01.12
2011

St Andrew’s Day: visita ao Castelo de Edimburgo!

Ontem era o Dia de St Andrew, o Padroeiro da Escócia e como a entrada no Castelo de Edimburgo era gratuita (normalmente a entrada é de 14,00 libras para adultos – agora em 2013 o valor está em 16,00 libras), lá fui eu de novo… Nem tinha me dado conta que já fazia mais de 3 anos que tinha ido lá pela primeira vez e isso foi em dezembro de 2008.

Durante a temporada de inverno, muitas coisas no Castelo não abriam, porém ontem, dava pra visitar TODAS as partes.

Então eu sai de casa relativamente cedo e no caminho, resolvi cortar o trajeto e subir por um dos “Closes” e dei de cara com uma multidão, de cara pensei que eram milhões de pessoas q tinham tido a mesma idéia que eu em ir visitar o Castelo, mas olhando melhor.. vi que aquela multidão toda fazia parte dos protestos contra o governo, que já tinha sido anunciado que iria acontecer em varias partes do Reino Unido.

Acabei ficando um tempo ali pra ver a movimentação, mas até a “baderna” do protesto é organizada aqui nessa Ilha, vááários políciais escoltando a multidão tanto a pé, como de moto e de carro.

Mas resolvi deixar o protesto de lado e fui pro Castelo, direto numa das partes que eu não tinha tido a oportunidade de ver da ultima vez, que era a ala com uma pequena exposição sobre o One o’Clock Gun.

O One o´Clock Gun é uma cerimonia onde acontece um disparo de canhão, praticamente todos os dias desde 1861, exceto aos domingos, pontualmente as 13:00 e permanece até hoje. Junto com a “Time Ball” (em Greenwich também tem uma) que fica no topo do Nelson Monument, no Calton Hill, os dois fornecem um sinal.

O mecanismo é mais ou menos assim.. no topo do Nelson Monument tem uma “Time-Ball” que desce exatamente no mesmo horário em que o disparo é feito no Castelo de Edimburgo, assim, a descida da bola branca mais o barulho do disparo, indicam a hora exata (13:00) para as embarcações e navios que estão tanto na Costa da Escócia, no Firth of Forth e no Porto de Leith!!

O disparo vai em direção ao Porto de Leith

Como ainda era cedo.. eu fui ver o resto das alas do Castelo e perto das 13:00 horas eu fui ver (e fiz um videozinho) do disparo!

A tradição é levada super a sério, por volta de meio dia, todas as alas ao redor e embaixo de onde fica o canhão são evacuadas e começa o preparo. A bala é desencachotada, polida e colocada no canhão. O disparo é feito a anos pela mesma pessoa que faz parte de uma das organizações militares da Escócia e tem até um uniforme especial pra isso.

** Precisando de hotel em Edimburgo? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre as Highlands

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Atrações turísticas, Edimburgo, Escócia
Booking.com
  1. […] em edimburgo! | LINK 56. @contandoashoras | st andrew’s day: visita ao castelo de edimburgo! | LINK 57. @contandoashoras | national gallery of scotland | LINK 58. @contandoashoras | scottish […]

Deixe o seu comentário...