10.03
2012

Rovaniemi, a capital da Lapônia!

No meu ultimo dia na Lâpônia, eu não poderia deixar de conhecer a sua capital, a cidade de Rovaniemi. A cidade foi fundada a um pouco mais de 50 anos, mas até pouco tempo atrás, as coisas eram um pouquinho diferentes por lá. Em 2006, a cidade e a vila rural de Ro e Vaniemi, resolveram se juntar, e hoje formam o que conhecemos como sendo a principal cidade do norte da Finlândia!

A prosperidade e modernidade que vemos hoje, nem eram cogitadas até há alguns anos atrás. A cidade sofreu muito com as guerras, chegando a ficar completamente destruída. 

Uma coisa que não tem como não notar é a arquitetura de seus prédios, de um modo geral é até um pouco moderna e diferente.

O telhadinhos das casas e prédios lembram um pouco as casas no interior da Holanda. E quando eu via uma janelinha dando sopa, eu corria pra ver como era a decoração interna, e em muitas dessas casas, me lembraram o hotel e o que bisbilhotei nos dias em que estive na Islândia também!! =)

Segui em direção aos rios… Siiim, em Rovaniemi acontece o encontro dos rios Kemijoki (o maior do país) com o seu afluente, o Ounasjoki.

E a primeira parada não poderia ter sido outra: Jätkänkynttilä ou também conhecida por Lumberjack’s Candle Bridge, essa ponte acabou se tornando um dos símbolo da cidade!!

A ponte recebeu esse nome como uma homenagem aos lenhadores da região. As duas colunas  representam a madeira que foi divida ao meio por um suposto machado usado pelos lenhadores. No topo, uma vela com fogo de verdade, que ilumina o rio Kemijoki.

No inverno, o dia é super curto, tendo não mais do que apenas 4 horas.. Acabei me esquecendo desse detalhe e nem vi o tempo passar enquanto mexia na neve e batia algumas fotos.

Quando me dei conta, restavam ainda um pouco menos de 1 hora de luz natural e segui para outra atração da cidade…

A Igreja Luterana da cidade, a Rovaniemen Kirkko. Logicamente, ela existe desde que a cidade foi criada, tendo um pouco mais do que meio século de vida.

Os dois grandes destaques: a arquitetura exterior, um estilo tão bonitinho, que lembro que no primeiro dia que passei por lá, pra pegar o ônibus com direção a Vila do Papai Noel, o teto e sua torre estavam cobertos de neve; e  o segundo destaque fica por conta do enooorme afresco no altar, chamado de Elämän lähde ou The fount of Life, que foi inteligentemente pintado por Lennart Segerstråle.

O que foi retratato por ele é que ao invés de usar os “elementos” descritos na biblia, ele trocou tudo por coisas relacionadas a Lapônia, como por exemplo, onde deveriam haver carneiros, existem renas e ursos! Adorei!

Bem próximo a Igreja, acabei vendo uma cena que me chamou atenção.. uma placa de um lago, fui até lá e havia uma cerca ao redor do lago, e um escrito dizendo para não ultrapassa-la. Ainda bem que são prevenidos, pq se uma desavisada como eu não repara na placa e se não tivesse a cerca, sabe Deus o que teria acontecido nessa minha caminhada…

Voltei caminhando até o centrão da cidade, onde fica a Lordi’s Square, a principal praça da cidade.

Lugares como esse, além de ter supermercado, lojas, bares, restaurante, tem até uma agencia de correio e uma floricultura! Tudo pra se proteger do super frio que faz lá fora..

Na verdade, nem dá pra perceber que é uma praça, pq fica literalmente no meio de um calçadão só para pedestres na rua Koskikatu. Eu só reparei, pq tinha uma feirinhainhainha (minuscula) de Natal e dai fiquei me perguntando, seria somente isso a Lordi’s Square? Se tratando de Rovaniemi, nada mais me surpreendeu!

O mercadinho de Natal de Rovaniemi

Nessa praça também fica o principal “Shopping” da cidade, o Sampokeskus, que tem o mesmo tamanho do Shopping que foi inaugurado em setembro do ano passado na cidade onde moro aqui no Brasil!

Repare no horário, já estava escurecendo

E se ficar perdido pela cidade.. o Rovaniemi Tourist Information fica nesse Shopping Center,  e ainda tem uma lojinha de souvenir bem bonitinha!

O Shopping Sampokeskus

os nativos da Lapônia, os Samis

Numa das minhas andanças, acabei encontrando até um Mc Donald’s, e a melhor propaganda para atrair turistas? Esse é o Mc Donalds mais ao norte do mundo! Que tal, hein?!?!

O ultimo destino do dia, também é um dos lugares mais interessantes de toda a Lapônia, o Museu Arktikum, com o seu corredor de vidro em forma de tubo, que faz uma alusão como se fosse o Portal para o Norte! Interessante!

