17.02
2012

A pequena Tallinn

Durante todo o ano de 2011, Tallinn (junto com Turku, na Finlândia) foi a Capital Européia da Cultura. O evento, trouxe um pouco mais de destaque não só a capital, mas para o país e tudo o que está relacionado ao Báltico também!

Estônia

A Estônia é um dos países Bálticos, e assim como a Letônia e Lituânia, conseguiram sua Independência da Rússia a pouco tempo, em 1991.

Um dos 6 portões de acesso a Cidade Antiga de Tallinn

Tallinn, com apenas 400 mil habitantes, é uma daquelas cidades que parece ter parado no tempo. As muralhas que protegem a Cidade Antiga, se mantiveram exatamente igual como eram a mais de 800 anos atrás, quando a cidade ainda era uma vila de pescadores, e as muralhas os protegiam do ataque dos inimigos de países vizinhos.

As muralhas

Duas das 26 torres que restaram

A entrada principal da Cidade Antiga ainda é feita pelo Portão Viru e andar pelas suas ruas estreitas e feitas de pedra, deixa a impressão de que estamos literalmente voltando no tempo por algumas horas..

Para se locomover pela cidade é super fácil.. Pikk é a principal rua da cidade.

A principal rua da cidade

Como todas as cidades da Europa, Tallinn não fica pra trás e também tem várias igrejas espalhadas pela cidade, e uma das mais visitadas é a Igreja de São Olaf, com apenas uma torre de 124 metros, é a mais antiga da cidade, e foi construida ainda em 1264. A Igreja recebeu esse nome, em homenagem ao Rei da Noruega Olaf II.

Igreja São Olaf

Caminhando “sem direção” entre suas ruas, acabei chegando em um Parque e dali, segui para a parte alta da cidade..

A primeira parada obviamente tinha que ser na Catedral Ortodoxa Russa Alexander Nevski com seus domos pretos com forma de cebola, que ficam no alto de uma colina, é impossível não ver.

Catedral Ortodoxa Russa Alexandre Nevsky vista dos fundos

Os domos pretos e os detalhes perfeitos!

Como todas as demais Catedrais em estilo ortodoxo russo que visitei,  essa também é muito bem trabalhada e seus detalhes são super bonitos!

Catedral Ortodoxa Russa Alexandre Nevsky

Bem em frente a Catedral, fica o Parlamento da Estônia, que está localizado no antigo Castelo de Toompea. Ainda é possível ver 3 torres que permaneceram intactas, sendo a principal delas, a Torre Pikk Hermann, onde está hasteada a bandeira do país.

Parlamento da Estônia

Do lado do Parlamento tem um pequeno jardim…

Jardim ao lado do Parlamento e uma das torres que restou do Castelo de Toompea

Andando pelas ruas da parte alta da cidade…

Muitas casas antigas e mal conservadas

passei por outras Igrejas tão ou mais bonitas quando as que visitei, também passei por muitas Embaixadas..

Igrejas por todas as partes

e até que por acaso cheguei numa espécie de mirante, de onde consegui uma das minhas melhores fotos da cidade. Tallinn do alto é ainda muito mais bonita!!!

Tallinn

Ainda tive tempo para conhecer a Raekoja plats, a praça principal da cidade, e é onde está a Prefeitura de Tallinn. A prefeitura tem uma torre de mais de 60 metros de altura, e que pode ser vista de praticamente todos os lugares.

Raekoja Plats

A torre da Prefeitura e o Mercadinho de Natal

Barraquinhas vendendo comida, roupas, decoração de Natal

E é justamente ali, ao redor da Prefeitura que acontece todos os anos o Mercado de Natal da cidade. Além de lojinhas e barraquinhas de comida, esse ano tinha até uma Casa do Papai Noel e um cercadinho com duas Renas, levei o maior susto ao ver que elas eram de verdade! =)

Casinha do Papai Noel

Rena, no mercadinho de Natal

Portão Viru

Obs.: a moeda local é ainda a Coroa Estoniana (EEK), mas o Euro é aceito em quase todos os lugares, tranquilamente!

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Estônia, Tallinn
Booking.com
  1. Jackie 18/09/2014 | 18:13

    Bruna, morri de rir com a Rena! rs
    A gente tá indo agora em dezembro pra lá – na verdade pra Russia e emendamos uns dias nos bálticos. Vc foi em que mês? Já era dezembro? Acho que vou adorar Tallinn, acho as fotos dela enfeitada pro natal tão fofas! Pena a gente não te runs dias a mais pra ir a Helsinque =(
    bjs!

    • Contando as Horas 23/09/2014 | 22:29

      Oi, Jackie

      Sim, era dezembro. Duas semanas antes do Natal e antes de eu ir pra Lapônia.
      Vcs vão gostar de Tallinn, a cidade é muito lindinha, sem falar que a decoração de natal e o mercadinho de natal na praça deixaram a cidade ainda mais bonitinha!!!

      Desculpa a demora pra responder, mas com a loucura do referendo da Escócia e os últimos dias da viagem, foi uma correria sem fim!

      Obrigada pela visita aqui no blog!! :D

Deixe o seu comentário...