03.11
2011

Uma boa surpresa.. Bósnia e Herzegovina!!

Na sexta de manhã, fiz um day trip para conhecer a Bósnia e Herzegovina! Não me pergunte o pq eu resolvi ir lá, ou melhor, pode perguntar! A resposta é simples: pura curiosidade!!

Bósnia e Herzegovina

Então reservei um tour por email, ainda quando estava aqui em Edimburgo. A empresa escolhida foi a Adriatic Explore!! Gostei da empresa, as funcionárias foram bem atenciosas e sempre me responderam me rapidamente.

O tour basicamente é: subir pelo litoral Croata até atravessar a fronteira entre Croácia e a Bósnia (de novo, mas dessa vez eu tava suuuper tranquila!!), e a primeira parada é na cidade de Neum.  Seguimos pelas margens do Rio Neretva onde teve uma breve parada na cidade de Počitelj, e seguimos para o destino principal (e final): Mostar! De lá voltamos direto pra Dubrovnik. O tour foi feito com uma mini van (em bom estado de conservação), mas não estava lotado, acho que sobrou uns 2 ou 3 lugares, durou aproximadamente umas 10 horas, e eles passaram me pegar no hotel as 08:30 e me deixaram no hotel por volta as 18:00. 

Fiz o tour com a empresa Adriatic Explore

Eu sempre tive curiosidade de conhecer a Bósnia.. tinha uma idéia completamente errada do lugar, acredito que após anos de Guerras, essa é a única palavra que consigo relacionar com o país, quando penso em Bósnia e Herzegovina. Porém chegando lá, vi que o país tem sim, ainda, as marcas da Guerra, porém eles estão se recuperando a medida do possível.

Nitidamente é um país pobre, porém bem organizado e estruturado (turisticamente falando), praticamente todo mundo falava Inglês, as estradas são ótimas e muito bem sinalizadas.. e as paisagens pelo caminho? Adorei!! Seguir viagem pelas margens do Rio Neretva, que tem uma cor verde esmeralda, foi bem agradável.. isso vem falar que o dia estava super bonito, beeem quente e ensolarado!!

Bósnia e Herzegovina

Mas a Bósnia tem muuuuita história pra contar, o país ja foi disputado por sérvios, croatas, hungaros, venezianos, austriacos, bizantinos e otomanos. Aproximando mais a história, em 1918, a Bosnia foi anexada a Sérvia como parte do Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos e em 1946, foi formada a Republica socialista da Iugoslávia da qual a Bósnia passou a fazer parte! Com a queda do comunismo, a Iugoslávia entrou numa onda de nacionalismo extremo.. e assim, a Croacia resolveu abandonar a Iugoslávia. Os sérvios bósnios recusaram separar da Iugoslávia que pertencia a Sérvia e assim, em 1992 a Bósnia foi arrastada para uma guerra civil que eu diria que foi devastadora e que terminou graças a intervenção da ONU, quando o Acordo de Dayton foi assinado em 1995, e assim o acordo de paz entrou em vigor no país!!

Atualmente, o país é formado por duas entidades politicamente autónomas, a  Federação da Bósnia e Herzegovina e a República Sprska.

Impossível se perder

Segundo a guia, outra questão que chama atenção é a parte politica, que no país é totalmente atípica, pois a república é tripartidaria, ou seja, o governo é comandado por um representante bósnio-muçulmano, um croata e um sérvio. Sendo assim, o cargo de Presidente do país é exercido em rotatividade pelos três “partidos” e cada um ocupa o cargo durante 8 meses ao longo do mandato que dura 4 anos. Ah, e os tres membros sao eleitos diretamente pelo povo!! Estranho não? E pelo jeito essa forma de governar deve dar certo.. eu acho!

Vista de Neum e o pequeno litoral da Bósnia

A cidade é bem pequena e tem uma população de apenas 4.600 habitantes. E a única atração no local se resume a um mirante, onde é possível ver todo o litoral da Bósnia e algumas ilhas no Mar Adriático!!

A primeira parada, na cidade de Počitelj

Seguindo viagem, a próxima parada foi mais ou menos uns 40 minutos depois na cidade de Počitelj. É a cidade mais Turca da Bósnia!

