30.10
2011

Halloween em Edimburgo!

No úlitmo final de semana do mês de outubro, em grande parte do mundo acontecem as festas do Dia das Bruxas ou Halloween, apesar de o dia oficial ser amanhã, dia 31 de outubro!

Essa semana, quando fui no supermercado, na farmácia, ou simplesmente andando pela rua, vários lugares já estavam no clima do Halloween, com decorações com aboboras, aranhas, teia de aranhas, máscaras horripilantes e por ai vai.. 

Quando chega nessa epóca, aqui em Edimburgo todo mundo só fala nisso.. talvez pq a cidade tenha vários ghost tours.. ou talvez pq seja uma das cidades mais mal assombradas de toda a Europa.. ou pq dizem que no Castelo de Edimburgo moram vários fantasmas.. enfim, seja qual for o motivo, o fato é que todo mundo tem planos para o Halloween!

Sexta-feira, andando pela Old Town, passei por várias lojinhas de fantasias e as filas estavam dobrando a esquina.. mas parei pra ver e bater umas fotos só por curiosidade mesmo, pois eu nunca gostei desse tipo de festa, aliás, não gosto de festa a fantasia também. Então me dei por satisfeita de apenas olhar os “doidos” fantasiados pelas ruas da cidade!

Cheguei até a cogitar de fazer um ghost tour..

Pra quem vem pra Edimburgo e gosta dessas coisas horripilantes, uma boa opção de ghost tour é ir visitar o Real Mary Kings Close, que fica na Royal Mile, de frente pra uma das laterais da Catedral de St Giles.

E eu cheguei a ir até lá.. o lugar é bem legalzinho, tem um bar/café na entrada, uma lojinha de souvenirs e a bilheteria.

Como esse ghost tour é beeeeeeem popular, é bom fazer a reserva pela internet, pois dependendo da epóca (principalmente no verão e durante o final de semana de Halloween, os ingressos esgotam rapidinho).

Conversei com uma funcionária que trabalhava lá e pedi como era, se era mto assustador e coisas desse tipo. Mas ela foi politicamente correta e não me disse nada demais! Então resolvi levar em consideração o que uma das minhas colegas de aula me disse e resolvi não fazer o tour! Infelizmente, eu sou muuuuito medrosa e não tive coragem!!

Voltando ao século 17, a cidade de Edimburgo estava passando por um sério problema de higiene, e com isso várias doenças começaram a aparecer. Assim, surgiu a idéia de “isolar” essa parte da cidade e construir uma nova cidade por cima. E foi assim que os Closes vieram a existir, na verdade os Closes não passam de ruas (e até casas) subterraneas, onde as pessoas mais pobres da cidade moravam!!

O Mary King’s Close se encontra bem embaixo do City Chambers, ou seja, no lado esquerdo da entrada do Close e na diagonal da parte dos fundos da Catedral de St Giles.

Na epoca em que a Peste Negra atingiu Edimburgo, as pessoas mais pobres da população foram simplesmente trancadas nesses Closes até a morte, isolando assim, as pessoas contaminadas.

Crueldade ou não, só de pensar naqueles labirintos, nas doenças, em como foi a vida daquelas pessoas durante essa epoca, nas historias dos fantasmas que ainda rondam o Close.. realmente, como eu já imaginava, não tive coragem de encarar esse tour!

Mary King’s Close abre todos os dias da semana, sempre as 10:00 e dependendo da estação do ano, o ultimo tour pode variar, se for no verão até as 21:00 e se for no inverno até as 17:00. Valor de 12,00 libras!!

Além desse tour, existem muuuuitos outros ghost tours na cidade e os cartazes de divulgação ficam na lateral da Catedral de St Giles e facilmente alguém vai oferecer folhetos ou até mesmo explicações de como são os outros tours pela cidade!

No site da BBC – Scotland tem mais sugestões, clique aqui.

** Precisando de hotel em Edimburgo? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre as Highlands

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Edimburgo, Escócia
Booking.com
  1. Thaiana 25/09/2017 | 23:17

    Olá Bruna,
    tudo bom?
    me tira uma dúvida. Vc acha que mesmo pra quem não tem o inglês muito da pra fazer o tuor?

    att

    • Contando as Horas 25/09/2017 | 23:25

      Oi, Thaiana

      No Mary King’s Close? Hummm, não sei te dizer. Assim, se vc se vira bem no ingles e acha q da conta de entender o sotaque, ok. Caso contrário, acho que complica um pouco. Mas se for um passeio que vc realmente quer fazer muito, arrisca.

Deixe o seu comentário...