15.04
2012

Um fim de tarde em Malmö, na Suécia

Enquando ainda estavamos na Rundetårn, acabamos avistando a ponte de Øresund láááá looonge. Convesa vai, convesa vem, surgiu a idéia.. Vamos até Malmö, agora????? Todo mundo gostou da idéia!! Ainda era relativamente cedo, e como nos meses de verão costuma escurecer bem mais tarde, achamos que seria uma oportunidade perfeita! Então, já que estavamos ali tão perto, pq não aproveitarmos para atravessar uma das maiores pontes da Europa, com mais de 7 mil metros de comprimento, e ainda de quebra, conheceriamos um pouco da Suécia?!?!

Fomos direto até a Estação Central de Copenhagen, a København H, compramos nossos tickets no guiches de atendimento (mas também dá pra comprar diretamente nas máquinas). Acabamos comprando nos guiches, pq não pesquisamos nada sobre o passeio e não sabiamos nem qual trem pegar.

A atendente foi bem simpática e nos disse que o trajeto que liga a Dinamarca a Suécia era feita com o trem Öresundståg. Esse trem é de uma empresa sueca e foi justamente ele que nos levou, em pouco menos de 30 minutos, até Malmö, na Suécia.

(Para quem chega em Copenhagen de avião, o trajeto entre o centro e o aeroporto também é feito por esse trem).

O trem é super novinho e como esperado, além de pontual, por sorte também não estava lotado naquele horário.

Para entender um pouco de como é essa região… a Dinamarca é separada da Suécia pelo estreito de  Øresund. Ainda na década de 90, os governos dos dois países acharam que seria interessante ter um meio terrestre que ligasse a Dinamarca aos demais países escadinavos, e foi assim que surgiu a idéia de construir essa ponte. O projeto não foi fácil, vieram vários especialistas de todas as partes do mundo ajudar na confecção do projeto, que foi comandado por uma empresa dinamarquesa, a Dissing+Weitling.

Vários fatores tiveram relevância e exigiram muitas pesquisas antes de simplesmente chegar lá e começar a construir a ponte.

Os engenheiros tiveram que pesquisar uma forma como construir a ponte sem que ela viesse a sofrer impacto com a força do vento, tiveram que levar em consideração a passagem de embarcações (navios de grande porte) que atravessam o estreito com grande frequencia, sem esquecer também, que ali perto ficava o aeroporto que serve Copenhagen, e assim a ponte também não poderia ter suas astes muito altas para não acontecer acidentes com aviões.  Tiveram ainda que se preocupar em como otimizar a contrução ao máximo e além de incluir os trilhos de trem, teveram que construir estradas para que os carros, ônibus e caminhões pudessem atravessar a ponte. E além disso tudo, ainda havia mais uma preocupação: nos meses de inverno, a quantidade de neve acumulada na ponte poderia trazer instabilidade para estrutura? E os blocos de gelo que as vezes se formam no mar, atrapalhariam a passagem dos navios pela ponte?

Dá pra perceber que a obra foi bem complexa e assim, os gastos também foram elevados.

E não dá pra deixar de comentar que a travessia é beeem curiosa. Enquanto estamos saindo da Dinamarca, estamos ainda em terra, entramos na ponte e lá pela metade do trajeto, simplesmente tudo fica escuro, isso pq o trecho mais próximo da Suécia é feita por baixo do mar, entramos em um tunel, semelhando ao eurotunel no canal da mancha, aqueeele que liga o Reino Unido ao continente Europeu.

Pra quem gosta dessas modernidades da engenharia, o passeio já vale só por atravessar a ponte.

Desembarcamos em Malmö na Estação Central, que fica bem próximo ao centrinho da cidade e a uma curta caminhada do porto. Mesmo sendo a terceira maior cidade da Suécia, a cidade é pequena, tem uma população de apenas 250 mil habitantes.

Uma coisa que de cara já nos chamou a atenção foi a quantidade de bicicletas. Assim como a Dinamarca, exite até estacionamento exclusivo só para elas.

