22.01
2012

Heathrow – Terminal 1

Quem vem do Brasil pra Londres com a TAM ou com a TAP (mesmo com escala em Lisboa), certamente vai desembarcar no Terminal 1 no Aeroporto de Heathrow, Londres. O terminal 1 é o terminal onde embarcam/desembarcam as empresas áereas que fazem parte do grupo Star Alliance.

Acabei passando pelo terminal 1 no meu voo de volta para o Brasil, quando sai de Edimburgo com a British e desembarquei no Terminal 5, e de lá segui para o Terminal 1 para pegar o voo da TAP para Lisboa.

Chegando na área de embarque

E seja qual for o meio de transporte escolhido para quem vem de outro terminal ou do centro de Londres, a área de check-in tanto da TAP como da TAM ficam bem longe dos elevadores que dão acesso a Área de Embarque.

Em todos os terminais tem uma Caixa de Correio para enviar os Cartões Postais!

O terminal 1 é o mais simples de todos, na minha opinião, já foi ampliado, mas ainda está longe de ser um Terminal 3 ou até mesmo o Terminal exclusivo da British, o Terminal 5.

Terminal 1

Vi um painel explicativo, que mostra as novidades no Aeroporto, e muito em breve o Terminal 2 será inagurado. Então, as empresas da Star Alliance vão ser transferidas para esse novo terminal, e segundo as previsões, muito em breve o Terminal 1 será totalmente demolido e reconstruído!

Para passar o tempo..

Nesse terminal além do Free Shop (que é super pequeno, mas tem o básico, porém não tem muitas variedades), tem casa de cambio, livraria (WHSmith), restaurantes (Giraffe, Whetherspoon), bares (Caviar House) , cafes (como Nero, Costa), farmácia (Boots), entre outros.

Mais opções para passar o tempo…

E pra ajudar a passar o tempo, existem varias outras opções de lojas como, Burberry, Hugo Boss, Barbour, Dixons (que vendem eletronicos), Glorious  Britain (com souvenirs), Hamleys, Links of London, Swarovski, Ted Baker, Mulberry, Harrods, entre outras.

Trajeto do Heathrow Connect

Trajeto do Heathrow Express

Para ir de um terminal ao outro, se tiver que recolher a bagagem, é bem simples!! É só seguir as placas que indicam “Trains” e lá pegar tanto o Heathrow Connect ou o Heathrow Express, e de graça! O deslocamento entre os Terminais 1 e 3, 4 e 5 são feitos gratuitamente nesses dois trens! É só cuidar no painel, geralmente a cada 10 minutos passa um trem, e é só ver o sentido do trem e se o Terminal (3, 4 ou 5) está indicado e seguir viagem!

Tudo muito bem informado e com placas a cada 2 passos, impossível se perder!

E se caso o voo for no dia 25 ou 26 de dezembro, como foi o meu caso, que peguei o voo no dia 25 de dezembro, os voos são reduzidos e as opções de transporte (tanto para o centro de Londres como entre os Terminais) também!

Mas não tem pq se preocupar, está tudo muito bem sinalizado e explicado. É só seguir as placas! Não tem erro!

Postado em Inglaterra, Londres
  1. [...] e no Free shop do Aeroporto de Heathrow em Londres (inclusive pra quem voo Tap ou TAM a partir do Terminal 1 do Heathrow, tem uma lojinha da Whisky Shop [...]

  2. Jacqueline Araujo 27/11/2013 | 16:35

    Bruna boa tarde!
    Está me ajudando muito os seus posts referente à Europa! Estou indo pra Londres encontrar o meu noivo dia 28 de dezembro, chego ao aeroporto de Aeroporto de Heathrow – Terminal 1, vou pela TAM saindo de GRU, estou levando toda documentação necessária porém, o principal!!! Não falo inglês… Sou péssima, e estou preocupada no momento de chegar na imigração. Eu sei que eles vão ter que solicitar um tradutor para mim, só que pelo que li deve demorar um pouco na imigração… Não sei como me portar mediante a imigração quando eu chegar.. Vou falar que nao entendo inglês e aguardar? Eu li em um dos seus posts que tem duas filas, uma para quem tem passaporte UK e outra para quem não tem.. Mas e depois? Se eles demorarem muito a conseguir um tradutor? Eu li em alguns sites que pode demorar muito mais a entrevista por causa da língua. Quando eu saio da imigração como vou saber onde estará a minha mala? Ainda mais naquele aeroporto enorme! Eu tenho muitas dúvidas… Mas essas primeiras são as principais… Assim que me responder, vou postando mais perguntas a você.
    Muito obrigada, aguardo a sua resposta!

    • Contando as Horas 28/11/2013 | 02:45

      Oi, Jacqueline

      Que bom que o blog está te ajudando, fico feliz!! =D

      Olha, nunca passei por uma situação dessas. Mesmo na primeira vez que fui a Europa, ainda em 2005, meu inglês também não era aqueeeela maravilha, mas consegui me virar.

      Se eu fosse vc, eu faria o seguinte: entregaria o passarporte mais o landing card (que vc vai ter que preencher dentro do avião ainda, quando as aeromoças entregarem – esse é um cartão onde vc vai precisar preencher todos os teus dados). Provavelmente o oficial vai te pedir o motivo da viagem, ai nesse momento vc pode avisar que o teu inglês é péssimo. Não sei como funciona esse esquema de solicitar um tradutor, mas imagino que seja um pouco demorado sim.

      As tuas malas provavelmente ficarão na esteira, mas se vc demorar muuuuito eles devem recolher. Então, antes de vc sair da área de desembarque, vc procura por algum funcionário que fica por ali e pede auxilio. Eu faria isso se estivesse no seu lugar!

      Infelizmente eu não posso te ajudar com informações mais precisas, pois nunca passei por uma situação dessas. Mas seria isso o que eu faria. Lembrando que isso é apenas uma sugestão e não uma regra a ser seguida, certo?!?! =D

  3. Rosane 21/09/2014 | 22:06

    Oi Bruna! Eu fiquei na dúvida, o Heathrow Connect e Express são pagos para ir ao Centro de Londres, mas para ir de um terminal ao outro são de graça, isso mesmo?

    E as pessoas que só querem ir de um terminal ao outro entram no trem no meio das outras pessoas que estão indo ao centro normalmente?

    Obrigada

Deixe o seu comentário...