21.04
2012

Novas mudanças no Visto Americano

Quando eu resolvi encarar o processo de obtenção do visto americano a alguns anos atrás, eu achei que seria interessante ter tudo isso registrado aqui no blog, pra servir de lembrete pra mim e também como ajuda para outras pessoas que também estivessem na mesma situação.

Ultimamente as regras vem mudando tão constantemente, que fica dificil atualizar e acompanhar tudo, mas essa semana os Estados Unidos anunciaram quais vão ser as novas modificações e como será o novo processo.

Resolvi continuar escrevendo sobre o assunto, primeiro pq meus pais vão renovar o visto deles daqui uns meses, ou seja, a renovação vai ser após o dia 30 de abril, então eles já vão pegar as novas regras; e segundo, pq achei o número de pessoas que chegaram até o meu blog procurando sobre esse assunto em especifico muito alto, mais de 54 acessos somente ontem.

Ao ler tudo o que já escrevi sobre esse assunto e as novas regras, o que basicamente mudou foi:

- ao invés de acessar o site http://www.visto-eua.com.br/ agora o novo site é um pouco mais dificil de lembrar o nome, mas é esse aqui: http://usvisa-info.com/

- antigamente era necessário pagar uma taxa de 38,00 doláres para o agendamento, mais uma taxa de acordo com o tipo de visto a ser solicitado (estudos, turismo, trabalho, entre outros) e mais a taxa de envio do passaporte pelo correio. Agora a taxa é unica para todos esses serviços citados acima, a nova taxa anunciada é de 160,00 doláres para os vistos MRV.

- quanto ao pagamento da taxa, além de ir na própria agência do Citybank, por telefone e por boleto bancário, agora também dá pra pagar com cartão de crédito direto no novo site.

- para quem vai tirar o visto pela primeira vez, agora haverá um Centro de Serviços de Solicitação de Vistos (CASV) onde primeiro serão coletados os dados biométricos, como as impressões digitais e fotos. O CASV poderam ser encontrados nas seguintes cidades: Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Belo Horizonte, a partir do dia 07 de maio.

Então, basicamente o que é preciso fazer agora independente se for tirar o primeiro visto ou renovar:

- preencher o formulário DS-160 no site https://ceac.state.gov/genniv/ e escolher a forma de pagamento (conforme citados acima);

- agendar a visita no Centro de Serviços de Solicitação de Vistos (CASV) através do novo site. Se necessário, no momento do agendamento já vamos ser avisados se será necessário coletar os dados biométricos ou não.

Se for tirar o visto pela primeira vez, será preciso também:

- comparecer ao CASV pré-selecionado durante o agendamento na data marcada para que seja coletado os dados biométricos. Levar o passaporte válido e mais a confirmação do formulário DS-160;

E para encerrar, tanto para quem vai tirar o visto pela primeira vez ou renovar, é preciso aguardar para ver se:

- se necessário, o solicitante será avisado na hora do agendamento do visto se precisa comparecer para entrevista nos Consulados do Rio de Janeiro, São Paulo ou Recife ou na Embaixada em Brasília (conforme escolha do solicitante). Levar o passaporte válido mais a confirmação com o código de barras do formulário DS-160.

Em resumo, para quem vai renovar o visto, ficou melhor, pq só será necessário enviar o formulário preenchido e aguardar para saber se será necessário ou não comparecer para entrevista. Porém para quem vai tirar o visto pela primeira vez e não morar em nenhuma das cidades onde os EUA tem Consulado/Embaixada aqui no Brasil, o processo vai ficar um pouco mais complicado, pq serão duas viagens: uma para coletar os dados biométricos e outra para a entrevista, caso seja necessário, é cláro!

No dia 30 de abril, foi anunciado como ficaria a questão do agendamento no CASV e da entrevista na Embaixada ou Consulado. Na hora do preenchimento da solicitação do visto, já vamos saber se será ou não necessário ir até o CASV ou fazer a entrevista. O que vai facilitar muito na organização da viagem.

No caso dos CASV, o horário de abertura serão de segunda-feira a sexta-feira das 07:00 às 18:00 e aos domingos de 13:00 às 18:00.

E para entrevista, o agendamento poderá ser feito apenas de segunda-feira a sexta-feira das 07:30 até as 14:00.

Obs.1: As pessoas com menos de 16 anos e com ou mais de 66 anos estão insentos da coleta dos dados biométricos. No dia da entrevista, o representante deve levar 1 foto 5×7 e a confirmação do preenchimento do formulário DS-160.

