15.02
2012

De Helsinki a Tallinn de barco!

Para quem está em Helsinki, um passeio altamente recomendado é fazer um mini cruzeiro até a capital da Estônia, Tallinn!

As duas capitais são separadas pelo Golfo da Finlândia com distância de apenas 82 km, ou seja, a viagem pode levar entre 1 hora e 30 minutos, 2 horas ou passar de 3 horas e 30 minutos, dependendo da empresa escolhida para fazer a travessia.

O barco era esse amarelão, da empresa Tallink Silja

Eu acabei escolhendo a Tallink Silja (modelos de barco Star e Superstar), por fazer o trajeto de forma rápida com duração de 2 horas, e por ter as melhores opções de horários para o que eu conseguisse aproveitar melhor o dia de inverno em Tallinn. 

Os barcos dessa empresa partem do West Terminal Helsinki. Quando eu estive lá em dezembro de 2011, o terminal estava sendo ampliado, com isso as obras deixam o trajeto até o próprio Terminal um pouco confuso.

Uma coisa que eu não sabia e acabei descobrindo só quando comecei a pesquisar sobre travessias de barco, é que o esquema é muito parecido com o que já estamos acostumados nos aeroportos. Sendo assim, é necessário:

Chegar com pelo menos 40 minutos de antecedência;

Máquinas para fazer check-in

Fazer check-in, que pode ser feito tanto em máquinas self-service como nos guichês com as atendentes. Como eu fiz o check-in nas máquinas, é preciso ter em mãos o cartão de crédito usado na hora da compra, o código da reserva e o “Your Self Terminal Code” composto de quatro números que são enviados no email de confirmação de compra;

Muito simples fazer o check-in nas máquinas

Passar por uma espécie de controle de tickets antes de ter acesso a área de embarque;

Controle dos tickets de embarque

Checar qual vai ser o portão de embarque;

Portão de embarque

O trajeto entre o setor de controle de tickets até a porta do barco é um pouco longe, em torno de uns 10 minutos;

Na porta do barco devemos mostrar o ticket novamente.

O ticket pode ser comprado online e o preço vai depender do que for escolhido. Eu optei pelo pacote “Day Cruise” com ida e volta no mesmo dia por 37,00 euros (mas existem outras opções como route trip ou hotel trip).

Por ser a minha primeira vez num barco desse tipo, preferi escolher a tarifa mais simples, sem acesso a cabine ou business lounge. E na minha opinião escolhi bem, pois tanto na ida como na volta, não sentei um minuto sequer, fiquei circulando pra lá e pra cá, tirando fotos, vendo as coisas no free shop, e é claro, nem vi o tempo passar!

Indicação dos andares

Os unicos três andares que dá pra circular livremente

Tanto o barco da ida, como o da volta tinham no total 9 andares, mas em apenas 3 desses andares era possível circular.

Doces em geral

Um dos andares tinha um free shop enoooorme, dividido em 3 partes: uma Loja de Cosméticos, o Food Market (com muitas opções de queijos, molhos tradicionais, embutidos, temperos..) e o Free Shop propriamente dito, que nesse barco era chamado de “Supermercado”, com tantas opções que parecia até mesmo um supermercado realmente. As maiores alas eram de chocolates, bebidas alcoolicas e cigarros.

Bebidas

Muitas opções

E nos outros 2 andares, metade ficavam os bares e restaurantes e outra metade as cabines e suites (opção para quem quer mais privacidade e pq não, também tirar um cochilo).

As cabines

Para se situar nas cabines

Ainda há opção de ficar no Deck, se não tiver chovendo e ventando muuuuuuito, dá até pra aproveitar (o que não foi o meu caso, na ida o mar tava muito mexido e na volta já era noite, ou seja, sem fotos pra contar história)!

Avisos

A chegada em Tallinn acontece no Terminal D, bem perto da saida do Porto, então, para chegar até a cidade, foi só atravessar uma Praça e em menos de 10 minutos eu estava atravessando um dos portões que dão acesso a Cidade Antiga de Tallinn!

O desembarque acontece no Terminal D, em Tallinn

Obs.: na ida, como estava chovendo e com bastante vento em Helsinki, o mar estava bem mexido e sinceramente? Fiquei até um pouco enjoada! Para quem enjoa fácil, é bom levar isso em consideração!

Obs.: internet wi-fi disponível em todo o barco, sem custo e o melhor, funcionou todas as vezes que utilizei!

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Estônia, Finlândia, Helsinki, Tallinn - ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
48 comentários em "De Helsinki a Tallinn de barco!"
  1. Miguel Mário   17/03/12 • 20h59

    Olá Bruna, Tudo bem? Os seus relatos foram muito úteis para que eu me programasse na viagem que farei no próximo dia 05 de Abril à Finlândia !! Com as suas dicas, será mais fácil a minha viagem de Helsinki até Tallinn. Viajo junto com minha filha de 19 anos e estamos muito afoitos para conhecer estes paises (Escandinavo e Báltico). Muito obrigado pelas dicas !! Um abraço, Miguel Mário e sua filha Gabrielle.

