18.11
2011

Próxima viagem: Atenas, na Grécia

No inicio desse ano eu recebi um email com as últimas novidades do Aeroporto de Edimburgo e lá dizia que a partir de setembro de 2011 a Easyjet iria começar a operar voos direto entre Edimburgo e Atenas. Nem precisaria dizer, mas meus olhos brilharam!!

DSC08833

Então fiquei de olho no site da Easyjet pra poder garantir a minha passagem por um preço bem baratinho e logo na primeira semana que as passagens estavam disponíveis para comprar, eu garanti a minha, que saiu por 40,00 libras ida e volta (uns 115,00 reais na época). Um achado!

São apenas 2 voos por semana, sendo que a ida é sempre na quinta-feira, saindo de manhã e a volta acontece sempre no domingo à noite. Atualmente, em pesquisa feita em julho de 2016, esses voos ainda existem, mas a ida são as quartas-feiras e a volta no sábado a noite. Como seriam 3 dias inteiros, resolvi me dar essa viagem de presente de aniversário!

map_of_greece

Então na quinta-feira passada eu embarquei pra Atenas e o roteiro ficou assim:

– Quinta-feira: como eu já cheguei final de tarde e tava escuro, fui caminhar pela Rua Ermou (principal rua de comércio da cidade, com várias lojas tradicionais e internacionais) e conheci os mini-museus das estações Syntagma e Akropoli;

– Sexta-feira: fui de metro até o Monte Lycabettus, mini-museu da Estação de Monastiraki e lá peguei o metro até a Vila Olímpica, onde aconteceram os Jogos Olímpicos em 2004. E a noite ainda tive tempo de ir no Museu da Acrópole e jantar no restaurante de comida grega Diogenes, na região de Plaka.

– Sábado: conheci todo o complexo da Acrópole. Depois segui para a região de Monastiraki, onde conheci a Ágora Romana, Biblioteca de Adriano e o Cemitério Kerameikos. Voltei pra comprar umas coisinhas na rua Ermou e final de tarde fui caminhar pelas ruazinhas do bairro de Plaka e jantei por lá no Eat at Milton’s.

– Domingo: visitei o Templo de Zeus Olímpico, o Estádio Panathinaiko, o Jardim Nacional e o Parlamento Grego para ver a Troca da Guarda.

SONY DSC

A Grécia faz parte da União Européia e também é membro do Acordo de Schengen, sendo assim, nós Brasileiros, não precisamos de visto pra entrar no país por até 3 meses.

O tempo de voo entre Edimburgo e Atenas é de aproximadamente 4 horas e como a Grécia fica 2 horas a frente do Reino Unido, significa que o dia da ida foi praticamente perdido.

Depois das Olímpiadas em 2004, Atenas se modernizou e melhou bastante o transporte público, principalmente o sistema de metro.

A parte central e mais turistica da cidade, eu achei bem segura, dá pra andar tranquilamente a pé, inclusive a noite, até no máximo umas 22:00 horas.

Obs.: Mapa retirado do site da Lonely Planet.

Posts relacionados:

Voando com as cias aéreas de baixo custo na Europa

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Atenas, Grécia
Booking.com
  1. Elisa Augusta de Souza Tavares 20/02/2016 | 13:00

    Irei para Grécia no dia 24/04 e ficarei 15 dias. Meu roteiro inicialmente é Athenas, Esparta, Santorini, Mikonos e Croácia.
    Queria sua opinião sobre o que conhecer da Croácia. Vi que você gostou muito de Split.
    Você acha que em uma viagem de 15 dias dá pra incluir a Bosnia?

    • Contando as Horas 21/02/2016 | 21:23

      Oi, Elisa

      Vc vai fazer algum tipo de cruzeiro? Ou vai direto por conta?

      Sobre a Croácia, depende! Vc vai só em Split? Ou vai em Dubrovnik, Zadar, Hvar, Zagreb? Vc pensa em ir ao Lago Plitvice? Se vc for conhecer mais lugares na Croácia, eu acho que fica meio corrido incluir à Bósnia. Eu gostei bastante da Bosnia e de Montenegro, ainda quero voltar la pra conhecer melhor, fiz só um bate volta (e fui morrendo de medo heheh).