O Museu conta um pouco da história da Lapônia, dos nativos Samis (com uma pequena exibição das suas roupas super bonitinhas e coloridas), e seus costumes, dos animais da região (tem um urso enooorme empalhado por lá, e um alce também!) e sem esquecer, é claro, da Aurora Boreal!

E antes de pegar o voo pra Helsinki, ainda tive tempo de ver a Candle Bridge mais uma vez.. toda iluminada!

Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Finlândia, Lapônia -
Compartilhe
Deixe um Comentário
12 comentários em "Rovaniemi, a capital da Lapônia!"
  1. Ale   12/03/12 • 00h44

    Adorei saber um pouco dessa região de nosso planeta. Lindas suas fotos!
    E ainda durante o “a luz do dia” me pareceu um pouco escuro

  2. Ale   12/03/12 • 00h49

    E realmente o McDonalds sabe fazer propaganda como ninguém!!!!

  3. Andréa Corrëa   05/12/12 • 04h40

    Estou com viagem marcada para a próxima sexta (07/12) para Rovaniemi com escala em Paris. Desta vez não vou passar em Helsinque. Estou tendo muita dificuldade em encontrar endereço de lojas, principalmente de produtos eletrônicos, em Rovaniemi. Também devido esta dificuldade não consegui chegar a conclusão se vale a pena já levar no Brasil ou comprar na cidade.
    Então, pode me ajudar? Existe outra grande loja além do Shopping Sampokeskus?Preciso de nomes de algumas lojas ou locais interessantes para compra? Desde de já agradeço.

    • Bruna   06/12/12 • 03h44

      Oi Andréa!

      Humm.. equipamentos eletronicos tipo maquina fotografica e tal? Não lembro de nenhuma loja em especifico pra te indicar. Mas se caso vc quiser comprar equipamentos eletronicos pra ja usar nessa viagem, acredito que seja melhor vc comprar no Free Shop mesmo, que acho que vc tem mais chances de encontrar mais opções e também mais baratos.

  4. Carlos   15/10/16 • 11h27

    Oi Bruna, bom dia. Tenho pesquisado bastante sobre aurora boreal pois pretendo vê-la no próximo ano. Sei que você não relatou neste post, mas na sua viagem você conseguiu ver o fenômeno? caso sim, em qual das cidades? (tenho procurado bastante mas as cidades sugestões para ver o fenômeno na finlandia parecem de difícil acesso, e não gostaria de ir para Noruega e suecia pois além de um pouco mais caras, já visitei os países). Obrigado

    • Contando as Horas   17/10/16 • 12h24

      Oi, Carlos

      Não conseguiiii!!! Queria muito ter visto la em Rovaniemi mesmo, cheguei a deixar o tour reservado, mas clima não colaborou.

      Existem diversas cidades bem ao norte da Finlandia, Noruega e Suécia. Agora nao estou lembrando os nomes, mas nao deve ser dificil de achar nos sites oficiais de turismo desses países infos sobre Aurora Boreal.

  5. Gabriella Brito Ribeiro   17/01/17 • 08h42

    Bruna é maravilhosa!! Deu dicas super úteis para a gente! E que lugar lindoooooo e friooooo!!! Experiência inesquecível na vida! :)

    • Contando as Horas   27/01/17 • 18h38

      Oi, Gabriella

      Eu também adorei a Lapônia, to louca pra voltar, afinal, sempre to acompanhando as novidades de lá e já sei que tem muita coisa interessante aparecendo.

      Obrigada pelo comentário e visita aqui no blog!

  6. Sartenada   10/02/17 • 09h35

    Nossa. Muito bem. Obrigado.

  7. Venâncio   27/05/17 • 21h46

    Bruna,seus comentários,conhecimento e vivência sobre Rovaniemi são preciosos, principalmente para quem nunca foi ao norte da Europa como eu.Provavelmente irei com mais algumas pessoas em 2018 até lá, e me sinto encorajado agora, e de certa forma não me considero mais um ignorante sobre a cidade.As fotos e observações que você faz sobre o local,suas dicas e impressões me deixaram mais interessado e menos temeroso por ir.A internet mudou muito a percepção do mundo e pessoas como você que dividem experiências merecem toda a admiração!Obrigado.Deus a abençoe e a guarde,bem como a toda a sua família.Seja feliz!

    • Contando as Horas   29/05/17 • 15h05

      Oi, Venâncio

      Muito obrigada pelas palavras! Fiquei feliz! Pode ir bem tranquilo, lá é super civilizado. Hj em dia já mudou bastante, tem otimos hoteis e muito mais opçoes de voos pra chegar lá do que na epoca que fui. A Laponia é super legal, certeza que vão gostar. Uma hora dessas eu mesma ainda quero voltar.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Contando as Horas