    • Bruna   18/03/12 • 17h12

      Oi Miguel e Gabrielle!!!
      Vcs vao adorar a Escandinávia e os paises Bálticos.
      A viagem de barco é super tranquila tbm, só lembre-se que existem dois “portos” em Helsinki de onde partem barcos para Tallinn, e isso é definido de acordo com a empresa escolhida.
      =)

      • MIGUEL MÁRIO.   20/03/12 • 11h11

        Olá Bruna, Bom Dia !! É o Miguel !!
        Primeiramente quero te agradecer, por nos ter respondido o contato. No Domingo passado, dia 18/03, entrei no site da TALLINK SILJA LINE e comprei as passagens de ida e volta à Tallinn, pelo fato de também ter achado os horários mais flexíveis. Nosso barco, um M/S Superstar, sairá no sábado, às 08:30 Hs de Helsinki e pelo que vi no voucher o Porto é o West Harbour (foi através desse porto que voce foi?) chegando em Tallinn às 10:30 Hs, no Terminal “D”. Para voltar, escolhemos o último horário, 21:00 Hs, assim podemos aproveitar bem o dia em Tallinn e o Terminal é o mesmo “D”. A embarcação é um M/S Star, que chegará à Helsinki, às 23:00 Hs, no no West Harbour. As duas passagens custaram 74 Euros, ida e volta O que voce acha, esse horário não é perigoso, para voltarmos ao hotel ? Escolhemos o Hotel,Best Western Premier Hotel Katajanokka (eu acho que voce sabe qual é, o que era um antigo presídio e que transformado em um hotel). Escolhemos esse pelo fato de ser próximo ao porto, mas agora, com voce me dizendo que existem dois ” portos” em Helsinki, fiquei meio na dúvida!! Os dois portos são próximos um do outro?

  2. Bruna   20/03/12 • 14h33

    Oi Miguel!!
    O porto que eu sai de Helsinki é o West Harbour sim, ele fica um pouquinho afastado do centro, mas nao muito. Helsinki é uma cidade bem compacta!!
    Eu acabei comentando isso, da existencia dos 2 portos, pq a maioria das pessoas conhecem apenas a Kauppatori (em ingles a Market square), e o barco da Tallink Silja nao sai dali nao. O West harbour é um outro porto, e nao é longe um do outro nao. Pelo q eu lembre uns 20 min caminhando.
    O pessoal do hotel sabe te informar direitinho, pq foi o q aconteceu comigo.
    Quando eu fui fazer o passeio ate a ilha de Suomenlinna no primeiro dia, o ferry parte da Kauppatori, e eu acabei chegando antes pq queria ver de onde partiam os barcos da Tallink, uma moça q me falou q nao era ali naquele porto, era de outro, o pessoal do hotel soube me explicar direitinho onde era e naquela noite mesmo fui la so pra ver e me tranquilizar, ja q no outro dia meu barco tbm saia relativamente cedo.
    Se vc procurar no google pelo hotel Radisson Blu Seaside, ele fica bem na frente desse porto onde saem os barcos da Tallink. Dai vc ve se ele é proximo ou nao do seu hotel.
    Eu ja tinha visto uma reportagem ba tv sobre esse hotel onde vc vai se hospedar, mas confesso q nao sei a localizaçao exata.
    Mas ao procurar por esse Radisson Blu Seaside vc vai ter uma ideia bem certinho.

    Qto ao horario, meu barco chegou as 22 horas e eu voltei caminhando pro hotel sozinha, achei bem tranquilo!