Caminhar pela cidade é bem agradável, todas as principais atrações (que não são muitas) ficam pertinho da Estação Central.

Primeiro fomos visitar a Igreja de St Petri, que com seu estilo gótico e sua torre em forma de agulha da pra ve-la de todas as partes da cidade.

Depois de caminhar pelas ruazinhas exclusivas para pedestres, e entrar em algumas lojinhas.. seguimos caminhando para o Porto da cidade. O porto passou por uma revitalização recentemente e agora está cheia de lojas e restaurantes.

 

Ali, além de ver um por-do-sol imperdível e o farol da cidade, vimos uma das mais novas obras do arquiteto Santiago Calatrava, o edificio Turning Torso, que é considerado o maior edificio de toda a Suécia, com 190 metros de altura. A arquitetura, digamos que é um pouco diferente do que estamos acostumados a ver por ai e o que mais chama a atenção, é que o edificio lembra cubos gigantes empilhados.

Voltamos para Copenhagen um pouco antes de começar a escurecer, e fizemos o mesmo trajeto na volta, atravessamos a ponte de Øresund novamente. Fica mais uma opção de visita para quem for a Copenhagen!!

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Malmö, Suécia
Booking.com
  1. Verônica Freire de Medeiros Negreiros 02/04/2013 | 20:22

    Ola! Gostei muito dos seus relatos, gostaria de saber : o trem que liga Copenhague a Malmo transporta bicicleta?
    Obrigada
    Verônica

    • Bruna 02/04/2013 | 21:25

      Oi, Verônica

      Obrigada pela visita aqui no blog. Então, o trem que liga Copenhague a Malmo é o Öresundståg (no site vc pode encontrar mais informações http://www.oresundstag.se/en/Start/)

      Sim, é permitido carregar bicicleta, mas não sei te dizer se existe um ticket diferenciado que vc precise comprar. Tem um vagão exclusivo pra quem está com bicicleta e carrinho de bebê.

  2. ton 27/05/2013 | 14:22

    Oi, tudo bem? e voce saberia me informar se os trens de Malmo a Copenhagen e vice versa há varios horarios durante o dia ? obrigado

  3. Bruna Bartolamei 28/05/2013 | 22:59

    Oi, Ton!

    Sim, existem varios trens por hora. Eu acho que esse é um dos trajetos mais movimentados do país, pq passa pelo aeroporto de Kastrup (principal aeroporto da Dinamarca).

  4. Regina Brito 28/07/2013 | 10:01

    Bruna, primeiramente parabéns pelo seu blog. Vc poderia me informar a que horas escurece em Copenhagem no mês de agosto?

  5. Douglas 15/12/2013 | 00:17

    Hej:
    Hur mär du?
    A que hora anoitece mais ou menos na Suécia em dezembro (inverno) e em junho (verão)? Especificamente em Malmö?
    Parabéns pelo blog, muito bom e esclarecedor!

  6. TERESA DUARTE 02/03/2014 | 19:26

    Oi Bruna adorei seu blog.Vi pelas fotos que você ainda é uma garota e linda. Eu e mais 2 amigas, todas já maduras, já com filhos criados e independentes adoramos viajar, embora enfrentemos dificuldades, pois não falamos sequer inglês, bem, mas isso nunca foi empecilho para desbravarmos o mundo. Agora, estamos planejando uma viagem pela Escandinávia e a Rússia para agosto. Viajaremos para Estocolmo, Copenhagen, Bergen, Oslo, Helsinque, São Petersburgo e Moscou. Você conhece algum guia nesses lugares que fale português para nos acompanhar?

    • Contando as Horas 03/03/2014 | 19:41

      Oi, Teresa

      Obrigada pelos elogios.

      Infelizmente vou ficar te devendo essa info, pois realmente não utilizei guia em nenhuma das viagens que fiz por esses países (exceto Rússia, que não fui ainda). Talvez vc possa encontrar alguma informação sobre isso no TripAdvisor, as vezes tem algum forum sobrr esses assuntos. Quando eu preciso achar empresas de turismo ou algo do tipo, sempre procuro nesse site.

