13.02
2012

Finlândia: Fortaleza de Suomenlinna

No meu primeiro dia em Helsinki eu resolvi visitar um dos lugares mais populares da cidade: a Fortaleza de Suomenlinna, Patrimonio da Humanidade desde 1991.

A Fortaleza tem uma história recente, foi construida durante o século 18 para defenter o Império Sueco (naquela época a Finlândia pertencia a Suécia) do ataque dos Russos. Viveu dias turbulentos com algumas gurras, mas acabou resistindo ao tempo. 

Mais de um século se passou e finalmente a Finlândia, atraves de um acordo, conseguiu sua independencia. E durante esse periodo, também conseguiu recuperar Suomenlinna, que passou a fazer parte em definitivo da Finlândia.

Para facilitar a visita, foi criada a “Blue route”, que nada mais é do que a principal rota da ilha, indo de norte a sul. Andando por ela, é possível ver tudo o que há de mais importante.

Quando o ferry abre suas portas, a primeira coisa que vemos são as enormes muralhas, e um pouco mais a frente,  há uma pequena passagem, que pertence ao Jetty Barracks, que é por onde a visita tem início.

Um pouco mais de 1000 pessoas vivem na Fortaleza, sendo asssim, é comum ver carros e bicicletas passando. É tudo muito bem sinalizado, e as ruas até tem nomes!

A primeira parada é a Igreja de Suomenlinna, que inicialmente era uma Igreja Ortodoxa e foi construída com 5 domos em forma de cebola (caracteristicos das Igrejas Russas).

Mais de 60 anos após sua construção, cmo a Independência da Finlândia, foi convertida em Igreja Evangélica Luterana, e sofreu algumas alterações, como por exemplo, o número de domos que foi reduzido para apenas um, e hoje em dia é usado como um Farol.

A próxima parada foi o King’s Gate, que com certeza é o ponto alto da visita (e também o lugar mais longe), ficando no lado oposto da Ilha principal. Antigamente, o King’s Gate era a principal porta de entrada da ilha.

Deu tempo também para ver o submarino finlandês, chamado de Vesikko, que foi utilizado durante a Segunda Guerra Mundial, e foi o unico submarino Finlandes que sobrou pra contar história.

Uma outra parte que também merece uma visita são as Docas Secas, onde hoje em dia ainda são restaurados alguns barcos de madeira.

Para visitar a Fortaleza a entrada é gratuita, porém, alguns museus são pagos. É recomendado, nos meses de inverno, ver no site se a Fortaleza vai estar aberta devido as condições do tempo (neve e/ou ventos fortes).

Para chegar até lá,  a única forma é através do mar. E o mais indicado é pegar o Helsinki City Transport Ferry, que sai da Market Square / Kauppatori até Suomenlinna. O ferry opera todos os dias (menos dia 24 e 25 de dezembro). O trajeto é de aproximadamente 15 minutos, com saida a cada 20 minutos.

Os tickets devem ser comprados um pouco antes da partida, em máquinas que ficam perto do setor de embarque. São três máquinas, que só aceitam moedas e notas (até 20,00 euros). Com o ticket comprado, ele tem validade por até 12 horas.

Geralmente as pessoas ficam cuidando, quando o ferry vai se aproximando, e formam uma fila para comprar os ingressos (acho q isso pode até ser interessante no verão, quando nem chega a escurecer totalmente, mas no inverno, tratei de comprar o meu ticket rapidinho).

RESERVE PELO BLOG:

** Roteiro personalizado.

** Hotel em Helsinki.

** Seguro Viagem.

** Carro no Brasil ou no exterior.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Muito obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Finlândia