    • MIGUEL MÁRIO.   21/03/12 • 10h44

      Olá Bruna !! É o Miguel !! Muito Bom dia pra Voce !!!
      Mais uma vez, muito obrigado pelas preciosas respostas que voce nos deu !! Acredito que não iremos ter problemas, com o passeio. Escolhi este hotel, por dois motivos : Além de ser relativamente perto do porto ( 2 Km aproximadamente) ele é um quatro estrelas e no dia em que fiz a reserva pela Hotéis.com, havia uma promoção muita boa, em que 04 diárias para duas pessoas (Eu e minha filha), do dia 05/04 até 09/04, foi cobrado
      R$ 597,00. Porém eu também já entrei no google e vi que o hotel que voce me falou, é muito perto do porto mesmo.
      Bruna, aproveitando a sua boa vontade em me responder as perguntas, gostaria de saber se voce foi até St.Petresburg no Rússia. Minha filha está desesperada para conhecer as duas cidades : St. Petersburg e Moscou. Confesso que estou com um pouco de medo, porque quando se fala em Rússia, existe aquele mito do antigo comunismo, com KGV, Espionagens, falta de costume deles para com os turistas, dentre tantas outras coisas mais. Por um acaso voce foi para lá? Entrei em alguns Blogs e maioria das pessoas disseram que foi uma viagem exepcional. Mas existes também comentários de pessoas que foramk assaltadas por batedores de carteira, interceptadas por policiais corruptos, etc.. Sei que vivemos em um país (Brasil !!!), em que as coisas também são muito perigosas e que devemos tomar muito cuidado. Mas aqui é um pouco diferente, não é. Pelo menos sabemos como conversar com as pessoas que querem levar vantagens sobre nós e vai por aí afora. Mas em um país onde quase ninguém fala ingles, as pessoas não são muito receptivas, a polícia (pelo que vi em alguns comentários é bem tranqueira) não te dá nenhum tipo de suporte, etc.. O que voce acha? Vale a pena? Fiz uma pesquisa para ir de barco e a única empresa de ferrys é a St.Peter Lines, cuja viagem saindo de Helsinki, demora em médias 14 Horas e só sai à noite. No meu caso teria que ser no Domingo à noite (Sai às 19:00 Hs), dia 08/04, tendo que perder assim uma noite de estadia no Hotel, que já está pago, que seria a noite do dia 08 para o dia 09, pelo fato de não ter partida do barco na segunda feira, dia 09. Por mim, nós ficaríamos em Helsinki, conhecendo toda a cidade e seus arredores, somente, fazendo o passeio para Tallinn. Mas como minha filha volta para o Brasil no dia 13/04 (para não ter que perder mais dias de aula na Faculdade) r segundo ela, existe tempo de sobra, para irmos para a Rússia ( Já que agora não é mais preciso o visto de entrada para brasileiros), acabamos pensando na possibilidade de fazermos St. Petersburg, no dia 09 e no dia 10. No dia 11/04, bem cedo, às06:45 Hs pegaríamos o trem bala russo (O que faz de St. Peters. até Moscou em 03:45 Hs), chegando lá, às 10:30 Hs e ficando em Moscou o restante daquele dia (11/04) e também o dia seguinte (12/04), até às 19:00 Hs mais ou menos, onde depois desse horário, iríamos para o aeroporto e pegar um voo até Helsinki, fazendo uma pequena conexão em Riga, na Letônia. O voo seria pela Air Baltic e minha filha já fez todas essas pesquisas, chegando à conclusão de que tudo daria e se encaixaria direitinho dentro do roteiro !!( Ai ai filhos, principalmente filhas !!! Rsrsrs ).
      Bruna, peço desculpas, por este extenso texto, mas já vi que voce é uma garota bem bacana, pelo que pude ver nas suas respostas anteriores. Caso possa nos ajudar, com comentários e/ou experiencias com estes roteiros, por favor, fique à vontade. Ah Bruna, tô sendo bem chato, te pertubando com tantas perguntas, né !! Pelo que vi na sua pequena foto, voce parece ser bem jovem e com espírito bem de quem gosta de viajar, tal e qual minha filha, que já fez um intercambio sozinha em Vancouver (Canadá) em janeiro e parte de fevereiro de 2010, quando na época ela tinha 17 anos. Em janeiro e fevereiro completo, ele fez um intercambio em Londres, pela CI, onde o ingles dela ficou bem melhor (De zero à dez, nota: -3. Rsrsrs, brincadeira, ela voltou muito bem no ingles) e pra completar, em janeiro e parte de fevereiro deste ano ela foi pra Florença (Firenze) fazer um curso de Italiano, na escola de idiomas : Sprachcaffe. Por aí voce pode ver que ela não dá moleza pro pai dela, não.
      Não sei de que lugar do Brasil voce é !! Nós somos de Guarulhos – Sp ( fica bem pertinho do aeroporto internacional ), e mais uma vez te peço desculpas, por este enorme LIVRO, que te escrevi.
      Um forte abraço pra voce e se por um acaso precisar de alguma coisa, que esteja ao nosso alcance,pode ficar bem à vontade, não precisa fazer cerimônias !!! Não sei se voce está ainda na Europa ou se já voltou pro Brasil, mas em todo caso, se precisar de algo, pode nos contactar. Meu E-mail é : miguel.petrosino2011@hotmail.com

      • Bruna   21/03/12 • 14h30

        Oi Miguel!!!
        Estamos disputando pra ver quem escreve mais, eu acho!! Hehehe Brincadeiras a parte, que bom q o teu hotel é bem localizado e q nao vai atrapalhar em nada!! Esqueci completamente de acrescentar essa info dos dois portos enquanto escrevia o post!
        Ainda bem q lembrei desse detalhe em tempo!!

        Eu nunca estive na Russia (ainda), pq eu e td minha familia gostariamos de conhecer, entao acabei nao indo!! Olha, o teu roteiro ta legal, mas sendo bem sincera, pelo que ja conversei com colegas de aula russos e pelo que li em blogs, a comunicaçao em outros idiomas (no caso, pode ser o ingles) nao é muito facil! Nao existem placas nas estacoes de metro e nem nos aeroporto em ingles, sendo assim é recomendado conhecer o alfabeto russo e saber o nome de ruas, estacoes de metro, enfim, qto mais coisas tiver em mãos em russo, menor a chance de vc se dar mal por la!
        Um blog que fala sobre St Petersburgo e que é bem recente a viagem dela, é o http://www.viaggiando.com.br da Camila!! Da uma lida la, vai te ajudar bastante, pois ela esteve na Escandinavia, paises balticos e na Russia, mas somente em St Peter!! Ela inclusive ainda esta escrevendo sobre essa viagem q ela fez ano passado, entao as infos sao bem recentes!!
        Mas acredito q se vc se preparar bem e souber q a Russia comecou a se abrir recentemente para o turismo e q eles, assim como o Brasil ainda estao se preparando ( com relacao a info em ingles), é mais “facil” se virar por lá!!

