os ultimos anos de sua vida e quando faleceu, seu corpo foi colocado dentro de um sarcofago dentro desse Mausoléu.

Caminhando pelas ruazinhas dentro do Palácio

O Peristilo é uma espécie de praça  que fica bem no meio do palácio e é cercado por várias colunas feitas de granito e mármore. O Peristilo é rodeado pelos vestibulos dos apartamentos privados, o Pórtico do Mausoleu e a fachada do Templo de Júpter.

Depois da apresentação Roman Guard, que acontece no Peristil

E é justamente nessa praça onde acontecem as apresentações teatrais da Roman Guard, relacionada com a época em que o Imperador Diocleciano e sua esposa Prisca moraram no Palácio, além de danças de folk. Após a apresentação, que acontece todos os dias ao meio dia, os atores vestidos como Romanos, ficam por ali tirando fotos com os turistas.

Monte Marjan

Em 1979, o Complexo do Centro Histórico de Split mais o Palácio de Diocleciano foram declarados Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

As escadas que dão acesso ao Monte Marjan

A vista, na primeira parada!

E pra terminar o dia, eu fui até o topo do Monte Marjan (da pra identificar o Monte de quase todas as partes da cidade, pois tem uma bandeira da Croácia enoooorme no topo). Para achar o ínicio da trilha, tem uma escadinha toda enfeitada nos pés do Monte e um pouco mais pra frente tem uma placa indicando por onde continuar.

Uma parte do trajeto é feito por rampa

A segunda parada é numa espécie de mirante!

Digamos que o Monte tem três estágios, o primeiro, onde dá pra ter uma boa vista de toda a cidade e tem um bar/restaurante (que estava lo-ta-do!!). O segundo estágio fica quase no topo, onde tem uma Igrejinha e da pra ver o sol caindo “atrás” das várias ilhas que acompanham o litoral Croata. Perfeito!!!

Quase chegando na terceira parada.. As ilhas no litoral Croata.. e o sol começando a se por!

Uma Igrejinha no caminho..

E não é a toa que a Croácia sempre se destaca quando o assunto é por-do-sol, pois o país tem uma posição privilegiada. E o terceiro estágio é bem no topo mesmo, lá onde está a bandeira!!!

Quando eu tava indo embora, vi a placa… Quando cheguei la, tive que pedir informção!

Mas, e ai qual foi o motivo de eu ter gostado taaaanto assim da cidade? O calor me vez “ver” só vantagens nessa cidade!!! Em pleno inicio de setembro, o calor estava impossível, e segundo especialistas dizem que esse ano o verão no sul da Europa estava igual aos verões Africanos, então imagine.. super quente e abafado e pra ajudar (ou seria.. piorar?) não tinha vento!! Sendo assim, a comodidade, as pequenas distâncias e a quantidade de coisas pra fazer na cidade (que não são muuuitas),  fizeram com que eu elegesse Split como sendo a minha cidade preferida!! Isso sem contar o ambiente agradável no calçadão, as Palmeiras, o pôr-do-sol, a vista pro Mar Adriático, a comida, a cerveja… Ih, motivos é o que não faltam!! =)

Posts relacionados:

Lista com todos os posts que eu já escrevi sobre a Croácia

Andando de ônibus na Croácia e atravessando a fronteira entre a Croácia e a Bósnia!

Adaptadores e Tomadas pelo Mundo

Voando com as Cias Aéreas de Baixo Custo na Europa

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Croácia, Split - , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
39 comentários em "Split: Minha cidade preferida na Croácia"
  1. Vera Lucia Paganini Lopes   16/02/13 • 20h30

    Adorei ver tudo que voce postou !

    • Vera Lucia Paganini Lopes   16/02/13 • 20h34

      Adorei seeus comentarios e imagens. Que lugar lindo na croácia!

  2. Bruna   18/02/13 • 05h39

    Oi Vera,

    Realmente a Croácia é super bonita, gostei muito de ter passado uma semana por lá. O clima no verão, apesar de suuuuper abafado e sem vento, é ótimo. Dias de sol e céu azul. Gostei bastante do pouco que vi… Com certeza existem muitos outros lugares, cidades e praias interessantissimas!