  7. maria Helena l 05/03/2014 | 21:23

    Fiz EXATAMENTE o trajeto que você relatou e amei
    Sou acostumada a viajar,mas parecia que era a primeira vez de tanto encantamento.
    que povo lindo,simpático e que linda cidadezinha.
    Fiz amizades,conversei com muita gente,comprei coisas e voltei encantada.
    Estou indo no final de abril novamente para Copenhague e quero ir para Moscow,conhecer a Praça Vermelha.
    Como vou sozinha, apesar de falar Inglês fluente,para minha segurança quero ir num mine cruzeiro ou num vôo,voltando no mesmo dia.
    Me ajude…..

    • Contando as Horas 07/03/2014 | 16:56

      Oi, Maria Helena

      Sabe que tbm gostei muito? Gostei tanto da Suècia que depois voltei pra conhecer Estocolmo. As pessoas são atenciosas, mas não cheguei a achar eles super simpáticos. Eu diria até que eles são muito reservados. Sem duvida, em todos os países nórdicos que passei, a grande maioria das pessoas são muito bonitas mesmo. Acho que td mundo que vai até lá acha isso!

      A Russia não esta numa época muito favoravel pra visitas (assim eu imagino, por conta dessas confusões com a Ucrania), mas já a Dinamarca, vc não vai ter nenhum problema em ir sozinha, è td muito seguro por lá.

  8. maria Helena l 22/03/2014 | 14:45

    Vc me respondeu lindamente.
    QUANTA GENTILEZA!!!!!
    gostaria que Vc me ajudasse a encontrar uma mine excursão, curta muito curta,copenhaguem – moscow,para conhecer a praça Vermelha.
    sei que encontrarei em agências de viagem em Copenhague,mas se Vc conseguir antes da minha viagem,seria ótimo.
    Pode se avião,trem,bus,navio mas tem que ser mine
    obrigada

    • Contando as Horas 23/03/2014 | 19:47

      Oi, Maria Helena

      Vc já tentou ver os sites dessas agencias de viagens mais famosas ou ate mesmo nos sites das empresas de cruzeiros diretamente?

      Difícil procurar algo sem saber exatamente o que vc gostaria de conhecer em cada lugar.

  9. Maria 12/04/2014 | 14:23

    Gostava muito de saber o nome das paradas do aeroporto de Copenhaga até á estação central, me pode ajudar?, obrigado

  10. Roberta 26/05/2014 | 09:41

    Olá, Bruna!
    Bom dia!
    Gostei muito das dicas do seu blog. Se Deus permitir, visitarei em julho Copenhague e pretendo fazer o passeio de um dia por Malmö.
    Entrei no site da companhia de trem que vc indicou e lá, tentando simular o trajeto entre Copenhague e Malmö, tive dúvida quanto à estação em q devo descer. Olhei a estação de Malmö que consta no seu bilhete, mas não a encontrei dentre as opções. Vc poderia me informar qual o nome da estação/parada em que devo descer em Malmö? Poderia tb me dizer se o centrinho de Malmö com as lojas, pontos turísticos e porto ficam próximos dessa estação? E se são acessíveis a pé?
    Grata,
    Roberta

    • Contando as Horas 28/05/2014 | 00:30

      Oi, Roberta

      Esse site é meio confuso, pq mesmo na versão sueca a gente tem que digitar o nome das cidades em dinamarques (Kobenhavn). A estação é a “Malmö C” (que é a estação central da cidade).

      Sim, fica tudo bem perto. A cidade é super pequena e a estação de trem fica literalmente entre o centrinho da cidade e o porto. Quando vc desembarcar lá, vc já vai ver praticamente tudo.

  11. Luiz Lins 18/07/2014 | 10:20

    Oi Bruna , muito legal o seu bolg .

    Só uma pergunta !!!!!! Se você está em Copenhagem , para entrar em Malmo , brasileiro precisa de visto ?

    Abraço e obrigado .

