31.10
2011

Edimburgo: Os museus de Arte Moderna

Final de semana passado eu fui passear pelas regiões de Stockbridge e Dean Village, na parte norte de Edimburgo. Sendo assim, não poderia deixar de conhecer a Scottish National Gallery of Modern Art e a Dean Gallery.

Pra se localizar..

Os dois museus são relacionados a Arte Moderna, e de acordo com um projeto de renovação das Galerias, elas foram renomeadas e são identificadas como: Modern One (Scottish National Gallery of Modern Art) e Modern Two (Dean Gallery). As duas galerias ficam na mesma área, e são separadas pela Belford Road.

Chegando na Dean Gallery

Eu fui primeiro na Dean Gallery e logo na entrada, é possível ver algumas obras espalhadas pelo jardim. O edíficio onde fica a Dean Gallery antigamente era um orfanato, a arquitetura do prédio é realmente super bonita, porém o museu é pequeno.

Dean Gallery

Esculturas pelo jardim

A Dean Gallery é voltada somente para exibições de artistas Britânicos, principalmente Escoceses como Cadell, Raeburn, Peploe, Watt, entre outros.

No jardim da Dean Gallery

O primeiro andar tem apenas duas salas com exibições temporárias e uma ala dedicada ao artista e escultor Escoces (nascido em Edimburgo) Eduardo Paolozzi, onde é possível ver algumas de suas obras e uma réplica de como era o seu Studio de trabalho.

No primeiro andar

No segundo andar a exibição especial: F.C.B Cadell

E no segundo andar ficam as exposições pagas, atualmente está em cartaz: The Scottish Colourist Series: FCB Cadell, que começou em 22 de outubro e vai até 18 de março de 2012.

De um lado da rua, a entrada para a Dean Gallery

.. e do outro lado, a Scottish National Gallery

Do outro lado da rua fica a Scottish National Gallery of Modern Art e logo no portão de entrada tem uma escultura do tronco de um homem que parece estar preso no chão.

Várias esculturas espalhadas por todos os lados

Chegando na Scottish National Gallery

Nessa Galeria estão em exibição obras de vários artistas internacionais, como Dalí, Miró, Magritte, Picasso, Ernst, entre outros.

A Galeria

No jardim também estão várias esculturas modernas e super coloridas. Mas sem dúvida, o maior destaque fica por conta do jardim, com um lago envolvido por uma especie de colina de vários tamanhos, chamado de Landform (projeto do arquiteto Americano Charles Jencks, que atualmente mora na Escócia), dá pra caminhar pelas curvas dessa “escultura”.. achei super bonito e diferente!!!

O jardim é um dos grandes destaques!

O museu também não é tããão grande, e no primeiro andar além de as exibições temporárias gratuitas, ficam as exibições temporárias pagas, qdo estive lá era Tony Cragg, Sculptures and Drawings, que vai de 30 de julho a 06 de novembro de 2011. Já no segundo andar ficam as coleções de obras voltadas para os periodos do surealismo e dadaísmo, com trabalhos de Dalí, Miró, Magritte.. entre outros.

O Landform visto de dentro da Galeria

A entrada em ambas as Galerias é gratuita. Abrem todos os dias, das 10:00 as 17:00.

Vista do Landform por tras, quando eu tava indo embora!

Para chegar lá é bem simples, andando até o “final” da Princes St (sentido West End), procurar pela rua Palmerston Place (onde fica a St Mary Cathedral), seguir andando por essa rua até ela se transformar em Belford Road, dobrando a esquerda, já é possível ver as placas indicando uma das entradas pra Dean Gallery. O trajeto a pé não leva mais do que 15 minutos, mas também é possivel pegar o ônibus número 13 ou um shuttle especial (gratuito) que parte do The Mound.

** Precisando de hotel em Edimburgo? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre as Highlands

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Atrações turísticas, Edimburgo, Escócia
Booking.com
Deixe o seu comentário...