24.04
2012

Chegando em Oslo

Primeira viagem sozinha, sai da Escócia numa sexta-feira a tarde em direção a Oslo. Eu tava com tudo super organizado, acredito que depois do final de semana que passei em Milão, essa foi a viagem que mais organizei.

Talvez por ter sido a primeira viagem, já sai do Brasil com tudo esquematizado, roteiro definido, hotel reservado e pra falar bem a verdade, de tão nervosa que tava com essa viagem, já sabia até o nome  e rua do hotel decor, de tantas vezes que tinha lido o meu arquivinho chamado “Oslo”. Parece exagero né, mas foi exatamente assim que aconteceu! 

O voo da Norwegian tava no horário, e como Oslo tem uma hora a mais com relação ao horário do Reino Unido, acabei chegando um pouco mais de 23:00 horas lá (e isso eu não tinha me dado conta, até a aeromoça falar do horário local enquanto estavamos no avião ainda, logo depois do pouso).

Oslo é servida por dois aeroportos, e mesmo a cia aérea que voei sendo de baixo-custo, ela voa pro aeroporto principal do país, o Aeroporto Internacional de Oslo-Gardermoen (IATA: OSL).

Como eu só viajei com uma bagagem de mão, segui direto as plaquinhas de exit até sair da área de desembarque. Lá procurei o balão de informações pra ver se ainda era possível comprar e pegar o Flytoget, o trem que liga o aeroporto ao centro da cidade.

A moça me explicou que era só seguir as placas “Airport Express Train”, e lá no final do corredor estavam as máquinas self-service. Como era a primeira vez que ia comprar o ticket e eu não tinha ainda trocado os euros pelos NOK, pedi ajuda pra uma mulher que trabalhava ali. Ela me ajudou a comprar o ticket e a fazer o pagamento, inclusive me mostrou como era pra liberar a catraca para ter acesso ao trem e me explicou mais um monte de coisa que nem tinha pedido. Nem preciso dizer que adorei o atendimento, né?!? E para chegar na plataforma de onde partem os trens, tem que descer uma escada rolante, a estação de trem do aeroporto fica no subsolo!

Depois de esperar alguns poucos minutos, o trem chegou. Esse trem expresso que liga o Aeroporto diretamente a Estação central em Oslo parte a cada 10 minutos e os 47 km que separa o aeroporto do centro são percorridos em exatos 20 minutos.

Não sei se o trem era novíssimo ou o que, mas sei que ele parecia que tinha começado a funcionar no dia anterior, pq estava impecável, nada sujo, manchado ou com vidros lambusados ou pixados (como já vi em outros trens). Fiquei realmente bem impressionada!

No dia da volta, fui até a Estação Central de Oslo, e lá também é bem simples, é só seguir as placas “Airport Express Train”. Tem as maquinas self-service, dessa vez como tinha NOK sobrando e já sabia mexer na máquina, comprei meu ticket sozinha.

Bem ao lado já tem a plataforma de embarque que são alternadas conforme o trem chega e o horário de partida.

Chegando no aeroporto, antes de ter acesso ao aeroporto, temos que passar o ticket na catraca para liberar o acesso. Então, importante manter o ticket até o final!

Ahhh, outra coisa que acabei descobrindo é que quando pegamos o trem na Estação Central até o aeroporto (somente nesse sentido, o inverso não tem como), dá pra entrar no trem sem ter ticket. Quando a pessoa desembarca no aeroporto, tem como ela passar o cartão de crédito (somente com cartão de crédito, com dinheiro não dá), na catraca e o valor é debitado automaticamente. Quem tiver que pagar na hora da chegada no aeroporto, tem que sair da plataforma por esse setor de catracas que está nessa foto ai encima. Quanta modernidade, não é mesmo?!?!

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Noruega, Oslo - , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
10 comentários em "Chegando em Oslo"
  1. Fernanda   11/09/13 • 11h23

    maravilhosa sua descrição, resolveu minhas dúvidas

    • Contando as Horas   13/09/13 • 16h00

      Oi, Fernanda

      Obrigada!! Vc vai adorar Oslo.. Uma cidade super organizada, apesar de ser bem cara (uma das mais caras q ja fui até hj). :D

  2. Grasi   16/04/14 • 15h05

    Parabéns pelo seu blog, super,hiper detalhado …as fotos então ..moro na Suíça-Zürich e sempre que posso estou correndo o mundo, amanhã estarei indo para Oslo e suas dicas foram maravilhosas! Obrigadao!

    • Contando as Horas   17/04/14 • 01h05

      Oi, Grasi

      Obrigada!! Aproveite muito, pois Oslo é uma cidade super legal.
      Tenho certeza que vc vai gostar.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  3. Cintia   09/02/15 • 07h33

    Oi Fernanda.

    Eu receberei a visita da minha irma aqui em Oslo em breve. Ela chegou ao seu site e disse que ele a ajudou muito. Parabéns e obrigada por compartilhar informações!

    Forte abraço,
    Cintia

    • Contando as Horas   13/02/15 • 00h35

      Oi, Cintia

      Obrigada pela visita aqui no blog e pelo comentário! Espero que de tudo certo na viagem da tua irmã! =DD

  4. Vladimir   31/01/17 • 11h59

    Show!
    Obrigado e Parabéns,
    Vladimir.

    • Contando as Horas   31/01/17 • 13h51

      Oi, Vladimir

      Obrigada! :D
      Vc vai adorar Oslo, um dos países nórdicos que mais gostei! :D

  5. Ligia   01/05/18 • 22h16

    Boa noite. Esse trem que liga o aeroporto a estação central de Oslo funciona 24h?

