09.04
2012

O que fazer em apenas 24 horas em Edimburgo?

Um roteiro ideal para Edimburgo deveria ter pelo menos 3 dias (ou 4?), isso para poder aproveitar bem a cidade e fazer tudo com calma. Se a intenção for visitar cidades nos arredores ou até mesmo fazer um bate-volta as Highlands ou visitar uma destilaria de Whisky, o ideal mesmo seria ficar uns 5 dias.

Eu sei que muitas vezes a Escócia não é o foco principal da viagem, geralmente Londres se encarrega disso e muito bem, e que também o tempo/dias disponíveis são as coisas mais importantes numa viagem e nem sempre conseguimos distribuir tudo da melhor forma possível.

Ai vem uma pergunta que eu fiquei me fazendo antes de escrever esse post… Realmente vale a pena passar apenas 24 horas em Edimburgo? Eu poderia dizer que não ou eu poderia dizer que sim, mas na verdade essa resposta vai depender muito da curiosidade e vontade de cada um em conhecer a cidade.

Um dos pontos positivos de Edimburgo é que, independente da época em que resolvermos ir, se tem feriado ou não, pouquíssimas coisas fecham (exceto no Ano Novo, que é um caso a parte).

Para escrever esse post, li os roteiros sugeridos pela Lonely Planet e pelo Edinburgh – Inspiring Capital (site oficial de turismo da cidade), e confesso que achei os dois roteiros sugeridos bem corridos, mas as sugestões são totalmente válidas e já são um excelente ponto de partida.

Mas na minha opinião, conhecer a capital de um país onde teoricamente vamos ver um pouco de tudo que a cultura daquele lugar oferece seria besteira querer fazer tudo correndo e passar batido em lugares importantíssimos daquele lugar.

Então, se alguém algum dia me pedisse o que seria imperdível fazer em Edimburgo em apenas 24, a minha sugestão seria essa:

Os principais pontos turisticos da cidade se concentram todos no centro da cidade e estão espalhados tanto pela New Town (minoria) como pela Old Town (a maior parte) e alguns (muito poucos) estão em outras áreas da cidade.

Legenda: (A) Princes Street, (B) Galeria Nacional da Escócia, (C) The Mound, (D) Royal Mile e (E) Castelo de Edimburgo.

O ideal é começar caminhando pela Princes St até chegar na Galeria Nacional Escocesa, subir o The Mound e seguir direto para o Castelo de Edimburgo, o principal símbolo da Escócia. Lá, além das Jóias da Coroa e a Pedra do destino (lugar onde aconteciam as coroações dos Reis Escoceses), também podemos ver o Royal Palace, que é onde ficam os aposentos reais e o quarto onde nasceu o futuro Rei James IV e I.

Saindo do Castelo, seguindo pela Royal Mile, no lado direito já vemos o Scotch Whisky Experience, o único “museu” sobre o principal produto escoces, o Whisky.

Legenda: (A) Castelo de Edimburgo, (B) The Scotch Whisky Experience, (C) The Elephant House e (D) Museu Nacional da Escócia.

Um lugar legal para fazer um lanche rápido é o The Elephant House, lugar onde a escritora J.K Rowling começou a escrever os livros do Harry Potter. O lugar é bem legal, as comidas são boas (apesar de um pouco caras), tem uma coleção gigaaaante de elefantes espalhados por todos os lados e sem falar na vista do Castelo de Edimburgo, perfeita! Para ir até lá, é só seguir pela Royal Mile e quando chegar na George IV Bridge (que não é uma ponte), é so dobrar a direita. Pelo caminho tem o Hotel Missoni, que é legal para parar e bater uma foto dos atendentes vestidos de kilt e no lado contrario da rua fica a National Library of Scotland.

A partir daqui existem duas opções (ou se fizer rapidinho, dá pra ir nas duas): seguir até o Museu Nacional da Escócia ou voltar até a Royal Mile e seguir caminhando até chegar na outra extremidade.

O Museu Nacional da Escócia tem uma vasta coleção de objetos de muitas partes do mundo, além de contar um pouco da história do país através de alguns objetos encontrado ao longo dos séculos. Mas o principal destaque mesmo fica por conta da Ovelha Dolly, que pra minha surpresa e de muita gente foi clonada lá mesmo na Escócia.

Seguindo pela Royal Mile, exitem lojinhas ótimas que vendem todos os tipos de peças de cachmere, lojinhas de whisky e não deixe de reparar nos “Closes” (as pequenas passagens que ligam a Royal Mile a ruazinhas estreitas com lugares misteriosos e inesperados).