Todos os posts sobre Helsinki

Todos os posts sobre Lapônia

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Finlândia, Helsinki - ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
1 comentário em "Finlândia: Fortaleza de Suomenlinna"
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Khor Al Abaid 🐪 🌵☀️⛺️
.
Existem diversos tours no deserto: para ver o sol nascer, dia todo (com almoço e algumas atividades), para passar a noite e para ver o por do sol (foi o que escolhi).
.
Água do mar é morninha e eu achei beeem mais salgada que o normal.
.
Nessa foto da pra ver as aguas do mar encontrando as areias do deserto. 💛
.
2 segundos antes dessa foto, enquanto eu me arrumava, esse camelo ousado tentou me dar um beijinho 😂😂😂 Quase morri do coração!! 😅
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
Catar / Qatar 🇶🇦🇶🇦
.
Vim com expectativa altíssima e ainda assim me surpreendi com tudo que vi.
.
Amei a comida. Os árabes são muito de boa (só não da pra tirar foto haha). Quero comprar todos os caquedos que vejo nas lojas, acho tudo lindo. Temperatura sensacional nessa época.
.
Na foto: Deserto de Khor Al Abaid, localizado ao sul de Doha, na fronteira entre o Catar e a Arábia Saudita. É um dos poucos no mundo onde o mar invade as areias do deserto.
.
📍Catar 🇶🇦
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
2019 foi um ano com muitas coisas boas e algumas ruins, mas prefiro lembrar apenas dos melhores momentos. 😅☺️😁
.
Comecei o ano recebendo a notícia de que meu visto para morar em Portugal tinha sido concedido (sem necessidade de entrevista).
.
Coloquei a venda meu apartamento em Curitiba (já foi vendido).
.
Me mudei para Portugal (demorei mais do que o previsto para encontrar um apartamento como eu queria, mas valeu a espera, amo esse bairro onde eu vivo).
.
Estive na Croácia pela 3x (ainda quero ir mais uma).
.
Minha sobrinha nasceu (virei Dinda!!).
.
Voltei pela milésima vez a Escócia (Meu país preferido!!)
.
Voltei a Berlim (dessa vez para ver os mercadinhos de Natal).
.
E terminei o ano passando rapidamente por Londres (eu não queria, fui obrigada hahaha)
.
2019 me deu a oportunidade de viver esses bons momentos, mas sinceramente, não vou sentir saudade!
.
Seja muito bem-vindo 2020 (espero que esse ano seja muito melhor)!
.
Desejo a cada um de vocês um excelente ano de 2020, com muita saúde (o resto a gente sempre da um jeito)!!
.
🎊🥂🍾✈️💐💞
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#felizanonovo #feliz2020 #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #woman #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instagramcml #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lookdodia #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #lisboa_pt
Em 2019, em meu primeiro ano de volta a morar na Europa, escolhi ir a Alemanha, mais precisamente Berlim, para conhecer os Mercados de Natal. 🎅🏼🎄❤️
.
Existem muitos espalhados por toda a cidade, mas fui apenas nos 3 principais:
1) Na Gendarmenmarkt (fotos 1, 2 e 3): o foco são as comidas e bebidas típicas dessa época, como fui lá pra isso 😆(#gordices), esse foi meu preferido, fui 2 dias. É o unico que precisa comprar ticket, o valor é simbólico, 1,00 euro.
2) Na Alexanderplatz (fotos 4, 5 e 6): tbm gostei bastante desse, mas além das comidas/bebidas, achei que o foco é mais para diversão (tem pista de patinação, roda gigante, carrossel, trenzinho, entre outros brinquedos). Entrada gratuita.
3) Na Potsdamer Platz (fotos 7 e 8): esse foi o que menos gostei, tanto que nem quis ficar até anoitecer. Tem um pouco de tudo (comidas, brinquedos, artesanatos), mas achei muito simples, sem charme. Entrada gratuita.
.
Alguém sugere outro destino na Europa para 2020? 🥨🌭🍷🍻🥜😁
.
📍Berlim, 🇩🇪
.
#christmas #xmas #mercadosdenatal #mercadosdenatalalemanha #christmasmarket #christmasmarkets #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #gendarmenmarkt #potsdamerplatz #alexanderplatz #natalnaeuropa #natalnaalemanha
O memorial do Holocausto presta homenagem aos mais de 6 milhões de judeus que perderam suas vidas durante a Segunda Guerra Mundial.
.
São 2.711 blocos de concreto de tamanhos e alturas variadas, organizados em fileiras, lembrando muito um cemitério.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #tbt #memorialdoholocausto
Esse ano Berlim comemora 30 anos (e um mês 😅) da queda do Muro de Berlim.
.
Devido a um mal entendido, na noite do dia 09 de novembro de 1989 o muro começou a ser derrubado.
.
Onde é possível ver parte do que restou: East Side Gallery (foto), Potsdamer Platz, Checkpoint Charlie, Topografia do Terror, Memorial do Muro de Berlim (na minha opinião, é o melhor lugar para entender toda a história, se emocionar com os depoimentos e ter uma vista completa do muro com as torres de vigilância, grades, cercas eletricas, entre outros), etc.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#murodeberlim #berlinermauer #berlinwall #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem
Contando as Horas