17.01
2012

Classe Executiva da TAP

Quando voltei para a Escócia, em abril de 2011, fui com a Classe Executiva da TAM, e o trecho de volta para o Brasil fiz com a TAP.

Assim como na ida, quando cheguei no Aeroporto de Lisboa, havia um balcão especial para check-in da Classe Executiva, com atendimento diferenciado e foi tudo muito rápido.

IF

Como tinha direito a despachar 2 malas com até 32 kg, despachei minhas duas malonas, e a mochila e mais uma mala menor foram comigo como bagagem de mão.

Recebi o cartão de embarque com o escrito “FAST” dando direto ao Green Way (que só está disponivel nos aeroportos de Portugal), ou seja, acesso prioritário ao Raio-X e ao Controle de segurança, e assim, em menos de 5 minutos eu já estava no Free Shop que fica dentro da área de embarque.

O trajeto: Lisboa para São Paulo!

Existe também uma sala VIP, porém nem cheguei a ir lá, pq não tinha muito tempo disponivel, e sem falar que pegar um voo diurno, parece que a sala VIP nem tem muita graça (8 horas da manhã, com que eu iria conversar pela internet? tava td mundo ainda dormindo no Brasil)!

O voo tava no horário, e seguindo orientação da atendente na hora que fiz o check-in, já fui me encaminhando para o portão de embarque, que era loooonge, bem longe.  E ainda tive que enfrentar uma filinha na imigração para receber o carimbo de saida de Portugal (e da União Européia)!

Espumante, logo na chegada!

Quando foi dado o inicio ao processo de embarque, as pessoas que estavam na Classe Executiva tinha acesso prioritário. Como o avião estava um pouco longe do terminal, haviam 2 ônibus nos esperando, um somente para as pessoas da Classe Executiva, que nem chegou a ficar lotado, e mais um para os demais passageiros.

Já na hora de entrar no avião, o embarque da Classe Executiva foi feito pela porta frontal e os da Classe Economica entraram pela outra porta.

Necessaire

Logo foi servido uma tacinha de Espumante, e um pouco depois da decolagem, recebemos o cardápio, a necessaire e ainda foi oferecido jornais e revistas da semana. Escolhi a revista da semana, a Time, com uma retrospectiva de 2011.

O setor da Classe Executiva é bem compacto, com 6 filas e cada fila com 2 cadeiras pro lado direito, duas no meio e mais duas no lado esquerdo!

O setor da Classe Executiva é bem reduzido, com apenas 36 poltronas!

Controle para ajustar a cadeira!

Cadeira bem espaçosa!

Olhando o cardápio, o que foi oferecido:

– a primeira entradinha: uma fatia de pão com camarão e avelãs;

– a segunda entrada: com 2 tipos de pratos, era necessário escolher, salada ou creme de batata;

– o prato principal: tinha que escolher o prato, e haviam 4 opções, porém quando chegou na minha vez de escolher, tinha somente 2 opções ainda;

– sobremesa: 3 tipos para escolher;

– bebidas, em todas as etapas, pode escolher o que quiser e repetir.

** e sem contar que os pãezinhos são servidos várias vezes durante toda a refeição!! **

Cardápio TAP Executive

As opções do cardápio

Enquanto aguardava a comida ser servida, resolvi olhar a parte de entretenimento, e infelizmente não estava funcionando ainda, foi liberada somente após a refeição, e assim aproveitei para ler a revista!

A primeira entradinha..

mais um pouco..

Não demorou muito e logo o almoço foi servido.. E pra iniciar, foi colocado até uma toalha de mesa!

Creme de Batata

Meu almoço foi, creme de batata (que estava muito bom), como prato principal escolhi Vitela ao Forno com Pure de Alcachofra e pra finalizar, de sobremesa Creme Queimado de Maçã.

Prato Principal Vitela ao Forno com Pure de Alcachofra!

Sobremesa!

E para beber, aproveitei pra experimentar um pouco de cada coisa que Portugal tinha a oferecer, como a Cerveja Sagres, Vinho do Porto, e mais um Vinho do Porto pra finalizar! E eu gostei bastante de tudo, é claro!!!