        Eu voltei da Escócia dia 29 de dezembro do ano passado, pra passar o ano novo em casa! Mas ja to literalmente contando as horas pra voltar, nem q seja a passeio, pra la!!

        E fique a vontade para escrever sempre que quiser (inclusive qdo voltarem de viagem, passem aqui deixar umas dicas), se eu souber respondo numa boa, senao posso indicar outros blogs ou ver o q é possivel arrumar por ai!

        • MIGUEL MÁRIO.   21/03/12 • 16h14

          Oi Bruna, é o Miguel !! Voce já viu, que eu gosto de escrever e de me comunicar, não é !! Bem vamos lá:
          A minha filha chegou à pouco da faculdade e conseguiu me convencer a passarmos os dias 09 e 10 de abril em St. Petersburg e depois os dias 11 e 12 em Moscou, indo de St. Petersburg pra Moscou, com o trem bala russo chamado Sapsan, que tem 6 horários de saída, tanto de St. Petersburg para Moscou, como vice-versa tbém !! Fazer o que né, vamos encarar os russos nesse desafio. Vou tentar juntar o máximo de informações possíveis etentar decorar pelo menos o alfabeto russo, que diga-se de passagem é bem complicado, no meu modo de ver !! Vou ter que perder a última noite do Hotel em Helsinki, mas será por uma boa causa.
          Quando eu te perguntei, se voce ainda estava na Europa, ou já tinha voltado, eu não havia visto o conteúdo do seu Blog, que diga-se de passagem está muito bonito, bem ilustrado e bastante informativo também.
          Em 2010, Eu, minha esposa, minha filha Gabrielle e meu filho Guilherme estivemos também na Europa, entre os dias 24 de Junho até 09 de Agosto, portanto 47 dias. Visitamos uma boa parte de Itália, França, Suíça, Austria e uma cidade só da Alemanha, que foi Munique. Fazia muito calor por lá, pois estávamos em pleno verão, mas foi muito bom e emocionante. Sou filho de italiano (meu pai era de uma cidadezinha próximo a Salerno, cerca de 40 a 45 Km de Nápolis, cidade que fiz questão de ficarmos por 13 dias, indo visitar Pompéia, Ilha de Capri, Sorrento. Foi muito bom mesmo.
          Agora que já está decidido que iremos para a St. Petersburg e Moscou, não nos resta torcermos para que tudo de certo, porque esse idioma com alfabeto crílico, não é fácil não !!
          Assim que voltarmos entrarei em contato, no seu Blog, para te informar como foi a viagem e as peripécias pelas quais iremos passar.
          Mais uma vez, obrigado pelas dicas e se precisar de alguma coisa,pode escrever.

  3. Bruna   22/03/12 • 00h15

    Oi Miguel!

    Legal, vcs vão adorar a Rússia.. Ja li mtos relatos e vi mtas fotos! O idioma vai ser o maior “sacrificio”, eu acredito.. Mas pelo que vejo vc é bem precavido, e com o alfabeto cirilico em mãos, assim como as ruas proximas e a do proprio hotel e o nome das estações do metro, vcs vão se virar tranquilamente!!

    Ah é?? Ja esteve na Austria, Suiça e em Munique?? O que vc achou desses lugares? Por onde vcs viajaram (me refiro as cidades)??

    Sempre bom compartilhar as experiencias.. Ajudam muitas pessoas! Espero seus depoimentos qdo voltarem de viagem!!

    E obrigada pelo elogio!! =))Nao é facil escrever e manter um blog! Mta responsabilidade com o conteudo publicado aqui!!

  4. Bruna   02/04/12 • 17h17

    Oi Miguel!!
    Que bom q vc esta indo viajar… Q invejaaaa!!! E muito mais legal foi saber q vc vai fazer esses passeios nos trens panoramicos!!! Ando sonhando com eles tbm!! E depois, volte aqui no blog pra contar as suas aventuras, inclusive sobre as 5 terre, eu tbm adoraria conhecer a regiao da Liguria, pnde elas estao localizadas. Deve render cada foto bonita daquele lugar.. :)
    Aproveite seus passeios, se divirta!! Vcs vao adorar Helsinki e Tallinn.
    Ah, tbm quero detalhes da Russia ( eu e minha familia temos mto interesse em ir la um dia).
    Boa viagem!! :)

