09.01
2012

Roteiro Básico em Lisboa

Lisboa, capital e maior cidade de Portugal, tem apenas 550 mil habitantes, mas na região metropolitana pode alcançar facilmente os 2,5 milhão de habitantes.

A cidade é super fácil de se localizar e as opções de meios de transporte públicos são enormes, além do metro (com suas 4 linhas), existem os famosos bondinhos, ônibus e funiculares.

Mapa de Lisboa

Infelizmente o cartão Viva Viagem versão Comboio (trem) que usei em Sintra não servia para o transporte público interno em Lisboa, sendo assim, comprei outro cartão para usar pela cidade.  E vale a pena, pois o valor do bilhete que normalmente é de 1,95 euros, sai peraticamente pela metade do preço. Ahh, e como já disse, o valor do cartão é de 0,50 euro, e se não quiser guardar ele de recordação, é possivel pegar o dinheiro de volta!

Os bondinhos!

Como eu só andei no Elevador de Santa Justa e no bondinho para ir e voltar de Belém, só posso dizer que achei super prático, é só validar na maquininha amarela dentro do elevador/bonde e seguir viagem. E nem tente dar uma de espertinho, pois mesmo dentro do bondinho, indo pra Belém, no trajeto da ida, o fiscal passou em todo o bonde conferindo um por um dos cartões (e com certeza a multa é bem salgada, pelo q me lembro era algo absurdo, em torno de 100 vezes o valor do bilhete, então é só fazer as contas de quanto sairia o prejuízo)!!

O dia amanheceu lindíssimo e convenhamos, pra quem está vindo de uma longa temporada na Escócia, impossível não reparar e ficar feliz em ver o céu azul e o sol dando as caras, e o melhor de tudo, o dia todo!!!

Rua Augusta

Detalhes na Rua Augusta

Saindo do hotel, caminhei pela Rua Augusta, que é uma rua só para pedestres com várias lojas e restaurantes, logo cheguei no Elevador Santa Justa. O Elevador, na verdade é uma “torre” de 45 metros de altura e foi projetado por um dos alunos de Gustave Eiffel, aqueeeele da Torre Eiffel em Paris.

Elevador Santa Justa

A fila para subir não estava nada animadora, mas resolvi encarar.. achei que seria uma boa opção ver boa parte da cidade lá do alto, e ainda como bônus o Castelo de São Jorge bem de pertinho!

Praça Dom Pedro IV

Av da Liberdade

Para ter acesso ao elevador, dá pra usar o cartão viva viagem ou dá pra comprar o ticket lá na hora mesmo (valor de 5,00 euros). O trajetinho é super rápido e no elevador não sobem muuuuitas pessoas ao mesmo tempo, então é bem tranquilo!

Rio Tejo e a Praça do Comércio

Catedral da Sé

São “dois” niveis, um onde vemos a cidade através de umas grades de proteção e para ter acesso ao nível superior (terraço), tem uma escadinha.

Castelo de São Jorge

Castelo de São Jorge e suas muralhas

No geral o que vemos é o Bairro do Chiado e da Baixa, e além do imponente Castelo de São Jorge, da pra ver também uma boa parte da Catedral da Sé, o Rio Tejo, Praça do Comércio, Rua Augusta, Av Liberdade lá do alto, muito util pra ter uma visão geral da região e fazer um bom reconhecimento de área, e isso já foi uma previa, pois essas atrações seriam as visitadas na sequencia!

Catedral da Sé

Voltando pela Rua Agusta, fui perguntando pelo caminho como chegar na Catedral da Sé, que fica no meio do caminho pra quem vai até o Castelo de São Jorge. Fiz uma breve parada na Catedral, e segui caminhando.

Miradouro Santa Luzia

A poucos metros da Catedral, acabei encontrando o Miradouro e a Igreja de Santa Luzia, uma breve parada para apreciar mais um pouco de Lisboa, mais especificamente o Bairro de Alfama, que vista do alto e em um dia ensolarado, é imperdível, além, é claro do Rio Tejo.. e segui até o Castelo de São Jorge. Cheguei lá por volta de 12:30 e a fila estava enoooooorme, enorme mesmo, e acabei desistindo, pois o meu principal objetivo, uma vez em Lisboa, era ir a Belém.

