11.01
2012

Belém

A tarde, continuei o tour pela região de Belém, que era o lugar que eu estava literalmente contando as horas pra conhecer!!! Não sei explicar, mas somente quando cheguei lá que realmente me senti em Portugal!

O bondinho número 15 vai até Belém!

Além de tudo que é possível conhecer, Belém se destaca por ter sido o lugar de onde as Caravelas de Vasco da Gama partiram para descobrir o mundo, e chegar a India também!!

Monumento aos Descobrimentos

Para chegar até lá, eu peguei o bondinho na Praça do Comércio, o número 15, e parei na estação “Mosteiro dos Jerônimos”, a poucos passos de tudo que tinha de mais importante na região!

De um lado..

e... do outro lado

O primeiro destino foi o Monumento aos Descobrimentos, que fica as margens do Rio Tejo, e pra chegar lá, tem que atravessar a Praça do Império e procurar por uma passagem subterranea.

Achei demais a vista do alto do Monumento aos Descobrimentos!!

Mosteiro dos Jerônimos e a Praça do Império

Eu escolhi ir lá primeiro, pois revirando pela internet, acabei achando um blog que dizia que era possível visitar o monumento, e eu nem pensei duas vezes, coloquei logo na minha listinha.

De um lado a Torre de Belém..

De outro, a Ponte 25 de Abril..

E recomendo, vale muito a pena, a vista é realmente imperdível! Eu não conseguia mais parar de bater fotos e por mim fica ali o resto da tarde…

...

...

Rosa dos Ventos foi presente da Africa do Sul a Portugal

Mais ainda faltava muita coisa pra ver, caminhei pela Praça do Império tranquilamente e fui conhecer o Mosteiro dos Jerônimos.

Mosteiro dos Jerônimos

O Mosteiro foi construido a mando do Rei Dom Manuel I ainda em 1501 e demorou mais de 100 anos pra ficar pronto. Em 1755, foi parcialmente destruido no terremoto que praticamente destruiu Lisboa, e assim, teve que ser construido de novo, e é uma das construções mais bem conservadas e bonitas da cidade!!

...

os detalhes perfeitos!

O Mosteiro dos Jeronimos foi declarado Patrimonio Cultural da Humanidade pela Unesco e hoje em dia é possível visitar.

O Antigo Refeitório

Os azulejos em tom de amarelo, que marcam uma outra fase!

...

Além de caminhar pelos seus corredores, ver o interior da Igreja do alto, visitar os confessionários (os claustros, que haviam 12 no total, o confessor e o penitente conversavam atraves de uma grade) , também tem uma exposição que mostra um pouco da história do Mosteiro, de Portugal e do mundo!

...

Os confessionários

Mosteiro dos Jerônimos

Junto ao Mosteiro, ficam o Museu da Marinha (eu não visitei, mas pelo que li, conta um pouco da história náutica dos Portugueses), o Museu de Arqueologia (que também não visitei) e a Igreja de Santa Maria de Belém (onde é possível ver os túmulos do navegador Vasco da Gama e do poeta Luis de Camões).

Igreja Santa Maria de Belém

...

Igreja

Vasco da Gama

Luis de Camões

E o momento mais aguardado do dia, foi caminhar a beira do Rio Tejo, vendo o sol se por lindamente e chegar até a Torre de Belém!!!

Ponte 25 de Abril

 Eu sempre quis conhecer a Torre de Belém, e isso já faz tempo, desde a primeira vez que a vi uma reportagem num programa de TV e achei ela super bonitinha e vendo ao vivo e a cores, não me cansei de bater fotos (muuuuitas) e de toooodos os ângulos!

Todos os ângulos!

A Torre, que tem o famoso estilo manuelino, também é Patrimonio Mundial, é possível visitar, porém pelo que eu já tinha lido por ai, a parte exterior valia mais a pena, e me contentei (e muito) em poder admira-la por alguns (na verdade, foi mais de 1 hora) minutos!

Torre de Belém.. é ou não é pra ficar batendo fotos de todos os angulos?!?!

Além do estilo manuelino, a torre também tem um pouco do estilo árabe e veneziano. Foi construida um pouco depois do Mosteiro, em 1514 e a torre servia para defesa a cidade de Lisboa do ataque de inimigos!

Mais de pertinho..

Tanto a Torre de Belém e Mosteiro dos Jerônimos abrem todos os dias (exceto as segundas-feiras) das 10:00 as 17:30. Há vários tipos de tickets, únicos e até as mais variadas combinações e os preços, variam de acordo o que (quantidade de lugares) foi escolhido.

Com certeza eu ainda vou voltar!!

E o dia ainda não tinha chegado ao fim e para a viagem ficar completa, não poderia faltar os famosos Pastéis de Belém, mas isso é tema pra outro post.. (e merecido)!!

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Lisboa, Portugal
Booking.com
  1. Joanna 08/02/2012 | 03:46

    Bruna,
    Podes me dizer qual foi o blog que você achou essas informações?
    Poderia também me indicar mais alguns blogs para pesquisas sobre Portugal e Espanha?

  2. Bruna 08/02/2012 | 13:26

    Sim, claro!
    O blog que descobri sobre a subida ao Monumento aos Descobrimentos é http://www.oquesefaz.com/2010/10/22/lisboa-um-dia-em-belem/
    E um outro blog que li, enqto organizava essa viagem, foi: http://turomaquia.com/portugal-indice/

  3. Joanna 09/02/2012 | 03:08

    Bruna, muito obrigada por me enviar os links, obrigada mesmo.
    Eu sei que estou sendo um pouco abusada, mas realmente gostei da forma como escreves em teu site.

  4. Bruna 10/02/2012 | 21:03

    Obrigada!!! =)
    Sempre que precisar, se eu souber, “estamos ai”!!!

  5. Joanna 13/02/2012 | 03:26

    Voltarei mais vezes.
    Obrigada novamente

Deixe o seu comentário...