    • Miguel Mário   08/04/12 • 08h29

      Oi Bruna !! Escrevi um texto enorme pra voce, por volta do Meio dia e meia, mas acho que não consegui enviar !! Bem na hora que eu ia enviar, deu uma pane na internet aqui do Hotel. Em todo caso, vou escrever novamente.
      Estamos em Helsinki. Gostamos muito da cidade, muito bem organizada e compacta. Nosso hotel é muito bom, não fica longe do centro e tem uma boa estrutura. Chegamos na quinta feira passada, dia 05/04 e hoje iremos embora para St. Petersburg, com o navio ST. Peter Line. Ontem, dia 07, fomos para Tallinn, como eu já havia te dito e gostamos muito da cidade, apesar do frio que estava fazendo, mais menos -3ºC, mas com a sensação de -300ºC (rsrsrsr). Tallinn é uma cidade muito bacana, com seu centro histórico, suas igrejas ortodoxa e luterana, sem contar com a igreja metodista, a qual não visitamos. Compramos alguns souvenirs no centro velho e fizemos um tour naquele ônibus vermelho de 2 andares para turistas, que vai relatando em vários idiomas a história de Tallinn, tanto a moderna como a antiga. Pegamos o navio, aquele mesmo que voce pegou, o Tallink Silja Line, no porto West Harbour. Infelizmente o porto não é aquele que eu pensava, que fica perto do Hotel onde estamos, mas tuda bem, de manhã pegamos um taxi, que nos cobrou 11,50 Euros e levou até a entrada do porto de onde o navio saía. Em Tallinn, fomos também ao shopping Virtu, onde compramos algumas coisinhas. Na volta o navio balançava bastante e eu fiquei um pouco tonto e enjoado, recebendo risadas da minha filha, por estar em tal situação. Daqui à pouco vamos de novo até o centro de Helsinki, dar o último giro por lá, antesa de embarcarmos no navio para St. Petersburg. Tomara que eu não passe mal nessa viafem, que durará 14 horas e meia. Deus queira !! Aqui em Helsinki, não consegyuimos comer carne de Rena. Não são todos os restaurantes que servem. No mais tudo foi perfeito, apesar do intenso frio em Tallinn. Aqui em Helsinki, só pegamos um pouco de frio e de neve na Sexta feira, dia 06,. quando fomos até a ilha de Suomellinna. Chovia, caía neve, ventava muito e fazia frio, muito frio. Pra quem não está acostumado com tais temperaturas, como eu, se estranha um pouco !!
      Bruna !! Aproveito a oportunidade, pra desejar uma FELIZ PÁSCOA, pra voce e sua família, com muitas alegrias e muita paz !! Quando me sobrar um tempinho, continuo relatando o restante da viagem de 2010, onde parei na saída de Gênova para as 5 Terras, na Riviera Liguria. Falarei também sobre St. Petersburg e Moscou.
      Um forte abraço !!!

  5. Bruna   10/04/12 • 00h37

    Oi Miguel!!
    Que bom q deu td certo na tua viagem a Tallinn, e em pleno mes de abril ainda faz esse frio todo??? E tem esse neve toda??? Meu Deus!! Eu achei a ja tava menos frio ai por esses lados! Quando eu fui tbm tive a sensaçao de estar uns -150 graus, quase congelei e perdi as maos na hora de bater as fotos (de luva atrapalha bastante) hehehe
    E como foi pra atravessar o golfo da Finlandia?? Imagino q o mar devia ter uns pedaços de gelo boiando!!
    Tem um restaurante perto da Kauppatori q tem carne de rena, ele fica na rua onde tem “um parque” q fica bem no meio da rua, infelizmente nao lembro o nome. mas tem uma placa no meio da calçada falando q serve comida finlandesa.. Fica do lado esquerdo da rua, se vc estiver olhando para a Kauppatori!!
    O barco balança bastante mesmo se o tempo tiver ruim ou o mar agitado, na ida.. Qdo sai de Helsinki, tava chovendo, nossa balançiu mto e eu tbm fiquei beeem enjoada, mas na volta foi bem tranquilo.
    Bom, espero os demais relatos!! Aproveitem a viagem! Feliz pascoa (atrasado) pra vc e sua familia tbm! Um abraço!!

    • Bruna   10/04/12 • 00h44

      Miguel,

      Achei o nome do restaurante, eu salvei o link no meu celular pra ver como era o menu no site antes de ir la. O nome é Ravintola Aino.. Pode ir la, é bem recomendado!! E serve o mesmo prato q pedi la na Laponia, exatamente daquele jeito!
      http://www.ravintolaaino.fi/fi/etusivu/

      Espero q de tempo de vcs irem la qdo voltarem da Russia!

      • Rose   04/01/15 • 17h09

        Oi Bruna,
        Muito legal o seu blog, me ajudou a decidir sobre alguns lugares.
        Se você quiser alguma dica, conheço muitos lugarzinhos legais na Europa, e tenho bastante coisas bacanas na memoria…;)
        Rose

        • Contando as Horas   06/01/15 • 18h58

          Oi, Rose

          Fique a vontade pra compartilhar as dicas aqui no blog! Qualquer coisa é sempre bem vindo, ainda mais na Europa, um dos continentes que sempre procuro viajar sempre que possível.

          OBrigada pela visita aqui no blog!

  6. Adriano Andrade   06/11/12 • 15h58

    Prezada Bruna, irei a Helsinqui em agosto de 2013 e depois para São Petersburgo de trem, mas gostaria de uma explicação sobre como fazer a compra do bilhete de barco de Helsinqui para Tallinn pelo site. Quando compramos pelo site é nos enviado algum documento para impressão para podermos fazer o check in pelas máquinas que você descreveu e postou foto? Como devemos proceder a compra pelo site e como eles nos envia o comprovante?