Obs.2: Além da taxa de 160,00 dolares obrigatória para todos os solititantes, alguns tipos de visto tem uma taxa extra, para saber quais vistos tem essa taxa extra, clique aqui.

Obs.3: Para saber a lista de feriados brasileiros e americanos, onde as Embaixadas e Consulados estarão fechados, clique aqui.

Post relacionado:

Na prática: as novas regras para o Visto Americano (relato da experiência que meu pai e a minha mãe tiveram pra renovar o visto americano de acordo com as novas regras).

Postado em Dicas de Viagem, Estados Unidos, Vistos
  1. Janice Mello 21/04/2012 | 19:02

    gente, esse assunto é muito “polêmico”. as medidas não foram para baratear o custo de quem quer o visto americano, muito pelo contrário, vai ficar mais caro. tem o risco de não precisar da entrevista (o que duvido que os americanos vão dispensar numa primeira solicitação). não tem mesmo como agendar as fotos e digitais para o mesmo dia da minha entrevista?

    • Bruna 22/04/2012 | 19:47

      Oi Janice, essa é a pergunta que não quer calar. heheheeh li em outros blogs/sites sobre isso e ninguém sabe ao certo. O jeito é esperar o site novo entrar no ar (dia 30 de abril) para saber tudo certinho.

      E tbm concordo que não vai baratear nada pra quer for fazer pela primeira vez o visto, mas de acordo com pesquisas, em outros paises no qual os eua precisam emitir vistos, deu muito certo.

      Vamos aguardar!

  2. Alice 21/04/2012 | 20:11

    Bruna,

    Vou renovar o visto em breve, lendo essa matéria, fiquei com uma duvidazinha, será que preciso levar foto assim mesmo? Ou eles atualizam a nossa foto no Consulado mesmo?

    Obrigada, Alice

    • Bruna 22/04/2012 | 19:45

      Oi Alice, eu ainda não dei entrada na renovação do visto dos meus pais, pq a data que eles querem ainda está um pouco longe, mas acredito que na confirmação do envio do formulário DS-160 deve vir detalhado o que será necessário levar.

      • Alice 24/04/2012 | 08:14

        Oi Bruna, obrigada por me responder. O jeito é aguardar até a próxima semana para maiores detalhes.

        Alice

  3. Bruna 22/04/2012 | 19:49

    Nas minhas pesquisas pela internet, achei essa reportagem da Folha muito completa e bem explicada.

    Quem se interessar…
    http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1078870-novos-postos-do-consulado-dos-eua-abrem-apos-fluxo-historico.shtml

  4. Marcelle 26/04/2012 | 00:28

    Bruna querida, voce poderia nos informar a fonte com as informacoes coletadas por voce sobre as mudancas relacionadas ao visto americano apartir do dia 30? Eh que minha mae com 77 anos ja teve o visto negado 2 vezes e como funciona a isencao do visto apartir dos 65?
    Quais as novas regras?
    Obrigada antecipadamente,

    Annemarcelle

    • Bruna 26/04/2012 | 00:47

      Oi Marcele!!

      Eu li 2 reportagens em jornais, um na folha e outro no estadão (eu acho), e li também o comunicado a impressa que foi feito pela embaixada americana aqui no Brasil no seguinte site:
      http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/gsspress.html

      Quanto a sua pergunta, pessoas com ou mais de 66 anos não precisam coletar os dados biométricos, alguém (um representante) poderá dar inicio a esse processo. A entrevista ainda pode acontecer, vai depender do que o Consulado te informar, se sua mãe precisa fazer entrevista ou se ela será dispesada.

      Mas acredito que maiores detalhes bem ao certo mesmo só semana que vem, quando o site novo entrar em vigor.

  5. Michele 26/04/2012 | 13:41

    Oi, Bruna!!
    Fiquei com uma tremenda dúvida… Eu já tive visto e já fui para os Eua algumas vezes, mas, por bobeira, deixei vencê-lo há mais de um ano, sem renová-lo… Vc sabe me dizer se é considerado como o primeiro??
    Pq, na verdade, não seria uma renovação, mas também não seria tecnicamente o primeiro…
    Brigadão!!!!

  6. Bruna 27/04/2012 | 03:34

    Oi Michele,

    Vc está na mesma situação dos meus pais, o visto deles venceu a um tempo, então acredito que seja “renovar o visto” a situação de vcs todos.