    Lins

    • Contando as Horas 18/07/2014 | 12:08

      Oi, Luiz

      Então, brasileiros não precisam de visto a turismo pra visitar a Dinamarca e nem a Suécia. Pode viajar tranquilo quanto a isso.

      Obrigada pela visita aqui no blog! =D

  12. luisa gonçalves 14/03/2015 | 14:33

    Olá Bruna. vou fazer um cruzeiro de Malmo pelas capitais do Baltico. Vamos chegar a malmo por volta das 10 horas, mas só devemos estar disponiveis pra passear depois das 13h e temos que regressar ao barco por volta das 19h. Qual a sua opinião, ficamos para conhecer Malmo ou vale a pena ir a Copenhaga? e deixar de ver Malmo?
    Um abraço, obrigada

    • Contando as Horas 16/03/2015 | 22:56

      Oi, Luisa

      Então, na minha opinião, uma tarde é muito pouco para Copenhague, mas pode ser uma boa idéia pra Malmo. A cidade é pequena e bem bonitinha. Mas assim, se tiver algo que vc faça muita questão de conhecer em Copenhague, tbm vale muito a pena. Eu gostei bastante da cidade. Mas vc deve se programar bem, pra dar tempo de voltar no horario para o navio.

  13. glaydes 06/04/2015 | 14:25

    Olá, preciso muito de um guia falando portugues em Copenhagen

  14. glaydes 06/04/2015 | 14:26

    Olá! Vc saberia nos indeicar um guia que fale pportugues em copenhagen? Obrigada!

    • Contando as Horas 07/04/2015 | 00:11

      Oi, Glaydes

      Infelizmente não conheço. Quando estivemos lá, nos viajamos por conta própria, não precisamos de guia.
      Vou ficar te devendo essa info. De qqer forma, obrigada pela visita aqui no blog!

  15. Liége D. 16/04/2015 | 08:59

    Olá! Gostei muito desse post! Gostaria de saber se o ticket família para 2 pessoas é ida e volta ou vc precisa comprar 2? Vc postou 2 né? Valor total pra duas pessoas seria mais ou menos 500 DKK??? Muito obrigada pela informação! :)

    • Contando as Horas 20/04/2015 | 00:37

      Oi, Liége

      Infelizmente eu não lembro mais dos detalhes, pq foi o meu irmão que comprou essas passagens la na estação em Copenhague. Mas nos estavamos em 4 pessoas. Provavelmente essas duas passagens que eu postei são ida e volta, a minha e a do meu irmao.

  16. maria do carmo 30/04/2015 | 23:45

    amei essa dica estou indo pra Dinamarca em dezembro, sei que é frio nesta época do ano, mas minhas férias começam em dezembro, vi que você foi no verão…com essa dica maravilhosa de atravessar a ponte, irei de trem até Suécia!

    • Contando as Horas 04/05/2015 | 11:07

      Oi, Maria

      A gente foi no verão, mas imagino que no inverno vc nao tenha problema em atravessar essa ponte pra ir ate a Suécia. É um passeio bem legal! :D

  17. Keity 21/05/2015 | 22:09

    Oi,
    Procurei um voo saindo de Copenhague p/ Cracovia e o aeroporto com melhor preço era Malmo Sturup. Mas pelo que entendi, Malmo fica ao aposto. Faz sentido?

    • Contando as Horas 22/05/2015 | 00:09

      Oi, Keity

      Malmo fica do outro lado do estreito de Oresund, em questão de minutos vc vai de Copenhague a Malmo de trem.

  18. Luciely 25/05/2015 | 17:13

    Oi, gostaria de saber se existe alguma facilidade para estrangeiros estudarem ai na cidade de Malmo? O governo da algum auxílio? É muito frio?

    • Contando as Horas 25/05/2015 | 22:55

      Oi, Luciely

      Infelizmente não sei te dizer se eles facilitam ou não a vida de brasileiros pra morar e estudar lá não.

      Nesses países costuma ser muito frio sim, inclusive no verão. Aquelas fotos que a gente vê com suecos de vestido e bermuda, é puro exagero. Não chega a fazer calor como aqui no Brasil por lá não. Mas também, pra quem passa 6 meses vendo neve, quando a temperatura chega nos 18, 20 graus, deve ser realmente muito quente pra eles.

