01.01
2012

Portugal: Informações práticas

Quando resolvi fazer meu intercâmbio na Escócia, três países eu fiz muita questão de conhecer: Alemanha, Itália e Portugal. Motivo? Esses são os países de onde tenho decendência e portanto, nada mais justo do que ir conhecer as “origens”.

E minha ultima viagem antes de voltar ao Brasil não poderia ter sido outra: Portugal! A viagem foi rápida, mas já deu pra ter um gostinho de como é o país que tem mais ligação com a nossa história. 

→ Meu roteiro

Quando meu intercâmbio na Escócia chegou ao fim, meu voo de volta para o Brasil partia de Lisboa e claro, eu não iria perder a oportunidade de conhecer Portugal, mesmo que fosse por pouquíssimos dias.

Fiquei apenas 3 dias em Lisboa, onde em um desses dias eu fui conhecer Sintra. Apesar de ter ficado pouquissimo, gostei muito de tudo que vi!

Eu cheguei em Lisboa em um domingo e fiquei a tarde por lá. Na segunda-feira fui a Sintra e na terça fiquei o dia todo em Lisboa. Quarta-feira foi dia de ir ao aeroporto, pois ia pegar meu voo de volta para o Brasil.

→ Localização

Portugal é considerado o mais mais ocidental da Europa. A parte continental de Portugal está localizada na Peninsula Ibérica, fazendo fronteira terrestre apenas com a Espanha. Além disso, Portugal tem ainda outras duas regiões autonomas: Açores e Madeira. O país tem apenas 10,5 milhões de habitantes. Sua capital é Lisboa.

→ Vistos e vacinas

Portugal faz parte da União Européia e também faz parte do Acordo de Schengen (que permite a livre circulação por outros paises europeus, exceto UK e a Irlanda). Brasileiros que viajam a Portugal a turismo, negocio e cobertura jornalistica não precisam de visto e podem permanecer lá por até 90 dias. O unico documento aceito para entrar no país é o passaporte. O passaporte deve ter validade minima de 6 meses.

Portugal não exige nenhuma vacina de brasileiros.

→ Como ir até Portugal

Quem estiver no Brasil, as unicas cias aéreas com voos diretos para Portugal, são: a Azul e a TAP. Mas claro que também é possivel chegar fazendo conexão em qualquer capital ou grande cidade européia.

→ Chegando em Lisboa – Aeroporto de Lisboa (IATA: LIS)

O Aeroporto Humberto Delgado, mais conhecido por Aeroporto de Lisboa, é um dos principais aeroportos de Portugal (junto com o Aeroporto do Porto) e está localizado a 10 km de distância do centro de Lisboa, o que dá mais ou menos uns 20 minutos. É considerado o maior aeroporto de Portugal em numero de passageiros. Ele tem dois terminais, um para destinos dentro da União Européia (T2) e outro para destinos em outros continentes (T1). Existe um ônibus especial que faz a ligação entre esses dois terminais de forma gratuita.

Para ir do aeroporto ao centro da cidade, existem diversas opções, como: táxi, ônibus (de linha ou Aerobus) ou metro. Quando eu estive lá, no dia que cheguei peguei o metro e no dia de ir embora, fui de taxi (valor de aproximadamente 15,00 – 20,00 euros).

→ Imigração em Lisboa

Eu já passei algumas vezes na imigração em Portugal, nunca tive problema. Sempre me pediram coisas basicas, do tipo: quantos dias vai ficar em Portugal? Qual o motivo da viagem? E em alguns poucos casos, me pediram para ver a passagem de volta.

→ Idioma

Como todo mundo já sabe, o idioma oficial do país é o Português e apesar de falarmos a mesma lingua, é preciso ficar atento a algumas palavras, pois elas tem significados diferentes. Além disso, o sotaque português é bem diferente do sotaque brasileiro. No inicio a gente estranha um pouco, mas logo se acostuma.

