22.05
2012

A Inglaterra também tem a sua Torre Eiffel e ela fica em Blackpool!

Uns anos atrás enquanto estava planejando a nossa viagem a Bath, no sul da Inglaterra, acabei descobrindo no site Imagens Viagens a existência da cidade de Blackpool.

Dessa vez, como eu queria voltar a Liverpool, achei que dois dias inteiros seriam demais pro que eu tinha em mente. Olhando no mapa as opções de cidades próximas a Liverpool, as duas que se destacavam eram Manchester e Blackpool. Como eu iria em dezembro no show do Belle & Sebastian em Manchester, achei que  Blackpool seria uma boa opção, e na hora lembrei desse post que tinha lido a mil anos atrás. 

Blackpool não é nenhum pouco popular entre os milhares de turistas brasileiros que visitam o Reino Unido todos os anos. Mas a cidade é bem popular na Inglaterra e pra ter uma idéia, Blackpool é a maior rival de Brighton quando o assunto é diversão e praias, por mais estranho que isso possa parecer!

 

A cidade está localizada na costa oeste da Inglaterra, mais pro norte do país, faz parte do condado de Lancashire e é banhada pelo geladíssimo mar da Irlanda, no qual eu tive o privilégio de colocar as minhas mãozinhas pra sentir o gelo daquelas águas na pele =)

Assim como Brighton, Blackpool também manteve a tradição inglesa do século 19 e tem 3 piers espalhados pela costa… O North Pier é o mais tradicional e antigo. Muitas pessoas vão ali para se divertir ou para andar no carrossel.

Tem também o Central Pier que se tornou um dos cartões postais da cidade por causa da sua roda-gigante, que junto com a ‘Torre Eiffel’ de Blackpool, são as atrações que não podem faltar em uma foto de recordação da cidade…

E lá no final, fica o South Pier que também é chamado de Victoria Pier, tem um estilo unico, que mais parece um circo e pelo que notei é o preferido da criançada. A proximidade com o Parque de diversão justifica a presença de fila para conseguir ter acesso ao pier…

Apesar da cidade receber milhões de turistas todos os anos, especialmente no verão, Blackpool é pequena. Tudo na cidade gira em torno do calçadão a beira-mar chamado de Promenade. Ali, ficam desde as principais atrações, até mesmo os melhores hotéis, pubs e restaurantes da cidade.

Ao contrário do que vemos em outras cidades britânicas, as atrações em Blackpool são mais recentes e modernas. Existe uma igreja na cidade é claro, porém ela não se torna parada obrigatória como seria o caso em Durham ou em Canterbury, por exemplo.

Eu sai de Liverpool relativamente cedo, trajeto de trem entre as duas cidades seria curto senão fossem as milhoes de paradinhas pelo caminho. Então uma distancia de aproximadamente 30 km, demorou um pouquinho mais de 1 hora para ser percorrida. Há duas estações para desembarcar na cidade, e eu escolhi a Blackpool North. A estação fica relativamente perto da Promenade, acho que não passa de uns 10 minutos de caminhada.

Como era um sábado à tarde de outubro, ultimos dias para aproveitar um pouco do “verão” inglês com seus dias longos, a cidade tava lotada. Inclusive o trem que peguei em Liverpool, conforme ia passando e parando nas estações de cidadezinhas menores da redondeza foi ficando lotado. Ficou tão cheio, que as pessoas estavam dividindo bancos e outras se amontoando em pé pelos corredores do trem.

Não sei pq, mas ao chegar no calçadão a beira-mar, tive a nitida impressão de estar colocando meus pés numa cidade com uma mistura de ‘Las Vegas e praias da California” com um aspecto um pouco extravagante por meu gosto. Sim,  isso pq tinha muita coisa brilhando, piscando e mesmo achando aquilo tudo um exagero, achei a cidade bem animada e diverdida!!

O ideal é começar o passeio caminhando pelo Promenade, mas não pense que será possível percorrer toda a extensão, até pq o calçadão é enoooorme, com mais de 20 km de extensão. Apesar do ventão que tinha aquele dia, fazendo com que eu quase congelasse, inclusive com por alguns minutos, alternando com um pouquinho de sol, as garoas deram as caras muitas vezes durante todo o dia.

Existem opções de bondes-elétricos  e trams para percorrer todo o calçadão, mas achei que não teria a mesma graça se fizesse o passeio dessa forma.

Enquanto vamos caminhando pelo calçadão, podemos ver em boa parte do trajeto a ilha da Irlanda nos acompanhando. Inclusive achei engraçado o pessoal ir até a praia para fazer um passeio de mula hahaha.. (Eu tô dizendo, essa cidade é estranha..)

Ainda tem os que preferem se aventurar em uma carruagem puxada por um cavalo em pleno centro da cidade..