Restos de uma fortaleza

Mesquita na cidade de Počitelj

O charme dessa cidade fica por conta das águas verde esmeralda do Rio Neretva, que corta a cidade e pela ponte Stari Most. A ponte foi declarada Patrimonio mundial pela Unesco em 2005 (no país todo, só existem duas atrações que fazem parte da lista de Patrimônios da Unesco, além dessa ponte, a Ponte de Mehmed Pasa Sokolovic, que fica na cidade de Visegrad).

Anos mais tarde começou o plano de reconstrução da cidade e da ponte também, é claro! E a população da cidade conseguiu reconstruir a ponte e em 2004, a ponte simbolo do país foi reinaugurada, e digo mais, ela ficou idêntica a original!!!

Lojinhas no centro de Mostar

Em cada lado da ponte é existe uma torre, a Torre Halebija e a Torre Tara, que foram construídas durante o século XVII e juntas são chamadas de Bridge Keepers.

Na Torre de Tara, fica o Museum of the Old Bridge que foi inaugurado em 2006 para celebrar segundo aniversário da sua reconstrução. O museum tem 3 partes, porém eu só visitei a galeria de fotos mostrando como era a cidade antes e depois dos bombardeios e vi um video, muuuito triste, onde conseguiram filmar os ataques feitos a cidade e as explosões que foram pouco a pouco destruindo a Stari Most!

Exposição de fotos antes e depois da guerra e também é possível ver um video sobre a guerra, muito triste, por sinal!

Não tem como não se emocionar e não ficar indignada ao mesmo tempo com tamanha ignorância!! Além disso, mostra todo o esforço e trabalho da população de Mostar para reconstruir a ponte. A festa no dia da reinauguração é bem emocionante… ver o povo cantando, soltando balões brancos.. .foi muito legal!!

Casa Turca

Casa Turca

Além da Ponte, fui visitar a Casa Turca e uma Mesquita, a Hadzi Mehmed Karadzozbeg Mosque que é facil de identificar, pois ela tem apenas um minarete e fica logo atras da ponte!

A Mesquita foi construida durante a ocupação dos Otomanos. Foi a primeira vez que visitei uma Mesquita, na verdade não cheguei a entrar nela, fiquei somente na porta, pois cheguei la quando estavam terminando as orações..

As marcas da guerra..

.. ainda estão bem presentes!

Por ser um país que ficou totalmente destruído e conseguiu se reerguer a sua maneira, eu diria que a Bósnia foi sim uma boa surpresa e com certeza a forma como eu imaginava o país mudou totalmente.. e pra melhor, muito melhor!

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Bósnia e Herzegovina, Mostar, Neum, Počitelj - , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
10 comentários em "Uma boa surpresa.. Bósnia e Herzegovina!!"
  1. Alan   09/03/14 • 00h44

    Gostei bastante do post, eu tenho certa curiosidade pelo país.

    • Contando as Horas   09/03/14 • 03h54

      Oi, Alan

      Eu tbm tinha muita curiosidade sobre a Bósnia. Ao menos os lugares por onde passei, achei bem interessante. Algumas marcas da guerra ainda existem, mas eles estão se esforçando muito para que os turistas queiram ir até lá.

  2. Michele   25/03/15 • 16h21

    Olá, Bruna
    Estou de viagem marcada para Croácia e pretendo visitar a Bósnia. Porém, gostaria de ir além de Mostar e passar também por Sarajevo. Sabes me dizer se é possível fazer uma day tour incluindo as duas cidades? Sugeres ir por alguma empresa ou locar um carro seria uma opção?

    • Contando as Horas   26/03/15 • 01h29

      Oi, Michele

      Na época, eu tbm queria conhecer Sarajevo, mas nao achei nenhum tour que incluisse Mostar e Sarajevo. Talvez hoje em dia isso pode ter mudado. Ir de carro pode ser uma opção caso vc nao ache um tour.

  3. Leonardo   30/03/15 • 18h05

    Olá Bruna, Acha que a Bósnia seria um bom lugar para se viver? Eu tenho muita curiosidade pelo país, me parece bem agradável.

    • Contando as Horas   30/03/15 • 22h04

      Oi, Leonardo

      Não sei onde vc pretende morar (qual região ou cidade), mas eu gostei do que vi nessa viagem. Eu fui com uma idéia muito diferente do que de fato encontrei la. Mas né, passear é muito diferente de ir morar. Sinceramente não sei te dizer se seria ou não um bom lugar pra se morar.

  4. Pedro Henriques   16/10/17 • 13h13

    Estive em Mostar este Verão e para mim foi uma surpresa agradavel. Adorei percorrer o centro histórico e beber o café turco! Abraço.