    =)

  3. Letícia Soares   02/03/13 • 15h48

    Bruna, seu blog eh muito legal mesmo! Parabéns! Amo viajar, eh meu hobby predileto… infelizmente tive uma fratura seria na perna e estou de molho ha mais de 1 ano… so me resta planejar o retorno as viagens para o ano que vem em grande estilo…. Quero fazer um super tour pelos países que nao conheço ainda na Europa… e na busca por informações sobre a Croácia, Bosnia e Montenegro encontrei seu blog… foi uma mao na roda para minhas programações… parabéns mais uma vez!

    • Bruna   06/03/13 • 02h57

      Oi Letícia,

      Obrigada! :)))

      A Croácia, Montenegro e a Bósnia são destinos recentez na Europa. A grande maioria das pessoas estao descobrindo a existencia desses paises ainda. De tds os tres, o q mais gostei foi Montenegro. Superou minhas expectativas!

      Tomara q vc de recupere logo e possa voltar a viajar o mais breve possível. Se precisar de mais alguma coisa, eu souber, respondo sem problemas.

  4. Gabriela   08/03/13 • 17h08

    Olá, tudo bem?

    Muito legal seu blog! Tenho duas dúvidas que gostaria de esclarecer?
    Quanto de gasta, em média, por dia na Croácia?
    Também gostaria de saber se é fácil viajar de ônibus entre uma cidade e outra e se é fácil comprar passagens.

    Obrigada!

  5. Henrique   19/03/13 • 22h35

    Parabéns pelo post. Muito bacana! Estou indo com a minha esposa para a europa e passaremos 3 noites em Split, pois visitaremos hvar e outras praias. Tem alguma recomendação de hotel? Melhor ficar no centro? Obrigado.

    • Bruna   20/03/13 • 13h50

      Oi, Henrique

      Eu me hospedei nesse hotel em Split e gostei bastante! Ele fica a duas quadras da Riva, o calçadao principal a beira mar da cidade.
      http://contandoashoras.com/2011/11/10/hotel-em-split/

      Como a parte turistica é bem compacta, qqer hotel q vc fique nessa area, vc estara muito bem localizado.

  6. ANA lucia   08/05/13 • 16h48

    Nossa, que legal seu blog. Estou em Opatija e amanha sigo para Split , adorei suas dicas

    • Bruna Bartolamei   08/05/13 • 22h30

      Oi, Ana Lucia!!

      Obrigada!! =DD

      Aproveite a Croácia, foi um dos países que eu mais gostei de conhecer. Split é uma cidadezinha super compacta e fácil de conhecer. Tenho certeza que vc vai gostar!

  7. Laura Kim   12/05/13 • 23h28

    Ola Bruna, tudo bom?
    Mes que vem vou passar alguns dias em Split e o seu blog ajudou muito.
    Voce fez ou tem dicas dos passeios para o Green Cave ou Blue Cave? Estou tendo muita dificuldade para achar.
    Obrigada!

    • Bruna Bartolamei   13/05/13 • 00h39

      Oi, Laura!

      Infelizmente não fiz esse passeio não, vou ficar te devendo essa informação.

      Obrigada pela visita aqui no blog! =D

  8. Jana   21/05/13 • 11h45

    Oi Bruna, tudo bem? Parabéns pelo Blog, adorei as dicas. Em breve retorno para tirar dúvidas. Beijos

    • Bruna Bartolamei   23/05/13 • 01h34

      Oi, Jana!

      Obrigadaaa!! =D Se precisar de mais alguma informação, é só falar!

  9. RAfa Quintilio   24/05/13 • 15h27

    Split é meu lugar preferido, junto com Dubrovnik…
    Croácia me surpreendeu pela beleza.

  10. Bruna Bartolamei   26/05/13 • 16h46

    Oi, Rafa!