Caminhei até chegar ao parque de diversões que tem a segunda maior montanha-russa da Europa, o Blackpool Pleasure Beach. Eu não entrei no parque, até pq não curto muito esse tipo de coisa, mas enquanto eu tava por ali, vi diversas vezes o sobe e desce na montanha russa e ouvi os gritos estericos da criançada..

Ao longo de todo o trajeto, vi milhões dessas placas de advertencia falando sobre violencia com que as ondas podem chegar até as paredes do Promenade. Ainda bem que naquele dia que eu tava lá o mar tava calminho, deu até pra descer na areia, caminhar um pouquinho e colocar a mão na água rapidinho…

Mas a principal atração meeesmo da cidade é a Torre de Blackpool, uma versão inglesa da Torre Eiffel, e como tudo nessa cidade é um pouco estranho, a torre foi construida saindo de dentro de um prédio (que abriga um aquário e  muitas outras atrações).

Essa torre tem a metade do tamanho da sua irma gemea, chegando a 158 metros de altura. Eu acabei não subindo na Torre, pq o vento tava muito forte e chovia e parava de chover o tempo todo e o dia não tava tão bonito assim.

Eu não me convenci que seria uma boa idéia pagar mais de 12,00 libras pra subir até o topo. Imagino que deve ser super bonita a vista, mas o mais ideal seria se o dia estivesse ensolarado. E foi assim que passei o dia em Blackpool!

Bruna Bartolamei
Siga-me

Bruna Bartolamei

Catarinense, mas já morou em Curitiba (8 anos) e em Edimburgo, a capital da Escócia (quase 2 anos). Criou o blog pra contar um pouco mais sobre como foi o seu intercâmbio na terra dos Kilts e das Gaitas de Fole, e também, sobre suas viagens pelo mundo.
Bruna Bartolamei
Siga-me
Postado em Blackpool, Inglaterra - ,
Compartilhe
Deixe um Comentário
4 comentários em "A Inglaterra também tem a sua Torre Eiffel e ela fica em Blackpool!"
  1. Marcos Kontze   15/10/15 • 02h35

    Que legal seu post, bem informativo. Estou indo pra Blackpool no próximo dia 23/10/15 para um evento, mas só fico um dia e meio. Alguma dica de lugar legeal pra ir a noite? Valeu.

    • Contando as Horas   15/10/15 • 22h59

      Oi, Marcos

      Vc pode ver se vai ter algum evento do Illuminations, que vai até inicio de novembro. É uma especie de festival bem popular por lá. Quando eu fui em outubro, a noite teriam alguns eventos, mas como chovia e parava a cada pouco e ventava muito, eu desisti de ficar pra ver. Mas fica a dica! Vc pode ver as infos aqui: http://www.blackpool-illuminations.net/

  2. João Eduardo   01/03/17 • 19h22

    Bruna,

    conhece algum grupo ou comunidade de Brasileiros em Blackpool ?

    Gostaria de pegar contatos/informações sobre cursos de inglês, pois estou indo passar uma temporada de 5 meses na cidade

    • Contando as Horas   06/03/17 • 11h52

      Oi, João

      Infelizmente nao conheço. Sera que não existe um grupo sobre Inglaterra no Facebook? Quem sabe lá vc encontre mais facilmente pessoas que morem em Blackpool ou arredores.

