24.04
2012

Chegando em Oslo

Primeira viagem sozinha, sai da Escócia numa sexta-feira a tarde em direção a Oslo. Eu tava com tudo super organizado, acredito que depois do final de semana que passei em Milão, essa foi a viagem que mais organizei.

Talvez por ter sido a primeira viagem, já sai do Brasil com tudo esquematizado, roteiro definido, hotel reservado e pra falar bem a verdade, de tão nervosa que tava com essa viagem, já sabia até o nome  e rua do hotel decor, de tantas vezes que tinha lido o meu arquivinho chamado “Oslo”. Parece exagero né, mas foi exatamente assim que aconteceu! 

O voo da Norwegian tava no horário, e como Oslo tem uma hora a mais com relação ao horário do Reino Unido, acabei chegando um pouco mais de 23:00 horas lá (e isso eu não tinha me dado conta, até a aeromoça falar do horário local enquanto estavamos no avião ainda, logo depois do pouso).

Oslo é servida por dois aeroportos, e mesmo a cia aérea que voei sendo de baixo-custo, ela voa pro aeroporto principal do país, o Aeroporto Internacional de Oslo-Gardermoen (IATA: OSL).

Como eu só viajei com uma bagagem de mão, segui direto as plaquinhas de exit até sair da área de desembarque. Lá procurei o balão de informações pra ver se ainda era possível comprar e pegar o Flytoget, o trem que liga o aeroporto ao centro da cidade.

A moça me explicou que era só seguir as placas “Airport Express Train”, e lá no final do corredor estavam as máquinas self-service. Como era a primeira vez que ia comprar o ticket e eu não tinha ainda trocado os euros pelos NOK, pedi ajuda pra uma mulher que trabalhava ali. Ela me ajudou a comprar o ticket e a fazer o pagamento, inclusive me mostrou como era pra liberar a catraca para ter acesso ao trem e me explicou mais um monte de coisa que nem tinha pedido. Nem preciso dizer que adorei o atendimento, né?!? E para chegar na plataforma de onde partem os trens, tem que descer uma escada rolante, a estação de trem do aeroporto fica no subsolo!

Depois de esperar alguns poucos minutos, o trem chegou. Esse trem expresso que liga o Aeroporto diretamente a Estação central em Oslo parte a cada 10 minutos e os 47 km que separa o aeroporto do centro são percorridos em exatos 20 minutos.

Não sei se o trem era novíssimo ou o que, mas sei que ele parecia que tinha começado a funcionar no dia anterior, pq estava impecável, nada sujo, manchado ou com vidros lambusados ou pixados (como já vi em outros trens). Fiquei realmente bem impressionada!

No dia da volta, fui até a Estação Central de Oslo, e lá também é bem simples, é só seguir as placas “Airport Express Train”. Tem as maquinas self-service, dessa vez como tinha NOK sobrando e já sabia mexer na máquina, comprei meu ticket sozinha.

Bem ao lado já tem a plataforma de embarque que são alternadas conforme o trem chega e o horário de partida.

Chegando no aeroporto, antes de ter acesso ao aeroporto, temos que passar o ticket na catraca para liberar o acesso. Então, importante manter o ticket até o final!

Ahhh, outra coisa que acabei descobrindo é que quando pegamos o trem na Estação Central até o aeroporto (somente nesse sentido, o inverso não tem como), dá pra entrar no trem sem ter ticket. Quando a pessoa desembarca no aeroporto, tem como ela passar o cartão de crédito (somente com cartão de crédito, com dinheiro não dá), na catraca e o valor é debitado automaticamente. Quem tiver que pagar na hora da chegada no aeroporto, tem que sair da plataforma por esse setor de catracas que está nessa foto ai encima. Quanta modernidade, não é mesmo?!?!

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Noruega, Oslo - , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
10 comentários em "Chegando em Oslo"
  1. Fernanda   11/09/13 • 11h23

    maravilhosa sua descrição, resolveu minhas dúvidas

    • Contando as Horas   13/09/13 • 16h00

      Oi, Fernanda

      Obrigada!! Vc vai adorar Oslo.. Uma cidade super organizada, apesar de ser bem cara (uma das mais caras q ja fui até hj). :D

  2. Grasi   16/04/14 • 15h05

    Parabéns pelo seu blog, super,hiper detalhado …as fotos então ..moro na Suíça-Zürich e sempre que posso estou correndo o mundo, amanhã estarei indo para Oslo e suas dicas foram maravilhosas! Obrigadao!

    • Contando as Horas   17/04/14 • 01h05

      Oi, Grasi

      Obrigada!! Aproveite muito, pois Oslo é uma cidade super legal.
      Tenho certeza que vc vai gostar.

      Obrigada pela visita aqui no blog!

  3. Cintia   09/02/15 • 07h33

    Oi Fernanda.

    Eu receberei a visita da minha irma aqui em Oslo em breve. Ela chegou ao seu site e disse que ele a ajudou muito. Parabéns e obrigada por compartilhar informações!

    Forte abraço,
    Cintia

    • Contando as Horas   13/02/15 • 00h35

      Oi, Cintia

      Obrigada pela visita aqui no blog e pelo comentário! Espero que de tudo certo na viagem da tua irmã! =DD

  4. Vladimir   31/01/17 • 11h59

    Show!
    Obrigado e Parabéns,
    Vladimir.

    • Contando as Horas   31/01/17 • 13h51

      Oi, Vladimir

      Obrigada! :D
      Vc vai adorar Oslo, um dos países nórdicos que mais gostei! :D

  5. Ligia   01/05/18 • 22h16

    Boa noite. Esse trem que liga o aeroporto a estação central de Oslo funciona 24h?

