07.02
2012

Finlândia (Helsinki + Lapônia) e Estônia

Um certo dia, assistindo ao Jornal do Almoço, vi uma reportagem sobre um concurso realizado pela rede RBS TV, e o prêmio: uma viagem para a Lapônia. Desde então, mesmo quando eu ainda estava sonhando em fazer o tal intercâmbio, um destino eu tinha certeza que iria conhecer: Finlândia!

Finalmente essa viagem aconteceu, digo “finalmente”, pq até ela de fato acontecer tem muita história.

Helsinki

Chegando em Edimburgo, em agosto de 2010, uma das primeiras coisas que fiz foi comprar a passagem para Helsinki. As opções partindo da Escócia não eram muitas e nenhuma empresa operava voo direto, então o que me restou foi escolher se faria escala em Londres ou em Copenhague. Não tive a menor dúvida, e acabei escolhendo Londres, comprando todos os trechos com a British Airways. 

Quem acompanhou o caos que a nevasca inesperada causou em todo o Reino Unido em dezembro de 2010, deve lembrar que o Aeroporto de Heathow ficou fechado por quase uma semana.

Mas o que tudo isso tem a ver com a minha tão sonhada viagem a Finlândia? TUDO!! Essa nevasca aconteceu exatamente na semana que minha viagem estava marcada, ou seja, voo cancelado, e sem a menor chance de chegar até Londres, quem diria até Helsinki.

Acabei me conformando, que talvez não fosse a hora ou que talvez a Lapônia ainda fosse um destino muito “cru” (sem muitas informações), ou que talvez q minha viagem não seria tão legal como eu imaginava, ou que talvez a melhor opção teria sido a Dinamarca, ou que simplesmente, eu não tive sorte. Em resumo, o sonho apenas foi adiado!

Tallinn

Em abril do ano passado, depois de renovar o visto e voltar à Edimburgo, a primeira coisa que fiz: comprar a passagem pra Helsinki novamente, mas dessa vez com a Finnair, empresa da Finlândia (e comecei a rezar pra que a neve não atrapalhasse os meus planos, é claro! Os 10 meses de reza funcionaram hehehe)

Em 11 de dezembro de 2011, embarquei para Helsinki, finalmente!

E o roteiro ficou assim:

– Edimburgo, escala (de muitas horas – no minimo umas 6 horas – pra não correr nenhum risco) no Aeroporto de Heathow (Terminal 3), em Londres (que foi alterado de ultima hora) e Helsinki;

– 3 dias em Helsinki,

– 1 dia em Tallinn (que está incluído nos dias em que fiquei em Helsinki);

– 4 dias na Lapônia;

– 1 dia em Helsinki, somente para dormir e no outro dia pegar o voo de volta pra Edimburgo.

Lapônia

A idéia de incluir a Estônia no roteiro, veio por influência da minha vizinha, que morou 1 ano na Finlândia e disse que Tallinn (assim como São Petersburgo) era im-per-dí-vel! No ínicio até achava que seria impossível encontrar informações pra chegar lá, de barco, como ela tinha me sugerido. E pra minha surpresa, eu estava completamente enganada, achei 3, 4 ou até mais blogs que descreviam exatemente tudo o que eu precisava pra chegar até lá!

A Finlândia é um destino extremamente caro (comparado com os demais países nórdicos, talvez fique bem próximo da Noruega), principalmente quando se inclui a Lapônia. Mas sonho é sonho, e de que vale a vida se não realizarmos os sonhos, não é mesmo?!?!?!

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Estônia, Finlândia, Helsinki, Lapônia, Tallinn - , , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
4 comentários em "Finlândia (Helsinki + Lapônia) e Estônia"
  1. beatriz   22/05/14 • 06h44

    mas quanto vc gastou?é que eu estou planejando fazer a mesma viajem,mas queria saber mais ou menos o preço.

    • Contando as Horas   24/05/14 • 00h29

      Oi, Beatriz

      Não lembro exatamente, mas as passagens eu paguei algo em torno de 200,00 libras de Edimburgo a Helsinki e Laponia. Hotel eu não lembro mais. Os passeios ficavam na faixa de 100,00 euros cada.

  2. Ana   07/11/14 • 19h41

    Bruna, uma dúvida grande que tenho é a seguinte, é possível na Lapônia circular com aquelas calças para esqui ou o pessoal não tem esse hábito? Estou preocupada com o frio! Obrigada

    • Contando as Horas   09/11/14 • 23h11

      Oi, Ana

      Sim sim, eles usam tanto calça de jeans como essas calças de ski, ou ainda, qualquer tipo de calça de tecido impermeável.

      Não esqueça das luvas e cachecóis, teve dias que precisei usar dois cachecóis. Mas no geral, eles são bem preparados para esse frio extremo.

