11.05
2012

24 horas em Milão!

Sempre ouvi falar que Milão era uma cidade business total e que tinha poucas atrações turísticas pra visitar. Nos meus planos de aproveitar ao máximo cada final de semana durante meu intercâmbio, achei que seria legal ir à Itália pra sentir um pouco do clima festivo dos italianos e ver de perto como é o país do qual tenho decendência.

As opções partindo de Edimburgo para a Itália com a Easyjet eram bem reduzidas, e a unica cidade que achei que conseguiria dar conta em um unico final de semana seria Milão! 

Muito se enganam as pessoas que acham que Milão não tem nada tão turistico e acabam deixando a cidade pra segundo plano. Enquanto eu organizava esse viagem, descobri mil coisas pra fazer por lá e olha que não foi fácil priorizar.

Minha primeira parada foi a Basílica Santa Maria delle Grazie, para ver a Ultima Ceia de Leonardo da Vinci, como eu já contei nesse post aqui. Tive muita sorte de conseguir comprar um dos ingressos que são super disputados!!

Dali, segui caminhando até a Piazza Duomo, onde fica um dos principais simbolos da cidade, o Duomo! E realmente o Duomo é impressionante! Não é atoa que é a quarta maior Catedral de toda a Europa. Seu estilo gótico é inconfundivel e ao ver de perto todos aqueles detalhes, estátuas e torres dá pra entender pq ela demorou mais de 400 anos pra ser construída.

Pra quem quer ver de perto todos esses detalhes das torres, é possível visitar o seu terraço. O ticket pode ser comprado no site e existem basicamente dois tipos de ingresso: pra subir a pé pelas escadas (mais barato, obvio) e de elevador (na época paguei 11,00 euros)! A diferença entre os tickets é até consideravel, mas depois do trauma nas escadarias da York Minster, em York.. achei que valia a pena pagar um pouco mais e ir de elevador!

O voucher que a recebi no email, deve ser trocado. E pra evitar o corre-corre pra lá e pra cá, já vou explicar o que eu demorei mais de 40 minutos pra encontrar, isso pq ninguém sabia me dizer onde era o tal lugar! O ticket tem que ser retirado na Duomo Info Point, que fica atrás da Catedral, seguindo pelo lado direito, la no fundo dá pra ver o toldo do lugar (esse da foto abaixo)!

Para ter acesso ao elevador/escadas é só atravessar a rua. Pra subir de escada tinha até uma fila consideravel, porém como eu fui de elevador, subi só eu! A subida é rapidissíma, em questão de segundos eu tava no topo do Duomo. Um detalhe importante, tem que manter o ticket até o final da visita, pq vi gente reclamando que tinha subido de elevador e sem mostrar o devido ticket, vai descer de escada! Ainda bem que eu tenho mania de guardar tudo até o final da viagem, somente quando já estou no aeroporto eu faço a limpa na minha bolsa. Então, fica a dica!

As torres realmente são incriveis, as estátuas perfeitas! Fiquei pelo menos uns 30 minutos lá observando e fotografando cada detalhe. Inclusive dá pra ver mais de perto a Madonnina, a estátua dourada (dizem que feita totalmente de ouro) que está bem no alto da Catedral. Lindíssima!

Ao contrário da torre, para visitar o interior da Catedral o acesso é gratuito. E assim como por fora, por dentro o Duomo também impressiona! Conforme vamos caminhando pelos corredores, é impossível não observar a grande quantidade de estátuas de mármore que tem por todas as partes. Uma mais bonita que a outra! Os vitrais também são muito bonitos, mas o que eu gostei mesmo foi do piso. Normalmente as grandes Igrejas e Catedrais tem piso simples, mas no Duomo são “enfeitados”, reparem só..

Com a demora que tive pra encontrar o lugar pra retirar o ticket pro topo do Duomo, acabei almoçando na Galleria Vittorio Emanuele, que fica na mesma praça que o Duomo.

