09.02
2012

Chegando em Helsinki

Tá ai um aeroporto que é impossível não mencionar, o Aeroporto Internacional de Helsinki-Vantaa. Depois do trauma com nevascas, esse Aeroporto passou a ser o meu favorito. Motivo? Pode estar caindo a maior nevasca de todos os tempos que o Aeroporto de Helsinki não cancela os seus voos!

Finnair, empresa finlandesa!

E a explicação é bem simples! Investimentos em bons equipamentos, são contratados cerca de 50 funcionários extra durante os meses de Inverno e o aeroporto opera, mesmo assim, com as suas 3 pistas (enquanto duas estão abertas, a terceira pista está sendo limpa)! São usados mais de 200 veículos para fazer a limpeza da neve no aeroporto, como carro-vassoura, tratores de neve  e um carro que faz testes de fricção para verificar se as pistas estão 100% para serem utilizadas. 

Aeroporto de Helsinki-Vantaa

Há mais de 10 anos atrás esse projeto foi colocado em funcionamento, e desde então, o aerporto nunca cancelou nenhum voo por causa de nevascas! É ou não é pra adorar esse aeroporto??!?!?

Lojinha oficial do Papai Noel no Aeroporto de Helsinki

O Aeroporto de Helsinki-Vantaa (IATA: HEL) é a porta de entrada para a Finlândia e está localizado na cidade de Vantaa, há 19 km ao norte de Helsinki. O aeroporto é pequeno, tem apenas 2 terminais, o nacional (T1) e o internacional (T2).

Renas por todos os lados!

Dessa vez, escolhi viajar com a Finnair, que é uma companhia finlandesa (mas existe também a Blue 1).

Para ir do aeroporto até o centro de Helsinki existem duas opções: ônibus e táxi. Os táxis, pelo que pesquisei, levam em torno de 30 mintuso e custam entre 35,00 e 40,00 euros. Pra quem procura uma opção mais em conta, o ônibus acaba se tornando uma ótima opção.

Finnair City Bus

São duas, as linhas, que ligam o aeroporto até o centro:

– ônibus nº 615;

– e o ônibus Finnair City Bus.

Pegar o Finnair City Bus na Plataforma 10, no terminal 2

Eu acabei escolhendo o Finnair City Bus. Saindo do terminal 2, que geralmente recebe os voos vindos de outros continentes e países da União Européia, é só procurar pela plataforma 10.

Muito bem sinalizado!

O ônibus tem saida a cada 20 minutos, o trajeto total é de 30 a 35 minutos, até chegar na Estação de trem de Helsinki, a Helsinki C. Durante o trajeto, quando solicitado, o ônibus para próximo a alguns hotéis, que são anunciados na telinha, enquanto estamos seguindo em direção a Helsinki.

Os horários que partem o ônibus do aeroporto até o centro de Helsinki

O valor é de 6,20 euros cada trecho e podem ser comprados direto com o motorista (aceitam dinheiro e inclusive, cartão de crédito).

Os tickets, ida e volta

Na volta, saindo de Helsinki com direção ao Aeroporto, o ônibus sai da plataforma número 30, em frente a Estação de Trem.

Esquema da Estação de ônibus de Helsinki, que fica em frente a Estação de Trem

Foi a primeira vez que viajei com a Finnair. Os aviões são bem modernos, com tv, mas são compartilhadas, e passa alguma coisa de entretenimento durante toda a viagem.

Voando Finnair

Finnair

Quanto ao lanchinho servido, não é pago, e só tem uma opção! As bebidas, somente água, sucos, chá e café são gratuitos, qualquer outra bebida é paga! O espaço pras pernas também é bem tranquilo, pelo menos pro tamanho das minhas pernas!

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Finlândia, Helsinki
Booking.com
  1. Simone Fernandez 10/02/2012 | 18:55

    Seria muito bom se autoridades do Brasil soubessem disso, no nosso pais tupiniquin, qualquer chuva mais forte é motivo para gerar atrasos e cancelamentos. Em clima de Copa do Mundo e Olimpíadas, onde os aeroportos são a porta de entrada principal de nosso país, devemos fazer bonito, não só para impressionar durante os enventos, para de fato melhorar a qualidade de nossos aeroportos. Moro em Brasilia e nosso aeroporto está com capacidade de passageiros ultrapassada, gerando um certo desconforto…. Imagino como seria se tivessemos problemas extremos (como nevascas) em nosso país.

    • Bruna 10/02/2012 | 21:07

      Simone,
      Eu sei bem, onde moro no Brasil, temos problemas no inverno, pq perto tem algumas barragens, então neblina constante, e sempre os voos acabam sendo cancelados.
      Fico me perguntando, se neblina fosse realmente um problema “aparentemenet” sem solução, como os aeroportos no Canadá, no Reino Unido e na Rússia, por exemplo, funcionam sempre?
      É pura falta de interesse!

  2. Simone Fernandez 10/02/2012 | 19:00

    Me distrai nas comparações entre aeroportos e esqueci minha pergunta:
    Estou com passagem marcada para Paris, Dinamarca, Finlândia e São Petersburgo e estava bem apreensiva quanto ao assunto nevascas em aeroportos da Europa. Sairei de Paris em 23 de fevereiro com destino a Copenhague, seria melhor alterar e ir direto para Helsinki e deixar fora de nosso roteiro Copenhague?

  3. Bruna 10/02/2012 | 21:24

    Olha, o que eu posso te dizer?
    Acredito que o Aeroporto de Copenhagen não tenha cancelamentos por causa de nevascas, pq lá tbm neva com bastante frequencia.
    O que vc pode fazer é olhar o site do aeroporto de Copenhagen (até o dia da sua viagem) e ver nos “arrivals” se os voos estão chegando ou estão sendo cancelados, quando partem de Paris.

  4. lfrosi 11/02/2012 | 11:13

    Sempre que leio algo a respeito da Finlândia, passo a gostar mais ainda do lugar

    • Bruna 11/02/2012 | 19:48

      É Luciano, a Finlândia é bem organizada!! Eu gostei bastante!! Quando comecei a ler pra organizar a viagem ate duvidava um pouco sobre isso, mas eles sao tao ou mais oraganizados q os Britanicos!! Vc e a Guga vão adorar!!

  5. Andreza 02/11/2014 | 17:56

    Oi Bruna, estou indo a Helsinque em Dezembro agora, quais os lugares que vc indicaria fortemente para ir visitar?

    Obrigada.

    • Contando as Horas 02/11/2014 | 23:24

      Oi, Andreza

      As duas igrejas, a pracinha principal onde fica o mercadinho de natal e a fortaleza de Suomenlinna. Também vale a pena ir na loja de departamento, a Stockmann, principalmente durante o natal, a decoração é muito bonita.

  6. Sonia Maia 20/02/2016 | 23:02

    Gostei muito da sua reportagem . Era tudo que eu precisava.
    Muito bem explicado

Deixe o seu comentário...