Chegando na outra extremidade da Royal Mile é impossível não ver de cara o Parlamento Escocês, com sua arquitetura totalmente moderna e que destoa um pouco da clássica e tradicional arquitetura dos edificios da Old Town. É possível visitar o parlamento e a visita é bem curtinha. Em uns 20 a 30 minutos dá pra ver de perto  que além da parte externa, a parte interna tbm é super moderna e diferente.

Em frente ao Parlamento, atravessando a rua, fica o Palácio de Holyrood, a residência oficial da Rainha Elizabeth II quando está em Edimburgo. É sempre bom consultar o site pra ver se justamente naquele dia o Palácio não vai estar fechado. Sempre que a Rainha ou qualquer membro da familia real estão na cidade, o Palácio não abre pra visita.

Old Town em Edimburgo

E pra terminar o dia, nada melhor do que ver toda a cidade do alto do Arthur’s Seat, um vulcão extinto e que hoje serve como um bom lugar para caminhadas. Existem três trilhas principais que são sugeridas pelo Holyrood Park, e a mais simples é a que começa logo em frente ao estacionamento que tem ao lado (direito) do Palácio de Holyrood. Chegando lá, vemos duas trilhas, o bom é seguir a trilha que fica pro lado onde está toda a cidade e o Parlamento. Vai render ótimas fotos e se tiver sol, o por do sol é simplesmente maravilhoso!

Calton Hill visto do topo do Arthur’s Seat

A noite, dependendo do horário, ainda é possível caminhar com calma pela Princes Street, onde estão algumas lojas e seguir até a St Andrew’s Square e ali procurar pelo Multrees Walk, um lugar cheio de lojinhas com marcas mais famosas.

E na hora do jantar, uma boa opção são os muitos pubs que estão na Rose Street, inclusive essa rua “começa” na St Andrew’s Square e vai até a Charlotte Square ou então seguir até a Lothian Road onde existem muitos restaurantes ou ir até a Grassmarket, onde estão os pubs mais frequentados da cidade.

Posts relacionados:

Lista com todos os posts que eu já escrevi sobre Edimburgo

O que fazer em 48 horas em Edimburgo?

Edimburgo: Onde é melhor se hospedar?

Edimburgo: Um tour pela Royal Mile

Mini-guia para passar o Natal e Ano Novo em Edimburgo

Mini-guia para viajar de trem pela Escócia e norte da Inglaterra

Intercâmbio: Os Intermináveis 5 minutos na imigração em Londres!

Siga-me

Bruna Bartolamei

Sou catarinense, formada em Farmácia e Bioquímica, mas recentemente resolvi trocar de área e fiz um curso de Turismo. Já morei em Curitiba (8 anos) e Edimburgo, na Escócia (quase 2 anos). Coleciono mais de 37 carimbos no passaporte.
Siga-me
Postado em Edimburgo, Escócia, Roteiros
  1. carolguelber 09/04/2012 | 19:21

    Bruna, o post ficou excelente! Já salvei pra levar como guia nas minhas poucas horas em Edimburgo! Bjs

    • Bruna 13/04/2012 | 17:01

      Oi Carol!!
      Que bom, espero q te ajude meeeesmo!
      Voce vai querer voltar a “Edinbraáá”, a cidade é muito linda!
      =)

  2. Juliana 26/04/2012 | 23:38

    Oi Bruna, pretendo fazer intercâmbio em Edimburgo no mês de fevereiro, mas andei lendo que nesse mês, a cidade possui apenas 2 hrs de sol.. você saberia me dizer se isso é verdade? O blog é ótimo!! Beijoss

    • Bruna 27/04/2012 | 03:38

      Oi Juliana,

      O horário de “sol” é reduzido, mas duas horas definitivamente não procede.

      Como escrevi nesse post aqui: http://contandoashoras.com/escocia/ o dia amanhece um pouco mais tarde, por volta das 08:30 e escurece próximo as 15:30.

  3. Carlos Ruy 02/05/2012 | 20:59

    Vou viajar para um seminario semana que vem. Vou ter poucas horas (2 pela manha e depois das 19 Hs. Dá pra andar pelos lugares que vc sugeriu a pe? Vou ficar na Richmond St perto da A7…
    Tem algum tel de taxi para usar (just in case…)

    • Bruna 03/05/2012 | 00:55

      Olá Carlos!

      Tranquilamente, você pode caminhar por todos esses lugares a pé sem nenhum problema. Unico lugar q não é mto recomendado é caminhar a noite no Meadows, mas no resto, eu pelo menos nunca tive nenhum problema.

      A unica empresa que eu usava enquanto estive lá, é a Comcab-Edinburgh.
      O site é http://comcab-edinburgh.co.uk lá tem todos os telefones.

