21.12
2011

O Lado B de Edimburgo: Portobello, a praia de Edimburgo

A previsão do tempo estava marcando um dia lindíssimo (coisa que até então eu tava duvidando que pudesse ser possível) e sem ir muito além do que eu já imaginava, o tempo maravilhoso não apareceu! Mas mesmo assim eu resolvi ir até a Praia… e começar o ritual de despedida da cidade (falta muito pouco pra eu voltar pro Brasil!!)

Como eu moro do “outro lado” de Edimburgo, já fui logo de cara na parte mais longe daqui de casa.. e é justamente a única praia da cidade, Portobello.

Porty, como é chamada pelos locais, fica na entrada do Firth of Forth e diferente da grande maioria das praias britanicas e até algumas européias, essa, tem areia de verdade (e não pedras)!!!

A orla é enooooorme (aproximadamente 4 km), acho que para ir de um lado até o outro o trajeto é de aproximadamente 1 hora ou um pouquinho mais até!!

De super, hiper, master e mega turistico a região não tem nada.. mas vale a pena ir só pra sentir o clima de “cidadezinha de interior” dentro da “cidade grande”.

A praia, durante o verão é principalmente invadida pelo pessoal de Glasgow e é totalmente apropriada para banho de mar, isse se alguém tiver coragem de colocar os pés naquela agua geladíssima.

Para chegar a Portobello, é possível ir caminhando (aproximadamente uns 30 minutos) partindo do Arthur’s Seat, e também dá pra pegar o ônibus numero 26 da empresa Lothian Buses.

A principal rua do bairro se resume a High Street, onde ficam varias lojinhas, pubs, cafés e restaurantes.

Saindo do borburinho do centro da High Street, quando ver uma placa indicando o Portobello Swim Centre, com o único Turkish Baths da cidade, é só dobrar a esquerda e logo já dá pra avistar o mar.

Mas antes de chegar no mar, da pra visitar a Old Church de Portobello, uma igrejinha super bonitinha..

O calçadão é amplo e super bem sinalizado, com plaquinhas (um pouco mal conservadas) que indicam onde estão as atrações do local, assim como placas e mapas mostrando o que há de mais interessante pela região..

Seguindo pro lado esquerdo, além de avistar uma Torre Medieval, dá pra ver a arcada de dois parques de diversões, o Fun City e o Tower Amusements.

A torre da St James Church dá pra ver de todos os lugares…

Mas eu acho que o grande destaque são os 3 Pilares que ficam na beira-mar, e que faziam parte dos Jardins da Argyle House que foram feitos de ceramica ainda no século 18.

E foi assim que passei o dia, andando pelo Promenade, com algumas paradas para olhar as pessoas e os muuuitos cachorros passarem, alguns corajosos velejando pelo Firth, e pensando na vida (e nas “cenas dos próximos capítulos”)…

Ah, e ainda tem a casa onde morou o única pessoa que conseguiu atravessar o Canal da Mancha a nado (ida e volta).. corajoso hein?!?!

O “Lado B de Edimburgo” é uma série de posts que vou publicar nos próximos meses, falando somente de lugares pouco conhecidos por turistas, mas que com toda a certeza, valem muito a pena serem incluídos em um próximo roteiro de viagem a Edimburgo!

** Precisando de hotel em Edimburgo? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando de seguro viagem? Inicie as pesquisas aqui.

** Precisando alugar um carro? Inicie as pesquisas aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Escócia

Todos os posts sobre Edimburgo

Todos os posts sobre Glasgow

Todos os posts sobre as Highlands

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Atrações turísticas, Edimburgo, Escócia - ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
9 comentários em "O Lado B de Edimburgo: Portobello, a praia de Edimburgo"
  1. Rafael Flores   04/06/13 • 08h32

    Muito bons os posts, estou aproveitando bastante, obrigado! Vou para Edimburgo daqui a uns dias e só quem está montando um roteiro por conta própria sabe como esses posts ajudam…

    • Bruna Bartolamei   04/06/13 • 15h54

      Oi, Rafael!

