31.03
2012

Visita ao Palácio de Buckingham

Entre as milhões de atrações turisticas que existem em Londres, certamente uma das mais populares é a visita ao Palácio de Buckingham que acontece todos os anos desde 1992, durante o verão Europeu. São apenas 8 semanas, nos meses de agosto e setembro, enquanto a Rainha e o Duque de Edimburgo passam suas férias no norte da Escócia.

Eu tive a oportunidade de visitar o Palácio por dois verões consecutivos, a primeira vez foi em agosto de 2010 com meus pais e meu irmão, e a segunda, no ano passado (e a terceira vez, no inverno de 2013, as infos estão no final do post para as visitas no inverno).

O Palácio de Buckingham é a residência oficial da Rainha Elizabeth II e do Príncipe Phillip, o Duque de Edimburgo, além de ser também o seu lugar de trabalho.

O Palácio, que pertencia ao Duque de Buckingham, foi construido no inicio do século 18, e anos mais tarde foi comprada pelo Rei George III. Não era utilizado com frequencia, já que naquela época o Rei preferia morar no Castelo de Windsor. A primeira Rainha a morar no Palácio foi a Rainha Victoria (por isso tem uma estátua dela em frente ao palácio).

No total, são mais de 700 comodos, e durante a visita temos acesso a apenas 19 deles, que são chamados de State Rooms e fazem parte da ala pública do Palácio, onde a Rainha recebe convidados durante atividades oficiais, como banquetes, nomeações e entregas de títulos. Além disso, ainda são expostos alguns tesouros da Royal Collection como pinturas, esculturas de Canova, porcelas de Sèvres, e movéis super luxuosos.

Em 2010, vimos a exibição principal que prestava uma homenagem a Rainha Elizabeth II, chamada de The Queen’s Year. Lá tivemos a oportunidade de ver como é o dia-a dia de trabalho dela, e pra quem acha que vida da Rainha é moleza, vimos que o trabalho dela é coisa séria, já que ela além de comandar o Estado, também comanda a Igreja e o Exército. Também vimos através de fotos a participação dela em eventos importantes, tanto no Reino Unido como em outros países. Alguns desses eventos ou cerimônias são tão tradicionais, que ela vem repetindo ano após ano, desde que subiu ao trono em 1953. Um dos eventos mais clássicos e tradicionais, é o discurso de Natal feito pela Rainha, que é transmitido todos os anos pela BBC no dia de Natal.

Já no ano passado, os grandes destaques foram a exibição da coleção Fabergé, a Abertura do Parlamento e o vestido de casamento de Kate, a Duquesa de Cambridge. O que mais juntou pessoas, foi onde estava exposto o vestido de noiva, e deu pra ver bem de pertinho, o vestido era todo bordado, super bonito!! E ainda, estavam expostos também os sapatos, brincos e uma réplica do buquê. Uma das coisas que achei mais legal foi a coleção de obras de Carl Fabergé, que além dos famosos Ovos Fabergé, ainda tinha objetos em miniatura, todos feitos a mão. E ainda tinha alguns objetos que a Rainha Elizabeth II ganhou de presente no seu casamento com o Duque de Edimburgo e um caderno que pertencia a Rainha Victoria, onde cada convidado que compareceu ao seu Diamond Jubilee assinou que estava presente.

Ao chegar lá, devemos ir até o Ticket office e trocar o voucher enviado por email pelos ingressos. Há um forte esquema de segurança na entrada do Palácio, assim como é feito nos aeroporto, onde somos revistados. Recebemos o audio-guide, que existem em muitos idiomas (mas não tem em português ainda).

A visita no Palácio começa no Grand Hall e conforme vamos seguindo o trajeto já demarcado e que é unico, vamos escutando um pouco das histórias e curiosidades de cada uma das 19 salas que temos acesso.

Foto retirada do site oficial The British Monarchy. Photo: Derry Moore.

Foto retirada do site oficial The British Monarchy. Photo: Derry Moore.