  4. […] O que fazer em apenas 24 horas em Edimburgo? […]

  5. Fernanda 04/09/2012 | 07:45

    Oi Bruna, vc saberia me dizer se tem o bus city tour???

    • Bruna 04/09/2012 | 14:44

      Oi Fernanda,
      Tem sim. Aqueles vermelhos que percorrem a cidade e param nos principais pontos turisticos? Se for esses, apesar de eu nunca ter usado, a saida principal deles é em frente a Waverley Station.
      Existem varios desses ônibus estilo hop on hop off e todos saem do mesmo lugar. Dai vc analisa pelos mapas o que compensa mais e o ticket pode ser comprado direto com o motorista (em alguns casos) ou num quiosquinho de madeira que tem ali na calçada mesmo.

  6. guilherme 07/09/2012 | 15:09

    Oi Bruna. Muito legal seu blog e seu post sobre a Edimburgo. Fugindo uma pouco das 24 horas… em fevereiro eu e minha esposa iremos a Edimburgo e passaremos 2 dias e meio. Acho que dá para aproveitar, né? As ruas ficam cheias durante o inverno por conta do frio? Falando nisso, você saberia dizer qual é a temperatura média para o início de fevereiro lá? Você sugere esse city tour para gente ter uma noção da cidade e depois explorar a pé?

    Obrigado

    • Bruna 07/09/2012 | 15:26

      Oi Guilherme,
      Dá pra aproveitar sim!! Sim, mesmo com o frio a cidade é movimentada, claro que a noite o pessoal vai se encontrar nos pubs e tal, pq o frio na rua é intenso. Mas no geral a cidade é movimentada sim.

      Em fevereiro ainda é bem frio, próximo a 0 grau, mas também não posso te afirmar, pq o clima anda meio imprevisivel ultimamente.. hehe
      Nesse post eu falo de forma geral sobre essa questão, nao sei se vc já viu..
      http://contandoashoras.com/escocia/
      E ainda, aqui estão listados todos os posts que já escrevi sobre Edimburgo
      http://contandoashoras.com/escocia/edimburgo/
      (mas até a tua viagem, ainda tem mais posts por vir.. )

      Olha, na minha opinião, esse city tour de ônibus é totalmente dispensavel. A cidade é muito compacta e as atrações ficam relativamente perto. As 5 coisas que ficam “mais longe” são: Holyrood Palace (residência da Rainha Elizabeth II em Edimburgo), Parlamento Escoces, Arthur`s Seat, Portobello (praia) e o Porto de Leith. Mas assim, nada que uns 20 minutos de caminhada partindo da Waverley Station não resolvam. Se vc se sentir mais confortavel em explorar a cidade primeiramente em um ônibus, acho valido, mas não seria essencial pra que vc se situe por lá!
      =)

      • guilherme 07/09/2012 | 15:38

        Oi Bruna. Obrigado pela gentileza da resposta. Depois que enviei esse texto, dei uma “passeada” pelo seu blog e li esses os posts que você mencionou. Já “assinei” seu blog para ler tudo de novo. :) Quando viajamos nós sempre andamos muito, pois achamos que para conhecer uma lugar tem que andar. Portanto já esqueci do city tour. :)

        Sem querer abusar da sua gentileza, iremos ficar no Hotel “The Royal Mile”, Centro Histórico, Edimburgo, EH1 1TH. É bem localizado? A região é boa?

        Obrigado mais uma vez.
        Guilherme

        • Bruna 07/09/2012 | 15:47

          Guilherme,
          Ah legal! É que como eu fiz umas mudanças recentes aqui no blog, deslocando a barra lateral pro topo do blog, as vezes pode ser que as pessoas não tenham reparado.

          EH1 corresponde a arte mais central da cidade. Se esse hotel ficar na rua Royal Mile ou próximo (o que eu imagino que seja) é super bem localizado sim. Ele fica na Old Town, na mesma região onde ficam a grande maioria das atrações da cidade.

          Qualquer coisa que precisar, se eu souber, é só falar! Adoro escrever e falar sobre Edimburgo =))

  7. Bruna 07/09/2012 | 15:50

    Guilherme,
    tava olhando no google maps, por esse “CEP” que vc me passou, o hotel fica bem próximo a Catedral de St Giles. Localização melhor, impossível! Fica tranquilo!