    • Contando as Horas   05/05/18 • 12h13

      Oi, Ligia

      Infelizmente não sei. Vc teria que pesquisar no site oficial, lá deve ter essa informação.

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Chegando em Budapeste!🇭🇺 Esse é o Monte Gellért passando pela janelinha da minha cabine!
.
No ultimo verão europeu eu fiz um cruzeiro fluvial pelo rio Danúbio (segundo maior rio da Europa).
.
Meu cruzeiro começou na Romênia, passou pela Bulgária, Sérvia, Croácia e terminou na Hungria.
.
Foram 7 dias a bordo do navio River Duchess, da empresa @uniworldcruises ! Uma experiência sensacional (ainda quero repetir, fazendo uma das rotas que passam pelos mercadinhos de Natal)!!
.
🌏Budapeste, Hungria
.
#budapeste #budapest #hungria #hungary #cruzeirofluvial #rivercruise #riodanubio #danuberiver #uniworld #exploreuniworld #essemundoenosso #revistaadv #meusroteirosdeviagem #travelgirl #amoviajar #missaovt #eurotrip #europa #followyourdream #picoftheday #hotelinspectors #sourbbv #viajar #missãovt #revistaviajar #riverduchess #qualitours #rivercruising #summer #veraoeuropeu
Kremlin de Moscou 🇷🇺🇷🇺
.
Antigamente essa fortaleza servia de proteção para a cidade, mas hoje em dia é a sede do governo e residencia oficial do Presidente da Rússia.
.
Ele é formado por vários palácios, catedrais, museus, um jardim, as torres e a muralha.
.
Quem estiver em Moscou pode incluir uma visita ao Kremlin no roteiro.
.
É possível conhecer algumas atrações, como: o Palácio do Arsenal, local onde está o Museu do Arsenal e o Complexo das Catedrais (formado por 4 igrejas). Todas todos os demais edifícios podem ser fotografados apenas por fora.
.
⚠️O Kremlin não abre as quintas-feiras. Para visitar o Museu (700 rublos) e o Complexo das catedrais (800 rublos) o valor total é de 1500 rublos (95,00 reais).
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #kremlin #kremlindemoscou #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #eurotrip2018 #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #brasilnacopa #visitrussia
Existem diversas formas de entrar na Praça Vermelha, em Moscou, mas sem duvida alguma, a mais bonita é atravessando o Portão da Ressurreição, localizado literalmente entre a Prefeitura de Moscou (lado esquerdo) e o Museu Estatal de História Nacional (essa construção a direita).
.
Nessa foto também da pra ver a Capela Ibérica e o Marco Zero da Russia.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #redsquaremoscow #moscou  #moscow #russia #copadomundo2018 #kempinski #missãovt #sourbbv #instaviagem #hotelinspectors #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Parque da Vitoria é onde está localizado o Museu da Grande Guerra Patriótica, que é como os russos chamam a Segunda Guerra Mundial. Obviamente, esse museu conta toooooda a historia dessa guerra (com muitas fotos, documentos, objetos, entre outros - tem legendas em inglês).
.
Além disso, também destaco: O Hall dos Heróis (foto 3) que presta uma bela homenagem a todos os russos que morreram nessa guerra, mais de 20 milhões de pessoas, o Hall das Lagrimas (foto 4) que simboliza as lagrimas de quem perdeu filhos, pais, irmãos e maridos durante essa guerra e por fim, os Dioramas de Guerra (foto 5), esses paines gigantes que retratam algumas cenas de momentos importantes dessa guerra.
.
O parque é gigante e o Museu é enorme, portanto, vá com muito tempo (tempo minimo de 3 - 4 horas).
.
Dica: Para chegar aqui, o acesso é feito pela estaçao de metro Парк Победы, aquela que tem as escadas rolantes mais profundas de todas as estações de metro de Moscou, sao quase 3 minutos andando nessa escada. 😱
.
🌏Moscou, Rússia
.
#parquedavitoria #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #queroviajarmais #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Museu Memorial da Cosmonáutica é formado por três partes: 
1) Alameda dos Cosmonautas: com varias estatuas de cosmonautas russos, entre elas, Yuri Gagarin, primeiro cosmonauta russo a ir ao espaço (da um zoom ai nas imagens q da pra ver algumas estatuas)
2) Monumento aos Conquistadores do Cosmos: é essa estrutura que simboliza um foguete decolando em direçao ao espaço.
3) Museu do Espaço: localizado logo abaixo disso tudo, aqui é possivel aprender um pouco sobre a chegada dos russos ao espaço atraves de equipamentos, roupas, documentos historicos, entre outros. A parte mais legal, na minha opiniao, é poder entrar na réplica da Estação Espacial Mir e ver como era a vida deles durante uma missão no espaço.
.
O museu tem explicações em inglês. Além do valor do ticket, quem quiser fotografar, precisa comprar uma permissão de fotos.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#cosmonautas #museumemorial #vdnkh #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Certeza absoluta que essa é uma das atrações mais fotografadas de toda a Rússia!!!
.
A Catedral de São Basilio foi construída durante o seculo 16 por ordem do Czar Ivan, o Terrível. Ela é formada por 9 capelas, mas elas não ficam lado a lado, é quase como se fosse um labirinto com varias escadas e corredores.
.
Dica: Essa igreja nao abre as quartas-feiras. Além do valor do ticket, é necessário comprar uma permissão para fotos e/ou videos.
.
🌏Moscou, Rússia
.
#praçavermelha #redsquare #catedraldesaobasilio #stbasilscathedral #moscou #moscow #russia #copadomundo2018 #missãovt #sourbbv #instaviagem #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #travelgirl #viajarmais #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #worldcup2018 #russiaworldcup2018 #russia2018 #jogosdobrasilnacopa2018 #brasilnacopa
Contando as Horas