09.01
2012

Roteiro Básico em Lisboa

Lisboa, capital e maior cidade de Portugal, tem apenas 550 mil habitantes, mas na região metropolitana pode alcançar facilmente os 2,5 milhão de habitantes.

A cidade é super fácil de se localizar e as opções de meios de transporte públicos são enormes, além do metro (com suas 4 linhas), existem os famosos bondinhos, ônibus e funiculares.

Mapa de Lisboa

Infelizmente o cartão Viva Viagem versão Comboio (trem) que usei em Sintra não servia para o transporte público interno em Lisboa, sendo assim, comprei outro cartão para usar pela cidade.  E vale a pena, pois o valor do bilhete que normalmente é de 1,95 euros, sai peraticamente pela metade do preço. Ahh, e como já disse, o valor do cartão é de 0,50 euro, e se não quiser guardar ele de recordação, é possivel pegar o dinheiro de volta!

Os bondinhos!

Como eu só andei no Elevador de Santa Justa e no bondinho para ir e voltar de Belém, só posso dizer que achei super prático, é só validar na maquininha amarela dentro do elevador/bonde e seguir viagem. E nem tente dar uma de espertinho, pois mesmo dentro do bondinho, indo pra Belém, no trajeto da ida, o fiscal passou em todo o bonde conferindo um por um dos cartões (e com certeza a multa é bem salgada, pelo q me lembro era algo absurdo, em torno de 100 vezes o valor do bilhete, então é só fazer as contas de quanto sairia o prejuízo)!!

O dia amanheceu lindíssimo e convenhamos, pra quem está vindo de uma longa temporada na Escócia, impossível não reparar e ficar feliz em ver o céu azul e o sol dando as caras, e o melhor de tudo, o dia todo!!!

Rua Augusta

Detalhes na Rua Augusta

Saindo do hotel, caminhei pela Rua Augusta, que é uma rua só para pedestres com várias lojas e restaurantes, logo cheguei no Elevador Santa Justa. O Elevador, na verdade é uma “torre” de 45 metros de altura e foi projetado por um dos alunos de Gustave Eiffel, aqueeeele da Torre Eiffel em Paris.

Elevador Santa Justa

A fila para subir não estava nada animadora, mas resolvi encarar.. achei que seria uma boa opção ver boa parte da cidade lá do alto, e ainda como bônus o Castelo de São Jorge bem de pertinho!

Praça Dom Pedro IV

Av da Liberdade

Para ter acesso ao elevador, dá pra usar o cartão viva viagem ou dá pra comprar o ticket lá na hora mesmo (valor de 5,00 euros). O trajetinho é super rápido e no elevador não sobem muuuuitas pessoas ao mesmo tempo, então é bem tranquilo!

Rio Tejo e a Praça do Comércio

Catedral da Sé

São “dois” niveis, um onde vemos a cidade através de umas grades de proteção e para ter acesso ao nível superior (terraço), tem uma escadinha.

Castelo de São Jorge

Castelo de São Jorge e suas muralhas

No geral o que vemos é o Bairro do Chiado e da Baixa, e além do imponente Castelo de São Jorge, da pra ver também uma boa parte da Catedral da Sé, o Rio Tejo, Praça do Comércio, Rua Augusta, Av Liberdade lá do alto, muito util pra ter uma visão geral da região e fazer um bom reconhecimento de área, e isso já foi uma previa, pois essas atrações seriam as visitadas na sequencia!

Catedral da Sé

Voltando pela Rua Agusta, fui perguntando pelo caminho como chegar na Catedral da Sé, que fica no meio do caminho pra quem vai até o Castelo de São Jorge. Fiz uma breve parada na Catedral, e segui caminhando.

Miradouro Santa Luzia

A poucos metros da Catedral, acabei encontrando o Miradouro e a Igreja de Santa Luzia, uma breve parada para apreciar mais um pouco de Lisboa, mais especificamente o Bairro de Alfama, que vista do alto e em um dia ensolarado, é imperdível, além, é claro do Rio Tejo.. e segui até o Castelo de São Jorge. Cheguei lá por volta de 12:30 e a fila estava enoooooorme, enorme mesmo, e acabei desistindo, pois o meu principal objetivo, uma vez em Lisboa, era ir a Belém.

Do miradouro se vê o bairro de Alfama

Alfama!

Voltei caminhando pelo mesmo trajeto e fui parar na Praça do Comércio, que é considerada uma das maiores da Europa. E realmente, a praça é enorme,  e fica de frente para o Rio Tejo. Dá até pra considerar o Arco Triunfal como um dos símbolos da cidade!