  8. marciafu 19/09/2012 | 22:50

    Oi Bruna! Estou finalizando os preparativos pra uma viagem com a minha irmã para Edimburgo, e seu blog me ajudou bastante a entender melhor a cidade e saber dos roteiros possíveis! Infelizmente só ficaremos 2 dias lá (2 e um pedacinho, já que chegamos as 19h). Pensei em passear 1 dia pela cidade e no outro fazer o tour que você indicou pelas Highlands (que devem ser lindíssimas mesmo), mas “caminhando” pelo google street view eu me apaixonei tanto pela cidade que acho que quero ficar 2 dias inteiros, e já sofro achando que vai ser pouco…Vi seu post último sobre os pubs da Grassmarket, mas tenho ainda uma perguntinha: chegaremos as 19h no aeroporto, já estamos sabendo do ônibus airlink pra nos levar até o centro (ficaremos no Jurys Inn, pertinho do ponto final do bus) e imagino que láaa pras 21h (pensamento positivo) estaremos devidamente “checkadas” e morrrtas de fome! Você acha que rola de procurar algum pub aberto? Tem alguma indicação legal pela area da Waverley Station (que é colada no hotel)??? E, aproveitando o abuso, você conhece os free walking tours da empresa new sandemans? Eu já fiz os tours de Paris, Amsterdam e Berlim, e AMEI MUITO! Mas como temos poucas horas em Edimburgo, se for meio que dispensável eu aproveito pra ir direto nos pontos que quero conhecer (os tradicionais, Edinburgh Castle, Holyrood, etc). Obrigada por produzir um blog tão informativo sobre esta (e outras né?) cidade que estou sentindo que vou me apaixonar…Bjs, Marcia

    • Bruna 19/09/2012 | 23:01

      Oi Marcia,

      Obrigada!! Fico feliz que o blog está ajudando vcs, é essa a intenção. =))

      Esses pubs da Grassmarket são super perto da Waverley Station. Se vc subir por uma rua meio curvada e inclinada que vem da Waverley Station, vc vai dar na Royal Mile. Subindo até o Castelo de Edimburgo, no lado esquedo, antes de chegar no castelo vai ter umas escadas, se vc descer ali, atravessar a rua e continuar descendo mais umas escadinhas vc vai sair na Grassmarket, na parte bem em frente a marca da Flooden Wall. Acho que nao da uns 10 minutos essa caminhada. Os pubs normalmente fecham as 23:00 ou meia noite. Então acredito que dá tempo sim. Na propria Royal Mile existem varios pubs, cafes e restaurantes também. Outra opção pode ser os pubs da Rose Street, mas ficam pro lado contrario da cidade.

      Infelizmente não conheço essa empresa. Voce já jogou o nome desse tour e empresa no TripAdvisor? Normalmente sempre tem reviews sobre isso lá. Infelizmente essa info vou ficar te devendo.

      • marciafu 19/09/2012 | 23:22

        Oi! Eu já joguei sim, e também fiz os outros walking tours da mesma empresa em outras cidades, vou confiar que esse vai ser no mesmo (bom) nível! Sobre esses caminhos que você me mandou, é tranquilo caminhar (duas mocinhas de 30 e poucos) por essas horas (entre 21 e 23h)??? Como a gente chega a noite eu sempre fico um pouco receosa, por não ter “visto” a cidade ainda…Bjs!

        • Bruna 20/09/2012 | 17:50

          Oi Marcia!!
          Ahh, então não tem erro, deve ser legal o walking tour sim, imagino eu.

          Eu tbm compartilho dessa mesma opiniao que vc, sempre gosto de ver as coisas de dia primeiro. Mas fica tranquila, Edimburgo é uma cidade bem tranquila. Unico lugar não é recomendado andar a noite e sozinha é pelo Meadows, pq é um dos poucos parques que nao fecha no final do dia (pq todos os outros fecham), então sempre tem bebados e desocupados por ali. Não que vá ser periiiiigoso, mas é bom evitar andar por ali.

  9. guilherme 06/10/2012 | 00:42

    Oi Bruna. Cá estou eu novamente.
    Juro que é a última pergunta. Não quero encher seu saco.
    Mudamos de hotel para o The Scotsman (20 North Bridge, EH1 1TR, Edinburgh, UK). Esse é bem localizado ao ponto de irmos a pé para a maioria das atrações? É possível ir do aeroporto internacional para o Hotel de trem ou metro?
    Obrigado mais uma vez.

    • Bruna 06/10/2012 | 10:33

      Oi Guilherme,
      Pode perguntar sempre que quiser, quando eu puder ajudar, respondo sem problemas!
      Esse hotel fica bem localizado sim. Se não me falha a memória, ele fica numa esquina, na quadra que fica entre a Royal Mile a os fundos da Waverley Station. Da pra ir a pé por tudo.
      Quanto ao transporte, entre o aeroporto e o centro da cidade só tem a opção de ônibus ou táxi. Não tem metro na cidade e o tram ainda tá em obras. Se vc preferir pegar o transporte publico, o nome do ônibus é Airlink, a ultima parada dele é em frente a Waverley Station, bem perto do hotel em que vc vai ficar.
      Não sei se vc ja viu esse post: http://contandoashoras.com/2011/11/20/airlink/
      Aqui tem alguns detalhes sobre esse ônibus.