      • Elisa Tavares 22/02/2016 | 17:36

        Oi, ainda não montei meu roteiro.
        Vou montar agora em março. Nem sei pra onde irei…rs..só ouvi falar de Dubrovnik. De todo modo, vou ler seus postos e assim que eu definir eu posto aqui. Mas por ora também estou achando que não terei tempo para a Bósnia.

  2. Elisa Tavares 06/04/2016 | 10:43

    Bruna, tudo bem?
    Puxa. Viajo dia 24/4 e como meu tempo está bem corrido eu praticamente não fiz roteiro. Estou fazendo agora.
    Ficarei de 24/4 a 11/5 e pretendia fazer Grécia e Croácia.
    Pesquisando vi que a logística de deslocamento entre as duas é péssima.
    Pensei em substituir a Croácia por Turquia ou Egito, mas a atual situação desses lugares não me encoraja.
    Vc acha melhor eu ficar só na Grécia? Eu inicialmente tinha pensado apenas em Atenas, Mykonos e Santorini, mas já estou cogitando em conhecer outros lugares e ficar só na Grecia, como Creta e as ilhas Jônicas, especialemnte porque meu vôo é até Atenas. Ou conhecer outro lugar, como Ibiza na Espanha ou ir para a Itália, Egito…
    Assim, tenho 3 opções: 1) só Grécia e conhecer outros lugares de lá fora do roteiro turístico básico; 2) Grécia e Croácia ou 3) Grécia e outro país que não a Croácia
    É uma pena não ir para a Croácia, mas estou com pouco tempo e a ida para lá envolve longos vôos a Dubrovnik, embora a distância seja pequena.
    O que vc acha? Bjs!

    • Contando as Horas 07/04/2016 | 01:21

      Oi, Elisa

      Realmente, descolamento entre os dois paises nao é facil mesmo. Mesmo na Croacia tbm não é tao simples, tudo exige conexao em Zagreb.

      Se eu fosse vc eu ficaria so na Grecia. Apesar de eu so ter conhecido Atenas, imagino que o restante das ilhas sejam sensacionais. Acho que é melhor vc explorar bem esse destino, afinal, não é tao simples sair do Brasil pra ir a Grécia. Vc chegou a ver se tem cruzeiros operando nesse periodo que vc vai estar la? Talvez seja uma boa ideia. Atenas se vc ficar uns 3 dias ta otimo, dependendo muito do que vc quer conhecer, claro.

  3. Elisa Tavares 17/05/2016 | 11:25

    Bruna, amei a Grécia.
    Fiquei 3 dias em Atenas e uns 12 nas ilhas gregas. Na verdade fui em 3: Creta, Mykonos e Santorini.
    Você precisa ir. Fico imaginando como elas seriam descritas por vc.
    Sempre fui fã de mitologia e Creta é a ilha em que nasceu Zeus. Ele nasceu na caverna de Psicro no monte Ida. É aberta ao público que desce até seu interior. Magnífico.
    Creta tem como principais cidades Chania e Heraclion. Chania tem belíssimas praias, sendo que a mais bela de todas em minha opinião é de Balos (a mais bela do mundo para mim) e Heraclion é mais histórica e também o lugar em que nasceu Zeus.
    Também fui visitar o Oráculo de Delfos.
    Mykonos e Santorini são belíssimas, mas eu preferi Creta por sua junção de beleza, riqueza mitológica e complexidade. É a maior ilha grega.
    De Atenas aproveitei para fazer um bate/volta em Delfos e conheci o templo de Apolo e o lugar do famoso oráculo. Tem um caminho sagrado lá em que vamos subindo o maravilhoso Monte Parnaso e passamos pelo templo de Apolo e estádio onde eram realizados jogos em sua homenagem, entre outras riquezas daquela época. Divino.
    Fora que a cidade de Delfos é pitoresca. Lembra Campos do Jordão.
    Eu pretendo voltar para conhecer Milos, Zakyntos e Corfu, pois Creta é tão grande que tive de dedicar uns 5 dias só pra ela e não deu pra conhecer outras ilhas.
    Você precisa ir. Penso que ia amar Creta.
    Ahhh, no recesso, 20/12 a 7/1 viajarei novamente e estou pensando em fazer Italia e Suíça. Daí me veio a idéia de visitar o Mont Blanc e aproveitar para conhecer Chamonix na França. O que acha? Vi que eles têm teleféricos e que inclusive atravessam os dois países. Deve ser maravilhoso.
    Depois que fui para Innsbruck, graças ao seu blog, fiquei apaixonada pelos Alpes.
    Bjs!