Uma vez em Portugal, algumas palavrinhas geram um pouco de confusão e assim, é importante saber que:

– Bondes são chamados de Eléctrico,

– Ponto de ônibus é Paragem,

– Ônibus é chamado de Autocarro e;

– Trens são os Comboios.

→ Diferença de fuso horário

Durante os meses de verão na Europa (de março até outubro), quando está em vigor o horario de verão, a diferença de horário com o Brasil é de 4 horas, ou seja, são 4 horas a mais em Portugal. Já durante os meses de inverno na Europa (de novembro até março), a diferença de horário cai para duas horas, ou seja, são apenas 2 horas a mais em Portugal.

→ Tomadas

Se você tem eletronicos com aquelas tomadas antigas de dois pinos redondidos aqui do Brasil, não se preocupe, pois as tomadas em Portugal tem exatamente essa configuração.

→ Dinheiro

A antiga moeda de Portugal era o Escudo, mas em 2002 foi adotado o euro. Desde então, a moeda oficial do país é o Euro. Tenha sempre em mãos euros, não adianta querer usar outra moeda (libra, dolar ou qualquer outra coisa), pois não é aceito em nenhum lugar.

→ Os portugueses

A fama dos portugueses (assim como a dos franceses) entre brasileiros não é muito boa, mas juro que não entendi o motivo. Enquanto fazia minhas pesquisas para montar meu roteiro, li muitas pessoas falando que os portugueses não gostam de brasileiros (em especial as brasileiras), que são impacientes, preconceituosos e blablablá. A minha experiência foi totalmente diferente disso. Em todos os lugares que fui, sempre fui bem tratada, 90% dos portugueses com quem conversei sempre foram muito simpaticos comigo, ja os outros 10% foram normais. Não sofri nenhum preconceito por ser brasileira, muito pelo contrario, sempre quando percebiam pelo sotaque que eu era brasileira, ficam conversando comigo (se eu deixasse, por horas).

→ Segurança

Ao contrario do Brasil, eu tive uma ótima impressão de Portugal com relação a esse assunto. Nunca, em momento algum, me senti insegura andando por lá, fosse de dia ou a noite. Claro que não andei até muito tarde da noite, mas pelas areas mais turisticas por onde passei, não tive nenhum problema. Não lembro de ter visto mendigos ou pessoas atoas (aquelas que ficam analisando turistas para ver quem será o proximo alvo). Logico que não dá pra dar bobeira, mas em comparação com o Brasil, é super tranquilo.

** Solicite seu roteiro personalizado para Portugal aqui.

** Reserve seu hotel em Portugal aqui.

** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.

** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Portugal

Todos os posts sobre Lisboa

Todos os posts sobre Sintra

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Lisboa, Portugal, Sintra - , , , , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
1 comentário em "Portugal: Informações práticas"
  1. Joanna   08/02/12 • 03h47

    Bruna,
    Adorei também esse mini-dicionário, será muito útil em minha viagem, acredito que todos os brasileiros confundem um pouco essas palavras.