  10. Rafael Alarcon Borghi 14/10/2012 | 18:46

    Bruna, parabéns pelo seu site, realmente é muito completo!

    Sobre o castelo de Edimburgo, você estima quanto tempo para ficar por ali?
    E no museu do Whisky?

    Muito obrigado!

    • Bruna 14/10/2012 | 21:52

      Oi Rafael,

      O castelo de Edimburgo é bem grandinho, então pra ver tudo tranquilamente o ideal é reservar de 2 a 3 horas. Sobre o museu do whisky, 1 hora a 1hora e meia dá tranquilo.

      • Rafael Alarcon Borghi 15/10/2012 | 22:43

        Anotado!

        O museu do Whisky vale mesmo a pena? Ouvi dizer em alguns sites que não é nada extraordinário (em alguns reviews fala-se que é chato).
        Na sua opinião, para quem tem 2 dias e meio, valeria a pena gastar 1 horinha lá?

        Desde já agradeço!

        • Bruna 16/10/2012 | 02:13

          Rafael,

          Fica dificil eu te responder essa pergunta, pq depende muito se vc gosta do assunto e se é chegado num whisky hehe

          Eu gostei de conhecer e de saber um pouco mais sobre a bebida, tanto que escrevi esse post em especifico sobre esse assunto.. não sei se vc ja leu?!?!
          http://contandoashoras.com/2012/03/24/tudo-sobre-scoth-whisky-o-uisque-escoces/

          Algumas colegas minhas do curso de inglês foram e não gostaram, como algumas foram e adoraram, então é muito relativo.

  11. Tatiana 19/10/2012 | 12:40

    Antes de mais nada, seu blog é excelente.
    Ano que vem farei intercambio em edimburgo e se vc puder passar mais dicas de lugares pra passear, vou ficar 1 mês (acredito que dê pra conhecer uma boa parte). Vi alguns reviews passeios que valem apena tipo Inverness e as HIghlands. Me falaram que Glasgow não tem nada que não se possa fazer em 1 dia, é verdade?
    Fico mega agradecida

    • Bruna 21/10/2012 | 18:32

      Oi Tatiana,

      Obrigadaaa!! :))

      Até a tua viagem muitos outros posts sobre “Edinbrá” vão aparecer aqui no blog! Fique tranquila! Se precisar ( e eu souber) de algo em especifico, é só perguntar!

      Olha, Glasgow é uma cidade do tipo 8 ou 80, uns amam, ja outros odeiam! Vou ser bem sincera com vc, eu achei meio sem graça se a intenção for visitar atraçoes turisticas, mas se a intenção for fazer compras, a cidade é uma boa opção!

  12. […] meses atrás eu escrevi um post com sugestões para quem tem apenas 24 horas na cidade. Eu sei que é um roteiro corrido e acho que Edimburgo merece um pouco mais de atenção. Então, […]

  13. Marília 26/11/2012 | 16:12

    Oi Bruna, td bem?? morei em Edimburgo na mesma época q vc, mas tive q vir embora antes… lá é apaixonante , neh?? conheci seu blog só a pouco tempo, pois vou voltar pra lá no mês q vem de visita e estava pesquisando sobre a cidade em dezembro… tem alguma dica?? ñ sei sobre festivais de inverno, alguma atividade em especial q possa ter…
    sobre o tour da new sandemans q a menina perguntou, eu fiz no verão e foi ótimo…o pessoal eh bem treinado, divertido e contam mtas histórias q tiveram q estudar p poder trabalhar no tour, o q fica bem interessante e cultural… fora os tours fantasmagóricos q só vi em edimburgo até hoje! hehe se n me engano saem la da royal mile msm…
    bjo!

    • Marília 26/11/2012 | 16:14

      há pouco tempo*

      • Bruna 27/11/2012 | 01:47

        Oi Marília,

        Ahhh é?? Nossa, que legal! Pena que não nos conhecemos. E realmente a cidade é espetacular, eu adorei ter passado esse tempo por lá! Gostei muito meeesmo!!

        Huuumm.. atividades de que tipo? acho que apesar de ser um mes movimentado por causa do Hogmanay, as atividades ao ar livre ou qqer outra coisa ficam meio restritas por causa do friozao e do ventão. Mas vou pensar em alguma coisa, qqer coisa volto aqui pra escrever!