A Galeria, assim como a Catedral, é outro grande simbolo de Milão e parada obrigatória para todos que visitam a cidade! O acesso é feito através de 4 grandes arcos, um em cada “lado” da Galeria, que tem o formato de cruz. Ali, é possivel encontrar tudo de mais tradicional que a Itália pode oferecer, são restaurantes e cafés, assim como lojas de marcas italianas super consagradas.

A decoração interna é impressionante, super luxuosa e impossivel não reparar no domo de vidro, alias, todo o teto da galeria é de vidro, coisa mais linda! E enquanto eu almoçava, fiquei olhando cada detalhe.

Das muitas opções que existem na Galeria, eu escolhi Savini – Ristorante Caffe Bistrot. E como ir a Milão e não provar um risotto alla milanese? Foi justamente isso que pedi! O risotto é feito com vinho branco, cebola, açafrão e queijo parmesão ralado. Uma delícia!

Atravessando a Galeria, fui ver o Teatro Alla Scala, uma das casas de ópera mais famosas do mundo. Dá pra visitar o teatro, mas como meu tempo era curto, me contentei em ver só por fora. Meus pais conseguiram assitir, em janeiro de 2010, uma das operas de Giuseppe Verdi, o Rigoletto, ali. Eles falaram super bem do lugar, inclusive comentaram que a decoração e a acustica são perfeitas! Ahh, e foi justamente ai que Verdi começou sua carreira com a Opera Oberto ainda em 1839.

Na pracinha em frente, tem uma estátua em homenagem a Leonardo da Vinci, super bonita!

Saindo dali, fui procurar pela Mega Loja da Ferrari que está localizada pela redondeza. A loja é realmente enooorme, nem sei ao certo quantos andares são, mas são muitos.

Tudo o que vc possa imaginar de produtos com a marca Ferrari estão ali, inclusive tem um carro de formula 1 pra quem quiser simular como se estivesse disputando um campeonato.

Dá pra tirar foto sentado no carro, mas só com o proprio pessoal da loja. Tem um guardinha que fica andando de um lado pro outro, cuidando pra que os turistas não tirem fotos com as suas próprias máquinas!

Voltei até a Piazza Duomo e ali foi caminhar pela Via Dante, um calçadão movimentadíssimo, cheio de lojas, cafés e restaurantes. Esse calçadão liga o Duomo ao Castello Sforsezco, que foi a minha próxima parada.

O Castelo era a residencia da familia Sforza e pertencia ao Duque Sforza que era quem comandava o Ducado de Milão naquela época. O Castelo acabaou se destacando, além de sua estrutura, também pela sua localização estratégica, que ficava entre o restante do Continente Europeu, Africa e Oriente Médio.

Hoje em dia, o Castelo foi transformado em um museu e lá estão algumas obras de Da Vinci e  Michelangelo.

Inclusive é lá onde está a obra inacabada Pietá Rondonini, que foi uma das ultimas obras em que Michelangelo estava trabalhando, quando veio a falecer.

O acesso ao museu é pago, mas para circular pela area interna do castelo não é preciso pagar nada.

E logo “atrás” do Castello Sforzesco, fica o Parco Sempione, um dos maiores parques públicos de Milão. Como era inicio de outono quando eu visitei a cidade, fiquei imaginando como estariam aquelas arvores no final da estação, variando em tons de marrom, vermelho e amarelo e envolvendo a versão italiana do Arco do Triunfo, o Arco della Pace. Deve ficar muito bonito!

E pra finalizar meu passeio pelo centro de Milão, eu não poderia deixar de passar numa das muitas sorveterias espalhadas pela cidade e provar um autentico gelatto italiano. Eu tinha visto na internet, que uma das sorveterias da moda era a Chocolat.