Mais Vinho do Porto pra finalizar!

Quando o acesso a TV foi liberado, reparei que essa aeronave, era um pouquinho antiga demais, e a tela não era touch screen, sendo assim, era tudo escolhido através do controle remoto.

Foi o que me restou..

.. como entretenimento!

E as opções eram filmes, documentarios, notícias, musicas, rádio e joguinhos, mas acabei não assistindo nada e dormi!

Caminha totalmente esticada!

E como dormi! A estiquei a cama totalmente, peguei meu cobertor e travesseiro e literalmente apaguei!

totalmente esticada meeesmo!

Acordei uns minutos antes de começaram a passar o lanche da tarde. Bom, ao contrario do almoço, esse lanchinho da tarde é igual para todo mundo, sem opção de escolha.

São várias as opções e tudo muito bem servido, e acompanhado por pãezinhos quentinhos o tempo todo! Comi muuuuito!! Para acompanhar o lanche, além de sucos, haviam chás e cafés, a vontade (entenda “a vontade” como, repetir no máximo umas 2 vezes).

Lanchinho da tarde!

Na hora do desembarque, como já imaginava, a classe executiva desce primeiro, e quando chegui na Imigração não tinha ninguém na minha frente, fui logo atendida, peguei minhas bagagens, passei pela Alfandega e sai correndo para pegar o próximo voo, que sairia dentro de 2 horas, para casa!!

Obs.: uma coisa que achei legal, é que tem tomada para recarregar o celular ou o notebook, assim, deu pra ver e arrumar as fotos no celular, e não fiquei sem bateria.

Posts relacionados:

Como é a Classe Executiva da TAM

Principais diferenças entre a Classe Econômica e a Classe Econômica Plus da British Airways

Voando com a Classe World Traveller Plus (Classe Ecônimica Plus) da British Airways

Voando com as Cias Aéreas de Baixo Custo na Europa

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Dicas de Viagem
Booking.com
  1. Celia 21/06/2012 | 09:23

    Bruna, você matou 100% a minha curiosidade sobre como era um vôo em classe executiva. Excelente publicação.

  2. Bruna 21/06/2012 | 10:59

    Celia,

    Obrigada! Esses posts da classe executiva, tanto o da TAM como esse da TAP, tao sempre nos ‘mais lidos do blog’, incrivel a curiosidade das pessoas.

  3. Maria Daguima 04/10/2012 | 14:28

    Oi Bruna. Pela tua publicaçao percebo que ès muito pratica de viagens e milhas. Uma pergunta: quais sao as modalidades de acumular milhas para viajar com a TAM? Obrigada pela atençao. Maria Daguima

    • Bruna 04/10/2012 | 22:51

      Oi Maria,
      Então, as duas melhores opções são: viajando com a própria cia aérea ou através do cartão de crédito. Algumas pessoas também trocam pontos comprando em uma rede especifica de supermercado, farmácia, posto de gasolina, entre outros. Mas nesse caso teria que ver no site da cia aérea quais são os parceiros e tentar comprar sempre com eles pra conseguir mais pontos.
      Mas de todas essas, acredito que o cartão de crédito é a que “rende” mais, pelo menos comigo é o que funciona melhor!

  4. Ana 28/11/2012 | 16:34

    Ótimo !!! Queria muito saber sobre a classe executiva da Tap !! Obrigada !!

    • Bruna 30/11/2012 | 02:26

      Oi Ana,

      Esse é um dos posts mais acessados do blog, incrivel a curiosidade do pessoal.
      =))

  5. Mari 10/03/2013 | 15:55

    Oi, Bruna! Em julho vou a Londres pela TAP (via Lisboa). Até aí tudo bem. Mas estou preocupada com o tempo de conexão da volta, que será de apenas 1h!!! (LHR-LIS 8:35, LIS-GRU 9:35) Esse é um tempo viável? Como foi para vc? Obrigada!! :D

    • Bruna 10/03/2013 | 20:31

      Oi Mari,

      Eu estava na Escócia, peguei um voo da British até Londres e em Londres peguei o voo com a TAP até Lisboa (esse trecho com a TAP eu usei milhas, 10 mil milhas). Eu fiquei 3 dias em Lisboa e então peguei o voo pra São Paulo.