Do miradouro se vê o bairro de Alfama

Alfama!

Voltei caminhando pelo mesmo trajeto e fui parar na Praça do Comércio, que é considerada uma das maiores da Europa. E realmente, a praça é enorme,  e fica de frente para o Rio Tejo. Dá até pra considerar o Arco Triunfal como um dos símbolos da cidade!

Praça do Comércio

Fiz uma breve parada para fotos, peguei o Electrico (Bondinho), e segui pra região de Belém

** Solicite seu roteiro personalizado para Portugal aqui.

** Reserve seu hotel em Portugal aqui.

** Reserve seu Seguro Viagem com a Seguros Promo aqui.

** Alugue seu carro no Brasil ou no exterior aqui e/ou aqui.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre Portugal

Todos os posts sobre Lisboa

Todos os posts sobre Sintra

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Lisboa, Portugal - , , , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
8 comentários em "Roteiro Básico em Lisboa"
  1. Joanna   08/02/12 • 03h55

    Você teve muita sorte nessa sua viagem, todas as fotos com um céu azul de dar inveja. Espero que eu tenha a mesma sorte.

  2. Bruna   08/02/12 • 13h14

    Joanna,
    Foram meses de céu cinzento e chuva na Escócia, eu merecia um pouquinho de céu azul!!! heheeheh

  3. Formiga da Terra   26/10/13 • 17h55

    Olá
    Lisboa é uma bela cidade. Até um dia!

    • Contando as Horas   27/10/13 • 19h02

      Realmente, Lisboa é uma cidade muito bonita! Eu gostei muuuito de conhecer!! =D

  4. Barbara   01/03/16 • 10h17

    Bruna, que pena que você não tenha entrado no Castelo de São Jorge… é lindoo e tem uma vista fantástica, ideal para ver o pôr do sol :D

    • Contando as Horas   02/03/16 • 15h38

      Oi, Barbara

      Ah é? Bom saber! Certamente vou incluir uma visita a esse castelo numa próxima vez que for a Portugal. Gostei MUITO do seu país!!

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  5. Ednaldo Lima   16/07/17 • 20h56

    Muito legal suas fotos e comentarios was viagens, be Las dicas vou sempre far um a olhadinha!!!!

    • Contando as Horas   16/07/17 • 22h40

      Oi, Ednaldo

      Obrigadaaa!! :D
      Seja bem-vindo! Qqer coisa que precisar, me escreve!