Blog Membro RBBV
Contando as Horas
Catar / Qatar 🇶🇦🇶🇦
.
Vim com expectativa altíssima e ainda assim me surpreendi com tudo que vi.
.
Amei a comida. Os árabes são muito de boa (só não da pra tirar foto haha). Quero comprar todos os caquedos que vejo nas lojas, acho tudo lindo. Temperatura sensacional nessa época.
.
Na foto: Deserto de Khor Al Abaid, localizado ao sul de Doha, na fronteira entre o Catar e a Arábia Saudita. É um dos poucos no mundo onde o mar invade as areias do deserto.
.
📍Catar
.
#khoralabaid #catar #qatar #desertsafari #sunsetdesertsafari #alkhordesert #orientemedio #middleeast #essemundoenosso #travelgirl #mulheresviajantes #amoviajar #qatarairways #viajar #brasileirosnocatar #brasileirosnoqatar #viagemeturismo
2019 foi um ano com muitas coisas boas e algumas ruins, mas prefiro lembrar apenas dos melhores momentos. 😅☺️😁
.
Comecei o ano recebendo a notícia de que meu visto para morar em Portugal tinha sido concedido (sem necessidade de entrevista).
.
Coloquei a venda meu apartamento em Curitiba (já foi vendido).
.
Me mudei para Portugal (demorei mais do que o previsto para encontrar um apartamento como eu queria, mas valeu a espera, amo esse bairro onde eu vivo).
.
Estive na Croácia pela 3x (ainda quero ir mais uma).
.
Minha sobrinha nasceu (virei Dinda!!).
.
Voltei pela milésima vez a Escócia (Meu país preferido!!)
.
Voltei a Berlim (dessa vez para ver os mercadinhos de Natal).
.
E terminei o ano passando rapidamente por Londres (eu não queria, fui obrigada hahaha)
.
2019 me deu a oportunidade de viver esses bons momentos, mas sinceramente, não vou sentir saudade!
.
Seja muito bem-vindo 2020 (espero que esse ano seja muito melhor)!
.
Desejo a cada um de vocês um excelente ano de 2020, com muita saúde (o resto a gente sempre da um jeito)!!
.
🎊🥂🍾✈️💐💞
.
📍Lisboa, Portugal 🇵🇹
.
#felizanonovo #feliz2020 #lisboa #lisbon #lisboaportugal #lisbonportugal #portugal #visitportugal #vidaemportugal #travelgirl #viajemais #woman #essemundoenosso #igportugal #viajar #mulheresviajantes #brasileirosemportugal #instagramcml #viagemeturismo #agenciadeviagem #travelphotography #cahemportugal #lookdodia #lisboalovers #lisboacool #visitlisboa #meusroteirosdeviagem #lisboa_pt
Em 2019, em meu primeiro ano de volta a morar na Europa, escolhi ir a Alemanha, mais precisamente Berlim, para conhecer os Mercados de Natal. 🎅🏼🎄❤️
.
Existem muitos espalhados por toda a cidade, mas fui apenas nos 3 principais:
1) Na Gendarmenmarkt (fotos 1, 2 e 3): o foco são as comidas e bebidas típicas dessa época, como fui lá pra isso 😆(#gordices), esse foi meu preferido, fui 2 dias. É o unico que precisa comprar ticket, o valor é simbólico, 1,00 euro.
2) Na Alexanderplatz (fotos 4, 5 e 6): tbm gostei bastante desse, mas além das comidas/bebidas, achei que o foco é mais para diversão (tem pista de patinação, roda gigante, carrossel, trenzinho, entre outros brinquedos). Entrada gratuita.
3) Na Potsdamer Platz (fotos 7 e 8): esse foi o que menos gostei, tanto que nem quis ficar até anoitecer. Tem um pouco de tudo (comidas, brinquedos, artesanatos), mas achei muito simples, sem charme. Entrada gratuita.
.
Alguém sugere outro destino na Europa para 2020? 🥨🌭🍷🍻🥜😁
.
📍Berlim, 🇩🇪
.
#christmas #xmas #mercadosdenatal #mercadosdenatalalemanha #christmasmarket #christmasmarkets #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #gendarmenmarkt #potsdamerplatz #alexanderplatz #natalnaeuropa #natalnaalemanha
O memorial do Holocausto presta homenagem aos mais de 6 milhões de judeus que perderam suas vidas durante a Segunda Guerra Mundial.
.
São 2.711 blocos de concreto de tamanhos e alturas variadas, organizados em fileiras, lembrando muito um cemitério.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem #tbt #memorialdoholocausto
Esse ano Berlim comemora 30 anos (e um mês 😅) da queda do Muro de Berlim.
.
Devido a um mal entendido, na noite do dia 09 de novembro de 1989 o muro começou a ser derrubado.
.
Onde é possível ver parte do que restou: East Side Gallery (foto), Potsdamer Platz, Checkpoint Charlie, Topografia do Terror, Memorial do Muro de Berlim (na minha opinião, é o melhor lugar para entender toda a história, se emocionar com os depoimentos e ter uma vista completa do muro com as torres de vigilância, grades, cercas eletricas, entre outros), etc.
.
📍Berlim 🇩🇪
.
#murodeberlim #berlinermauer #berlinwall #berlim #berlin #alemanha #germany #eurotrip2019 #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaalemanha #viagens #sourbbv #viajar #travel #instaviagem #viajarfazbem
Edimburgo! 💛💛💛
.
Se quando eu estava no Brasil e precisava atravessar o Atlantico, eu sempre estava por aqui, agora morando em Portugal, eu vou aparecer com muito mais frequência.
.
Como sempre, foi pouco tempo, mas o suficiente pra amenizar a saudade.
.
Melhor presente de aniversário (antecipado) que eu poderia dar a mim mesma. 😁😁😁 (Olha que a conversão não ta nada favorável: 1,00 libra = 5,14 reais 🤯).
.
Em 2020, eeeuu volto! 🏴󠁧󠁢󠁳󠁣󠁴󠁿💙☺️
.
📍Edimburgo, Escócia
.
#castelodeedimburgo #edinburghcastle #edimburgo #edinburgh #escocia #scotland #visitacotland #escocia2029 #eurotrip #outono #fall #autumn #loveautumn #proximaviagem #amoviajar #mulheresviajantes #travelgirl #essemundoenosso #meusroteirosdeviagem #brasileirosnaescocia #viagens #sourbbv #viajar #travel #picoftheday #helloescocia
Contando as Horas