E a localização não poderia ser melhor, ela fica grudada ao Parque Sempione. Passei por ali rapidinho e peguei um sorvete de canela, um dos mais famosos da casa. Excelente escolha, o sorteve era realmente muito bom.. alias, todos os sorvetes italianos que provei fazem total jus a fama!

E dali, fui até a estação de trem Cadorna pra pegar um táxi até o Estádio San Siro, tema do próximo post!

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Itália, Milão - , ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
20 comentários em "24 horas em Milão!"
  1. Caroline Ehlke   12/05/12 • 18h20

    Oi, Bruna. Bem bacana esse post. Eu podia ter lido ele antes de ir pra Milão. =( Fiquei hospeda em Lugano na Suiça, mas peguei um trem e fui passar o dia lá. Achei bem bacana. Fiquei i impressionada com tamanha beleza do Duomo, Pena q não sabia dessa visitação ao topo. Eu não pude entrar no Duomo, pois fui no verão e nem lembrei que por lá para entrar em igreja vc não pode estar com roupas curtas. Eu estava de shorts e regata, e fui barrada. =( Uma pena. Qq hora quero voltar lá pra ir na feira de design q toma as ruas cidade toda, isso deve ser incrível. ;)
    Abs.,
    Carol
    borapramalta.wordpress.com

  2. Bruna   12/05/12 • 20h58

    Oi Carol,

    Eu só descobri que dava pra subir no Duomo, pq assinei a newsletter deles (tenho essa mania de assinar todas as newsletter que vejo pela frente).

    O Duomo realmente é muito bonito, tanto por fora quanto a parte interna. Achei curioso o piso ser daquele jeito, pq pelo menos nas igrejas (acho q todas) da Inglaterra e Escócia o piso é de concreto, sem graça e normalzão.

    A próxima vez não deixa de ir lá, vale muito a pena!

    =)

  3. Maria   09/10/13 • 19h24

    Bruna, Lindo de Viver .A Italia realmente e fantastica.
    Menina vc faz bem, aproveita bem a vida viajando. Parabens.!!! Depois com mais cuidado vou fazendo mais pesquisas no seu blog para minha proxima viagem.
    Abracos.

    • Contando as Horas   10/10/13 • 20h52

      Oi, Maria

      De fato, tem bastante coisa interessante na Itália pra gente visitar. Essa viagem que fiz a Milão foi quando eu ainda morava em Edimburgo, foi uma pena ter q fazer os passeios meio corrido por conta da alteração no horario do voo, mas ao menos deu pra conhecer um pouquinho de Milão!!

  4. Regina   24/02/14 • 13h23

    Legal, gostei muito das dicas e vou procurar segui-las na minha ida a Milão, onde ficarei por 2 dias. Valeu Bruna!!!!!!!!!!! Aproveite a Europa ao máximo, ela é demais, é linda. Bjs

    • Contando as Horas   25/02/14 • 04h08

      Oi, Regina

      Muito obrigada!! =DD
      O bom de Milão é que a parte mais turistica é pequena e pode ser feita totalmente a pé, exceto o estádio San Siro.
      Obrigada pela visita aqui no blog e boa viagem!

  5. Ariana   09/02/15 • 22h46

    Olá Bruna.

    Olha eu aqui de novo!! haha, como vc ja sabe estou morando em Edimburgo. Estou querendo visitar a itália em abril (pretendo ir dia 2 ou 3 e ficar até dia 7). Estava pensando em sair de Edimburgo e ir até Milão, ficar um dia por lá, depois gostaria de conhecer veneza, Florença e por último Roma. Depois pegar um voo de Roma à Edimburgo.Consegui achar essa opção pela KLM, achei meio carinho, mas a easyjet só faz o trajeto por Milão e tbm não sai mto mais barato. O que vc acha? é um bom roteiro? hehe;

    Obrigada pelas dicas sempre :)

    • Contando as Horas   13/02/15 • 01h00

      Oi, Ariana

      Eu acho 5 dias muito pouco pra vc conhecer Milão, Veneza, Florença e Roma. Só Roma e Florença vc precisa de no minimo 3 dias em cada lugar. Se eu fosse você, escolheria apenas duas cidades. Talvez, por proximidade, seria melhor vc ir em Milão e Veneza ou Florença.