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Nesse mesmo dia, mas em 2010, eu desembarcava em Edimburgo, na Escócia para iniciar meu intercâmbio. 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙
.
Além de aprender inglês em um país sensacional, foi muito bom aproveitar aquele momento para descobrir um “mundo muito maior” que Chapecó/Curitiba.
.
Mesmo faltando conhecer alguns outros continentes aindaaa, todas as culturas e paises que conheci e tudo que aprendi com meus colegas de todas as partes do mundo, com toda a certeza, tornaram essa experiência muito mais interessante.
.
Melhor experiência de vida!
.
🌎 Banchory, Escócia 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿
.
#escocia #scotland #castletrail #visitabdn #visitaberdeenshire #uk #intercambio #intercambionaescocia #intercambiofotos #visitscotland #ciintercambio #eurotrip #uktrip #essemundoenosso #travelgirl #viajantesolo #solotrip #agenciadeviagem #scotlandisnow #englishtips #missaovt #revistaviajar #saudade #helloescocia #cahnaescocia
Um outro jeito de viajar pela Europa: fazendo um cruzeiro fluvial.
.
Quem quiser saber mais detalhes, estou falando mais sobre isso no stories.
.
Se quiser saber os roteiros, datas e valores, meu email para contato esta no perfil!
.
🌏Em algum lugar no rio Danubio, Leste Europeu
.
#lesteeuropeu #europa #cruzeirofluvial #rivercruise #riodanubio #danuberiver #uniworld #exploreuniworld #essemundoenosso #viajoteca #revistaadv #meusroteirosdeviagem #travelgirl #amoviajar #missaovt #eurotrip #europa #followyourdream #picoftheday #hotelinspectors #sourbbv #viajar #missãovt #revistaviajar #riverduchess #qualitours #rivercruising #summer #veraoeuropeu #eurotrip2018
Chegando em Budapeste!🇭🇺 Esse é o Monte Gellért passando pela janelinha da minha cabine!
.
No ultimo verão europeu eu fiz um cruzeiro fluvial pelo rio Danúbio (segundo maior rio da Europa).
.
Meu cruzeiro começou na Romênia, passou pela Bulgária, Sérvia, Croácia e terminou na Hungria.
.
Foram 7 dias a bordo do navio River Duchess, da empresa @uniworldcruises ! Uma experiência sensacional (ainda quero repetir, fazendo uma das rotas que passam pelos mercadinhos de Natal)!!
.
🌏Budapeste, Hungria
.
#budapeste #budapest #hungria #hungary #cruzeirofluvial #rivercruise #riodanubio #danuberiver #uniworld #exploreuniworld #essemundoenosso #revistaadv #meusroteirosdeviagem #travelgirl #amoviajar #missaovt #eurotrip #europa #followyourdream #picoftheday #hotelinspectors #sourbbv #viajar #missãovt #revistaviajar #riverduchess #qualitours #rivercruising #summer #veraoeuropeu
Kremlin de Moscou 🇷🇺🇷🇺
.
Antigamente essa fortaleza servia de proteção para a cidade, mas hoje em dia é a sede do governo e residencia oficial do Presidente da Rússia.
.
Ele é formado por vários palácios, catedrais, museus, um jardim, as torres e a muralha.
.
Quem estiver em Moscou pode incluir uma visita ao Kremlin no roteiro.
.
É possível conhecer algumas atrações, como: o Palácio do Arsenal, local onde está o Museu do Arsenal e o Complexo das Catedrais (formado por 4 igrejas). Todas todos os demais edifícios podem ser fotografados apenas por fora.
.
⚠️O Kremlin não abre as quintas-feiras. Para visitar o Museu (700 rublos) e o Complexo das catedrais (800 rublos) o valor total é de 1500 rublos (95,00 reais).
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #kremlin #kremlindemoscou #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #eurotrip2018 #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #brasilnacopa #visitrussia
Existem diversas formas de entrar na Praça Vermelha, em Moscou, mas sem duvida alguma, a mais bonita é atravessando o Portão da Ressurreição, localizado literalmente entre a Prefeitura de Moscou (lado esquerdo) e o Museu Estatal de História Nacional (essa construção a direita).
.
Nessa foto também da pra ver a Capela Ibérica e o Marco Zero da Russia.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #moscou  #moscow #russia #copadomundo2018 #kempinski #missãovt #sourbbv #instaviagem #hotelinspectors #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Parque da Vitoria é onde está localizado o Museu da Grande Guerra Patriótica, que é como os russos chamam a Segunda Guerra Mundial. Obviamente, esse museu conta toooooda a historia dessa guerra (com muitas fotos, documentos, objetos, entre outros - tem legendas em inglês).
.
Além disso, também destaco: O Hall dos Heróis (foto 3) que presta uma bela homenagem a todos os russos que morreram nessa guerra, mais de 20 milhões de pessoas, o Hall das Lagrimas (foto 4) que simboliza as lagrimas de quem perdeu filhos, pais, irmãos e maridos durante essa guerra e por fim, os Dioramas de Guerra (foto 5), esses paines gigantes que retratam algumas cenas de momentos importantes dessa guerra.
.
O parque é gigante e o Museu é enorme, portanto, vá com muito tempo (tempo minimo de 3 - 4 horas).
.
Dica: Para chegar aqui, o acesso é feito pela estaçao de metro Парк Победы, aquela que tem as escadas rolantes mais profundas de todas as estações de metro de Moscou, sao quase 3 minutos andando nessa escada. 😱
.
🌏Moscou, Rússia
.
#parquedavitoria #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #queroviajarmais #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Contando as Horas