    Eu acho q eles talvez considerem atualizar os dados biométricos numa situação dessas, principalmente se ja faz mto tempo que o visto foi tirado ou a idade da pessoa, pq se vc tinha 15 anos qdo fez o visto, agora uns 6 ou7 anos depois, fisicamente a pessoa ja mudou bastante. Mas qto a entrevista, tem q ver se eles vão te chamar ou não.

    Imagino eu que o seu caso não seja considerado primeiro visto, de forma alguma. Até pq eles já tem os teus dados no sistema.

    • Michele 27/04/2012 | 14:55

      Muito obrigada, Bruna!!!
      Espero que consigamos o visto sem muita burocracia – vou torcer :-)
      Grande abraço! E tudo de bom p/ vc…
      Michele.

  7. José Mendes de Oliveira Júnior 16/05/2012 | 11:58

    oi Bruna, tive meu visto negado em novembro de 2011 apesar de levar toda documentação do trabalho, faculdade, do ap que tenho em meu nome, declaração que estaria de férias, não adiantou nada pois não deixaram eu mostrar, minha entrevista ficou apenas nas perguntas. como tenho 22 anos e estava indo sozinho acho que foi o suficiente para negarem o meu visto. Mas agora vou tentar novamente pois estou indo com 10 colegas para Las Vegas, a minha pergunta é, você acha que vão aliviar para quem teve visto negado também?

    • Bruna 18/05/2012 | 23:22

      Oi José,
      Dificil essa sua pergunta. Aparentemente se vc tem tudo o que eles exigem, e logico q na hora da entrevista não tem como ter passagens compradas (ida e volta)e hotel reservado, porém os demais comprovantes de q vc tem intenção de apenas visitar os EUA ou de que vc tem vinculos sólidos com o Brasil são os mais importantes. Eu entendo que isso não seja o problema, mas tbm não sei quais são os critérios que eles usam pra avaliar uma pessoa.

  8. [...] eu ja falei nesse post aqui, logo que a Embaixada Americana divulgou as novas regras no final do mês de abril deste ano, houve [...]

  9. Marcelo 10/01/2013 | 10:10

    Realmente ficou muito mais fácil tirar o visto. Tiramos depois da mudança e foi muito mais tranquilo que antes e o processo bem menor burocrático. Sorte de quem não tirou antes, que era tenso.

    • Bruna 11/01/2013 | 02:22

      Marcelo,

      Meu visto vence final desse ano, acredita que ainda não fui nos EUA? Meu visto vai vencer e não vou colocar meus pés na terra do Tio Sam. Mas espero em breve conhecer alguns lugares dos EUA e para isso, consequentemente, vou ter que encarar esse novo processo para pegar o visto americano!

  10. Maria 12/01/2013 | 01:11

    Ola Bruna, estou com uma duvida..
    Moro em bh e marquei no formulario DS160 que minha entrevista seria no rj, mas como agora tem esses dados biometricos, quando eu for escolher o lugar no casv eu posso ir no de bh msm e fazer a entrevista no rj?

    Abraçoss ..

    • Bruna 13/01/2013 | 17:33

      Oi Maria,

      Pergunta dificil essa hein! Meus pais fizeram tudo em uma cidade só, que no caso foi em SP, então eu não saberia te dizer. Infelizmente vou ficar te devendo essa informação.

  11. Pamela 08/02/2013 | 13:02

    Boa tarde..Estou gravida e seu viajar e a criança nascer nos estados unidos….ele seria um cidadão americano …e com isso eu teria o green card ?

    • Bruna 08/02/2013 | 13:57

      Oi Pamela,

      Infelizmente vou ficar te devendo essa informação, não faço idéia de como as coisas funcionem por lá nesse sentido. Muitas vezes, o fato de a criança nascer em um determinado país, não lhe dá todos os direitos e muito menos te dará o direito a ter um passaporte desse país.

      Como eu te disse, eu nunca procurei saber sobre isso, então vc teria que procurar essa informação na Embaixada Americana, talvez eles possam te orientar melhor sobre essa questão.

  12. marquinhoseuamarco anjos 12/02/2013 | 12:46

    ola mais ainda são exigidos comprovante de imposto,levar escrituras de casas, holerites ou comprovante de q e empresários ?

    • Bruna 12/02/2013 | 21:29

      Oi Marquinhos!