  14. Maria Elisa Amaral 06/02/2013 | 21:52

    Bruna, boa noite
    Estou indo para a Escócia (Edimburgo) no dia 18 de Fevereiro e agradeço se puder me iundicar qual o local central perfeito para se hospedar (perto de onde, nomes das ruas, se possível nomes dos hotéis, etc…) garantindo que uma pessoa sozinha esteja bem hospedada, comn segurança e perto de tuuuudo. Mais uma vez agradeço sua valiosa infoirmação. Elisa

    • Bruna 06/02/2013 | 23:45

      Oi Maria Elisa,

      Olha, em Edimburgo praticamente todos os lugares são bem localizados e isso se deve ao fato de ser uma cidade pequena.

      Mas vc pode se hospedar em qualquer hotel na Royal Mile, na Princes Street, Grassmarket ou na Lothian Road, vc estará muito bem localizada (perto do Castelo de Edimburgo, do Calton Hill, enfim, estara perto de todas as principais atrações da cidade).

      Não vou te indicar nome e localizações em especificio, pq pra isso seria necessário saber exatamente que tipo de hotel vc procura, faixa de preço e tudo mais.

      Mas pode ir tranquila, em qualquer hotel que vc se hospede nessas ruas que te indiquei, vc não precisa se preocupar. Logico que é importante tomar as devidas precauçoes, como em qualquer outro lugar do planeta, mas Edimburgo é uma cidade muito segura.

  15. Maria Alice 22/03/2013 | 19:12

    Olá Bruna,
    Estou indo para Escócia com meu marido e um casal de amigos, vamos primeiro ficar cinco dias em Inverness e depois três dias em Edinburgo. Você visitou esta área de Inverness? Pretendemos ir até o Eilean Donan Castle e para a região de speyside, visitar algumas destilarias e mais alguns castelos. Você teria dicas? E ainda, quanto se gasta mais ou menos por dia, com alimentação, tkts, e lembrancinhas?
    Obrigada, Maria Alice

    • Bruna 24/03/2013 | 14:04

      Oi, Maria Alice!

      Fiz apenas um day trip pra Highlands, q foi um bate e volta partindo de Edimburgo. Mas a região é cheia de coisas legais pra fazer, como visitar a ilha de Skye, visitar o Castelo de Balmoral (um pouquinho mais longe e q só abre pra visita alguns meses do ano, antes da Rainha passar a sua temporada de verao lá), visitar destilarias.

      Existe a “Rota do Whisky”, q vc pode encontrar mais detalhes nesses sites:
      http://www.visitscotland.com/see-do/itineraries/malt-whisky-trail
      http://www.maltwhiskytrail.com/

      Aqui vai uma lista com outros castelos nessa regiao das Highlands
      http://www.visitscotland.com/info/see-do/highlands-castles

      Essa questao de gastos é muito relativa. Mas no geral, a maioria das atrações costumam ser pagas (castelos, palacios e destilarias de whisky). Os Castelos sempre vao ser mais caros, normalmente os tkts ficam em torno de 12,00 a 15,00 libras. Ja a alimentaçao, depende muito do q vcs procuram. Um lanche rapido custa menos de 10,00 libras/pessoa, agora jantar e almoçar em restaurantes pode ficar mais caro, talvez entre 20,00 a 30,00 libras/pessoa. As lembrancinhas, sao variaveis, porem a media de preço é praticamente a mesma td o pais, assim, qdo vc visitar uma lojinha de souvenirs em Edimburgo ou Inverness vai conseguir ter um ideia dos valores.

  16. maria da penha 17/06/2013 | 19:46

    Bruna, estou indo para Edimburgo semana que vem, como não falo uma palavra de ingles, voce conhece algum brasileiro que poderia me ajudar a fazer um mini city tour, é claro que pagaria por esse serviço.
    Muito obrigada

    • Bruna Bartolamei 17/06/2013 | 20:39

      Oi, Maria

      Infelizmente não conheço, vou ficar te devendo essa informação.

  17. […] O roteiro sobre o que fazer em 24 horas em Edimburgo […]

  18. […] O que fazer em apenas 24 horas em Edimburgo? […]

  19. […] O que fazer em apenas 24 horas em Edimburgo? […]

  20. […] O que fazer em apenas 24 horas em Edimburgo? […]

  21. […] O que fazer em apenas 24 horas em Edimburgo? […]

  22. […] O que fazer em apenas 24 horas em Edimburgo? […]

  23. tio umberto bragaglia....de chapeco 24/09/2013 | 15:34

    Querida Bruna.obrigado pelas dicas.estamos em Edimburgo 24/09/2013 e ficamos ate 30/..
    vamos seguir seu roteiro…..parabems…
    Abs Umberto e Branca

    • Contando as Horas 26/09/2013 | 16:25

      Olá,

      Obrigadaaa!!