      Obrigadaaa!! =D Fico feliz que estão te ajudando. Se precisar de algo, é só falar!

  2. Martha Miranda Lacerda   17/07/13 • 23h49

    Bruna,
    Que legal este post! Sou carioca e adoro uma praia!
    Vou no dia 01 de Setembro, nesta época o tempo é bom para ir a praia/ qual é a temperatura nesta epoca do ano ?
    Obrigada,
    Martha

    • Bruna Bartolamei   19/07/13 • 01h23

      Oi, Martha!

      Em setembro teoricamente é verão na Escócia. Pode ser que vc pegue uma onda de calor totalmente atipica como está acontecendo agora nesse exato momento. Inclusive faz 2 semanas que não chove em Edimburgo! To chocada! hehehe

      Mas normalmente não costuma ser tão quente assim por lá não. Mas o negócio é ir acompanhando a previsão do tempo no site da BBC Scotland. Era o que eu sempre fazia. Eles quase sempre acertam as previsões.

      Não sei se vc já vai estar em Edimburgo no dia 01 de setembro (domingo), mas se me permite sugerir, não deixe de ver esse “Festival” qdo estiver lá. Se te interesar, claro!
      http://contandoashoras.com/2011/09/06/fireworks-no-encerramento-dos-festivais-em-edimburgo/

  3. Martha Miranda Lacerda   19/07/13 • 21h31

    Mais uma vez muito obrigada, pela resposta rápida!
    E saiba que estou lendo todos as postagens e comentários, passo a passo . EXCELENTE !
    Só estarei em Edimburgo no dia 02 de Setembro , na parte da tarde .
    Mas, de qualquer forma , muito obrigada pela dica .!
    Martha.

  4. Lara Araujo   02/11/13 • 21h45

    Estou apaixonada por Edimburgo, Quero muito fazer intercambio la.. Queria saber quanto e a moeda la??

  5. Daniela Fontes   11/12/15 • 16h57

    Oi! Super obrigada!! Fui p/ Londres, York, agora em Edimburgo e depois Dublin “”amei suas dicas””…. seguindo várias viu!! que bacana!!