    Verdade! A Croácia é um belo país, mas de todas as cidades que conheci, gostei mais de Split, não tem jeito!

  11. Maristela Cestari de Aragao   30/05/13 • 10h57

    Ola Bruna, obrigada por compartilhar com todos suas experiencia ajudando muito aos que ainda irão. Por favor chegarei em Split de carro , devolverei o mesmo no aeroporto. Para voltar do centro de Split para o aeroporto sabe aonde devo pegar o onibus e como funciona? Muito obrigada

    • Bruna Bartolamei   30/05/13 • 18h01

      Oi, Maristela!

      O trajeto que eu fiz entre aeroporto e centro da cidade foi esse que está descrito no inicio do post. Não sei se existem outras opções.

  12. marcia   18/06/13 • 11h21

    Meu filho está lá , até dia 23 de julho… conhecendo… obrigada ….com suas fotos pude ver onde meu filho está….bjao!

    • Bruna Bartolamei   18/06/13 • 15h29

      Oi, Marcia!

      Obrigada pela visita aqui no blog.

      Legal, tenho certeza q ele vai gostar muito de Split e da Croácia. =D

  13. Juliana   09/07/13 • 00h34

    Parabéns pelos posts da Croácia.Estou juntando as dicas, pois viajo final de agosto, e seus posts ajudaram muito. Obrigada por compartilhar e escrever de uma maneira fácil e interessante.
    Eu já estou “contando as horas”!!!

    • Bruna Bartolamei   11/07/13 • 00h34

      Oi, Juliana!

      Que bom que o blog te ajudou, fico feliz em saber! Obrigada pela visita!
      =D

  14. Valeria Foz   15/09/13 • 09h01

    Ola .
    Foi ótimo encontra seu blog

  15. Giovani   25/09/13 • 02h48

    Ola, primeiramente parabéns pelo BLOG, muito elucidativo esse post sobre Split. Só fiquei com uma dúvida, a qual é importante pro meu planejamento já que só estarei em Split durante a parada do Cruzeiro. QUANTO TEMPO (total) VOCÊ LEVA PARA SUBIR O MONTE, CURTIR UM POUCO O VISUAL E DESCER? (considere a caminhada desde a Riva próximo ao Diocleciano). Agradeço desde já.

    • Contando as Horas   26/09/13 • 16h27

      Oi, Giovani

      Se considerar que vc vai até o topo, ultima etapa, demora um pouco, umas 3 a 4 horas. Mas se vc for até a primeira etapa ou até a igrejinha, em 1hr e 30 da pra fazer tranquilamente.

  16. Mateus   07/01/14 • 13h08

    Olá, bem, para começo de conversa me interessei bastante sobre seu blog, cheio de informações úteis que irão (com certeza) servir de ajuda futuramente. Mas queria fazer uma pergunta que ainda não apareceu aqui (acho…), e é sobre as praias. Em Split há praias para “banhistas” além do “pequeno porto” onde fica o calçadão (que por minha opinião não deve ser um bom local para nadar…)? E há mais locais ‘bonitos’ para se ir além dos citados acima que você recomenda? Agradeço desde já.

    • Contando as Horas   08/01/14 • 15h47

      Oi, Mateus

      Obrigada!! =DD

      Eu não aconselho a tomar banho na praia em frente a Riva, pq a água é bem sujinha. Existem diversas praias nos arredores que são mais propricias pra banho, inclusive várias pequenas ilhas também.

      Eu praticamente fui a todos os lugares turisticamente falando que são interessantes conhecer em Split, acho que são só esses mesmo. O Monte Marjan é o que oferece as melhores vistas da cidade e caminhar pela Riva, desde a Rodoviária até o lado onde está o Monte MArjan tbm é bem interessante e super bonito.

  17. Nine   22/01/14 • 17h08

    Olá, tudo bem? Excelente teu blog, é muito bom poder entrar na “carona” dessa sua experiência. Seguinte, eu vi que vc referiu que o valor médio que se gasta em Split por dia é relativo, mas vc pode dar uma média em euros, para viagem de mochileiro. Obrigada.