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Khor Al Abaid 🐪 🌵☀️⛺️
.
Existem diversos tours no deserto: para ver o sol nascer, dia todo (com almoço e algumas atividades), para passar a noite e para ver o por do sol (foi o que escolhi).
.
Água do mar é morninha e eu achei beeem mais salgada que o normal.
.
Nessa foto da pra ver as aguas do mar encontrando as areias do deserto. 💛
.
2 segundos antes dessa foto, enquanto eu me arrumava, esse camelo ousado tentou me dar um beijinho 😂😂😂 Quase morri do coração!! 😅
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
Catar / Qatar 🇶🇦🇶🇦
.
Vim com expectativa altíssima e ainda assim me surpreendi com tudo que vi.
.
Amei a comida. Os árabes são muito de boa (só não da pra tirar foto haha). Quero comprar todos os caquedos que vejo nas lojas, acho tudo lindo. Temperatura sensacional nessa época.
.
Na foto: Deserto de Khor Al Abaid, localizado ao sul de Doha, na fronteira entre o Catar e a Arábia Saudita. É um dos poucos no mundo onde o mar invade as areias do deserto.
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
2019 foi um ano com muitas coisas boas e algumas ruins, mas prefiro lembrar apenas dos melhores momentos. 😅☺️😁
.
Comecei o ano recebendo a notícia de que meu visto para morar em Portugal tinha sido concedido (sem necessidade de entrevista).
.
Coloquei a venda meu apartamento em Curitiba (já foi vendido).
.
Me mudei para Portugal (demorei mais do que o previsto para encontrar um apartamento como eu queria, mas valeu a espera, amo esse bairro onde eu vivo).
.
Estive na Croácia pela 3x (ainda quero ir mais uma).
.
Minha sobrinha nasceu (virei Dinda!!).
.
Voltei pela milésima vez a Escócia (Meu país preferido!!)
.
Voltei a Berlim (dessa vez para ver os mercadinhos de Natal).
.
E terminei o ano passando rapidamente por Londres (eu não queria, fui obrigada hahaha)
.
2019 me deu a oportunidade de viver esses bons momentos, mas sinceramente, não vou sentir saudade!
.
Seja muito bem-vindo 2020 (espero que esse ano seja muito melhor)!
.
Desejo a cada um de vocês um excelente ano de 2020, com muita saúde (o resto a gente sempre da um jeito)!!
.
🎊🥂🍾✈️💐💞
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#felizanonovo #feliz2020 #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #woman #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instagramcml #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lookdodia #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #lisboa_pt
Em 2019, em meu primeiro ano de volta a morar na Europa, escolhi ir a Alemanha, mais precisamente Berlim, para conhecer os Mercados de Natal. 🎅🏼🎄❤️
.
Existem muitos espalhados por toda a cidade, mas fui apenas nos 3 principais:
1) Na Gendarmenmarkt (fotos 1, 2 e 3): o foco são as comidas e bebidas típicas dessa época, como fui lá pra isso 😆(#gordices), esse foi meu preferido, fui 2 dias. É o unico que precisa comprar ticket, o valor é simbólico, 1,00 euro.
2) Na Alexanderplatz (fotos 4, 5 e 6): tbm gostei bastante desse, mas além das comidas/bebidas, achei que o foco é mais para diversão (tem pista de patinação, roda gigante, carrossel, trenzinho, entre outros brinquedos). Entrada gratuita.
3) Na Potsdamer Platz (fotos 7 e 8): esse foi o que menos gostei, tanto que nem quis ficar até anoitecer. Tem um pouco de tudo (comidas, brinquedos, artesanatos), mas achei muito simples, sem charme. Entrada gratuita.
.
Alguém sugere outro destino na Europa para 2020? 🥨🌭🍷🍻🥜😁
.
📍Berlim, 🇩🇪
.
#christmas #xmas #mercadosdenatal #mercadosdenatalalemanha #christmasmarket #christmasmarkets #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #gendarmenmarkt #potsdamerplatz #alexanderplatz #natalnaeuropa #natalnaalemanha
O memorial do Holocausto presta homenagem aos mais de 6 milhões de judeus que perderam suas vidas durante a Segunda Guerra Mundial.
.
São 2.711 blocos de concreto de tamanhos e alturas variadas, organizados em fileiras, lembrando muito um cemitério.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #tbt #memorialdoholocausto
Esse ano Berlim comemora 30 anos (e um mês 😅) da queda do Muro de Berlim.
.
Devido a um mal entendido, na noite do dia 09 de novembro de 1989 o muro começou a ser derrubado.
.
Onde é possível ver parte do que restou: East Side Gallery (foto), Potsdamer Platz, Checkpoint Charlie, Topografia do Terror, Memorial do Muro de Berlim (na minha opinião, é o melhor lugar para entender toda a história, se emocionar com os depoimentos e ter uma vista completa do muro com as torres de vigilância, grades, cercas eletricas, entre outros), etc.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#murodeberlim #berlinermauer #berlinwall #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem
Contando as Horas