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Parque da Vitoria é onde está localizado o Museu da Grande Guerra Patriótica, que é como os russos chamam a Segunda Guerra Mundial. Obviamente, esse museu conta toooooda a historia dessa guerra (com muitas fotos, documentos, objetos, entre outros - tem legendas em inglês).
.
Além disso, também destaco: O Hall dos Heróis (foto 3) que presta uma bela homenagem a todos os russos que morreram nessa guerra, mais de 20 milhões de pessoas, o Hall das Lagrimas (foto 4) que simboliza as lagrimas de quem perdeu filhos, pais, irmãos e maridos durante essa guerra e por fim, os Dioramas de Guerra (foto 5), esses paines gigantes que retratam algumas cenas de momentos importantes dessa guerra.
.
O parque é gigante e o Museu é enorme, portanto, vá com muito tempo (tempo minimo de 3 - 4 horas).
.
Dica: Para chegar aqui, o acesso é feito pela estaçao de metro Парк Победы, aquela que tem as escadas rolantes mais profundas de todas as estações de metro de Moscou, sao quase 3 minutos andando nessa escada. 😱
.
🌏Moscou, Rússia
.
#parquedavitoria #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #queroviajarmais #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Museu Memorial da Cosmonáutica é formado por três partes: 
1) Alameda dos Cosmonautas: com varias estatuas de cosmonautas russos, entre elas, Yuri Gagarin, primeiro cosmonauta russo a ir ao espaço (da um zoom ai nas imagens q da pra ver algumas estatuas)
2) Monumento aos Conquistadores do Cosmos: é essa estrutura que simboliza um foguete decolando em direçao ao espaço.
3) Museu do Espaço: localizado logo abaixo disso tudo, aqui é possivel aprender um pouco sobre a chegada dos russos ao espaço atraves de equipamentos, roupas, documentos historicos, entre outros. A parte mais legal, na minha opiniao, é poder entrar na réplica da Estação Espacial Mir e ver como era a vida deles durante uma missão no espaço.
.
O museu tem explicações em inglês. Além do valor do ticket, quem quiser fotografar, precisa comprar uma permissão de fotos.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#cosmonautas #museumemorial #vdnkh #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Certeza absoluta que essa é uma das atrações mais fotografadas de toda a Rússia!!!
.
A Catedral de São Basilio foi construída durante o seculo 16 por ordem do Czar Ivan, o Terrível. Ela é formada por 9 capelas, mas elas não ficam lado a lado, é quase como se fosse um labirinto com varias escadas e corredores.
.
Dica: Essa igreja nao abre as quartas-feiras. Além do valor do ticket, é necessário comprar uma permissão para fotos e/ou videos.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #catedraldesaobasilio #stbasilscathedral #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Uma das praças mais bonitas do mundo, a Praça Vermelha, em Moscou! 🇷🇺
.
Reserve 1 dia inteiro pra conhecer essa praça. Entre as principais atrações estão: Portão da Ressurreição (a principal forma de entrar na praça), a Capela Ibérica, Museu Estatal de História Nacional, o Kremlin de Moscou (dá pra comprar ingresso antecipado no site oficial), Mausoléu de Lênin, a Catedral de São Basílio, Loja de Departamento GUM, a Catedral de Kazan e a Prefeitura de Moscou.
.
Essa era a vista do meu quarto em Moscou, no Hotel Baltschung Kempinski.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#kremlin #kremlindemoscou #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #kempinski #missãovt #sourbbv #instaviagem #hotelinspectors #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #hotelview #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Rússia 🇷🇺
(Menos de uma semana para o ínicio da Copa do Mundo!)
.
A Rússia é o maior país em extensão longitudinal, tem uma parte na Europa e outra parte na Ásia. O país é tão gigante, que o Brasil e Reino Unido cabem um pouco mais de 2 vezes e quase 70 vezes lá dentro, respectivamente. Outra coisa que chama atenção é a quantidade de fusos horários, são 11 no total, garantindo mais de 10 horas de diferença entre cidades que estão em cada extremo no país. Impressionante, né?
.
Na foto: Uma das varias torres do Kremlin de Moscou e uma partezinha da Catedral de São Basílio.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#kremlin #kremlindemoscou #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #russia_ru #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #russiaphoto #russiagram #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Mais uma cidade para a minha listinha de preferidas: Moscou! ❤️🇷🇺
.
Essa viagem a Russia estava nos nossos planos a muitos anos, mas finalmente ela aconteceu em setembro de 2016. As expectativas eram altissimas e ainda assim, ficamos surpreendidos com tudo q vimos lá.
.
Ta ai um lugar que certamente voltarei um dia. E se nao fosse o idioma russo, ate cogitava morar la por algum tempo. 😁😁
.
Se alguém estiver se perguntando se é um lugar seguro para viajar sozinha (o), a resposta é siiiim!!! Ao menos nos lugares onde estivemos, Moscou e São Petersburgo (e mais algumas cidades nos arredores) foi super tranquilo!
.
🌏 Moscou, Rússia
.
#moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #russia_ru #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajemais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #russiaphoto #russiagram #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Contando as Horas