    • Contando as Horas   23/01/14 • 18h08

      Oi, Nine!

      Em Split a gnt acaba não gastando muito, principalmente em ingressos pra visitar as atrações, pq a maioria tem entrada gratuita. Seria apenas com comida mesmo. Se vc for a restaurantes, vc ira gastar mais do q se fizer lanches rapidos em areas fora do Palácio e arredores. Mas eu diria que uns 40,00 – 50,00 euros da pra vc sobreviver sem passar fome.

  18. Nine   24/01/14 • 11h18

    Oi, Bruna!! Obrigada pelas dicas!!! Excelentes viagens para vc!!!

  19. Álvaro Somerlate Tomich   10/02/14 • 16h10

    Obrigado pelas dicas , valeu – Estou me preparando para ir a Croácia com minha esposa em Maio/2014. Meu avó veio da Croácia (Cidadezinha de Mrkopajl em 1895……isto mesmo 1895). Vc passou em Sibenik, e visitou Krka ….Obrigado.

    • Contando as Horas   12/02/14 • 13h37

      Oi, Álvaro

      Infelizmente não conheci essas cidades, estive apenas em Split, Zadar e Dubrovnik.

      Obrigada pela visita aqui no blog!! :D

  20. Ana Abreu   27/04/14 • 15h48

    Parabéns pelo Blog tem informações super úteis para quem quer viajar :)sera que me podias informar se o porto onde param os cruzeiros em Split é perto da zona histórica, ou terei de recorrer a transportes?
    obrigado

    • Contando as Horas   28/04/14 • 21h02

      Oi, Ana

      Sim, é relativamente perto. Fica um pouco mais a frente da rodoviária, mas tem que caminhar um pouco pra chegar nas atrações.

  21. Ana Abreu   02/05/14 • 15h36

    Acha conveniente comprar uma excursão do cruzeiro ou eu por mim em 4 horas consigo ver as principais atracções de split, sem recorrer a transportes públicos,obrigado por me estar a ajudar no planeamento da minha viagem ;)

    • Contando as Horas   04/05/14 • 19h45

      Oi, Ana

      Eu acho que vc consegue fazer por vc mesmo, mas estuda bem o mapa pra não perder tempo.

  22. Ana Abreu   07/05/14 • 18h26

    Muito obrigado mesmo ;) continua assim adoro seguir o seu blog ;)