  19. […] dois idiomas no título acima) quando li sobre a viagem bate e volta de Copenhague a Malmo que a Bruna fez. Eu estava pesquisando antes de fazer a minha viagem a Copenhague e não sabia que era […]

  20. ANTÓNIO GRACIANO FREITAS 16/05/2016 | 12:40

    Olá Bruna. Sou português e vou fazer um cruzeiro aos Fiordes. Poderá me informar pf., se é muito caro o preço de táxi entre o aeroporto de Copenhaga e o porto de cruzeiros? Muito obrigado.

    • Contando as Horas 19/05/2016 | 12:52

      Oi, Antonio

      Infelizmente não sei te dizer. Praticamente só caminhamos e andamos de transporte publico em Copenhague, então não sei te dizer. Talvez o Google Maps possa te dar a distancia e ai você pode ter uma ideia.

  21. MOISÉS MARTINS DE MIRANDA JÚNIOR 19/07/2016 | 11:35

    Farei esse trajeto em setembro agora, muito bom seu relato!

  22. tiago 23/09/2016 | 11:47

    essa ponte não é a maior da europa :)
    a ponte vasco da gama em portugal tem 17km…

    • Contando as Horas 02/10/2016 | 19:11

      Oi, Tiago

      Vc tem razão, já arrumei a info no post. Pesquisando no Wikipédia, a Pomte Vasco da Gama tem 12 km. Obrigada pela visita aqui no blog!

  23. cecilia 15/12/2016 | 15:32

    ola Bruna, poderia me informar se o ticket até malmo precisa ser validado como nos trens da italia.

    obrigada!

    • Contando as Horas 21/12/2016 | 16:13

      Oi, Cecilia

      Não lembro mais dessa info, mas acho que precisa sim. Se não tiver nada escrito no post sobre isso em especifico, te aconselho a pedir info na estação de trem antes de embarcar. Vou ficar te devendo essa info, mas essa viagem aconteceu ja faz alguns anos, foi em 2010 e não lembro mais.

  24. sol 18/01/2017 | 15:17

    Olá, adorei seu blog, muito entusiasmante e cheio de maravilhas.
    Vc poderia me ajudar numa dúvida: meu vôo chega em Copenhaguem às 14:55 hs e sai no outro dia às 15:20 hs, tenho apenas um pernoite na cidade. Vc acha que dá para eu dar uma conhecida na cidade durante o resto da tarde e noite e ainda ir até Malmo no outro dia pela parte da manhã? Grata e parabéns pelo blog

    • Contando as Horas 27/01/2017 | 19:42

      Oi, Sol

      Obrigada! :D
      Acho muito corrido. Copenhague é uma cidade que merece muito mais que poucas horas. Vc vai ver! Aproveita esse tempo e conhece Copenhague.

  25. Fernando Rodrigues e Silva 24/03/2017 | 00:45

    Saindo de Copenhague, depois de comprar o Ticket eu tenho que validar? Existe alguma maquina que faz isso ou valida na compra? Se comprar o Ticket pela internet tem que validar? Tenho que levar passaporte? Obrigado

    • Contando as Horas 26/03/2017 | 13:25

      Oi, Fernando

      Não lembro mais se precisa ou não validar. Se não tiver escrito nada sobre isso no post, vou ficar te devendo essa info. Teoricamente vc precisa andar sempre com um documento, mas se vc estiver se questionando por questão de imigração pra ir de um país pro outro, não é necessário (mas recomendo levar).

  26. Catharina ohana 14/07/2017 | 13:38

    Oi ! Gostei muito das dicas, quanto você pagou nos tickets de ida e volta ?

    • Contando as Horas 16/07/2017 | 20:41

      Oi, Catharina

      Obrigada! Pelo que diz ali na foto com a passagem, pagamos 256 DKK / 4 pessoas, mas isso foi em 2011.

Deixe o seu comentário...