    Att.

    Adriano

    • Bruna   07/11/12 • 20h01

      Oi Adriano,

      Desculpa a demora pra responder, mas durante a viagem fica bem corrido!

      Eu comprei meu ticket pelo site da Tallink Silja. Eles enviam um voucher no nosso email que contem todos dos dados que precisamos pra retirar o ticket lá no porto, seja no de Helsinki ou em Tallinn.

      Esse voucher vem no teu email logo apos a finalizaçao da compra. É bem tranquilo!

  7. Adriano Andrade   09/11/12 • 20h17

    Prezada Bruna, muito obrigado pela dica. Resolvi mudar o itinerário e irei direto de Berlim para Helsínqui e depois para Russia de trem de alta velocidade, portanto, não mais utilizarei o transporte fluvial entre Tallinn e Helsinqui. Estive em Tallinn em 2010, dezembro por 5 noites e foi maravilhoso aquela enorme quantidade de neve, sendo que fiquei no Hotel Kalev(de uma olhada no site) e foi inesquecível. Em julho estive novamente em Israel, Alemanha e França, sendo que em agosto de 2013, irei a Berlim, Helsinqui, São Petersburgo, Moscou e Viena. Espero que suas viagens seja um sucesso e que Deus lhe proteja e lhe faça muito feliz.

    Adriano Bauru

  8. Bruna   17/11/12 • 23h07

    Oi Adriano,
    Tava olhando teus videos, ficam bem interessantes. Esse do por do sol ficou super lindo!

    • Adriano Andrade   18/11/12 • 14h12

      Obrigado amiga, espero ter de alguma forma trazido um pouquinho do clima destes lugares que passei.

      É isto aí, há muitos lugares lindos e interessantes neste mundo para se ver e desfrutar…

      Felicidades
      Adriano

  9. Rose   04/01/15 • 17h06

    Miguel Mario, poderia me passar seu email, vou fazer esse roteiro p/ Helsink e Cinque Terre, queria umas dicas.
    Txs!

    Rose

    • Contando as Horas   06/01/15 • 18h59

      Oi, Rose

      Não sei se o Miguel Mario ainda acompanha o blog, portanto não sei se ele irá te responder e também não tenho autorização para compartilhar o email dele.

      De qualquer forma, eu nunca estive nas Cinque Terre, mas no que eu puder ajudar, é só me escrever!

  10. João Paulo Vieira   27/01/15 • 16h28

    Prezada Bruna,

    Primeiramente, parabéns pelo post, de fato elucida e muito para marinheiros de primeira viagem como eu.
    Meu questionamento é relativamente simples: No caso de Tallinn, estou reservando 3 dias, porém fiquei em duvida se é uma cidade para meio ou final de semana.Pergunto, pois não sei ao certo como é o movimento dela nos finais de semana.
    Agradeço muito se puder responder.

    • Contando as Horas   28/01/15 • 22h36

      Oi, João Paulo

      Quando eu estive em Tallinn era inverno, mas mesmo assim a cidade estava movimentada por conta de ser época pré-Natal. Mas eu imagino que tanto durante a semana como no final de semana tenha movimento, mas muito longe de ser uma Itália ou Paris da vida. Pode ficar tranquilo.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  11. Gladis Rota   07/04/15 • 15h56

    Excelentes dicas! Valeu!

  12. rafae de oliveira   20/04/15 • 16h53

    Moro na Finlândia …recomendado a todos brasileiros que venham conhecer a Finlândia….os finlandeses são muito simpático com os brasileiros ….vc vai gostar muito

    • Contando as Horas   21/04/15 • 18h21

      Rafael,

      Verdade! Tbm gostei bastante dai. Me surpreendi com algumas pessoas, que foram extrememante simpaticas e prestativas comigo. Afinal, mesmo com o nome das ruas anotados, as vezes era dificil achar. hehehe Cada nome gigaaaante, vc deve saber muito bem do que estou falando.

      Até lembro que qdo ia pedir informações as pessoas falavam aqueles nomes na maior naturalidade possivel e eu sempre respondia, me diz quantas quadras pra esquerda ou direita eu tenho que ir, pq assim pelos nomes fica muito dificil hehehe Foi engraçado! Mas realmente, eles sempre me ajudaram em tudo nesse sentido.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  13. andrea pelotas   10/05/15 • 21h30

    Gostei muito de suas observações mas acha que preciso reservar ferry para de Lsink a Tallin para passar o dia e voltar?
    Um abraço e obrigada.Andrea

    • Contando as Horas   11/05/15 • 19h52

      Oi, Andrea

      Sempre que possivel, eu prefiro comprar tudo antecipado, assim evita maiores problemas (preço da passagem muito cara, barco lotado, entre outros).