  6. jorge   22/02/15 • 17h00

    Ah, os lugares que você fotografou são muito bonitos e a escolha dos locais foi muito boa. Apenas sugiro que um sorrizinho nas fotos ficaria bem em seu lindo rosto..só isso.

  7. Kamila   11/03/15 • 10h18

    Em que época do ano você foi? E como estava o clima por lá?

    • Contando as Horas   11/03/15 • 17h10

      Oi, Kamila

      Eu fui na primeira semana de outubro. Todos os dias tavam nublado e nao tava calor e nem frio, a temperatura tava bem agradavel!!

  8. laiza rossi   09/04/15 • 01h37

    OLÁ, Bruna, Adoro seu blog e a forma detalhada como vc nos passa generosamente suas experiências. Fiquei perita em comprar passagens para cidades italianas no site da Trenintalia graças à vc. rsrs
    Irei mês que vem a Milão e pesquisando no seu blog adorei a dica de visitar os telhados do Duomo mas não consegui localizar (e nem na net) como comprar o ticket para subir até lá. Será que vc poderia me ajudar? Muito obrigada e parabéns pelo blog

  9. laiza rossi   09/04/15 • 21h17

    Obrigada, Bruna, pela resposta. Dei uma olhada no site agora e descobri que o fechamento vai até o dia 30 de abril e como vou no dia 18 de maio vou poder subir. Vou verificar se o Duomo I point tem site, quem sabe?

    • Contando as Horas   09/04/15 • 21h55

      Oi, Laiza

      Talvez, pode ser que eles tenham. Ou tbm, vc pode ver se o próprio Duomo não tem um email, assim vc verifica com eles certinho sobre isso, né?!?!!?

  10. laiza rossi   12/04/15 • 00h58

    Oi, Bruna,
    Consegui comprar no site do Duomo, sem problemas. Só mais uma pergunta: onde vc comprou a permissão para evitar as filas para visitar a Basílica de São Marcos?
    Mais uma vez obrigada.

    • Contando as Horas   12/04/15 • 23h00

      Oi, Laiza

      Ah, já estão a venda esses ticket pós reforma? Que bom, né?!?!?

      Vc se refere a Basílica de São Marcos em Veneza, certo?!?! Se for essa, comprei no próprio site da Basílica. Acho q coloquei o link no post. Dá uma olhada!

  11. laiza rossi   14/04/15 • 00h24

    É isso mesmo Bruna, já estão vendendo. Essas vendas on line facilitam muito nossa vida e poupam tempo que é coisa preciosa em viagem. Na volta venho aqui pra contar como foi.

    • Contando as Horas   14/04/15 • 21h25

      Laiza,

      Legal!! Eu tbm sempre compro tudo o que for possível ainda em casa e pela internet. A gente ganha muito tempo com isso, realmente.