      Ahhh, que legal!!!! Sabe que eu vi vcs no aeroporto embarcando com a Avianca, no mesmo dia que eu tava vindo pra Itália. Aproveitem!! Se precisarem de alguma coisa, é só me escrever! Saudade de Edimburgo e do friozinho dai, pq aqui na Itália ta um inferno de quente!! :D

  24. Débora Álvares Santana 17/11/2013 | 15:05

    Olá Bruna,
    Estou indo para Edinburgh dia 26 de dezembro e ficamos até dia 2 ou 3 de janeiro.
    Quais são suas dicas para o que fazer e onde comer em Edinburgh.

    Depois seguiremos para outras cidades da Escócia.Que dicas você tem?
    Pensamos ir a Glasgow, Inverness,isle of Skye e depois Dublin. Por último Inglaterra.
    Temos um mês para fazer isso!
    Precisamos de dicas!
    Obrigado,
    Débora Santana

  25. Débora Álvares Santana 17/11/2013 | 15:06

    Lembrando que somos eu e meu marido Fábio

    • Contando as Horas 18/11/2013 | 02:44

      Oi, Débora

      Aqui nessa página estão listados todos os posts sobre Edimburgo que já escrevi aqui no blog, não sei se vc já viu?!?!?
      http://contandoashoras.com/escocia/edimburgo/
      Ai vc vai encontrar dicas de restaurantes, passeios, festivais, meio de transporte, enfim.. apesar de ainda estar faltando muita coisa pra escrever, tem uma lista com bastante coisa.

      Sobre os demais lugares, se vcs tem um mês pra isso, eu acho que dá pra visitar tranquilamente todos esses lugares. Glasgow vcs podem fazer um bate volta a partir de Edimburgo, ou podem ficar hospedados 2 dias na cidade pra aproveitar melhor. Se quiserem fazer compras, Glasgow é o melhor lugar da Escócia pra isso também. Já Isle de Skye e Inverness ficam bem proximas, vcs podem ir de trem até Inverness e de lá seguir até Isle of Skye de ônibus. Porém vcs vão precisar voltar a Edimburgo ou a Glasgow pra ir até Dublin de ãvião.

      Em Londres e na Inglaterra eu já estive algumas vezes, vc pode encontrar bastante dicas nesse post aqui:
      http://contandoashoras.com/inglaterra/
      Inclusive nesse post tem algumas opções de bate-volta a partir de Londres pra diversos lugares como: Oxford, Brighton, Liverpool, Windsor, Stonehenge, entre outros.

      Também já escrevi sobre Dublin e a visita que fiz aos Cliffs of Moher, não sei se vc já viu?
      http://contandoashoras.com/categoria/irlanda/

      E outra sugestão que eu te deixo, é incluir a Irlanda do Norte no teu roteiro. Eu gostei muuuito de lá. Também já escrevi alguns posts, que vc pode ver aqui:
      http://contandoashoras.com/categoria/irlanda-do-norte/

      Qualquer outra coisa que quiser me pedir, é só me escrever!! =D

  26. Mauricio Bueno 09/01/2014 | 14:52

    Bruna, estou indo agora em abril/14 para Londres/Liverpool/Edinburgo.
    Seu blog tem sido muito útil! Uma dúvida: gostaria de assistir em Edinburgo uma apresentação ou show de gaitas de fole. Sei que em agosto acontece no Castelo de Edinburgo uma grande apresentação! Mas, estou indo agora em abril. Obrigado!

    • Contando as Horas 10/01/2014 | 18:03

      Oi, Mauricio

      Vc pode olhar no site da banda “Red Hot Chilli Pipers” (é esse mesmo o nome, bem parecido com o da banda californiana Red Hot Chilli Peppers) essa é uma banda escocesa bem famosa, os shows deles são bem disputados ou vc pode ir em Edimburgo no Ghillie Dhu (http://www.ghillie-dhu.co.uk).

  27. Maripê 20/03/2014 | 00:57

    Ai, que lindo esse post. Me deu mais vontade ainda de conhecer a cidade e passar uns 3 dias por lá! Já que você falou que 24h pode ser muito corrido, pq não faz um post com mais dicas para mais dias? E aliás, parabéns pelas fotos, lindas demais =)

  28. Maripê 20/03/2014 | 00:59

    PS >> Agora que vi que tem o post de 48 horas =) Lendo os comentários, adorei a dica da banda de gaitas de fole. Vou colocar no roteiro também.