A Blue Drawing Room, na minha opinião, depois das Escadarias, é uma das salas mais bonitas do Palácio. É aqui onde acontecem as recepção dos convidados para festas, eventos e cerimonias onde a Rainha cumprimenta todos os seus convidados.

Foto retirada do site oficial The British Monarchy

Foto retirada do site oficial The British Monarchy

A parte mais impressionante fica por conta da Grande Escadaria, que foi incluida no Palácio, depois da reforma solicitada pelo Rei George IV, que pediu ao arquiteto John Nash que trasformasse a simples casa em um Palácio. A escada é toda folheada a ouro. Inclusive enquanto estamos subindo, nas paredes estão alguns retratos de membros da familia real, que foram pintados e expostos ali a pedidos da Rainha Victoria. Essas obras de arte estão totalmente protegidas por um vidro e com um alarme em cada obra. Parece exagero, mas é assim mesmo, afinal, todo cuidado é pouco.

Foto retirada do site oficial The British Monarchy. Photographer: Derry Moore.

Foto retirada do site oficial The British Monarchy. Photographer: Derry Moore.

Essas escadas nos levam a principal sala do Palácio de Buckingham, a Ballroom, a maior sala multiuso do palácio. O maior evento realizado nessa sala é o State Banquet, onde a Rainha oferece um jantar para o primeiro Chefe de Estado de outro país que esteja visitando o Reino Unido. Outro evento que também se destaca é Diplomatic Reception que acontece todos os anos em novembro, e a Rainha recebe mais de 1500 diplomatas de mais de 130 países, além de membros do Governo Britânico, ex Primeiros-Ministros, os Arcebispos de Canterbury e de York. Outro evento importante é o Investiture, onde cidadões britânicos recebem concecorações e medalhas da Rainha.

Foto retirada do site oficial The British Monarchy

Foto retirada do site oficial The British Monarchy

Ainda podemos conhecer também a Sala do Trono, onde foram tiradas as fotos oficiais do casamento de William e Kate, Salão de Bailes, a Sala de Jantar totalmente decoradas com as obras da Royal Collection, é impossível não ficar impressionado vendo tudo isso tãããão de pertinho!

Foto retirada do site oficial The British Monarchy. Photographer: Peter Smith.

Foto retirada do site oficial The British Monarchy. Photographer: Peter Smith.

Um pouco antes da visita terminar, passamos por um corredor cheio de estátuas e bustos, que nos levam a White Drawing Room. Essa sala é bastante utilizada pela Rainha em audiencias, sejam elas, as semanais com o Primeiro-Ministro, ou com qualquer outro convidado.

Foto retirada do site oficial The British Monarchy

Foto retirada do site oficial The British Monarchy

E pra terminar mesmo a visita, deixamos o audio-guias na saida do Palácio e ainda temos acesso aos Jardins privados da Rainha. Todos os anos, um pouco antes da Abertura de Verão, a Rainha oferece algumas festas e recepções para pessoas comuns, que vem de todas as partes do Reino Unido, pq receberam um convite especial da Rainha para esses eventos.


Ainda durante o verão, é montado um Café provisório para atender os turistas. E é claro que não podemos caminhar pelos jardins, mas podemos ver, enquanto seguimos até a Lojinha de souvenirs.

Ah, e só como curiosidade, a Rainha e o Duque moram em um apartamente privado na parte norte do Palácio. O andar inferior de todo o Palácio é utilizado pelos funcionários do Palácio de Buckingham, assim como a ala sul.

Cada visita dura aproximadamente 2 horas e é feita das 9h45 às 18:30 hrs. Ao comprar o bilhetes, a data e hora da visita já estão especificadas. Se não chegar a tempo, perde a visita!

Obs. 1: todas a fotos da parte interna do Palácio foram retiradas do site oficial The British Monarchy.

Obs. 2: os ingressos para esse ano já estão a venda, e quem pretende incluir o Palácio no roteiro, é bom se apressar, pois os ingressos costumam esgotar rapidíssimo.

