01.01
2012

Portugal: Informações práticas

Quando resolvi fazer meu intercâmbio na Escócia, três países eu fiz muita questão de conhecer: Alemanha, Itália e Portugal. Motivo? Esses são os países de onde tenho decendência e portanto, nada mais justo do que ir conhecer as “origens”.

E minha ultima viagem antes de voltar ao Brasil não poderia ter sido outra: Portugal! A viagem foi rápida, mas já deu pra ter um gostinho de como é o país que tem mais ligação com a nossa história. 

→ Meu roteiro

Quando meu intercâmbio na Escócia chegou ao fim, meu voo de volta para o Brasil partia de Lisboa e claro, eu não iria perder a oportunidade de conhecer Portugal, mesmo que fosse por pouquíssimos dias.

Fiquei apenas 3 dias em Lisboa, onde em um desses dias eu fui conhecer Sintra. Apesar de ter ficado pouquissimo, gostei muito de tudo que vi!

Eu cheguei em Lisboa em um domingo e fiquei a tarde por lá. Na segunda-feira fui a Sintra e na terça fiquei o dia todo em Lisboa. Quarta-feira foi dia de ir ao aeroporto, pois ia pegar meu voo de volta para o Brasil.

→ Localização

Portugal é considerado o mais mais ocidental da Europa. A parte continental de Portugal está localizada na Peninsula Ibérica, fazendo fronteira terrestre apenas com a Espanha. Além disso, Portugal tem ainda outras duas regiões autonomas: Açores e Madeira. O país tem apenas 10,5 milhões de habitantes. Sua capital é Lisboa.

→ Vistos e vacinas

Portugal faz parte da União Européia e também faz parte do Acordo de Schengen (que permite a livre circulação por outros paises europeus, exceto UK e a Irlanda). Brasileiros que viajam a Portugal a turismo, negocio e cobertura jornalistica não precisam de visto e podem permanecer lá por até 90 dias. O unico documento aceito para entrar no país é o passaporte. O passaporte deve ter validade minima de 6 meses.

Portugal não exige nenhuma vacina de brasileiros.

→ Como ir até Portugal

Quem estiver no Brasil, as unicas cias aéreas com voos diretos para Portugal, são: a Azul e a TAP. Mas claro que também é possivel chegar fazendo conexão em qualquer capital ou grande cidade européia.

→ Chegando em Lisboa – Aeroporto de Lisboa (IATA: LIS)

O Aeroporto Humberto Delgado, mais conhecido por Aeroporto de Lisboa, é um dos principais aeroportos de Portugal (junto com o Aeroporto do Porto) e está localizado a 10 km de distância do centro de Lisboa, o que dá mais ou menos uns 20 minutos. É considerado o maior aeroporto de Portugal em numero de passageiros. Ele tem dois terminais, um para destinos dentro da União Européia (T2) e outro para destinos em outros continentes (T1). Existe um ônibus especial que faz a ligação entre esses dois terminais de forma gratuita.

Para ir do aeroporto ao centro da cidade, existem diversas opções, como: táxi, ônibus (de linha ou Aerobus) ou metro. Quando eu estive lá, no dia que cheguei peguei o metro e no dia de ir embora, fui de taxi (valor de aproximadamente 15,00 – 20,00 euros).

→ Imigração em Lisboa

Eu já passei algumas vezes na imigração em Portugal, nunca tive problema. Sempre me pediram coisas basicas, do tipo: quantos dias vai ficar em Portugal? Qual o motivo da viagem? E em alguns poucos casos, me pediram para ver a passagem de volta.

→ Idioma

Como todo mundo já sabe, o idioma oficial do país é o Português e apesar de falarmos a mesma lingua, é preciso ficar atento a algumas palavras, pois elas tem significados diferentes. Além disso, o sotaque português é bem diferente do sotaque brasileiro. No inicio a gente estranha um pouco, mas logo se acostuma.

Uma vez em Portugal, algumas palavrinhas geram um pouco de confusão e assim, é importante saber que:

– Bondes são chamados de Eléctrico,

– Ponto de ônibus é Paragem,

– Ônibus é chamado de Autocarro e;

– Trens são os Comboios.

→ Diferença de fuso horário

Durante os meses de verão na Europa (de março até outubro), quando está em vigor o horario de verão, a diferença de horário com o Brasil é de 4 horas, ou seja, são 4 horas a mais em Portugal. Já durante os meses de inverno na Europa (de novembro até março), a diferença de horário cai para duas horas, ou seja, são apenas 2 horas a mais em Portugal.