      Sim, leve td que possa comprovar que vc só quer visitar e q comprove que não tem intenção de ficar lá! :)

  13. Michelle Pacheco 05/04/2013 | 09:51

    Oie Bruna…

    Você não tem idéia do quando seu post me ajudou, estava perdida… Mais tenho uma pequena dúvida. Vou tirar meu visto agora, já preenchi todo aquele formulário pela internet com a foto e blá blá blá…rs* E agora qual o segundo passo? Eu pago a taxa de 160 US ou agendo a entrevista primeiro CASV? Onde eu pago essa taxa?

    Obrigada!!!

    • Bruna 06/04/2013 | 19:37

      Oi Michelle,

      Vc paga a taxa de 160,00 no Citybank e depois agenda entrevista no CASV.

  14. Adriana Roque 09/04/2013 | 22:02

    Oi Bruna tudo bem? Seguinte. Eu tenho visto de estudante, queria o de turismo, mesmo assim eu preciso dar meus dados biométricos né? Outra coisa, eu não tenho nenhuma viagem agendada, mas gostaria de tirar o visto mesmo assim. Posso dizer a eles no dia da entrevista que gostaria de tirar o visto, mas que pretendo viajar mais para frente?
    Obrigada

    • Bruna 11/04/2013 | 10:42

      Oi, Adriana!

      Sim, vc vai precisar do visto de turismo. Se vc tirou o teu visto de estudos após janeiro de 2008, tem grandes chances de só precisar coletar dados biométricos novamente sem precisar apresentar a documentação, mas nada é garantido, até pq, cada caso é um caso.

      Eu imagino que possa, mas se informa melhor com a tua agência de viagens. Nunca tive uma experiência dessas, a unica vez que tirei o visto eu tinha em mente uma viagem, mas ela acabou não acontecendo, então não posso te afirmar se vc precisa “ter uma viagem” em vista ou não pra preencher no formulário pra tirar o visto.

      • Adriana Roque 19/04/2013 | 13:40

        Oi Bruna Obrigada pelas respostas.
        Então mesmo assim, eu faço todo o procedimento de novo e vou no CAVS com o DS-160 né?
        beijos
        Obrigada

        • Bruna 20/04/2013 | 17:10

          Oi Adriana,

          Sim, vc tem que preencher formularios, pagar a taxa e ai eles vão te dizer se vc precisa ir somente no CAVS ou precisa de entrevista ou dos dois.

  15. Luciano 18/04/2013 | 14:12

    Olá Bruna, boa tarde, primeiramente Parabéns pelo Blog, excelente para quem é marinheiro de primeira viagem. No meu caso tirei o visto em Março de 2008, venceu agora e irei renovar, entendo que será muito mais fácil pra mim, no preenchimento do formulário tem um campo que pede para informar um local onde irei ficar, neste caso os hoteis da Disney, não sei se vc saberia responder, é importante informar isso ou apenas deixar em branco ? outro ponto, minha esposa irá comigo e irei colocar esta informação, ela já está com o Passaporte ok, e também irá comigo meu filho de 03 anos, porém iremos tirar o passaporte dele somente no mes de maio, tem algum problema de informar que ele também irá conosco na viagem ?

    • Bruna 20/04/2013 | 17:14

      Oi, Luciano!!

      Aquela vez que preenchi os meus formulários (mas a viagem acabou não acontecendo), eu preenchi o hotel que a gente iria se hospedar e também disse que iria viajar em familia (com meus pais e meu irmão). Então acho interessante vc preencher sim.

      Eu acho que é melhor vc informar tudo exatamente como vai ser, se sua esposa e teu filho vão tbm, informa, se vc já tem hotel reservado, informa também. Quanto mais informações concretas vc der, mais definida está a tua viagem, o que é um “bom negócio” ao meu ver.

      • Luciano Cosentino 22/04/2013 | 18:59

        Obrigado pela resposta, fui hoje levar os documentos no CASV, certo de que estaria tudo ok e já livre sem a necessidade da segunda entrevista, porém infelizmente por conta do Atentado que aconteceu em Boston a última semana passaram novamente a ser mais rigoroso e mesmo eu com o visto anterior concedido e com 02 viagens realizadas ao EUA nos últimos 04 anos serei obrigado a comparecer novamente ao Consulado para entrevista. SEgundo o atendente esta medida é para todos . Fica aí a observação. Um grande abraço .

        • Bruna 22/04/2013 | 20:59

          Oi, Luciano

          Ah é?? Nossa! Infelizmente já dava pra imaginar que ficaria mais rigoroso, fazer o que né.. O jeito é segui-las!