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Nesse mesmo dia, mas em 2010, eu desembarcava em Edimburgo, na Escócia para iniciar meu intercâmbio. 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙
.
Além de aprender inglês em um país sensacional, foi muito bom aproveitar aquele momento para descobrir um “mundo muito maior” que Chapecó/Curitiba.
.
Mesmo faltando conhecer alguns outros continentes aindaaa, todas as culturas e paises que conheci e tudo que aprendi com meus colegas de todas as partes do mundo, com toda a certeza, tornaram essa experiência muito mais interessante.
.
Melhor experiência de vida!
.
🌎 Banchory, Escócia 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿
.
#escocia #scotland #castletrail #visitabdn #visitaberdeenshire #uk #intercambio #intercambionaescocia #intercambiofotos #visitscotland #ciintercambio #eurotrip #uktrip #essemundoenosso #travelgirl #viajantesolo #solotrip #agenciadeviagem #scotlandisnow #englishtips #missaovt #revistaviajar #saudade #helloescocia #cahnaescocia
Um outro jeito de viajar pela Europa: fazendo um cruzeiro fluvial.
.
Quem quiser saber mais detalhes, estou falando mais sobre isso no stories.
.
Se quiser saber os roteiros, datas e valores, meu email para contato esta no perfil!
.
🌏Em algum lugar no rio Danubio, Leste Europeu
.
#lesteeuropeu #europa #cruzeirofluvial #rivercruise #riodanubio #danuberiver #uniworld #exploreuniworld #essemundoenosso #viajoteca #revistaadv #meusroteirosdeviagem #travelgirl #amoviajar #missaovt #eurotrip #europa #followyourdream #picoftheday #hotelinspectors #sourbbv #viajar #missãovt #revistaviajar #riverduchess #qualitours #rivercruising #summer #veraoeuropeu #eurotrip2018
Chegando em Budapeste!🇭🇺 Esse é o Monte Gellért passando pela janelinha da minha cabine!
.
No ultimo verão europeu eu fiz um cruzeiro fluvial pelo rio Danúbio (segundo maior rio da Europa).
.
Meu cruzeiro começou na Romênia, passou pela Bulgária, Sérvia, Croácia e terminou na Hungria.
.
Foram 7 dias a bordo do navio River Duchess, da empresa @uniworldcruises ! Uma experiência sensacional (ainda quero repetir, fazendo uma das rotas que passam pelos mercadinhos de Natal)!!
.
🌏Budapeste, Hungria
.
#budapeste #budapest #hungria #hungary #cruzeirofluvial #rivercruise #riodanubio #danuberiver #uniworld #exploreuniworld #essemundoenosso #revistaadv #meusroteirosdeviagem #travelgirl #amoviajar #missaovt #eurotrip #europa #followyourdream #picoftheday #hotelinspectors #sourbbv #viajar #missãovt #revistaviajar #riverduchess #qualitours #rivercruising #summer #veraoeuropeu
Kremlin de Moscou 🇷🇺🇷🇺
.
Antigamente essa fortaleza servia de proteção para a cidade, mas hoje em dia é a sede do governo e residencia oficial do Presidente da Rússia.
.
Ele é formado por vários palácios, catedrais, museus, um jardim, as torres e a muralha.
.
Quem estiver em Moscou pode incluir uma visita ao Kremlin no roteiro.
.
É possível conhecer algumas atrações, como: o Palácio do Arsenal, local onde está o Museu do Arsenal e o Complexo das Catedrais (formado por 4 igrejas). Todas todos os demais edifícios podem ser fotografados apenas por fora.
.
⚠️O Kremlin não abre as quintas-feiras. Para visitar o Museu (700 rublos) e o Complexo das catedrais (800 rublos) o valor total é de 1500 rublos (95,00 reais).
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #kremlin #kremlindemoscou #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #eurotrip2018 #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #brasilnacopa #visitrussia
Existem diversas formas de entrar na Praça Vermelha, em Moscou, mas sem duvida alguma, a mais bonita é atravessando o Portão da Ressurreição, localizado literalmente entre a Prefeitura de Moscou (lado esquerdo) e o Museu Estatal de História Nacional (essa construção a direita).
.
Nessa foto também da pra ver a Capela Ibérica e o Marco Zero da Russia.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #moscou  #moscow #russia #copadomundo2018 #kempinski #missãovt #sourbbv #instaviagem #hotelinspectors #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Parque da Vitoria é onde está localizado o Museu da Grande Guerra Patriótica, que é como os russos chamam a Segunda Guerra Mundial. Obviamente, esse museu conta toooooda a historia dessa guerra (com muitas fotos, documentos, objetos, entre outros - tem legendas em inglês).
.
Além disso, também destaco: O Hall dos Heróis (foto 3) que presta uma bela homenagem a todos os russos que morreram nessa guerra, mais de 20 milhões de pessoas, o Hall das Lagrimas (foto 4) que simboliza as lagrimas de quem perdeu filhos, pais, irmãos e maridos durante essa guerra e por fim, os Dioramas de Guerra (foto 5), esses paines gigantes que retratam algumas cenas de momentos importantes dessa guerra.
.
O parque é gigante e o Museu é enorme, portanto, vá com muito tempo (tempo minimo de 3 - 4 horas).
.
Dica: Para chegar aqui, o acesso é feito pela estaçao de metro Парк Победы, aquela que tem as escadas rolantes mais profundas de todas as estações de metro de Moscou, sao quase 3 minutos andando nessa escada. 😱
.
🌏Moscou, Rússia
.
#parquedavitoria #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #queroviajarmais #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Contando as Horas