→ Tomadas

Se você tem eletronicos com aquelas tomadas antigas de dois pinos redondidos aqui do Brasil, não se preocupe, pois as tomadas em Portugal tem exatamente essa configuração.

→ Dinheiro

A antiga moeda de Portugal era o Escudo, mas em 2002 foi adotado o euro. Desde então, a moeda oficial do país é o Euro. Tenha sempre em mãos euros, não adianta querer usar outra moeda (libra, dolar ou qualquer outra coisa), pois não é aceito em nenhum lugar.

→ Os portugueses

A fama dos portugueses (assim como a dos franceses) entre brasileiros não é muito boa, mas juro que não entendi o motivo. Enquanto fazia minhas pesquisas para montar meu roteiro, li muitas pessoas falando que os portugueses não gostam de brasileiros (em especial as brasileiras), que são impacientes, preconceituosos e blablablá. A minha experiência foi totalmente diferente disso. Em todos os lugares que fui, sempre fui bem tratada, 90% dos portugueses com quem conversei sempre foram muito simpaticos comigo, ja os outros 10% foram normais. Não sofri nenhum preconceito por ser brasileira, muito pelo contrario, sempre quando percebiam pelo sotaque que eu era brasileira, ficam conversando comigo (se eu deixasse, por horas).

→ Segurança

Ao contrario do Brasil, eu tive uma ótima impressão de Portugal com relação a esse assunto. Nunca, em momento algum, me senti insegura andando por lá, fosse de dia ou a noite. Claro que não andei até muito tarde da noite, mas pelas areas mais turisticas por onde passei, não tive nenhum problema. Não lembro de ter visto mendigos ou pessoas atoas (aquelas que ficam analisando turistas para ver quem será o proximo alvo). Logico que não dá pra dar bobeira, mas em comparação com o Brasil, é super tranquilo.

** Solicite seu roteiro personalizado para Portugal aqui.

** Reserve seu hotel em Portugal aqui.

** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.

** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Portugal

Todos os posts sobre Lisboa

Todos os posts sobre Sintra

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Lisboa, Portugal, Sintra - , , , , , , , , , , , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
1 comentário em "Portugal: Informações práticas"
  1. Joanna   08/02/12 • 03h47

    Bruna,
    Adorei também esse mini-dicionário, será muito útil em minha viagem, acredito que todos os brasileiros confundem um pouco essas palavras.