    • Contando as Horas 19/05/2016 | 13:08

      Oi, Elisa

      Ah é??? Sabe que de Atenas eu não gostei taaaanto assim, mas acho que foi pq estive lá bem naquelas épocas de protestos (no inicio) e a cidade estava uma loucura, sem falar que (acho) que comi algo que me fez mal lá, quase desmaiei no metro, voltei pra Edimburgo quase morrendo no voo e fiquei a semana inteira de cama, super mal. Não tenho boas lembranças hehehe Mas enfim… As ilhas gregas eu sou louca pra conhecer, quem sabe um dia!!! Legal esse teu comentário, que bom que vc gostou e que deu tudo certo. Certamente a Grécia não é um destino para uma viagem só, afinal, história e lugares bonitos não faltam por lá. Unica coisa que complica são as conexões, mas… faz parte.

      Meu irmão esteve em fevereiro na França, na região dos Alpes. Ele esta escrevendo os próximos posts que serão sobre Courchevel e outras estações de ski da região. Ele não foi em Chamonix, mas quem sabe ele tem algumas dicas, pq ele leu bastante sobre essa região enquanto estava organizando o intercâmbio dele.

      Obrigada pelo comentário aqui no blog! =D

  4. Rosemari Menezes 23/05/2016 | 11:54

    oi!!Tô amando sua viagens e suas dicas,gostaria de saber como vc fez pra comprar as passagens pra Grecia baratinhas?bjs

    • Contando as Horas 27/05/2016 | 13:59

      Oi, Rosemari

      Antecedência, muita antecedência. E também, eu sempre ficava de olho nos sites das cias de baixo custo. Quando achava algo que me interessava, ja comprava na hora, sem muita enrolação.

  5. Vera Ramos 12/10/2016 | 22:25

    Oi Brunaa aventureira!COMO EU…VOU A PARIS PARA AS FESTAS DE FIM DE ANO.SEMPRE SONHEI COM PARIS NESTA EPOCA E DE LA VOU A CHAMONIX E DEPOI CHANILLY.ESTA SERA A OITAVA VEZ QUE VOU A PARIS …MAS ME PREPARO MESMO É PARA GRECIA E GOSTARIA DE SABER HOTEL BOM CONFORTÁVEL BEM LOCALIZADO DAS ATRACOES-ISTO E VOTAL PARA MIM POIS VIAJO SO.
    PARABENS SEU BLOG É COMPLETO ELUCIDATIVO CLARO E DIDATICO.BOAS VIAGENS PELA FRENTE!!!

  6. Andressa 20/12/2016 | 21:11

    Olá, tb sou de Curitiba, indo pra Grécia 2017.
    Você no seu relato, diz que chegou final de tarde, era já noite então, e foi passear.
    Mas que horas eram aproximadamente? a andar sozinha, na Grécia, final de tarde para de noite sabe?
    Estou indo só.

    • Contando as Horas 21/12/2016 | 16:51

      Oi, Andressa

      Por volta de umas 18:00 mais ou menos. Se vc andar ali na região mais central, onde tem mais pessoas, é tranquilo. Só não recomendo andar sozinha por ruas escuras ou regiões sem movimento. Até umas 21:00 é tranquilo, pq ainda tem movimento de lojas e restaurantes. Depois disso precisa ficar mais atento ou andar de metro ou pegar um taxi pra voltar para o hotel.

Deixe o seu comentário...