08.11
2011

Últimas horas em Dubrovnik: Forte St Lawrence, War Photo Limited e Aeroporto

Quando voltei do passeio em Montenegro, ainda tava cedo e tinha um pouquinho de sol. Então resolvi aproveitar o resto do meu ultimo dia na Croácia e fui conhecer o Forte de St Lawrence ou Lovrijenac.

Forte St Lawrence

O Forte de St Lawrence fica fora da muralha de Dubrovnik

O Forte fica fora da muralha de Dubrovnik, fica “sozinho” no alto de um rochedo a mais de 30 metros de altura. Esse Forte foi construído para proteger a entrada da cidade, tanto por terra como pelo mar.

Forte de St Lawrence

Caminhei até a beira do mar e subi uma trilhazinha (de escadas) até o topo onde fica o Forte e de lá se tem uma das melhores visão de toda a Cidade Antiga, da Muralha, dos outros Fortes e do restante da cidade, além é claro, é possível ver o pôr-do-sol, e foi o que eu fiz, sentei num banquinho e fiquei esperando ele chegar!!

a “trilha” de escadinhas até o topo

A vista de um lado…

… e do outro!

Na porta principal tem um escrito em latim que acabou se tornando o lema da cidade: “Non bene pro toto libertas venditur auro”  que quer dizer “A liberdade não se vende nem por todo o ouro do mundo”!!

Dá pra ver todo o Centro Antigo de Dubrovnik

Depois acabei voltando até a Cidade Antiga, para um sorvetinho.. afinal, o calor tava de matar (mesmo as 19:00 horas!!).. e lembrei que tinha um Museu sobre a Guerra da Iugoslávia, resolvi procurar enquanto eu também procurava um lugar que vendesse selos para enviar os postais que tinha comprado logo no inicio da viagem!! A busca pelos selos, parecia que não ia ter um final feliz e quando eu decidi que ia entrar pela ultima vez pra procurar, foi justamente numa banquinha de jornais e revistas que eu achei, finalmente!!

War Photo Limited

Nessas minhas andanças pra cima e pra baixo na Stradun, acabei achando a ruazinha que dava no War Photo Limited. Foi um pouco dificil encontrar o museu, pq eu imaginava algo um pouco menor, e a entrada era uma “portinha” preta minúscula, escondida no meio de lojinhas de souvenirs. Bom, achei bem legal o estilo do museu.. bem moderninho. Como o próprio nome sugere, as exibições mostram através de fotos cenas dos principais conflitos na região, como na principal exibição que era sobre a Guerra da Iugoslávia e outros conflitos no mundo.

As outras duas exibições menores, mostram o trabalho de jornalistas relatimamente conhecidos que estavam cobrindo as guerras e registraram cenas que mostram o resultado que uma guerra pode causar em algumas regiões, como no norte da África e no Oriente Médio, principalmente nos países como a Líbia, Egito e Bahrain.

Tinha uma outra exposição sobre a guerra na Chechenia, mas não li muito a respeito, só vi as fotos rapidamente, pq eu fiquei tempo deeeeemaaaais na exibição principal e ainda tinha que jantar!!

A missão das exibições

O War Photo Limited fica na rua Antuninska e abre quase todos os dias, fechado somente na segunda-feira, no verão das 10:00 até as 22:00. Valor de 30,00 Kuna.

Então foi uma boa opção pra fechar a semana de férias na Croácia!!

No domingo, sem tempo pra mais nada, fui direto pro Aeroporto Internacional de Dubrovnik (IATA: DBV) ou em Croata Zračna luka Dubrovnik – Čilipi. O aeroporto é relativamente perto do centro, a uns 20 km mais ou menos.

(eu tinha lido por ai, que havia uma mini rodoviária perto do Portão Pile, e que tinha um ônibus que ligava o centro antigo até o aeroporto, porém eu fui num guiche de informações, e a mulher me disse que os ônibus que partem para o aeroporto saiam apenas da rodoviária principal – aqueeeeela que fica super longe – então… como eu não tinha mais tempo, resolvi pegar um táxi mesmo)

A rodoviária principal fica pro lado contrário de onde está o aeroporto. Achei muita mão de obra (sem contar no calor) “voltar” e ir até a rodoviária e assim, peguei um táxi. O valor foi de 25,00 euros, com ar condicionado, trânsito tranquilo e o taxista era bem gente boa e foi me contando algumas coisas do país e conversamos também sobre o Brasil. Ele chegou até me pergutnar se no Brasil era mais frio que a Croácia.. ve se pode?!?! heheehhe

Por ser o segundo maior aeroporto do país, achei bem moderninho, facil de se localizar, porém já está ultrapassado em termos de espaço. Na parte que eu fui, só tinham os voos pro Reino Unido (como Manchester, Belfast, Edimburgo, Londres..) e mais parecia que eu estava num show do Rock’n Rio do que num aeroporto, tamanho o aglomero e quantidade de pessoas.. tava simplesmente intransitável!! O free shop olhei muito rapidamente, pq realmente, não tinha condições de ficar andando pra lá e pra cá!

Bruna Bartolamei
Siga-me

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Postado em Croácia, Dubrovnik
Booking.com
Deixe o seu comentário...