21.02
2012

Helsinki

Helsinki, a capital da Finlândia mais parece uma cidade de interior, com um pouco mais de 580 mil habitantes, tem um transporte público variado e eficiente, mas para os turistas, o bom mesmo é percorrê-la a pé.

Igreja Temppeliaukio

Um pouco mais afastada do centro fica a Igreja Temppeliaukio, com seu estilo completamente diferente e até digamos, inesperado, acabou se tornando uma das atrações mais visitadas de Helsinki. 

A entrada

O interior e as paredes de pedra

Igreja na Rocha, como o próprio nome sugere, foi construida dentro de uma rocha de granito. Vista de fora, ela parece uma igreja bem moderna, e quando estamos lá dentro, as aberturas no teto e a própria rocha que é a parede da igreja, dão a impressão de que estamos dentro de uma cratera.

Detalhe do teto

O bom mesmo é caminhar ao redor dela, e dá até pra subir as rochas e chegar bem perto do “teto”.

O restante das atrações, ficam todas bem próximas.. e tudo gira em torno da rua Aleksanterinkatu, principal rua de comércio da cidade. E é onde fica a principal loja de departamento do país, a Stockmann.

Catedral de Helsinki

Seguindo essa rua, logo cheguei em uma praça, a Praça do Senado, onde fica a Catedral de Helsinki, a Helsingin Tuomiokirkko, que além de ser um dos símbolos do país, é a principal igreja da cidade. Tem um estilo neoclássico super elegante com cúpulas verdes fazendo um belo constraste e rodeada pelos 12 apóstolos no teto.

Detalhes dos domos

No meio da praça, impossível não notar além da estátua do Imperador Russo Alexander II, a árvore de Natal gigaaante e o mercadinho de Natal da cidade.

Mercadinho de Natal

Mercadinho de Natal na Praça do Senado

Um pouco mais adiante, fica a Praça do Mercado, que em finlandes é chamada de Kauppatori, estão localizadas a Prefeitura e o Palácio Presidencial.

Da Kauppatori saem barcos para alguns outros países escandinavos e a Rússia!

Vários barcos-restaurantes atracados na Kauppatori

No caminho pra Catedral de Uspenski, já que eu fui pelo caminho mais longe, acabei encontrando pelo caminho..

Alguns restaurantes.. achei a fachada desse em particular bem diferente!

Dali, já dá pra avistar a Catedral Ortodoxa Russa de Uspenski, para chegar até lá, é só ir se guiando pelos seus domos.

Catedral Ortodoxa Russa de Uspenski

Infelizmente quando cheguei, a Catedral já estava fechada pra visitas, mas a vista lá do alto, é super bonita e vale a pena!

A vista do alto da colina onde fica a Catedral de Uspenski

E pra terminar o dia, uma ultima passadinha na Praça do Senado, pra tirar umas fotos da árvore de Natal iluminada!

Hora de partir, pegar o voo de Helsinki com destino a… Lapônia!

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Finlândia, Helsinki
Booking.com
  1. Daiane Amanda Hoffmann 12/12/2013 | 13:28

    Que legal!
    Adorei o post, estou contando os dias pra ir visitar Helsinki e Rovaniemi, é sempre muito bom poder ver comentários e dicas.

    • Contando as Horas 16/12/2013 | 16:34

      Oi, Daiane

      Que bom que gostou. Vc vai gostar muito desses lugares, são duas cidades super legais!! Se precisar de mais alguma info, se eu souber, te respondo sem problemas. =DD

  2. Rita 08/04/2014 | 18:52

    Oi Bruna,chego em Helsinki no dia 3 de maio as 15:30, fico até o dia 5 as 10:00 quando pego trem para St Peters. Não deu para colocar mais dias na região então a principio ficaríamos só em Helsinki, mas lendo seu post de Tallin, não dá para resistir, mesmo porque não sei se volto para essa região algum dia. Você acha que dá para ver Helsinki na metade do dia que chego e no dia seguinte fazer um day trip para Tallin? Vi que você chegou lá por volta do meio dia, acha que em quantas horas posso ver a cidade? Tem barco de volta as 16:30 e as 19:30, se eu pegar as 16:30 ainda sobra um tempinho em Helsinki. Obrigada

    • Contando as Horas 09/04/2014 | 21:48

      Oi, Rita

      Vai ficar bem corrido. Você precisa ver o horario que as coisas fecham, pra saber melhor se é possivel ou não. Em maio, vc tem a vantagem que escurece mais tarde, então da pra bater perna mais tempo enqto ainda é dia (literalmente).

      Tallinn é muito bonitinha. Se vc for, deixa pra voltar no barco das 19:30, é tão bom ficar caminhando por lá. Da vontade de bater foto de tuuudo!! Se eu tivesse mais umas duas horas por lá dava tempo de fazer td com muito mais calma.

  3. Sartenada 10/02/2017 | 09:41

    Obrigado. Gostei muito.

Deixe o seu comentário...