    • Contando as Horas 20/03/2014 | 11:55

      Oi, Maripê

      Obrigadaaa!! =DD
      Eu sou totalmente suspeita em fazer qualquer elogio a cidade, pois gosto muito de lá!!

      Na verdade eu to pensando em escrever um post com um roteiro para 4 dias, que na minha opinião seria o ideal, mas ainda não sei qdo isso vai ao ar aqui no blog.

      Essas bandas de gaita de fole são bem legais. Eu vi o Edinburgh Military Tattoo, que é onde varias bandas se apresentam (mas so acontece em agosto, todos os anos) e realmente é incrivel!! Dá uma olhada nesse post pra vc ter idéia do que to falando, o show é de primeira!
      http://contandoashoras.com/2010/08/25/the-royal-edinburgh-military-tattoo/

      Obrigada pela visita aqui no blog!

      • Maripê 24/03/2014 | 20:45

        Pois é, estou na dúvida se vou para ficar 3 ou 5 dias, pois tem cada passeio legal que dá para fazer de lá. Queria ir para as Highlands também. É que eu queria assistir um show lá, mas aí pra ver o show só consigo ficar 3 dias, pq logo depois tem outro show em Londres. E se não rolar o show em Edinburgh, vou na semana seguinte com mais dias. Dúvida cruel =P

        • Contando as Horas 26/03/2014 | 02:14

          Oi, Maripê

          Sei bem como é, tem tanta coisa pra fazer por lá, que a gente não sabe muito bem o que priorizar. Mas analisa o que é mais legal pra vc (dos shows) e mais interessante de ver lá, e ai decide! =D

  29. Lea 22/06/2014 | 23:08

    Oi Bruna! Gostaria de saber como é o clima no mes de outubro (2ª quinzena) pois estou indo para Londres e queria dar uma pincelada na Escócia (fazer apenas um city tour)qual o horário que devo sair e o horário da volta.obrigada

    • Contando as Horas 23/06/2014 | 00:32

      Oi, Lea

      Hoje em dia é difícil falar alguma coisa do clima, pois como a gente pode ver, tem acontecido muita coisa estranha ultimamente.

      Mas um tempo atras eu escrevi um post sobre a questão do clima em Edimburgo e na Escócia em geral, e também mais algumas dicas. Não sei se vc já viu esse post?!?!?http://contandoashoras.com/2013/10/22/o-tempo-em-edimburgo-e-na-escocia/

      Quando vc diz um city tour, vc se refere em Edimburgo? Vc vai ficar um dia lá ou tá pensando em fazer um day trip a partir de Londres? Na minha opinião, vc não precisa fazer um city tour com uma empresa em Edimburgo, a cidade é muito pequena. Se vc se basear por esse roteiro, vc consegue fazer tudo a pé, sem nenhum problema. Agora, se vc pensa em fazer um day trip, ou seja, um bate volta de Londres a Edimburgo, na minha opinião, isso é totalmente inviável.

  30. roberta maues 23/07/2014 | 05:34

    Oi Bruna! Estou em Edimburgo agora. A cidade é realmente linda e o clima está ótimo! Dias ensolarados e festival de jazz na cidade. Muito animado! Obrigada pelas dicas! Seu blog ajudou muito com os planejamentos de londres e Edimburgo :)

    • Contando as Horas 24/07/2014 | 14:49

      Oi, Roberta

      Que legallll!! Principalmente que o tempo está colaborando, pq na Escócia isso é raro heheeheheh =D

      Aproveite Edimburgo, pq essa época junto com o final de ano, é bem assim, muito animado!

      Fiquei feliz que lembrou do blog durante a viagem! =DDD

  31. Marília 06/11/2014 | 13:14

    Oi Bruna, tudo bem?
    Adorei o seu post. Eu queria muito conhecer Edimburgo nesses últimos meses que estou morando em Dublin, mas acredito que só terei realmente 24h e achei seu roteiro excelente – abrange muita coisa. Você acha que dá pra fazê-lo no inverno?

    Desde já, obrigada!

    • Contando as Horas 06/11/2014 | 22:36

      Oi, Marília

      Teoricamente dá, mas eu deixaria pra ir ao Castelo de Edimburgo ou ao Holyrood Palace, por exemplo, quando começar a escurecer. O resto vc faz durante o dia mesmo.

      E claro, algumas coisas vc não vai poder visitar com aqueeeela tranquilidade toda, pq o tempo é curto. Mas dá pra excluir ou apenas dar uma olhadinha rápida em algumas coisas.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

Deixe o seu comentário...