Posts relacionados:

Mind the gap! Como andar de metro em Londres

Londres. Winter Opening – Troca da Guarda, Tours no Palácio de Buckingham, Tour e Chá da Tarde no Parlamento Britânico

Todos os posts sobre Londres

Siga o Blog Contando as Horas nas redes sociais:

no Instagram: @brunabartolamei

e curta nossa fanpage no Facebook: facebook.com/ContandoAsHoras

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Atrações turísticas, Inglaterra, Londres
Booking.com
  1. Euclídes Vargas 01/04/2012 | 09:22

    Olá, Bruna! Bom dia! Descobri seu blog procurando informações sobre a Escócia.

    Ô coisinha dificil encontrar informações sobre lá em Português, viu?

    Muito bom ter encontrado a tempo. Minha viagem está marcada para o início de Agosto, e passarei 21 dias entre Inglaterra, Escócia, França e Bélgica.

    Costumo organizar minhas viagens com guias impressos da Folha de São Paulo, mas dessa vez resolvi inovar e estou me surpreendendo com a quantidade de boas informações que encontro na internet.

    Já fui mais de 5 vezes ao Estados Unidos e África, adoro a cultura completamente oposta desses dois lugares, porém será minha primeira vez na Europa.

    Não sabia que tinhamos acesso a visitar o Palácio de Buckingham, acabei de descobrir aqui em seu blog. Agradeço muito, pois será uma oportunidade única. Acabei de garantir meu ticket.

    Meus parabéns pela riqueza de detalhe com que escreves, estou me sentindo muito mais seguro para uma viagem à Europa depois de ler as informações sobre aeroportos e transportes por aqui e também em dois outros blogs que descobri através do Google, um complementa a informação dos outros.

    Mais uma vez, meu parabéns pelo blog! E desculpe as minhas muitas perguntas, marinheiro de primeira viagem à Europa é assim mesmo.

    Euclídes Vargas

    • Bruna 03/04/2012 | 17:41

      Euclides,

      Obrigadaaa!!! Sempre bom ajudar!! Quando resolvemos fazer nossa primeira viagem a Europa (Inglaterra, Escócia e Liverpool), vc não faz ideia como foi dificil encontrar informaçoes. Hj em dia a internet ajuda muuuito, e tem muitos blogs por ai melhores q os proprios sites de turismo oficial do pais!!

      Quando tiver duvidas, se eu puder ajudar e souber tbm responder, deixe uma mensagem aqui, a sua duvida pode ser duvida de outras pessoas tbm!! :)
      :)

  2. Camila 28/08/2012 | 16:02

    Bruna, é possível comprar na hora a entrada? Fui comprar agora online e vi que os próximos dias todos têm horários vagos, diferente de agosto que esgotavam semanas antes.

    • Bruna 28/08/2012 | 16:53

      Oi Camila,
      Eu acredito que seja possível sim. O unico problema é que se vc não chegar cedo, vc vai perder um bom tempo na fila, que é enoooorme. Serão duas filas, pra comprar e outra pra entrar no Palácio.

  3. junior 27/05/2014 | 01:17

    Não pode tirar fotos no interior do palácio?

    • Contando as Horas 28/05/2014 | 00:50

      Oi, Junior

      Não é permitido, por questão de segurança. E nem dá pra tentar tbm, pq é cheio de funcionários e seguranças andando pra lá e pra cá.

  4. Patricia Oliveira 15/07/2014 | 16:08

    Oi Bruna adorei seu blog!! as dicas e as fotos são ótimas e muito úteis! Pergunto : vc sabe se dia 26/08 terá a cerimonia da troca da guarda no Palacio de Buckingham? Dia 25/8 é feriado. No site do Palácio não tem esta informação. Aguardo, obrigada e sucesso !

  5. Márcia Trivelato Lemos 02/07/2017 | 15:37

    Olá Bruna ,
    Existe um ticket para o Palácio de Buckingham que inclua as 3 atrações: Room states, Queen’s Gallery e Royal Mews .
    Não estou conseguindo comprar… pode me ajudar?

Deixe o seu comentário...