Praça do Comércio

Fiz uma breve parada para fotos, peguei o Electrico (Bondinho), e segui pra região de Belém

** Solicite seu roteiro personalizado para Portugal aqui.

** Reserve seu hotel em Portugal aqui.

** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.

** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Portugal

Todos os posts sobre Lisboa

Todos os posts sobre Sintra

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Lisboa, Portugal - , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
8 comentários em "Roteiro Básico em Lisboa"
  1. Joanna   08/02/12 • 03h55

    Você teve muita sorte nessa sua viagem, todas as fotos com um céu azul de dar inveja. Espero que eu tenha a mesma sorte.

  2. Bruna   08/02/12 • 13h14

    Joanna,
    Foram meses de céu cinzento e chuva na Escócia, eu merecia um pouquinho de céu azul!!! heheeheh

  3. Formiga da Terra   26/10/13 • 17h55

    Olá
    Lisboa é uma bela cidade. Até um dia!

    • Contando as Horas   27/10/13 • 19h02

      Realmente, Lisboa é uma cidade muito bonita! Eu gostei muuuito de conhecer!! =D

  4. Barbara   01/03/16 • 10h17

    Bruna, que pena que você não tenha entrado no Castelo de São Jorge… é lindoo e tem uma vista fantástica, ideal para ver o pôr do sol :D

    • Contando as Horas   02/03/16 • 15h38

      Oi, Barbara

      Ah é? Bom saber! Certamente vou incluir uma visita a esse castelo numa próxima vez que for a Portugal. Gostei MUITO do seu país!!

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  5. Ednaldo Lima   16/07/17 • 20h56

    Muito legal suas fotos e comentarios was viagens, be Las dicas vou sempre far um a olhadinha!!!!

    • Contando as Horas   16/07/17 • 22h40

      Oi, Ednaldo

      Obrigadaaa!! :D
      Seja bem-vindo! Qqer coisa que precisar, me escreve!