  14. Joao Vieira   01/08/15 • 14h42

    Cara Bruna,

    Primeiramente parabéns pelo blog, muita informação boa e de qualidade!
    Gostaria, por gentileza que me ajudasse respondendo um questionamento: Existe restrição de comprar na hora? É muto mais caro? geralmente têm vagas? Agradeço desde já!

    • Contando as Horas   02/08/15 • 21h46

      Oi, João

      Obrigada!! =DD

      Então.. Tu diz se tem algum limite de compra? Eu não sei! Não comprei nada dentro do barco hehe Não cheguei a comparar preços, mas conversei com umas pessoas que me falaram que elas pegavam o barco só pra fazer compras, que valia a pena.

  15. Regina   26/09/16 • 21h09

    Oi Bruna adorei o blog e tem me ajudado bastante. Preciso de uma orientação. Irei viajar a Finlandia em junho 2017 e gostaria de fazer alguns passeios de barco, por exemplo Vikking line, porem percebi que há restrição de idade. Mesmo estando comigo e com autorização do pai?

    • Contando as Horas   02/10/16 • 21h00

      Oi, Regina

      Infelizmente não sei te dizer com certeza como fica essa questão de restrição de idade. Aconselho que vc envie um email pra empresa em questão pedindo mais detalhes sobre isso.

  16. Jorge Leonardo Paz   29/01/17 • 20h40

    Oi Bruna, gostei muito de suas informações. Pretendo viajar para Helsinque no final de outubro desta ano. Pretendo ficar lá de 2 a 3 dias. Vale a pena dar um pulo em Talin?

    Fico no aguardo.

    Muito Obrigado.
    Jorge Paz

  17. Talita Brew   25/03/17 • 11h46

    Bruna,

    Obrigada pelas dicas. Todas excelentes! :)

  18. Eleonora Barbosa   24/07/17 • 19h34

    Olá Bruna,
    Gostamos muito das suas explicações. Eu e meu marido chegaremos em Helsink no dia 10.10 e gostaríamos de um pacote a partir do dia 11 ou 12 para os países bálticos: Estônia, Lituânia e Letônia, com retorno para Helsink no dia 17.10, pode ser a noite. Gostaríamos somente da parte terrestre pois sairemos de Helsink no dia 18.10 para Paris. Como somos idosos estamos receosos de fazer esta parte da viagem sem uma assessoria. Você saberia nos informar alguma agência de viagem que faça este tipo de pacote ? Não consigo localizar em Helsink uma agência portuguesa ou espanhola, que achamos que seria o ideal.

    Atenciosamente,

    Eleonora Barbosa
    21 99805.4577

    • Contando as Horas   25/07/17 • 23h11

      Oi, Eleonora

      Infelizmente não conheço. Mas devem existir guias brasileiros nesses lugares. Mas vcs podem fazer tudo por conta. Todo mundo fala ingles. Essa região é bem tranquila tbm.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  19. Paulinho Rosenbaum   11/08/17 • 12h50

    Muito boa a explicação.
    Como se reserva roundtrip com hotel para ficar um dia em Tallin?
    abraços

    • Contando as Horas   12/08/17 • 15h59

      Oi, Paulinho

      Como reserva uma cabine no navio, vc quer dizer? Tem essa opçao no site.
      Se for o contrario, você reserva o trecho ida e volta e reserva o hotel em separado em Tallin.

  20. JANAÍNA FAÉ   02/01/18 • 16h57

    Olá!
    Você poderia me informar se é possível adquirir os bilhetes de ferry para Tallin diretamente no porto? Vou para lá no final do mês e não tenho certeza se conseguirei fazer o passeio. Então, não queria comprar antecipado..
    Obrigada!

    • Contando as Horas   10/01/18 • 13h44

      Oi, Janaína

      Acredito que sim, mas não posso te garantir nada. Geralmente eles costumam vender no próprio porto, como acontece com os ônibus na rodoviária ou trens na estação de trem.

  21. Fefa Cintra   06/04/18 • 10h05

    Olá Bruna.
    Estou pretendendo fazer pela Tallink – Silja Line, a viagem Helsinque / Tallinn. Pesquisando, observei que existem 2 Terminais Oeste no Porto de Helsinque (T1 e T2). Você sabe qual é o terminal de saída para os navios para Tallinn.
    Desde já agradeço, e aproveito para parabenizar pelo blog.

    Grato.
    Fefa Cintra

    • Contando as Horas   11/04/18 • 09h19

      Oi, Fefa

      Huuum.. nao sei te dizer. Quando fiz essa viagem, estavam construindo o outro terminal, e na epoca, portanto, os barcos partiam do unico terminal existente. Será que quando vc finalizar a compra da passagm nao vem essa informação na reserva???

