26.10
2011

“Esse deve ser o pôr-do-sol mais bonito do mundo”.. E não é que Alfred Hitchcock tinha razão!!!!

Eu estava hospedada em Split e como tinha sido bem tranquilo o dia anterior, eu consegui fazer tudo o que tinha programado, fui até a rodoviária e comprei um ticket de ônibus até.. Zadar!!

No outro dia, fiz um day trip de ônibus de linha. O horário escolhido foi sair ainda de manhã. O trajeto entre Split e Zadar não é muito longo não, fica em aproximadamente umas 2 horas e 15 minutos.. Com umas 2 ou 3 paradas pelo caminho!!

Zadar fica um pouco mais pro norte e tem uma população de aproximadamente 75 mil habitantes. Fica numa peninsula que é totalmente cercada por uma muralha (gostei dessa coisa das cidades na Croácia serem cercadas por muralhas, achei bem bonitinho). A cidade ficou bastante danificada após a Segunda Guerra Mundial e a Guerra da Iuguslávia, mas está se recuperando!!!

A rodoviária de Zadar fica fora da peninsula, mas é bem tranquilo ir caminhando até chegar perto das muralhas, são uns 10 ou 15 minutos de caminhada e é só atravessar uma ponte e pronto..

Para chegar na muralha, é só atravessar essa ponte.

mais um pouquinho está de frente para um dos vários portões que ficam nas muralhas venezianas e que dão acesso ao centro antigo da cidade! E é justamente nessa parte onde ficam todos as atrações de Zadar. 

O calçadão a beira-mar de Zadar

O primeiro lugar que fui, foi na Universidade de Zadar (por ser o lugar “mais longe” – que na verdade nem é tão longe assim), que é a mais antiga de toda a Croácia e foi fundada em 1396 e ficou em funcionamento até 1807. Após um periodo fechada, em 2002 ela foi refundada e voltou a ativa!!! E foi justamente ali e junto com as universidades de Split e Dubrovnik que se desenvolveu a literatura croata.

Voltando da Universidade, parei numas lojinhas perto da praça principal da cidade, a Zeleni trg, e comprei uma garrafinha do tradicional Liquor Maraschino, que é feito com a cereja marasca e teve origem justamente nessa cidade!!

Na Zeleni trg, fica a Igreja Bizantina de São Donato ou Crkva svetog Donata, com sua forma cilindrica que se tornou o símbolo da cidade e recebeu esse nome em homenagem ao Bispo Donato que foi um dos fundadores da Igreja.

Igreja de São Donato e as ruínas de um Fórum Romano

O Bispo teve fundamental importancia na relação entre franco-bizantinos no Mar Adriático por volta dos anos de 801 e 814. Inclusive foi esse Bispo que resgatou as reliquias de Santa Anastácia (a padroeira da cidade) e levou de volta para Zadar.

E ali também, bem no meio dessa praça onde ficam as ruínas de um Fórum Romano, que data do ano 1 d.C e foi fundado pelo Imperador Romano Augustus, com varios “pedaços” de colunas, pedras, e artigos daquela época, totalmente desprotegidos, e dá até pra tocar (inclusive vi umas pessoas escalando algumas colunas e sentando no topo pra tirar foto)!!

Ruínas do Fórum Romano

A Igreja de São Donato utilizou vários materiais que pertenciam ao Fórum na sua construção!

Nessa praça também fica a Igreja de Santa Maria, tem um campanario com estilo romanico que pertencia ao Convento Beneditino que foi fundado em 1066 e é lá onde fica em exibição permanente o tesouro “The Gold and Silver of Zadar” que são peças feitas de ouro e de prata que foram encontrados por freiras.

Igreja de Santa Maria

Se seguir pro lado esquerdo nessa praça, tem um muro com várias peças e rostos esculpidos e um coluna feita de marmore.

