13.02
2012

Finlândia: Fortaleza de Suomenlinna

No meu primeiro dia em Helsinki eu resolvi visitar um dos lugares mais populares da cidade: a Fortaleza de Suomenlinna, Patrimonio da Humanidade desde 1991.

A Fortaleza tem uma história recente, foi construida durante o século 18 para defenter o Império Sueco (naquela época a Finlândia pertencia a Suécia) do ataque dos Russos. Viveu dias turbulentos com algumas gurras, mas acabou resistindo ao tempo. 

Mais de um século se passou e finalmente a Finlândia, atraves de um acordo, conseguiu sua independencia. E durante esse periodo, também conseguiu recuperar Suomenlinna, que passou a fazer parte em definitivo da Finlândia.

Para facilitar a visita, foi criada a “Blue route”, que nada mais é do que a principal rota da ilha, indo de norte a sul. Andando por ela, é possível ver tudo o que há de mais importante.

Quando o ferry abre suas portas, a primeira coisa que vemos são as enormes muralhas, e um pouco mais a frente,  há uma pequena passagem, que pertence ao Jetty Barracks, que é por onde a visita tem início.

Um pouco mais de 1000 pessoas vivem na Fortaleza, sendo asssim, é comum ver carros e bicicletas passando. É tudo muito bem sinalizado, e as ruas até tem nomes!

A primeira parada é a Igreja de Suomenlinna, que inicialmente era uma Igreja Ortodoxa e foi construída com 5 domos em forma de cebola (caracteristicos das Igrejas Russas).

Mais de 60 anos após sua construção, cmo a Independência da Finlândia, foi convertida em Igreja Evangélica Luterana, e sofreu algumas alterações, como por exemplo, o número de domos que foi reduzido para apenas um, e hoje em dia é usado como um Farol.

A próxima parada foi o King’s Gate, que com certeza é o ponto alto da visita (e também o lugar mais longe), ficando no lado oposto da Ilha principal. Antigamente, o King’s Gate era a principal porta de entrada da ilha.

Deu tempo também para ver o submarino finlandês, chamado de Vesikko, que foi utilizado durante a Segunda Guerra Mundial, e foi o unico submarino Finlandes que sobrou pra contar história.

Uma outra parte que também merece uma visita são as Docas Secas, onde hoje em dia ainda são restaurados alguns barcos de madeira.

Para visitar a Fortaleza a entrada é gratuita, porém, alguns museus são pagos. É recomendado, nos meses de inverno, ver no site se a Fortaleza vai estar aberta devido as condições do tempo (neve e/ou ventos fortes).

Para chegar até lá,  a única forma é através do mar. E o mais indicado é pegar o Helsinki City Transport Ferry, que sai da Market Square / Kauppatori até Suomenlinna. O ferry opera todos os dias (menos dia 24 e 25 de dezembro). O trajeto é de aproximadamente 15 minutos, com saida a cada 20 minutos.

Os tickets devem ser comprados um pouco antes da partida, em máquinas que ficam perto do setor de embarque. São três máquinas, que só aceitam moedas e notas (até 20,00 euros). Com o ticket comprado, ele tem validade por até 12 horas.

Geralmente as pessoas ficam cuidando, quando o ferry vai se aproximando, e formam uma fila para comprar os ingressos (acho q isso pode até ser interessante no verão, quando nem chega a escurecer totalmente, mas no inverno, tratei de comprar o meu ticket rapidinho).

RESERVE PELO BLOG:

** Roteiro personalizado.

** Hotel em Helsinki.

** Seguro Viagem.

** Carro no Brasil ou no exterior.

Se você gostou das dicas, ao reservar hospedagem, seguro viagem e aluguel de carro aqui pelo blog, nós ganhamos uma pequena comissão, mas você não paga nada a mais por isso. Muito obrigada! :D

Posts relacionados:

Todos os posts sobre a Finlândia

Todos os posts sobre Helsinki

Todos os posts sobre Lapônia

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Finlândia, Helsinki - ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
1 comentário em "Finlândia: Fortaleza de Suomenlinna"
Blog Membro RBBV
Contando as Horas
O verão começa oficialmente na próxima semana e só consigo lembrar da viagem que fiz no inicio do ano ao Nordeste.
.
Esse ano, depois de muito tempo, consegui tomar um banho de mar na praia Baia dos Golfinhos, famosa pelos passeios de barco para ver golfinhos e por suas falésias.
.
A praia não tem estrutura de bares e lojas, mas existem ambulantes vendendo comidas e bebidas. Além disso, existem pessoas que também alugam cadeira, guarda-sol e pranchas de sup.
.
Essa parte da praia (foto) próxima a divisa com a Praia do Madeiro é vazia e tranquila.
.
📍Baia dos Golfinhos, RN, Brasil.
.
#baiadosgolfinhos #golfinhos #pipa #praiadapipa #rn #riograndedonorte #nordeste #litoralsulrn #amoviajar #missaovt #travelgirl #americadosul #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #mtur #viajemais #cahnonordeste #viajepelobrasil #sourbbv #blogdeviagem #travel #travelphotography #viajandosozinha #nordestebrasileiro #nordestegram #piparn #ilovetravel #viagemeturismo #mulheresviajantes #visitbrazil
Uma foto dificil de conseguir: só eu e a Torre de Belém (mas isso durou só 5 segundos 😂😅).
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #portugal2018 #eurotrip2018 #eurotrip #europa #turismodeportugal #visitportugal #travelgirl #viajemais #missãovt #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem
Existe uma parte da Patagonia Argentina pouco explorada, Cabo San Pablo, localizado na costa do oceano Atlantico.
.
Ao contrário de montanhas, aqui vemos campos planos, tambem nao vemos pinguins, mas conseguimos ver guanacos por todos os lados (como esses curiosos ai na foto 😍😍), mas pra quem gosta de trilhas, é uma ótima opção. As duas maiores atrações do passeio: o Farol do Cabo San Pablo e o Navio Desdémona.
.
Esse passeio dura o dia todo e eu fiz com a empresa @tierraturismo . No blog tem o relato completo, inclusive com horarios e valores.
.
📍Ushuaia, Argentina 🇦🇷
.
#ushuaia #ushuaiafindelmundo #fimdomundo #findelmundo #tierradelfuego #landoffire #patagonia #patagoniaargentina #argentina #americadosul #southamerica #amoviajar #missãovt #travelblogger #essemundoenosso #blogdeviagem #meusroteirosdeviagem #viagens #sourbbv #cabosanoablo #oceanoatlantico #desdemona #lovetravel #travelgirl #tierraturismo #viajante #viajar #travel #mulheresviajantes #amoviajar
Vamos comigo para a Rússia em 2019?
.
Um dos mais novos produtos da minha Agencia de Viagens: um roteiro que inclui Helsinki (Finlândia), São Petersburgo e Moscou (Rússia).
.
Essa viagem será em setembro de 2019. Grupos pequenos e com duas guias russas que falam português do Brasil. Garantia de muitas historias interessantes!
.
Quem tiver interesse ou souber de alguém que quer conhecer a Rússia, pode enviar um email para: brunab@contandoashoras.com Em breve envio todas as informações.
.
O roteiro foi todo elaborado por mim, com caminhadas, uso de transporte publico, deslocamentos de trem e em algumas ocasiões, transfer. Exatamente da maneira como eu costumo viajar!
.
🌏Moscou, Rússia 🇷🇺
.
#moscou #moscow #mockba #russia #missãovt #instaviagem #agenciadeviagem #agenciadeviagens #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #picoftheday #travelgirl #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #russia2018 #russia2019 #fall #autumn #mulheresviajantes #travel #instarussia #sourbbv
Por do sol de hoje do alto do Arco da Rua Augusta, em Lisboa. 😍😍
.
🌍 Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#arcodaruaaugusta #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #portugal2018 #eurotrip2018 #eurotrip #europa #turismodeportugal #visitportugal #travelgirl #viajemais #missãovt #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lisboalovers #lisboacool #sourbbv #revistaqualviagem
Hoje fiz um bate volta para Falkirk para conhecer o Helix Park e as estatuas The Kelpies (foto).
.
Falkirk fica a menos de 40 minutos de trem de Edimburgo. Tem duas estações de trem, mas a melhor opção é desembarcar na Falkirk Grahamston.
.
🌏Falkirk, Escócia 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿
.
#falkirk #thehelix #kelpies #escocia #scotland #uk #amoviajar #cahnaescocia #solotravel #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #visitscotland #viagenscine #viajoteca #missãovt #greatbritain #lovegreatbritain #vamosparaescocia #igscotland #helloescocia #mulheresviajantes #mulheresviajandosozinhas #solotravel #agenciadeviagem #revistaviajar #viagensincriveis #viagemeturismo #escocia2018
Contando as Horas