    • Contando as Horas   11/12/15 • 21h29

      Oi, Daniela

      Que legal! Obrigada pelo feedback! Sempre bom receber comentários assim!! =D

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Chegando em Budapeste!🇭🇺 Esse é o Monte Gellért passando pela janelinha da minha cabine!
.
No ultimo verão europeu eu fiz um cruzeiro fluvial pelo rio Danúbio (segundo maior rio da Europa).
.
Meu cruzeiro começou na Romênia, passou pela Bulgária, Sérvia, Croácia e terminou na Hungria.
.
Foram 7 dias a bordo do navio River Duchess, da empresa @uniworldcruises ! Uma experiência sensacional (ainda quero repetir, fazendo uma das rotas que passam pelos mercadinhos de Natal)!!
.
🌏Budapeste, Hungria
.
#budapeste #budapest #hungria #hungary #cruzeirofluvial #rivercruise #riodanubio #danuberiver #uniworld #exploreuniworld #essemundoenosso #revistaadv #meusroteirosdeviagem #travelgirl #amoviajar #missaovt #eurotrip #europa #followyourdream #picoftheday #hotelinspectors #sourbbv #viajar #missãovt #revistaviajar #riverduchess #qualitours #rivercruising #summer #veraoeuropeu
Kremlin de Moscou 🇷🇺🇷🇺
.
Antigamente essa fortaleza servia de proteção para a cidade, mas hoje em dia é a sede do governo e residencia oficial do Presidente da Rússia.
.
Ele é formado por vários palácios, catedrais, museus, um jardim, as torres e a muralha.
.
Quem estiver em Moscou pode incluir uma visita ao Kremlin no roteiro.
.
É possível conhecer algumas atrações, como: o Palácio do Arsenal, local onde está o Museu do Arsenal e o Complexo das Catedrais (formado por 4 igrejas). Todas todos os demais edifícios podem ser fotografados apenas por fora.
.
⚠️O Kremlin não abre as quintas-feiras. Para visitar o Museu (700 rublos) e o Complexo das catedrais (800 rublos) o valor total é de 1500 rublos (95,00 reais).
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #kremlin #kremlindemoscou #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #eurotrip2018 #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #brasilnacopa #visitrussia
Existem diversas formas de entrar na Praça Vermelha, em Moscou, mas sem duvida alguma, a mais bonita é atravessando o Portão da Ressurreição, localizado literalmente entre a Prefeitura de Moscou (lado esquerdo) e o Museu Estatal de História Nacional (essa construção a direita).
.
Nessa foto também da pra ver a Capela Ibérica e o Marco Zero da Russia.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #moscou  #moscow #russia #copadomundo2018 #kempinski #missãovt #sourbbv #instaviagem #hotelinspectors #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Parque da Vitoria é onde está localizado o Museu da Grande Guerra Patriótica, que é como os russos chamam a Segunda Guerra Mundial. Obviamente, esse museu conta toooooda a historia dessa guerra (com muitas fotos, documentos, objetos, entre outros - tem legendas em inglês).
.
Além disso, também destaco: O Hall dos Heróis (foto 3) que presta uma bela homenagem a todos os russos que morreram nessa guerra, mais de 20 milhões de pessoas, o Hall das Lagrimas (foto 4) que simboliza as lagrimas de quem perdeu filhos, pais, irmãos e maridos durante essa guerra e por fim, os Dioramas de Guerra (foto 5), esses paines gigantes que retratam algumas cenas de momentos importantes dessa guerra.
.
O parque é gigante e o Museu é enorme, portanto, vá com muito tempo (tempo minimo de 3 - 4 horas).
.
Dica: Para chegar aqui, o acesso é feito pela estaçao de metro Парк Победы, aquela que tem as escadas rolantes mais profundas de todas as estações de metro de Moscou, sao quase 3 minutos andando nessa escada. 😱
.
🌏Moscou, Rússia
.
#parquedavitoria #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #queroviajarmais #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Museu Memorial da Cosmonáutica é formado por três partes: 
1) Alameda dos Cosmonautas: com varias estatuas de cosmonautas russos, entre elas, Yuri Gagarin, primeiro cosmonauta russo a ir ao espaço (da um zoom ai nas imagens q da pra ver algumas estatuas)
2) Monumento aos Conquistadores do Cosmos: é essa estrutura que simboliza um foguete decolando em direçao ao espaço.
3) Museu do Espaço: localizado logo abaixo disso tudo, aqui é possivel aprender um pouco sobre a chegada dos russos ao espaço atraves de equipamentos, roupas, documentos historicos, entre outros. A parte mais legal, na minha opiniao, é poder entrar na réplica da Estação Espacial Mir e ver como era a vida deles durante uma missão no espaço.
.
O museu tem explicações em inglês. Além do valor do ticket, quem quiser fotografar, precisa comprar uma permissão de fotos.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#cosmonautas #museumemorial #vdnkh #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Certeza absoluta que essa é uma das atrações mais fotografadas de toda a Rússia!!!
.
A Catedral de São Basilio foi construída durante o seculo 16 por ordem do Czar Ivan, o Terrível. Ela é formada por 9 capelas, mas elas não ficam lado a lado, é quase como se fosse um labirinto com varias escadas e corredores.
.
Dica: Essa igreja nao abre as quartas-feiras. Além do valor do ticket, é necessário comprar uma permissão para fotos e/ou videos.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #catedraldesaobasilio #stbasilscathedral #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Contando as Horas