          Sabe me dizer em quanto tempo está a fila de espera tanto pro CAVS qto pra entrevista? Meu visto vai vencer esse ano, tenho que renovar! :D

        • Luciano 30/04/2013 | 12:00

          Oa Bruna, o processo inicial foi bem rápido, pra agenndar entrega dos documentos no CASV paguei a taxa dia 19 de Abril (sexta-feira) com o Cartão de Crédito e consegui agendar já para o dia 22/04 (segunda-feira), e depois com a necessidade de efetuar a segunda entrevista, já que tivemos a questão do Atentado né, o atendente já na conferencia dos documentos conseguia agendar para o dia seguinte, como sou de fora de SP e precisa voltar pedi para agendar uma data futura, mas o negócio tá bem ágil agora, muito rápido mesmo, tomara que de tudo certo na segunda entrevista e aí depois eu faço um post relatando . obrigado e grande abraço,

  16. Bruna 01/05/2013 | 15:44

    Oi, Luciano

    Que bom que as coisas, apesar de mais rigorosas, estão mais agilizadas. Eu to me programando pra renovar o visto no segundo semestre. Se puder, depois conta como foi o restante do processo. Obrigadaaaa!! =D

    • Luciano 19/05/2013 | 13:26

      Olá Bruna, estou voltando aqui para contar o final da minha solicitação para renovação do visto, minha entrevista no consulado estava agendada para o dia 13/05 as 08:40h, cheguei um pouco mais cedo, eram quase 08 hs, já verificaram o documento e pediram para entrar e forma a fila na parte interna, em pouco tempo já estava dentro do consulado e praticamente as 08:40h fui entrevistado, a única pergunta é se eu havia ficado mais de 2 meses nos EUA, respondi que não, que o máximo foram 15 dias, a entrevistadora falou obrigado, visto aprovado e tchau. isto foi na segunda dia 13/05 e na sexta-feira dia 17/05 já recebi o meu passaporte em casa com visto para 10 anos, ou seja, realmente foi tudo ok, era pra ter sido mais rápido caso não tivesse acontecido o atentado e Boston e a necessidade da entrevista Consular, mas foi tudo bem e agora só irei pensar novamente em Visto no ano de 2023. um grande abraço .

      • Bruna Bartolamei 19/05/2013 | 18:19

        Oi, Luciano!

        Que bom que deu tudo certo e que no final das contas foi bem tranquilo, apesar dos pesares.

        Obrigada por compartilhar essas informações!! =DD

  17. […] Novas mudanças no visto americano […]

  18. Peter silva 29/10/2013 | 15:17

    Oi tenho 16 anos.. Posso ir tentar tirar o visto americano sozinho ? sem meus pais ? obrigado

    • Contando as Horas 30/10/2013 | 16:26

      Oi, Peter

      Sabe que nunca reparei se tem alguma restrição quanto a idade pra tirar o visto?

      Quando eu tirei meu visto pros EUA, minha tia foi junto comigo e ela tirou o visto pro meu primo, que na época tinha menos de 12 anos. Isso era possível.

      Nunca ouvi falar nada sobre necessidade dos pais acompanhando, mas acho que vale vc checar essa info na agência que vai te ajudar a fazer o visto. Certamente eles saberão te dizer direitinho.

  19. Carolina 03/12/2013 | 23:50

    dúvida, fiz a renovação do visto dos meus pais, mas em momento algum apareceu sobre os dados biométricos, gerou o boleto normal, mas agora não consigo agendar :( alguém já teve esse problema? o visto deles vencem em janeiro, será que fiz errado ? Obrigado

    • Contando as Horas 16/12/2013 | 15:11

      Oi, Carolina

      Infelizmente não tivemos esse problema. Vc fez todo o procedimento sozinha ou teve auxilio de alguma agencia de viagem?

  20. guilherme 18/12/2013 | 19:44

    olá, eu tenho 15 anos e vou tirar o visto,mas meus pais não vão poder ir, eu posso ir sozinho?

    • Contando as Horas 19/12/2013 | 12:11

      Oi, Guilherme

      Eu acredito que sim, pois lembro que os pais podem fazer visto para pessoas até 12 anos (sem a criança ir junto), porém nunca parei pra ler nada a respeito sobre o contrário. Mas isso a agência que vai te auxiliar pode de responder com certeza absoluta se é possível ou não.

Deixe o seu comentário...