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Nesse mesmo dia, mas em 2010, eu desembarcava em Edimburgo, na Escócia para iniciar meu intercâmbio. 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙
.
Além de aprender inglês em um país sensacional, foi muito bom aproveitar aquele momento para descobrir um “mundo muito maior” que Chapecó/Curitiba.
.
Mesmo faltando conhecer alguns outros continentes aindaaa, todas as culturas e paises que conheci e tudo que aprendi com meus colegas de todas as partes do mundo, com toda a certeza, tornaram essa experiência muito mais interessante.
.
Melhor experiência de vida!
.
🌎 Banchory, Escócia 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿
.
#escocia #scotland #castletrail #visitabdn #visitaberdeenshire #uk #intercambio #intercambionaescocia #intercambiofotos #visitscotland #ciintercambio #eurotrip #uktrip #essemundoenosso #travelgirl #viajantesolo #solotrip #agenciadeviagem #scotlandisnow #englishtips #missaovt #revistaviajar #saudade #helloescocia #cahnaescocia
Um outro jeito de viajar pela Europa: fazendo um cruzeiro fluvial.
.
Quem quiser saber mais detalhes, estou falando mais sobre isso no stories.
.
Se quiser saber os roteiros, datas e valores, meu email para contato esta no perfil!
.
🌏Em algum lugar no rio Danubio, Leste Europeu
.
#lesteeuropeu #europa #cruzeirofluvial #rivercruise #riodanubio #danuberiver #uniworld #exploreuniworld #essemundoenosso #viajoteca #revistaadv #meusroteirosdeviagem #travelgirl #amoviajar #missaovt #eurotrip #europa #followyourdream #picoftheday #hotelinspectors #sourbbv #viajar #missãovt #revistaviajar #riverduchess #qualitours #rivercruising #summer #veraoeuropeu #eurotrip2018
Chegando em Budapeste!🇭🇺 Esse é o Monte Gellért passando pela janelinha da minha cabine!
.
No ultimo verão europeu eu fiz um cruzeiro fluvial pelo rio Danúbio (segundo maior rio da Europa).
.
Meu cruzeiro começou na Romênia, passou pela Bulgária, Sérvia, Croácia e terminou na Hungria.
.
Foram 7 dias a bordo do navio River Duchess, da empresa @uniworldcruises ! Uma experiência sensacional (ainda quero repetir, fazendo uma das rotas que passam pelos mercadinhos de Natal)!!
.
🌏Budapeste, Hungria
.
#budapeste #budapest #hungria #hungary #cruzeirofluvial #rivercruise #riodanubio #danuberiver #uniworld #exploreuniworld #essemundoenosso #revistaadv #meusroteirosdeviagem #travelgirl #amoviajar #missaovt #eurotrip #europa #followyourdream #picoftheday #hotelinspectors #sourbbv #viajar #missãovt #revistaviajar #riverduchess #qualitours #rivercruising #summer #veraoeuropeu
Kremlin de Moscou 🇷🇺🇷🇺
.
Antigamente essa fortaleza servia de proteção para a cidade, mas hoje em dia é a sede do governo e residencia oficial do Presidente da Rússia.
.
Ele é formado por vários palácios, catedrais, museus, um jardim, as torres e a muralha.
.
Quem estiver em Moscou pode incluir uma visita ao Kremlin no roteiro.
.
É possível conhecer algumas atrações, como: o Palácio do Arsenal, local onde está o Museu do Arsenal e o Complexo das Catedrais (formado por 4 igrejas). Todas todos os demais edifícios podem ser fotografados apenas por fora.
.
⚠️O Kremlin não abre as quintas-feiras. Para visitar o Museu (700 rublos) e o Complexo das catedrais (800 rublos) o valor total é de 1500 rublos (95,00 reais).
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #kremlin #kremlindemoscou #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #eurotrip2018 #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #brasilnacopa #visitrussia
Existem diversas formas de entrar na Praça Vermelha, em Moscou, mas sem duvida alguma, a mais bonita é atravessando o Portão da Ressurreição, localizado literalmente entre a Prefeitura de Moscou (lado esquerdo) e o Museu Estatal de História Nacional (essa construção a direita).
.
Nessa foto também da pra ver a Capela Ibérica e o Marco Zero da Russia.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #moscou  #moscow #russia #copadomundo2018 #kempinski #missãovt #sourbbv #instaviagem #hotelinspectors #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Parque da Vitoria é onde está localizado o Museu da Grande Guerra Patriótica, que é como os russos chamam a Segunda Guerra Mundial. Obviamente, esse museu conta toooooda a historia dessa guerra (com muitas fotos, documentos, objetos, entre outros - tem legendas em inglês).
.
Além disso, também destaco: O Hall dos Heróis (foto 3) que presta uma bela homenagem a todos os russos que morreram nessa guerra, mais de 20 milhões de pessoas, o Hall das Lagrimas (foto 4) que simboliza as lagrimas de quem perdeu filhos, pais, irmãos e maridos durante essa guerra e por fim, os Dioramas de Guerra (foto 5), esses paines gigantes que retratam algumas cenas de momentos importantes dessa guerra.
.
O parque é gigante e o Museu é enorme, portanto, vá com muito tempo (tempo minimo de 3 - 4 horas).
.
Dica: Para chegar aqui, o acesso é feito pela estaçao de metro Парк Победы, aquela que tem as escadas rolantes mais profundas de todas as estações de metro de Moscou, sao quase 3 minutos andando nessa escada. 😱
.
🌏Moscou, Rússia
.
#parquedavitoria #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #queroviajarmais #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Contando as Horas