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Em 2019, em meu primeiro ano de volta a morar na Europa, escolhi ir a Alemanha, mais precisamente, Berlim para conhecer os Mercados de Natal. 🎅🏼🎄❤️
.
Existem muitos espalhados por toda a cidade, mas fui apenas nos 3 principais:
1) Na Gendarmenmarkt (fotos 1, 2 e 3): o foco são as comidas e bebidas típicas dessa época, como fui lá pra isso 😆(#gordices), esse foi meu preferido, fui 2 dias. É o unico que precisa comprar ticket, o valor é simbólico, 1,00 euro.
2) Na Alexanderplatz (fotos 4, 5 e 6): tbm gostei bastante desse, mas além das comidas/bebidas, achei que o foco é mais para diversão (tem pista de patinação, roda gigante, carrossel, trenzinho, entre outros brinquedos). Entrada gratuita.
3) Na Potsdamer Platz (fotos 7 e 8): esse foi o que menos gostei, tanto que nem quis ficar até anoitecer. Tem um pouco de tudo (comidas, brinquedos, artesanatos), mas achei muito simples, sem charme. Entrada gratuita.
.
Alguém sugere outro destino na Europa para 2020? 🥨🌭🍷🍻🥜😁
.
📍Berlim, 🇩🇪
.
#christmas #xmas #mercadosdenatal #mercadosdenatalalemanha #christmasmarket #christmasmarkets #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #gendarmenmarkt #potsdamerplatz #alexanderplatz #natalnaeuropa #natalnaalemanha
O memorial do Holocausto presta homenagem aos mais de 6 milhões de judeus que perderam suas vidas durante a Segunda Guerra Mundial.
.
São 2.711 blocos de concreto de tamanhos e alturas variadas, organizados em fileiras, lembrando muito um cemitério.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #tbt #memorialdoholocausto
Esse ano Berlim comemora 30 anos (e um mês 😅) da queda do Muro de Berlim.
.
Devido a um mal entendido, na noite do dia 09 de novembro de 1989 o muro começou a ser derrubado.
.
Onde é possível ver parte do que restou: East Side Gallery (foto), Potsdamer Platz, Checkpoint Charlie, Topografia do Terror, Memorial do Muro de Berlim (na minha opinião, é o melhor lugar para entender toda a história, se emocionar com os depoimentos e ter uma vista completa do muro com as torres de vigilância, grades, cercas eletricas, entre outros), etc.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#murodeberlim #berlinermauer #berlinwall #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem
Edimburgo! 💛💛💛
.
Se quando eu estava no Brasil e precisava atravessar o Atlantico, eu sempre estava por aqui, agora morando em Portugal, eu vou aparecer com muito mais frequência.
.
Como sempre, foi pouco tempo, mas o suficiente pra amenizar a saudade.
.
Melhor presente de aniversário (antecipado) que eu poderia dar a mim mesma. 😁😁😁 (Olha que a conversão não ta nada favorável: 1,00 libra = 5,14 reais 🤯).
.
Em 2020, eeeuu volto! 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙☺️
.
📍Edimburgo, Escócia
.
#castelodeedimburgo #edinburghcastle #edimburgo #edinburgh #escocia #scotland #visitacotland #escocia2029 #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaescocia #viagens #sourbbv #viajar #travel #picoftheday #helloescocia
#tbt Ano passado, exatamente nesse dia, eu chegava em Lisboa para colocar em prática tudo o que havia planejado nos meses anteriores.
.
Para quem tiver interesse em vir para Portugal com o visto D2 (visto de empreendedor), basicamente é necessário seguir os seguintes passos:
- Tirar o NIF (equivalente ao CPF no Brasil), nas Finanças ou na Loja do Cidadão. Precisa ir junto um cidadão português ou um estrangeiro, desde que possua a AR.
- Abrir uma conta pessoal (em pt-pt pessoa singular).
- Arrumar um contador (em pt-pt contabilista).
- Fazer a constituição da empresa no modelo “Empresa na Hora” na Loja do Cidadão (dar inicio na atividade, fazer a ata da empresa, assinar mil coisas, entre outros procedimentos).
- Abrir uma conta pessoa jurídica (pt-pt pessoa coletiva).
** Entre esses procedimentos, sao necessarios alguns dias. Se quiser aproveitar pra passear, é o momento. Eu fui a Rússia e a Escócia , enquanto aguardava ter tudo pronto para a Segurança Social.
- Fazer os procedimentos na Segurança Social.
** Nesse periodo, ja aproveite pra ir fazendo o plano de negócios (necessário para apresentar no Consulado no momento que for solicitar esse tipo de visto).
.
📍Azenhas do Mar, Portugal 🇵🇹
.
#azenhasdomar #oceanoatlantico #portugal #turismodeportugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #essemundoenosso #mulheresviajantes #brasileirosemlisboa #instaviagem #viagemeturismo #cahemportugal #mar #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem #amoviajar #viajar #brasileirosemportugal #trabalharemportugal #eurotrip2019 #portugalovers #moraremportugal #vistod2 #arportugal #vistod2portugal #vidaemportugal #instaportugal
Parece que foi ontem, mas hoje completa 6 meses desde que cheguei em Portugal. 🇵🇹
.
Eu poderia fazer uma lista (interminável) de tudo que já fiz nesse tempo, mas pensei melhor e resolvi falar sobre o idioma.
.
- Os portugueses atendem ao telemóvel falando “estou”, e nós atendemos o celular falando “oi”.
- Eles falam partilhar e nós falamos compartilhar.
- Eles dizem frigorífico, e nós geladeira.
- Os portugueses vão a casa de banho, os brasileiros vão ao banheiro.
- Eles atravessam a rua na passadeira, e nós na faixa de pedestres.
- Os portugueses compram sandes, gelado e sumo, e nós sanduiche, sorvete e suco.
- Eles tomam chá em uma chávena, nós tomamos chá em uma xícara.
- Eles dizem súshi e nos, sushí.
- Os portugueses são giros (estou fazendo uma moral 😅😅😅), os brasileiros são gatos.
- As portuguesas são fixes, as brasileiras são legais.
- As portuguesas usam cuecas (essa é difícil de acostumar hahaah), e as brasileiras usam calcinhas.
- Os portugueses dizem que fizemos perguntas parvas, e nós dizemos que eles respondem idiotices.
- Os portugueses dizem gajo e rapariga, e nós (no sul do Brasil) guri e guria.
- Eles andam de métro, autocarro, electrico e comboio, e nós de metrô, ônibus, bondinho e trem.
- Aqui as coisas são “sem piada”, no Brasil, as coisas são “sem graça”.
- Em Portugal existem jogadores chamados de guarda-redes e avançados, no Brasil são chamados de goleiros e atacantes.
- Em Portugal eles gritam golo, no Brasil gritamos gol.
- Em Portugal os jogadores usam camisola (ahahah essa tbm é dificil de acostumar), e no Brasil, camisa.
- Eles metem um “gosto” nas fotos do Ig e Facebook, nos colocamos um “curtir”.
.
Com certeza já aprendi muitas outras palavras, mas agora lembrei dessas.
.
Como dá pra perceber nessa listinha que vos (primeira vez que uso essa palavra na vida 🤣🤣🤣 nem sei se estou usando certo) escrevi, a língua portuguesa é igual, mas é diferente. 😅😅
.
Ah! E as despedidas: por email, sempre são com “melhores cumprimentos“, que substitui o famoso “atenciosamente” no Brasil, e por telefone (ainda tambem não me acostumei com essa) eles dizem: “com licença, beijinhos”.
.
Que venham os próximos 6 meses!
🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹
.
📍Portugal 🇵🇹
Contando as Horas