      =DD

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Uma foto dificil de conseguir: só eu e a Torre de Belém (mas isso durou só 5 segundos 😂😅).
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #portugal2018 #eurotrip2018 #eurotrip #europa #turismodeportugal #visitportugal #travelgirl #viajemais #missãovt #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #sourbbv #revistaqualviagem
Existe uma parte da Patagonia Argentina pouco explorada, Cabo San Pablo, localizado na costa do oceano Atlantico.
.
Ao contrário de montanhas, aqui vemos campos planos, tambem nao vemos pinguins, mas conseguimos ver guanacos por todos os lados (como esses curiosos ai na foto 😍😍), mas pra quem gosta de trilhas, é uma ótima opção. As duas maiores atrações do passeio: o Farol do Cabo San Pablo e o Navio Desdémona.
.
Esse passeio dura o dia todo e eu fiz com a empresa @tierraturismo . No blog tem o relato completo, inclusive com horarios e valores.
.
📍Ushuaia, Argentina 🇦🇷
.
#ushuaia #ushuaiafindelmundo #fimdomundo #findelmundo #tierradelfuego #landoffire #patagonia #patagoniaargentina #argentina #americadosul #southamerica #amoviajar #missãovt #travelblogger #essemundoenosso #blogdeviagem #meusroteirosdeviagem #viagens #sourbbv #cabosanoablo #oceanoatlantico #desdemona #lovetravel #travelgirl #tierraturismo #viajante #viajar #travel #mulheresviajantes #amoviajar
Vamos comigo para a Rússia em 2019?
.
Um dos mais novos produtos da minha Agencia de Viagens: um roteiro que inclui Helsinki (Finlândia), São Petersburgo e Moscou (Rússia).
.
Essa viagem será em setembro de 2019. Grupos pequenos e com duas guias russas que falam português do Brasil. Garantia de muitas historias interessantes!
.
Quem tiver interesse ou souber de alguém que quer conhecer a Rússia, pode enviar um email para: brunab@contandoashoras.com Em breve envio todas as informações.
.
O roteiro foi todo elaborado por mim, com caminhadas, uso de transporte publico, deslocamentos de trem e em algumas ocasiões, transfer. Exatamente da maneira como eu costumo viajar!
.
🌏Moscou, Rússia 🇷🇺
.
#moscou #moscow #mockba #russia #missãovt #instaviagem #agenciadeviagem #agenciadeviagens #meusroteirosdeviagem #essemundoenosso #revistaviajar #blogdeviagem #cahnarússia #amoviajar #eurotrip #picoftheday #travelgirl #viajar #visitrussia #viajandosozinha #viajarmais #viagemeturismo #russia2018 #russia2019 #fall #autumn #mulheresviajantes #travel #instarussia #sourbbv
Por do sol de hoje do alto do Arco da Rua Augusta, em Lisboa. 😍😍
.
🌍 Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#arcodaruaaugusta #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #portugal2018 #eurotrip2018 #eurotrip #europa #turismodeportugal #visitportugal #travelgirl #viajemais #missãovt #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instaviagem #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lisboalovers #lisboacool #sourbbv #revistaqualviagem
Hoje fiz um bate volta para Falkirk para conhecer o Helix Park e as estatuas The Kelpies (foto).
.
Falkirk fica a menos de 40 minutos de trem de Edimburgo. Tem duas estações de trem, mas a melhor opção é desembarcar na Falkirk Grahamston.
.
🌏Falkirk, Escócia 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿
.
#falkirk #thehelix #kelpies #escocia #scotland #uk #amoviajar #cahnaescocia #solotravel #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #visitscotland #viagenscine #viajoteca #missãovt #greatbritain #lovegreatbritain #vamosparaescocia #igscotland #helloescocia #mulheresviajantes #mulheresviajandosozinhas #solotravel #agenciadeviagem #revistaviajar #viagensincriveis #viagemeturismo #escocia2018
De volta a Escócia! 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙
.
Infelizmente é por pouco tempo, mas não poderia deixar de vir ate aqui estando taaaao pertinho.
.
Essa viagem é meu presente de aniversário antecipado. ☺️♥️
.
Obs.: Edimburgo esta ainda mais bonita com as cores do outono.
.
🌏Edimburgo, Escócia 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿
.
#castelodeedimburgo #edinburghcastle #edimburgo #edinburgh #escocia #scotland #uk #amoviajar #cahnaescocia #solotravel #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #visitscotland #sourbbv #viajoteca #missãovt #greatbritain #lovegreatbritain #vamosparaescocia #thisisedinburgh #edinburghstory #helloescocia #escocia2018 #eurotrip #scotlandisnow #scotland_greatshots #scotland_lover #mulheresviajantes #agenciadeviagens #amoviajar
Contando as Horas