      Mas olha, pela minha experiencia, 1 hora é um tempo super apertado pra conexão. Claro q como a cia aerea é a mesma e em caso de algum atraso eles pre determinam q vc esta garantida em um proximo voo. Só q ai entra aqueld detalhe q muitas pessoas nao param pra analisar.. Quando será o proximo voo? O proximo voo, nesse caso, nao quer dizer q seja exatamente o proximo voo do dia, ate pq, precisara nao estar lotado pra q isso seja verdade.

      Depois de todos esses voos q fiz, eu sempre acho mais interessante ter ao menos 4 horas entre qqer voo, seja nacional ou internacional. Sei q respondi alem da tua pergunta, mas essa é minha opinião.

      • Mari 15/03/2013 | 10:45

        Obrigada pela resposta, vou ver o que eu faço !!! Tomar chá de aeroporto ngm merece ! Só mais uma curiosidade minha: qual executiva vc achou melhor: a da TAM ou da TAP? Obrigada :D

        • Bruna 16/03/2013 | 00:31

          Oi Mari,

          É verdade! Ninguém merece mesmo, mas as vezes é a unica opção hehehe

          Olha, não tenho do que reclamar de nenhum das duas classes executivas, achei as duas muito boas. Mas duas coisas que eu destaco são: a ida, com a TAM, o avião era bem novinho e moderno, mas as aeromoças não eram tão eficientes. Já na volta, com a TAP, o avião era mais velho, sem nenhuma opção quase de entretenimento (quando o sistema era ligado, os filmes começavam e não tinha como iniciar novamente, então, se não tivesse ligado na programação era bem dificil pegar algum programa recem começado), porém o atendimento na TAP eu achei mais atencioso no geral.

  6. samuel dorosario 08/12/2014 | 19:43

    já por quase 2o anos viajo a lisboa e a londres sempre pela tap, por algumas ocasioes ate 2 vezes por ano e de vez em quando vou e volto de executiva,tanto no airbus 330 e 340 os voos sao bastantes confortaveis,o atendimento otimo, a comida, enfim nada a reclamar,tambem tem uma vantagem com o atendimento gratis atraves do 0800 para o programa victoria a qualquer hora!poderia ir pela brtitish( que por sinal tambem é muita boa) mas prefiro ir pela tap ,assim fico alguns dias em lisboa e depois parto a londres!

    • Contando as Horas 10/12/2014 | 00:41

      Oi, Samuel

      Verdade, classe executiva é carinha, mas vale cada centavo. A British é uma das minhas cias aéreas preferidas, pois eles tem diversas facilidades online que ajudam muito na hora de fazer qqer coisa. O atendimento do 0800 do TAP Victoria tbm é muito bom, ao menos todas as vezes que precisei ser atendida, nunca tive do que reclamar.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  7. Bruno Heller 17/01/2015 | 10:45

    Olá Bruna,

    bom reporte, pena que a TAP continua a usar essa classe executiva, fiz um voo na AirFrance a semana passada e usei a nova classe executiva deles.
    Do outro mundo Bruna.
    A TAP vai precisar evoluir muito pois os brasileiros estão a deixar de voar com a TAP.
    O serviço tem vindo a piorar muito, atrasos, cancelamentos e a concorrência esta com melhores preços, o bónus de Lisboa já não é suficiente.

    Bons voos

    • Contando as Horas 19/01/2015 | 01:00

      Oi, Bruno

      Esse voo com a executiva da TAP já tem um tempinho, foi em 2011. Imagino que muita coisa deve ter evoluido nas executivas das cias aéreas. Vi algumas fotos da nova classe executiva da Air France, e realmente, me pareceu muito superior.

      Obrigada pela visita aqui no blog e pela dica tbm! Ainda não voei Air France, mas espero um dia ter oportunidade (e que seja na executiva hehe)!! =D

Deixe o seu comentário...