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
O memorial do Holocausto presta homenagem aos mais de 6 milhões de judeus que perderam suas vidas durante a Segunda Guerra Mundial.
.
São 2.711 blocos de concreto de tamanhos e alturas variadas, organizados em fileiras, lembrando muito um cemitério.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #tbt #memorialdoholocausto
Esse ano Berlim comemora 30 anos (e um mês 😅) da queda do Muro de Berlim.
.
Devido a um mal entendido, na noite do dia 09 de novembro de 1989 o muro começou a ser derrubado.
.
Onde é possível ver parte do que restou: East Side Gallery (foto), Potsdamer Platz, Checkpoint Charlie, Topografia do Terror, Memorial do Muro de Berlim (na minha opinião, é o melhor lugar para entender toda a história, se emocionar com os depoimentos e ter uma vista completa do muro com as torres de vigilância, grades, cercas eletricas, entre outros), etc.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#murodeberlim #berlinermauer #berlinwall #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem
Edimburgo! 💛💛💛
.
Se quando eu estava no Brasil e precisava atravessar o Atlantico, eu sempre estava por aqui, agora morando em Portugal, eu vou aparecer com muito mais frequência.
.
Como sempre, foi pouco tempo, mas o suficiente pra amenizar a saudade.
.
Melhor presente de aniversário (antecipado) que eu poderia dar a mim mesma. 😁😁😁 (Olha que a conversão não ta nada favorável: 1,00 libra = 5,14 reais 🤯).
.
Em 2020, eeeuu volto! 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙☺️
.
📍Edimburgo, Escócia
.
#castelodeedimburgo #edinburghcastle #edimburgo #edinburgh #escocia #scotland #visitacotland #escocia2029 #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaescocia #viagens #sourbbv #viajar #travel #picoftheday #helloescocia
#tbt Ano passado, exatamente nesse dia, eu chegava em Lisboa para colocar em prática tudo o que havia planejado nos meses anteriores.
.
Para quem tiver interesse em vir para Portugal com o visto D2 (visto de empreendedor), basicamente é necessário seguir os seguintes passos:
- Tirar o NIF (equivalente ao CPF no Brasil), nas Finanças ou na Loja do Cidadão. Precisa ir junto um cidadão português ou um estrangeiro, desde que possua a AR.
- Abrir uma conta pessoal (em pt-pt pessoa singular).
- Arrumar um contador (em pt-pt contabilista).
- Fazer a constituição da empresa no modelo “Empresa na Hora” na Loja do Cidadão (dar inicio na atividade, fazer a ata da empresa, assinar mil coisas, entre outros procedimentos).
- Abrir uma conta pessoa jurídica (pt-pt pessoa coletiva).
** Entre esses procedimentos, sao necessarios alguns dias. Se quiser aproveitar pra passear, é o momento. Eu fui a Rússia e a Escócia , enquanto aguardava ter tudo pronto para a Segurança Social.
- Fazer os procedimentos na Segurança Social.
** Nesse periodo, ja aproveite pra ir fazendo o plano de negócios (necessário para apresentar no Consulado no momento que for solicitar esse tipo de visto).
.
📍Azenhas do Mar, Portugal 🇵🇹
.
#azenhasdomar #oceanoatlantico #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemlisboa #instaviagem #viagemeturismo #cahemportugal #mar #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #amoviajar #viajar #brasileirosemportugal #trabalharemportugal #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal #vistod2 #arportugal #vistod2portugal #vidaemportugal #instaportugal
Parece que foi ontem, mas hoje completa 6 meses desde que cheguei em Portugal. 🇵🇹
.
Eu poderia fazer uma lista (interminável) de tudo que já fiz nesse tempo, mas pensei melhor e resolvi falar sobre o idioma.
.
- Os portugueses atendem ao telemóvel falando “estou”, e nós atendemos o celular falando “oi”.
- Eles falam partilhar e nós falamos compartilhar.
- Eles dizem frigorífico, e nós geladeira.
- Os portugueses vão a casa de banho, os brasileiros vão ao banheiro.
- Eles atravessam a rua na passadeira, e nós na faixa de pedestres.
- Os portugueses compram sandes, gelado e sumo, e nós sanduiche, sorvete e suco.
- Eles tomam chá em uma chávena, nós tomamos chá em uma xícara.
- Eles dizem súshi e nos, sushí.
- Os portugueses são giros (estou fazendo uma moral 😅😅😅), os brasileiros são gatos.
- As portuguesas são fixes, as brasileiras são legais.
- As portuguesas usam cuecas (essa é difícil de acostumar hahaah), e as brasileiras usam calcinhas.
- Os portugueses dizem que fizemos perguntas parvas, e nós dizemos que eles respondem idiotices.
- Os portugueses dizem gajo e rapariga, e nós (no sul do Brasil) guri e guria.
- Eles andam de métro, autocarro, electrico e comboio, e nós de metrô, ônibus, bondinho e trem.
- Aqui as coisas são “sem piada”, no Brasil, as coisas são “sem graça”.
- Em Portugal existem jogadores chamados de guarda-redes e avançados, no Brasil são chamados de goleiros e atacantes.
- Em Portugal eles gritam golo, no Brasil gritamos gol.
- Em Portugal os jogadores usam camisola (ahahah essa tbm é dificil de acostumar), e no Brasil, camisa.
- Eles metem um “gosto” nas fotos do Ig e Facebook, nos colocamos um “curtir”.
.
Com certeza já aprendi muitas outras palavras, mas agora lembrei dessas.
.
Como dá pra perceber nessa listinha que vos (primeira vez que uso essa palavra na vida 🤣🤣🤣 nem sei se estou usando certo) escrevi, a língua portuguesa é igual, mas é diferente. 😅😅
.
Ah! E as despedidas: por email, sempre são com “melhores cumprimentos“, que substitui o famoso “atenciosamente” no Brasil, e por telefone (ainda tambem não me acostumei com essa) eles dizem: “com licença, beijinhos”.
.
Que venham os próximos 6 meses!
🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
.
📍Portugal 🇵🇹
50 tons de verde! 💚
.
Parece que estou sozinha no parque, mas 20 segundos depois passou por aqui um milhão de chineses. 😅😅😅
.
📍Plitvice, Croácia 🇭🇷
.
#plitvice #plitvicelakes #lagosplitvice #plitvickajezera #croacia #croatia #eurotrip #outono #nature #lakes #portugal #tapportugal #croatiaairlines #amoviajar #mulheresviajantes  #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaeuropa #brasileirosnacroacia #viagens #travelphotography #sourbbv #viajar #travel #europa #picoftheday #euamoviajar #trilhas
Contando as Horas