    • Contando as Horas   05/05/18 • 12h13

      Oi, Ligia

      Infelizmente não sei. Vc teria que pesquisar no site oficial, lá deve ter essa informação.

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Catar / Qatar 🇶🇦🇶🇦
.
Vim com expectativa altíssima e ainda assim me surpreendi com tudo que vi.
.
Amei a comida. Os árabes são muito de boa (só não da pra tirar foto haha). Quero comprar todos os caquedos que vejo nas lojas, acho tudo lindo. Temperatura sensacional nessa época.
.
Na foto: Deserto de Khor Al Abaid, localizado ao sul de Doha, na fronteira entre o Catar e a Arábia Saudita. É um dos poucos no mundo onde o mar invade as areias do deserto.
.
📍Catar
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
2019 foi um ano com muitas coisas boas e algumas ruins, mas prefiro lembrar apenas dos melhores momentos. 😅☺️😁
.
Comecei o ano recebendo a notícia de que meu visto para morar em Portugal tinha sido concedido (sem necessidade de entrevista).
.
Coloquei a venda meu apartamento em Curitiba (já foi vendido).
.
Me mudei para Portugal (demorei mais do que o previsto para encontrar um apartamento como eu queria, mas valeu a espera, amo esse bairro onde eu vivo).
.
Estive na Croácia pela 3x (ainda quero ir mais uma).
.
Minha sobrinha nasceu (virei Dinda!!).
.
Voltei pela milésima vez a Escócia (Meu país preferido!!)
.
Voltei a Berlim (dessa vez para ver os mercadinhos de Natal).
.
E terminei o ano passando rapidamente por Londres (eu não queria, fui obrigada hahaha)
.
2019 me deu a oportunidade de viver esses bons momentos, mas sinceramente, não vou sentir saudade!
.
Seja muito bem-vindo 2020 (espero que esse ano seja muito melhor)!
.
Desejo a cada um de vocês um excelente ano de 2020, com muita saúde (o resto a gente sempre da um jeito)!!
.
🎊🥂🍾✈️💐💞
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#felizanonovo #feliz2020 #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #woman #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instagramcml #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lookdodia #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #lisboa_pt
Em 2019, em meu primeiro ano de volta a morar na Europa, escolhi ir a Alemanha, mais precisamente Berlim, para conhecer os Mercados de Natal. 🎅🏼🎄❤️
.
Existem muitos espalhados por toda a cidade, mas fui apenas nos 3 principais:
1) Na Gendarmenmarkt (fotos 1, 2 e 3): o foco são as comidas e bebidas típicas dessa época, como fui lá pra isso 😆(#gordices), esse foi meu preferido, fui 2 dias. É o unico que precisa comprar ticket, o valor é simbólico, 1,00 euro.
2) Na Alexanderplatz (fotos 4, 5 e 6): tbm gostei bastante desse, mas além das comidas/bebidas, achei que o foco é mais para diversão (tem pista de patinação, roda gigante, carrossel, trenzinho, entre outros brinquedos). Entrada gratuita.
3) Na Potsdamer Platz (fotos 7 e 8): esse foi o que menos gostei, tanto que nem quis ficar até anoitecer. Tem um pouco de tudo (comidas, brinquedos, artesanatos), mas achei muito simples, sem charme. Entrada gratuita.
.
Alguém sugere outro destino na Europa para 2020? 🥨🌭🍷🍻🥜😁
.
📍Berlim, 🇩🇪
.
#christmas #xmas #mercadosdenatal #mercadosdenatalalemanha #christmasmarket #christmasmarkets #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #gendarmenmarkt #potsdamerplatz #alexanderplatz #natalnaeuropa #natalnaalemanha
O memorial do Holocausto presta homenagem aos mais de 6 milhões de judeus que perderam suas vidas durante a Segunda Guerra Mundial.
.
São 2.711 blocos de concreto de tamanhos e alturas variadas, organizados em fileiras, lembrando muito um cemitério.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #tbt #memorialdoholocausto
Esse ano Berlim comemora 30 anos (e um mês 😅) da queda do Muro de Berlim.
.
Devido a um mal entendido, na noite do dia 09 de novembro de 1989 o muro começou a ser derrubado.
.
Onde é possível ver parte do que restou: East Side Gallery (foto), Potsdamer Platz, Checkpoint Charlie, Topografia do Terror, Memorial do Muro de Berlim (na minha opinião, é o melhor lugar para entender toda a história, se emocionar com os depoimentos e ter uma vista completa do muro com as torres de vigilância, grades, cercas eletricas, entre outros), etc.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#murodeberlim #berlinermauer #berlinwall #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem
Edimburgo! 💛💛💛
.
Se quando eu estava no Brasil e precisava atravessar o Atlantico, eu sempre estava por aqui, agora morando em Portugal, eu vou aparecer com muito mais frequência.
.
Como sempre, foi pouco tempo, mas o suficiente pra amenizar a saudade.
.
Melhor presente de aniversário (antecipado) que eu poderia dar a mim mesma. 😁😁😁 (Olha que a conversão não ta nada favorável: 1,00 libra = 5,14 reais 🤯).
.
Em 2020, eeeuu volto! 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙☺️
.
📍Edimburgo, Escócia
.
#castelodeedimburgo #edinburghcastle #edimburgo #edinburgh #escocia #scotland #visitacotland #escocia2029 #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaescocia #viagens #sourbbv #viajar #travel #picoftheday #helloescocia
Contando as Horas