    • Contando as Horas   21/10/17 • 00h51

      Oi, Pedro

      Sabe que eu também me surpreendi? Adorei conhecer a Bosnia! :D

      Obrigada pela mensagem e visita aqui no blog!

  5. Márcia   21/03/18 • 02h10

    Oi Bruna! Estou adorando seu site. Entrei aqui porque preciso ir para Curitiba em junho e queria saber como ir do Aeroporto para o Centro Cívico. Mas tenho interesse em ir para a Europa chegando em Portugal, passando pela Itália e indo de “barco” para Split (quero ir a Medjugorje) e na volta fazer um tour até a França. De lá, voltar para o Brasil. Você sabe me dizer se essa viagem da Itália para Split de barco é uma boa opção? Se você puder me ajudar com empresas que façam parte do tour ou dicas de locomoção eu agradeço muito. Deve ser muito bom viajar sempre. É o meu sonho! Beijos. Obrigada.

    • Contando as Horas   28/03/18 • 15h08

      Oi, Márcia

      Infelizmente não sei como anda isso hoje em dia, se existe opção de transporte da Italia para Split. Vou ficar te devendo essa info.

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Em 2019, em meu primeiro ano de volta a morar na Europa, escolhi ir a Alemanha, mais precisamente, Berlim para conhecer os Mercados de Natal. 🎅🏼🎄❤️
.
Existem muitos espalhados por toda a cidade, mas fui apenas nos 3 principais:
1) Na Gendarmenmarkt (fotos 1, 2 e 3): o foco são as comidas e bebidas típicas dessa época, como fui lá pra isso 😆(#gordices), esse foi meu preferido, fui 2 dias. É o unico que precisa comprar ticket, o valor é simbólico, 1,00 euro.
2) Na Alexanderplatz (fotos 4, 5 e 6): tbm gostei bastante desse, mas além das comidas/bebidas, achei que o foco é mais para diversão (tem pista de patinação, roda gigante, carrossel, trenzinho, entre outros brinquedos). Entrada gratuita.
3) Na Potsdamer Platz (fotos 7 e 8): esse foi o que menos gostei, tanto que nem quis ficar até anoitecer. Tem um pouco de tudo (comidas, brinquedos, artesanatos), mas achei muito simples, sem charme. Entrada gratuita.
.
Alguém sugere outro destino na Europa para 2020? 🥨🌭🍷🍻🥜😁
.
📍Berlim, 🇩🇪
.
#christmas #xmas #mercadosdenatal #mercadosdenatalalemanha #christmasmarket #christmasmarkets #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #gendarmenmarkt #potsdamerplatz #alexanderplatz #natalnaeuropa #natalnaalemanha
O memorial do Holocausto presta homenagem aos mais de 6 milhões de judeus que perderam suas vidas durante a Segunda Guerra Mundial.
.
São 2.711 blocos de concreto de tamanhos e alturas variadas, organizados em fileiras, lembrando muito um cemitério.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #tbt #memorialdoholocausto
Esse ano Berlim comemora 30 anos (e um mês 😅) da queda do Muro de Berlim.
.
Devido a um mal entendido, na noite do dia 09 de novembro de 1989 o muro começou a ser derrubado.
.
Onde é possível ver parte do que restou: East Side Gallery (foto), Potsdamer Platz, Checkpoint Charlie, Topografia do Terror, Memorial do Muro de Berlim (na minha opinião, é o melhor lugar para entender toda a história, se emocionar com os depoimentos e ter uma vista completa do muro com as torres de vigilância, grades, cercas eletricas, entre outros), etc.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#murodeberlim #berlinermauer #berlinwall #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem
Edimburgo! 💛💛💛
.
Se quando eu estava no Brasil e precisava atravessar o Atlantico, eu sempre estava por aqui, agora morando em Portugal, eu vou aparecer com muito mais frequência.
.
Como sempre, foi pouco tempo, mas o suficiente pra amenizar a saudade.
.
Melhor presente de aniversário (antecipado) que eu poderia dar a mim mesma. 😁😁😁 (Olha que a conversão não ta nada favorável: 1,00 libra = 5,14 reais 🤯).
.
Em 2020, eeeuu volto! 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙☺️
.
📍Edimburgo, Escócia
.
#castelodeedimburgo #edinburghcastle #edimburgo #edinburgh #escocia #scotland #visitacotland #escocia2029 #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaescocia #viagens #sourbbv #viajar #travel #picoftheday #helloescocia