E entrando por uma ruazinha, um pouco mais a frente fica a Catedral de Zadar ou Katedrala sv. Stošijeou também chamada de Catedral de Santa Anastasia de Zadar que é considerada a maior igreja da região da Dalmácia.

Catedral de Zadar

Foi construida em estilo romanico tardio misturado com gótico. Dois Papas já visitaram essa Catedral, o Papa Alexander III e Papa João Paulo II.

E pra finalizar a visita em grande estilo.. segui andando pelo calçadão a beira mar, até chegar onde fica o Orgão Maritimo ou Morske orgulje ou Sea Organ.

Orgão Maritimo

Essa escada de marmore recebeu esse nome, pois nela contem um “instrumento musical” que produz música por meio do vento e das ondas do mar que quando entram ou batem nos tubos situados nas escadarias, produzem som!!

e produz som meeesmo!! (que lembra uma flauta!)

Até eu chegar lá fiquei achando que seria apenas uns barulhos meio estranhos, mas não.. parece mesmo uma musiquinha.. e bem calma, por sinal!! Achei muuuito legal!!

o momento mais esperado em Zadar..

O Sea Organ é uma obra bem recente, que fez parte de um projeto de revitalização da cidade e foi inaugurado em 2005!! E como parte desse projeto, também foi feito o Greeting to the Sun, um dos melhores lugares para ver o pôr-do-sol em Zadar!

Eu e minha garrafinha de marasquino..

E foi justamente ali, onde fiz como Hitchcock, abri minha garrafinha de Liquor Marasquino e fiquei sentada, esperando o por-do-sol chegar!!

.. esperando o por-do-sol!!

… e Hitchcock tinha razão!!!

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Croácia, Zadar
Booking.com
  1. sanja 13/07/2012 | 15:36

    Ola, Bruna! Que artigo :-) Sou croata, adoro a cidade de Zadar, e so queria dizer que tens escrito uma optima descricao da cidade. Vou ler os artigos do resto da tua viajem, e interessantissimo :-)) Deves visitar a Croacia de novo, no Verao..e ainda mais lindo. Tchau!

    • Bruna 14/07/2012 | 23:02

      Oi Sanja!!

      Obrigada!! Eu realmente gostei bastante da sua terrinha.. :)
      Se eu tiver outra oportunidade, quero voltar,com certeza!! Tem mta coisa que ainda quero conhecer!!

      • Sanja 16/07/2012 | 08:57

        Se vais visitar a capital – Zagreb, tens o meu email, nao hesita de contactar-me e eu posso mostrar-te a cidade e arredores. Boa sorte!!

        • Bruna 17/07/2012 | 02:28

          Tenho seu email sim! Obrigada, Sanja! :)

  2. Helena 28/06/2015 | 18:31

    Boa noite. Bruna!

    É intenção para o ano ir à Croacia e coloquei no roteiro Zadar. Pergunto: dá para fazer algum bate volta e de qual cidade ou fica 01 noite e carregando malas?
    Detalhe: grandes chances de ter que fazer a Croacia de ônibus pois meu esposo devido a problemas na coluna, mais de 2h dirigindo começa a sentir dores.

    Fico no aguardo uma resposta por email.
    Atenciosamente,
    Helena
    Boa semana

    • Contando as Horas 28/06/2015 | 20:30

      Oi, Helena

      Eu fui até Zadar a partir de Split, não sei te dizer quais outros lugares vc pode fazer bate-volta sem ser Split. Mas devem existir outras cidades sim, mas ai é questão de pesquisa e de gosto por ir a essa ou aquela cidade.

      Eu sempre tive aversão a ficar saracotiando com as malas. Prefiro montar base em um lugar e fazer bate-voltas, acho que a gente aproveita muito mais o dia.

  3. nidia 05/07/2015 | 15:35

    Bruna, saberia informar o horário aproximado do pôr-do-sol em zadar no mês de outubro. Seu post é deste mês mas não sei se foi o da sua viagem. Estou programando viagem em outubro para lá e sarei de Split e Trogir.

Deixe o seu comentário...