#tbt Ano passado, exatamente nesse dia, eu chegava em Lisboa para colocar em prática tudo o que havia planejado nos meses anteriores.
.
Para quem tiver interesse em vir para Portugal com o visto D2 (visto de empreendedor), basicamente é necessário seguir os seguintes passos:
- Tirar o NIF (equivalente ao CPF no Brasil), nas Finanças ou na Loja do Cidadão. Precisa ir junto um cidadão português ou um estrangeiro, desde que possua a AR.
- Abrir uma conta pessoal (em pt-pt pessoa singular).
- Arrumar um contador (em pt-pt contabilista).
- Fazer a constituição da empresa no modelo “Empresa na Hora” na Loja do Cidadão (dar inicio na atividade, fazer a ata da empresa, assinar mil coisas, entre outros procedimentos).
- Abrir uma conta pessoa jurídica (pt-pt pessoa coletiva).
** Entre esses procedimentos, sao necessarios alguns dias. Se quiser aproveitar pra passear, é o momento. Eu fui a Rússia e a Escócia , enquanto aguardava ter tudo pronto para a Segurança Social.
- Fazer os procedimentos na Segurança Social.
** Nesse periodo, ja aproveite pra ir fazendo o plano de negócios (necessário para apresentar no Consulado no momento que for solicitar esse tipo de visto).
.
📍Azenhas do Mar, Portugal 🇵🇹
.
#azenhasdomar #oceanoatlantico #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemlisboa #instaviagem #viagemeturismo #cahemportugal #mar #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #amoviajar #viajar #brasileirosemportugal #trabalharemportugal #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal #vistod2 #arportugal #vistod2portugal #vidaemportugal #instaportugal
Parece que foi ontem, mas hoje completa 6 meses desde que cheguei em Portugal. 🇵🇹
.
Eu poderia fazer uma lista (interminável) de tudo que já fiz nesse tempo, mas pensei melhor e resolvi falar sobre o idioma.
.
- Os portugueses atendem ao telemóvel falando “estou”, e nós atendemos o celular falando “oi”.
- Eles falam partilhar e nós falamos compartilhar.
- Eles dizem frigorífico, e nós geladeira.
- Os portugueses vão a casa de banho, os brasileiros vão ao banheiro.
- Eles atravessam a rua na passadeira, e nós na faixa de pedestres.
- Os portugueses compram sandes, gelado e sumo, e nós sanduiche, sorvete e suco.
- Eles tomam chá em uma chávena, nós tomamos chá em uma xícara.
- Eles dizem súshi e nos, sushí.
- Os portugueses são giros (estou fazendo uma moral 😅😅😅), os brasileiros são gatos.
- As portuguesas são fixes, as brasileiras são legais.
- As portuguesas usam cuecas (essa é difícil de acostumar hahaah), e as brasileiras usam calcinhas.
- Os portugueses dizem que fizemos perguntas parvas, e nós dizemos que eles respondem idiotices.
- Os portugueses dizem gajo e rapariga, e nós (no sul do Brasil) guri e guria.
- Eles andam de métro, autocarro, electrico e comboio, e nós de metrô, ônibus, bondinho e trem.
- Aqui as coisas são “sem piada”, no Brasil, as coisas são “sem graça”.
- Em Portugal existem jogadores chamados de guarda-redes e avançados, no Brasil são chamados de goleiros e atacantes.
- Em Portugal eles gritam golo, no Brasil gritamos gol.
- Em Portugal os jogadores usam camisola (ahahah essa tbm é dificil de acostumar), e no Brasil, camisa.
- Eles metem um “gosto” nas fotos do Ig e Facebook, nos colocamos um “curtir”.
.
Com certeza já aprendi muitas outras palavras, mas agora lembrei dessas.
.
Como dá pra perceber nessa listinha que vos (primeira vez que uso essa palavra na vida 🤣🤣🤣 nem sei se estou usando certo) escrevi, a língua portuguesa é igual, mas é diferente. 😅😅
.
Ah! E as despedidas: por email, sempre são com “melhores cumprimentos“, que substitui o famoso “atenciosamente” no Brasil, e por telefone (ainda tambem não me acostumei com essa) eles dizem: “com licença, beijinhos”.
.
Que venham os próximos 6 meses!
🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
.
📍Portugal 🇵🇹
Contando as Horas